Ponto de Equilíbrio Financeiro (do inglês: break-even point), é a denominação dada ao ponto onde o total das receitas é igual ao total dos gastos (custos e despesas). Neste ponto o resultado, ou lucro final, é igual a zero.

A Análise do ponto de equilíbrio permite a empresa determinar a partir de que cenário será possível começar a obter lucro com as receitas planejadas e assim a partir daí conseguir definir ações do que deverá ser feito para atingir este ponto.

A ferramenta em questão tem o intuito de auxiliar na Análise do Ponto de Equilíbrio Financeiro a partir da definição da Margem de Contribuição e da quantidade de vendas para dados cenários de estudo.

 

Faça junto com a gente!

 

Para ler o artigo de forma dinâmica que tal fazer o passo a passo com a gente? Para facilitar sua vida, estamos disponibilizando uma planilha incrível para que você possa colocar todo conhecimento adquirido em prática! Está esperando o que? Baixa logo a planilha, leia os estudos e aproveite!

 

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha:

 

Entenda a Ferramenta 

 

A ferramenta se divide em duas partes, sendo a primeira a Margem de Contribuição e a segunda a Análise do ponto de equilíbrio propriamente dita.

Para acessar as abas podemos escolher entre as abas do Excel ou através dos botões no painel principal. Vamos ver de forma sucinta quais informações encontraremos em cada parte da ferramenta. Vamos lá?

 

Margem de Contribuição

 

A Figura 1 abaixo demonstra as informações que deverão ser cadastradas para ser obtida a Margem de Contribuição e as informações calculadas a partir destas.

 

Tabelas da aba Margem de Contribuicao e Peq

DICA: se for necessário acrescentar mais informações (mais linhas) além das já existentes, procure adicionar uma nova linha sempre no meio da tabela em questão, assim você garante que os gráficos e formulas também irão pegar esses dados. E não se esqueça que se existirem formulas nas linhas será necessário copiar as formulas para a nova linha criada.

A partir dos dados cadastrados iremos obter os dois gráficos abaixo de Margem de Contribuição e Custos Variáveis por unidade que permitem fazer uma análise mais a fundo dos dados.

Margem de Contribuição Unitária: É quanto sobra de receita para pagar os custos fixos e, consequentemente, ter lucro após uma única venda, ou seja, indica quanto de receita sobra após.

 

Margem de Contribuicao

Custos Variaveis por Unidade

 

Análise do Ponto de Equilíbrio Financeiro

 

A Figura 4 demonstra os dados de preço de venda, custos e receita para cada um dos cenários. Nesta tabela será necessário preencher apenas a quantidade de vendas por período para os cenários que deseja-se analisar.

 

Tabela da Analise do ponto de equili­brio

 

Em seguida é possível analisar, conforme demonstrado na Figura 5 qual é o ponto a partir do qual a Receita Total supera os Custos Totais, sendo possível analisar também a razão Lucro/prejuízo e os custos fixos para o período.

 

 

Quer aprender mais?

 

Fazer a análise do Ponto de Equilíbrio Financeiro é apenas uma das inúmeras funções do Excel, ferramenta essa que tem sido cada vez mais utilizada em todas as empresas. Por isso, te convido a fazer nosso de Formação Máster em Excel 2.0.

O curso de Formação Master em MS Excel proporciona uma imersão completa nessa ferramenta cada vez mais cobiçada pelo mercado. Com uma abordagem 100% prática, você que nunca teve contato com o software estará usando funções básicas já nas primeiras aulas e criando dashboards de gestão ao final do curso. E você, que já tem conhecimento da ferramenta, certamente desenvolverá novas habilidades e descobrirá novas funções que o tornarão ainda mais produtivo e confiante no uso do MS Excel.

O que está esperando? Faça sua inscrição agora mesmo e obtenha esse diferencial no seu currículo!