O que é Simulação Empresarial?
Para que serve a Simulação Empresarial?
Dica bônus!
Como funcionam as Simulações Empresariais?
Qual a importância das Simulações Empresariais?
As Simulações Empresariais no âmbito acadêmico
Softwares de Simulação Empresarial
Principais tipos de Simulações ou jogos empresariais
Pronto para tomar suas decisões?

Entenda o que é Simulação Empresarial e qual sua importância na garantia de resultados!

Descubra um pouco mais sobre a Simulação Empresarial e como ela pode ser uma ferramenta crucial na garantia de resultados exponenciais para seus negócios.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é Simulação Empresarial e qual sua importância na garantia de resultados!

Você provavelmente já ouviu falar de simulação ou até mesmo já usou algum simulador mesmo que para se divertir, não é mesmo? Pois saiba que no ramo administrativo também existe a simulação, e ela é conhecida por simulação empresarial.

A simulação empresarial, também conhecida como simulação gerencial, ou ainda jogos empresariais.

Mas de onde vem toda essa história de simulações empresariais? Nesse artigo, vamos entender mais sobre simulação empresarial, qual a importância da sua utilização e alguns tipos de simulações.

Mas para que fiquem mais claros os conceitos, separamos aqui alguns tópicos para que entenda melhor esse assunto. São eles:

  • O que é Simulação Empresarial?
  • Para que serve a Simulação Empresarial?
  • Como funciona a Simulação Empresarial?
  • Qual a importância das Simulações Empresariais?
  • Simulações Empresariais no âmbito acadêmico;
  • Principais tipos de simulação ou jogos empresariais.

Vamos começar?

O que é Simulação Empresarial?

O objetivo da simulação empresarial ou jogos empresariais, é aprimorar conhecimentos de gestão por meio da simulação, trazendo para quem joga, um ambiente prático de testes de conhecimentos e competências, incitando o pensamento crítico e o trabalho em equipe.

A simulação empresarial é utilizada em empresas e também como forma de apoio ao ensino da administração de empresas em cursos de graduação e pós-graduação, por ajudar no processo de aprendizagem por meio de uma simulação empresarial aplicada ao ensino.

Apesar de parecer um conceito moderno no meio gerencial, é uma antiga ferramenta, com surgimento datado por volta de 3000 a.C, na China, com o nome de jogos de empresas. Mas foi somente em 1956 que surgiu o primeiro jogo de gestão mundialmente conhecido, o Top Management Decision Simulation.

Para que serve a Simulação Empresarial?

A simulação empresarial serve para criar estratégias para solução de situações específicas, de forma segura, por meio de testes. Portanto, essas simulações são indispensáveis para quem precisa avaliar as consequências de mudanças e aplicá-las em uma empresa.

Em uma empresa, todas as modificações e iniciativas a serem implementadas trazem consequências para o negócio de maneira direta ou indireta, sendo elas positivas ou não.

Portanto, tomar decisões que estejam alinhadas com cada um dos fatores sem um planejamento prévio e testes é muito arriscado e pode custar caro para empresa. Mas como assim?

Por exemplo, na implementação de metodologias de melhoria. É preciso haver um pleno entendimento das modificações que elas podem causar na empresa para decidir quais métodos implementar e quais descartar.

Dessa maneira, a simulação empresarial ajuda a tirar conclusões sobre metodologias que ainda não foram implementadas, conhecendo melhor os impactos que essas mudanças podem gerar, evitando imprevisibilidade nos resultados.

Esses resultados são avaliados pela equipe no final da simulação e, então, a partir deles, são tomadas decisões antes da modificação ser realizada, evitando consequências inesperadas como gastos excessivos, erros ou retrabalhos.

Também um dos grandes pontos da simulação empresarial é a experimentação de diferentes cenários. Por isso temos uma dica bônus para você!

Dica bônus!

Você gostaria de acelerar o crescimento do seu negócio? Se você é um empresário, ou mesmo pensa em ser um, e deseja levar a sua ideia a um grande número de pessoas, é hora de aplicar o Growth Hacking na sua organização! Pensando em te capacitar nesse assunto, desenvolvemos o curso Fundamentos do Growth Hacking.

Com esse curso, você irá aumentar sua base de clientes, desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação. Você aprenderá sobre Product/Market Fit, índices CAC e LTV e muito mais!

Ficou interessado? Cliquena imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos do Growth Hacking.

Fundamentos do Growth Hacking

Como funcionam as Simulações Empresariais?

Simulações empresariais são baseadas em modelos de operação que se aproximam ao máximo do ambiente que se deseja analisar. Dessa forma, é preciso uma descrição detalhada para que seja possível representar, de maneira confiável, esse modelo.

Essa descrição pode ser transformada em instruções e cálculos que são executados por um computador, por meio de algoritmos usando inteligência artificial, buscando determinar o desempenho do sistema ao longo do tempo.

A validação dos resultados das simulações depende do grau de conformidade entre a realidade e o modelo proposto. Logo, a tomada de decisões vai depender desse nível de concordância e também do grau de confiabilidade dos dados usados na descrição do modelo.

Qual a importância das Simulações Empresariais?

As simulações empresariais permitem uma melhor contextualização sobre a forma como as mudanças refletirão em toda a organização, pois ajuda a ver, como um todo, seus processos, projetos, falhas e resultados.

Portanto, elas auxiliam os gestores a tomarem as melhores decisões possíveis acerca de um projeto ou processo a ser implementado, analisando alguns pontos-chaves, sempre visando um impacto positivo na organização.

Os gestores aplicam as simulações empresariais nos pontos-chaves para execução de um projeto novo ou em processos de melhoria, como por exemplo:

  • Avaliação de risco: busca determinar quais são os principais riscos da implementação de novas medidas, avaliando se é possível aplicá-las com um retorno financeiro considerável;
  • Planejamento financeiro: complementa a avaliação de risco e quantifica todas as ações a serem implementadas no balanço patrimonial para evitar gastos excessivos;
  • Mapeamento dos processos: esquematiza as tarefas e passos necessários em uma forma de representação de fácil entendimento e visualização;
  • Previsão: analisa dados históricos da empresa buscando levantar informações para simulação de futuras situações, descobrindo e avaliando tendências.

A simulação permite que o gestor tenha uma capacidade de visão facilitada do crescimento esperado. Assim, caso alguma inconformidade seja identificada na avaliação de risco, é possível sua correção, evitando custo extra associado, impactando menos no financeiro da empresa.

As Simulações Empresariais no âmbito acadêmico

As simulações empresariais também têm grande importância na área acadêmica, sendo usadas para complementar o ensino e tornar mais dinâmico os cursos de administração.

Um dos principais benefícios do uso de ferramentas de simulação é proporcionar um clima cada vez mais motivador e facilitador na consolidação do processo de ensino em disciplinas, como a de gestão de pessoas, contabilidade gerencial e recursos humanos.

As teorias e os métodos junto a essas ferramentas, estabelecem uma maior interatividade na resolução de problemas, o que permite uma melhor fixação de conteúdos por parte aluno e faz com que ele desenvolva melhor sua capacidade gerencial.

carro virando a direita

Softwares de Simulação Empresarial

A utilização de softwares de simulação empresarial permite ao gestor entender os processos da organização de maneira muito clara e possibilita verificar, por meio de gráficos, o avanço do mesmo.

Os softwares permitem alteração de quaisquer fatores relevantes ao negócio. Ao rodar a simulação, é possível verificar quase que instantaneamente o impacto que essas alterações provocam.

Existem diversas opções de softwares comerciais, softwares esses que utilizam o mais avançado recurso de algoritmos da indústria 4.0: a inteligência artificial.

Esses algoritmos conseguem, a partir de uma base de dadosde entrada, buscar de maneira acelerada uma aproximação ótima por meio das decisões tomadas segundo o reconhecimento de padrões.

O uso de softwares simuladores é de extrema importância na aplicação de métodos ágeis e de tomadas de decisão, para garantir as melhores soluções possíveis.

Principais tipos de Simulações ou jogos empresariais

As simulações podem ser realizadas de diversas maneiras. Podem acontecer por meio de avaliações escritas, dinâmicas em grupo, por meio de softwares de computadores como já dito anteriormente ou até mesmo aplicativos para celular como o Niduu, no qual realiza treinamento de colaboradores por meio de gamificação.

A seguir, mostraremos alguns tipos de simulação que podem ser realizados por meio das maneiras que foram citadas acima:

  • Simulações funcionais: busca por melhoria de aspectos nos diversos setores funcionais, entre eles: o administrativo, de recursos humanos, o comercial ou de marketing e o financeiro. Capacita os gerentes a conhecer as principais ferramentas utilizadas em cada área.
  • Simulações de mercado: trata-se de uma simulação voltada para atender aos assuntos mais expressivos de um negócio, entre eles, clientes e a concorrência. Pesquisas de satisfação e avaliação de preços de concorrência, são alguns exemplos
  • Simulações sistêmicas: voltadas para uma visão macro da estrutura organizacional, abordando diversas questões empresariais como acompanhamento do ambiente e análise de fatores internos e externos. É o mais influente no auxílio de tomadas de decisão por levantar uma análise geral do negócio.

Pronto para tomar suas decisões?

Após aprender sobre Simulação Empresarial, chegou o momento de colocar seu conhecimento em prática!

Para isso a Voitto disponibiliza para você o Kit de planilhas Gestão Estratégica!

Confira clicando no banner abaixo:

Kit de Planilha de Gestão Estratégica

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

 Logística 4.0: Você está conectado ao futuro?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Logística 4.0: Você Está Conectado Ao Futuro?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.