Você sabe o quanto cobrar por cada produto para conseguir sanar os custos de produção e obter lucro? Leia esse artigo e entenda como a margem de contribuição pode cooperar a obter maior lucratividade.

É muito comum que novos empreendedores, ao desenvolverem suas atividades, não se atentem a indicadores extremamentes necessários para um bom controle financeiro de uma empresa.

Sem informação, às vezes perdem algumas oportunidades que deveriam ser de fácil acesso. Pensando nisso, criamos essa ferramenta para te auxiliar com dois indicadores necessários na área financeira: margem de contribuição e lucratividade.

 

Faça junto com a gente!

 

Para ler o artigo de forma dinâmica que tal fazer o passo a passo com a gente? Basta baixar a nossa planilha pronta, que é 100% editável para você poder adaptá-la à sua realidade!

Basta clicar no botão abaixo:

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha

 

 

Entenda a ferramenta

 

Margem de Contribuição é o valor, ou percentual, que sobra das vendas, menos o custo direto variável e as despesas variáveis. A Margem de Contribuição representa o quanto a empresa tem para pagar as despesas fixas e gerar o lucro líquido.

A ferramenta em questão contribuirá, de maneira fácil e rápida, para que o usuário encontre tanto a margem de contribuição quanto a lucratividade de sua empresa.

Através de gráficos permite também realizar uma análise estratificada, encontrando os principais agentes impactantes no seu lucro!

 

Realizando a avaliação

 

Utilize os botões verdes para navegar por entre as abas. Ao clicar no botão “Cadastro de Dados” você irá preencher os campos com as informações necessárias. Após isso é só seguir para a aba “Resultados” e verificar a resposta gráfica obtida para tais informações.

 

 

Na aba “Cadastro de Dados” tem-se a estrutura mostrada abaixo.

 

 

A seta verde tem a função de retornar para a página inicial. Já os campos coloridos em azul são para o preenchimento do usuário. Nos campos rosas, contém fórmulas que não devem ser alteradas.

 

Resultados

 

Os resultados gerados são quatro gráficos, cada um contendo um tipo de informação distinto. Veja a seguir.

 

Lucro Estratificado

 

Neste gráfico você visualiza o caminho que sua receita bruta (lucro bruto), percorre até chegar ao lucro líquido.

Você será facilmente capaz de identificar os fatores que possuem grande representação na sua estrutura de custos, além de ser possível a formulação de planos de ação e estratégias para melhorar o desempenho do seu negócio.

 

 

Margem de Contribuição

 

Aqui neste gráfico você verificará qual a porcentagem dos seus ganhos que servem para pagar os seus custos fixos e qual porcentagem realmente gera lucro para sua empresa.

 

 

Custos Diretos e Custos Fixos

 

Nesses gráficos a estrutura de custos está fragmentada em suas classes geradoras de custo. Dessa forma fica evidente quais os custos e sua respectiva participação na estrutura de custos total do seu processo.

 

 

Já conhece as principais funções do Excel?

 

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder o curso de Introdução ao Excel.

E quer saber mais? O curso é totalmente GRATUITO! Isso mesmo, a Voitto disponibiliza para você de graça um curso onde você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que? Não perca tempo e clique na imagem abaixo para começar o curso!