O que é ponto de equilíbrio?
Ponto de equilíbrio: contábil, financeiro e econômico.
Dica de ouro!
Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha Ponto de Equilíbrio financeiro:
Quero aprender mais!

Veja como fazer o cálculo do ponto de equilíbrio financeiro de sua empresa no Excel.

O cálculo do ponto de equilíbrio permite que a empresa determine a partir de que momento será possível começar a obter lucro.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja como fazer o cálculo do ponto de equilíbrio financeiro de sua empresa no Excel.

Com o passar dos anos, cada vez mais pessoas estão se aventurando no mundo do empreendedorismo. Para que esses empreendimentos possam ser duradouros, existem uma série de pontos importantes que devem ser observados em uma empresa para que ela mantenha e escale os seus resultados. Dentre esses inúmeros fatores, existe o ponto de equilíbrio financeiro. É através do ponto de equilíbrio financeiro que o empreendedor saberá o quanto de receita ele tem que gerar para cobrir todas as despesas do seu negócio.

Se você é um empresário e quer fazer uma melhor gestão do seu empreendimento, possuir conhecimento sobre como calcular o ponto de equilíbrio financeiro da sua empresa é um excelente primeiro passo. Tendo isso em mente, trouxemos um conteúdo bem completo para te apresentar um pouco mais deste assunto e te ensinar, na prática, como calcular e fazer uma análise do ponto de equilíbrio financeiro da sua empresa. Confira abaixo os tópicos que você verá neste artigo:

  • O que é ponto de equilíbrio?
  • Ponto de equilíbrio: contábil, financeiro e econômico.
  • Faça sua análise de Ponto de Equilíbrio financeiro no Excel junto com a gente!
  • Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha Ponto de Equilíbrio financeiro.
  • Entenda a Ferramenta Ponto de Equilíbrio Financeiro.

Está pronto? Então, vamos lá!

O que é ponto de equilíbrio?

Ponto de Equilíbrio Financeiro (do inglês: break-even point), é a denominação dada ao ponto onde o total das receitas é igual ao total dos gastos (custos e despesas). Neste ponto o resultado, ou lucro final, é igual a zero.

A análise do ponto de equilíbrio permite à empresa determinar a partir de que cenário será possível começar a obter lucro com as receitas planejadas e assim a partir daí conseguir definir ações do que deverá ser feito para atingir este ponto.

Portanto, a ferramenta que será disponibilizada aqui tem o intuito de auxiliar na Análise do Ponto de Equilíbrio Financeiro a partir da definição da Margem de Contribuição e da quantidade de vendas para dados cenários de estudo.

Ponto de equilíbrio: contábil, financeiro e econômico.

Dentre essas 3 modalidades de se calcular o ponto de equilíbrio, a contábil é a mais comum e a mais simples. Basta que você divida o somatório dos custos e despesas fixas pela margem de contribuição. Como resultado desse cálculo, você terá o valor da receita necessária para pagar todos os gastos da sua empresa.

O ponto de equilíbrio financeiro é uma variação do ponto de equilíbrio contábil. O cálculo é bem semelhante ao método anterior, mas iremos excluir dos custos fixos a depreciação dos ativos e algumas outras despesas desembolsáveis.

Por último, mas não menos importante, temos o ponto de equilíbrio econômico. Nele, adicionaremos o custo de oportunidade à soma.

Agora que você já conhece as 3 maneiras de como calcular o ponto de equilíbrio da sua empresa, vamos à prática?

Dica de ouro!

Muito empresas fazem uso de um indicador de segurança chamado Ponto de Equilíbrio. Com ele, é possível saber o quanto é necessário vender para se ter uma igualdade entre receitas e despesas.

Porém, esse conceito envolve a realização de muitos cálculos. Sendo assim, para facilitar o seu trabalho na hora de aplicar esse indicador de segurança, desenvolvemos uma super planilha, disponível gratuitamente!

Com ela, você terá, automaticamente, um gráfico do Ponto de Equilíbrio, após o preenchimento adequado das variáveis.

Se tem interesse em fazer o seu uso, não perca tempo! Clique no botão abaixo e faça o download!


planilha analise de ponto de equilibrio

Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha Ponto de Equilíbrio financeiro:

A ferramenta se divide em duas partes, sendo a primeira a Margem de Contribuição e a segunda a Análise do Ponto de Equilíbrio Financeiro.

Para acessá-las, podemos escolher entre as abas do Excel ou por meio dos botões no painel principal. Veremos de forma sucinta quais informações encontraremos em cada parte da ferramenta. Vamos lá?

Margem de Contribuição

A Figura abaixo demonstra as informações que deverão ser cadastradas para ser obtida a Margem de Contribuição e as informações calculadas a partir destas.

Tabelas da aba Margem de Contribuicao e Peq


DICA: se for necessário acrescentar mais informações (mais linhas) além das já existentes, procure adicionar uma nova linha sempre no meio da tabela em questão, assim você garante que os gráficos e fórmulas também irão pegar esses dados.

Ah, e não se esqueça que se existirem fórmulas nas linhas será necessário copiar as mesmas para a nova linha criada.

A partir dos dados cadastrados iremos obter os gráficos de Margem de Contribuição e Custos Variáveis por unidade que permitem fazer uma análise mais a fundo dos dados.

Margem de Contribuição Unitária: é quanto sobra de receita para pagar os custos fixos e, consequentemente, ter lucro após uma única venda, ou seja, indica quanto de receita irá sobrar.

Margem de Contribuicao

Custos Variaveis por Unidade

Análise do Ponto de Equilíbrio Financeiro

A Figura abaixo demonstra os dados de preço de venda, custos e receita para cada um dos cenários. Nesta tabela será necessário preencher apenas a quantidade de vendas por período para os cenários que deseja se analisar.

Tabela da Analise do ponto de equilíbrio financeiro


Em seguida é possível analisar, conforme demonstrado na Figura abaixo qual é o ponto a partir do qual a Receita Total supera os Custos Totais, sendo possível analisar também a razão Lucro/prejuízo e os custos fixos para o período.

Receita, Lucro e Prejuízos


A Figura acima também permite através da seleção na lista suspensa verificar os resultados para o cenário desejado

Quero aprender mais!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Analise De Ponto De Equilibrio

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.