Dashboard é uma representação visual de informações em forma de painel de controle, onde um grande volume de informações relevantes para se medir a performance de algum negócio ou processo são expostas.

Em um contexto onde as empresas estão sempre em busca de maior eficiência, gerando resultados melhores com o emprego de uma quantidade menor de recursos, o Dashboard no Excel surge como um importante meio para o alcance de tal objetivo.

Afinal, a quantidade de dados gerados nas empresas diariamente é cada vez maior, demandando armazenamentos e manipulações adequadas.

Além disso, quando as informações são interpretadas de forma correta, podem servir como base para alimentar a estratégia da organização e levá-la ao sucesso.

Para a criação dos Dashboards no Excel são utilizadas inúmeras ferramentas

como gráficos combinados, tabelas dinâmicas, controles de formulários e os mais variados recursos gráficos, funções e fórmulas.

Assim, é necessário ter certo domínio dessas ferramentas para realizar a construção de um Dashboard no software.

Pensando nisso, a Voitto disponibiliza um curso gratuito de Introdução ao Excel para que você possa adquirir os conhecimentos básicos que são requeridos para utilizá-lo. Para se inscrever, clique no botão abaixo:


 

Agora, vem comigo! Pois neste artigo você vai ver quais são os 9 benefícios da construção de um Dashboard no Excel. Bora?

 

1 - Relação custo-benefício

 

Criar um Dashboard no Excel é uma forma fácil de ter acesso a dados estratégicos e manipulá-los de forma visual, sem ter que dispender um investimento em um software específico para a avaliação de desempenho.

Como o Excel já é um software presente na maioria das empresas, o único esforço extra reside em criar novas visões e indicadores pelo próprio construtor do painel.

Assim, a empresa utiliza melhor um recurso a que já está habituada e com que os funcionários já possuem certa familiaridade, ao mesmo tempo que reduz custos.

 

2- Flexibilidade

 

Uma das vantagens de construir um Dashboard no Excel é a adaptação rápida do software para realizar modificações nos painéis, ou seja, é um software bastante flexível.

Assim, fica fácil adicionar um novo indicador, inserir um novo produto ou visualizar apenas uma parcela da base de dados.

Do mesmo modo, é possível customizar o Dashboard de acordo com o usuário e suas expectativas. Cada nível de decisão do Dashboard pode ser moldado a fim de apresentar as informações mais valiosas e úteis àquele nível.

Isso permite que cada pessoa possa ter acesso ao nível de detalhes que ela necessita para realizar suas tarefas na empresa e bater suas metas.

 

3 -  Diminuição de riscos

 

Como o Dashboard possibilita identificar uma tendência nos dados, é possível utilizá-lo para prevenir possíveis situações de risco.

A forma visual com que a ferramenta dispõe as informações possibilita encontrar facilmente dados considerados alarmantes e disparar os planos de ação necessários para diminuir os riscos do processo.

 

4 - Visão global

 

O uso dos Dashboards permite apresentar de forma resumida e objetiva grande volume de informações em uma página. Dispor informações em forma de painel permite a análise, a comparação e o acompanhamento de uma grande quantidade de indicadores importantes de forma imediata.

Além de obter uma visão global sobre os processos da empresa, há também a possibilidade de segmentar dados e compreender a relação entre eles. Tudo isso de forma fácil e de simples entendimento!

 

5 -  Melhora das decisões

 

As melhores decisões são aquelas realizadas de forma embasada através de informações estratégicas! É exatamente isso que a construção de um Dashboard no Excel possibilita.

Ao analisar, por exemplo, que um certo produto tem apresentado uma alta taxa de defeitos, a organização deve tomar a decisão de investigar o que vem causando esse resultado, para então atuar sobre a causa raiz.

Além disso, o Dashboard traz ainda o conhecimento sobre diversas variáveis que devem ser levadas em conta no processo de tomada de decisão, como prazos, custos, recursos disponíveis e tarefas prioritárias.

 

6 - Melhora dos resultados

 

Da mesma forma que a análise apurada de dados através de uma disposição visual permite decisões melhores, a criação de um Dashboard no Excel possibilita o alcance de resultados melhores.

Isso porque, além de atuar sobre possíveis problemas ou situações de riscos identificadas, o Dashboard potencializa boas ações, pois consegue entender quais são as práticas que geram resultados satisfatórios e que devem ser mantidas.

 

7 -  Economia de tempo

 

Quanto tempo você ou sua equipe gasta criando relatórios no Excel ou em outros programas de planilha?

Qualquer relatório que você crie mais de uma vez deveria estar em um painel de Dashboard!

Assim, com o compilado de informações em um único lugar, a comparação de dados de uma semana ou mês, a análise do desempenho geral e a avaliação dos insumos para a tomada de decisões se tornam mais fáceis de serem executadas e o processo se torna muito mais rápido.

 

8 -   Aumento dos lucros

 

Como vimos anteriormente, o painel de um Dashboard no Excel mostra exatamente quais áreas da sua empresa estão com desempenho aquém do esperado e quais estão com resultados satisfatórios.

A partir desse conhecimento, é possível identificar onde é melhor concentrar o seu tempo e seus recursos para otimizar os resultados da organização.

Além disso, é provável que a concorrência não saiba disso e gaste o seu tempo nas áreas erradas, o que lhe confere vantagem no mercado.

Com a utilização de um Dashboard no Excel e a decorrente análise de desempenho, torna-se mais fácil aumentar as vendas e os lucros da empresa, o que consiste em mais uma importante vantagem do uso da ferramenta.

 

9 - Integração da empresa

 

Além de todas as vantagens citadas, o Dashboard no Excel permite integrar a empresa, pois reúne informações sobre diferentes áreas e processos, facilitando a comunicação interna.

Também possibilita a participação e o engajamento dos funcionários, que podem compreender o impacto de suas tarefas nos resultados e direcionar esforços para as atividades que trazem os melhores benefícios para a organização.

 

 E aí, viu como um Dashboard no Excel pode ser benéfico? 
 

O que achou do artigo? Já sabia que a construção de um Dashboard no Excel poderia trazer tantos resultados?

Se você se interessou sobre o tema e deseja aprender como construir um Dashboard, aqui está a sua oportunidade!

O curso Formação de Especialistas em Dashboard ministrado pela Voitto tem o intuito de apresentar ao alunos os conceitos e métodos sobre as ferramentas do Excel para a construção de Dashboard, abordando tópicos desde a criação de gráficos até a elaboração de painéis.

Com ele, você vai ser capaz de criar ótimos Dashboards, reunir informações estratégicas e tomar decisões que vão levar a sua empresa ao alcance de resultados exponenciais! Então, não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo:


O que é Dashboard