A engenharia está em evolução constante, afinal, o desenvolvimento tecnológico e as mudanças na sociedade refletem diretamente em nosso dia a dia.

Para estruturar uma lógica de trabalho, os softwares tornaram-se cruciais: você já parou para pensar na agilidade promovida por estas plataformas?

Os softwares são utilizados para quase todas as tarefas cotidianas e é quase inimaginável trabalhar sem eles em nossa vida profissional, não é mesmo?

Por isso, quando pensamos na alta concorrência no mercado, o domínio técnico destes programas pode ser uma grande virada de chave - tanto para quem está em busca de uma oportunidade de crescimento profissional, quanto para aqueles que procuram uma recolocação no mercado de trabalho!

O atual ambiente exige muita flexibilidade de gestão e agilidade para tomadas de decisões precisas e confiáveis! Softwares são ferramentas estratégicas que permitem técnicos e engenheiros desenvolverem métodos de controle, gestão e projetos.

A verdade é que não importa se você é formado e atuante há vários anos ou se ainda está na faculdade, a necessidade de evoluir e melhorar é permanente.

Dessa maneira, separei algumas plataformas indispensáveis que podem impulsionar sua carreira!

Então, continue lendo este artigo e confira os diferenciais e funcionalidades de:

  • Microsoft Excel;

  • MS Project;

  • Python;

  • VBA Aplicado a Negócios;

  • PCP;

  • Dashboard de Gestão;

  • AutoCad 2D;

 

Conheça os 7 softwares essenciais para engenheiros

 

1. Microsoft Excel

 

Desenvolvido pela Microsoft, o Excel é indicado para engenheiros de todas as áreas. Com esta plataforma, é possível realizar planejamentos, análises estatísticas, análises financeiras, simulações numéricas e previsões em geral. 

Quando se adquire o domínio em Excel, os caminhos para resolver a mais variada gama de problemas dentro das empresas ficam mais claros, pois torna-se possível registrar informações, analisar dados e realizar os mais diversos controles.

Se você ainda não possui o domínio da ferramenta, mas deseja se iniciar no do Excel, o curso de introdução ao Excel é o lugar certo para você, através dele você terá uma introdução sobre a ferramenta, aprenderá como elaborar planilhas, e assim, consolidando assim sua formação. 

 

Curso de Introdução ao Excel

 

2. Ms Project 2016

 

Também desenvolvido pela Microsoft, o MS Project é indicado para gerenciar três fatores de seu projeto: o tempo, os recursos e o escopo. Estas condições atuam de forma independente e estão sujeitas a alterações no decorrer do processo.

Se houver modificação em um dos fatores, os outros também serão afetados. Ao tornar-se capaz de utilizar os recursos avançados do MS Project, você conseguirá aplicar as boas práticas internacionais do PMBOK® e, consequentemente, irá potencializar o resultado dos seus projetos.

Seja capaz de de configurar seu calendário de projeto, avaliar e administrar os riscos com o curso de Introdução ao MS Project para Gerenciamento de Projetos, e fique por dentro do que é um gerenciamento de projetos e sua importância.

 

 

3. Python

 

O Python é uma linguagem de programação de alto nível, concebida no fim de 1989, esta linguagem tem uma escrita derivada de outra técnica de programação, o C, e foi estruturada para que se fosse possível produzir um código simples mas que ganhasse em qualidade e velocidade, ou seja, fácil de se manter de maneira rápida.

Este software de programação possui uma vasta biblioteca padrão, isso significa que durante sua utilização, fica fácil ao programador compreender programas escritos há algum tempo, fazendo dele uma ferramenta muito importante para entender o que foi feito antes.

Atualmente, dentro do mercado de trabalho, o Python vem sendo implementado durante muitas rotinas de trabalho, se tornando uma ferramenta necessária não apenas para profissionais da área da tecnologia, dado a sua simplicidade e facilidade na implementação, se tornando assim, uma ferramenta importante para as engenharias como um todo. 

 

4. VBA Aplicado a Negócios

 

O Visual Basic for Application é uma linguagem de programação utilizada em todos os programas do Office, seu recursos são exclusivos para agilizar e automatizar, ainda mais, todos os elementos de trabalho do Excel

Os especialistas na linguagem de programação em VBA (Visual Basic for Aplications) são preparados para trabalhar na automatização de tarefas repetitivas em Excel, atingindo assim, uma grande eficiência operacional.

 

5. PCP

 

O software de PCP é um sistema modular para o planejamento e controle da produção, através deste sistema, é possível realizar um gerenciamento completo do seu processo de produção, validar a produtividade dos membros e a obtenção de uma padronização dos processos, o que resulta em um aumento da eficiência do trabalho realizado.

O PCP é um aliado importantíssimo para o controle da produção, pois através dele é possível acompanhar os trabalhos realizados pela empresa a um nível estratégico.

 

6. Dashboard de Gestão

 

O Dashboard nada mais é do que um painel de controle, ou seja, uma apresentação visual das informações mais importantes e necessárias para alcançar um ou mais objetivos, consolidadas e ajustadas em uma tela para fácil acompanhamento de um negócio ou projeto.

Estudantes e profissionais que dominam o Excel, podem aprimorar seus conhecimentos a nível avançado na parte de gráficos gerenciais através do Dashboard.

 

7. AutoCAD 2D

 

Criado pela Autodesk, em 1982, o software ainda é uma das unanimidades entre os engenheiros e arquitetos para a elaboração de desenhos técnicos em duas dimensões (2D) e tridimensões (3D).

Nas versões mais atuais, o AutoCAD oferece a opção de múltiplas visualizações dos projetos, em muitos formatos, sendo assim, mais utilizado por engenheiros civis.

O profissional capacitado em AutoCAD é capaz de elaborar projetos 2D e modificá-los de acordo com as demandas de mercado e requisitos dos clientes.

 

Ficou interessado nesses cursos? 

 

Agora que você já conhece os softwares essenciais para engenheiros e como cada um atua no cotidiano da profissão, não perca mais tempo! Faça já uma análise de suas necessidades e ambições, para que possa escolher qual nível de aprofundamento se adequa melhor aos seus desejos e à posição que ocupa hoje na empresa.

Convido você a conhecer nosso Pacote Softwares para Engenheiros e dar um salto significativo em sua carreira! Será um prazer ajudá-lo em seu desenvolvimento profissional!

 

O que achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários!