Em qualquer período de mercado, desde seu lançamento, até a estabilidade, uma empresa sempre procura desenvolver-se constantemente para ser bem sucedida, ter destaque no mercado e principalmente conquistar a confiança e almejo dos consumidores.

É importante citar que cada nicho possui suas divergências de acordo com as melhores estratégias para garantir a atenção do público, visando que o público-alvo e as preferências são variadas, com isso nenhuma regra é fixa, tudo depende e envolve a atualidade (acontecimentos do mundo no geral), o público (que constantemente se altera, mudam opiniões e preferências) e principalmente os aliados (marketing, investimentos, tecnologia, comunicação, entre outros). 

Por isso, desenvolver uma comunicação integrada é primordial para o sucesso e crescimento constante de uma empresa.

Este tipo de comunicação, consiste em um conjunto estruturado de ações, planejamentos, canais de comunicação e estratégias de uma empresa, no qual a finalidade é agregar valor e consolidar a mesma no mercado inserido.

Nesse artigo iremos citar 10 tipos de estratégias que envolvem a comunicação integrada ao marketing para empresas.

 

1- Análise Mercadológica

 

O primeiro tipo, também denominado de “Análise de Mercado”, consiste em uma análise profunda em questões que envolvem informações referentes ao mercado de atuação no qual sua empresa estará inserida, englobando concorrentes, faixa de preço, público alvo, fornecedores, posicionamento em períodos específicos, abordagem com os consumidores e muitos outros fatores.

Está análise pode ser o fator que irá subir, ou despencar a empresa, por isso deve ser feito com cuidado.

 

2- Planejamento Estratégico

 

Como o próprio nome já diz, é o processo de definir um planejamento perante as estratégias utilizadas para alavancar novos consumidores e principalmente manter a estabilidade da empresa no mercado. Planejar é definir onde será investido e trabalhado na empresa para que ao final, a empresa atinja seu pico e desbanque seus concorrentes.

Cada passo dado deve ser feito de maneira planejada e com referências, para que não seja em vão. O planejamento de estratégias deve ser feito de maneira constante e sempre baseado em dados e fontes atualizadas e consistentes.

 

3- Público-alvo e Persona

 

Público-alvo e persona são dois pontos distintos de uma empresa que possuem relação no planejamento estratégico.

O Público-alvo é um critério estabelecido por uma empresa para definir quem será o alvo para as vendas e serviços, basicamente é feito um estudo com base no que será oferecido e quem possui a tendência de obtê-lo, definindo então o público de acordo com faixa etária, classe social, gênero, renda, escolaridade, hábitos de consumo, etc.

Já a persona, é a representação do cliente ideal de um negócio. Trata-se de um personagem fictício, criado a partir de dados reais de quem já comprou produtos ou serviços da empresa.

 

4- Design

 

Definir um design, identidade visual e permanecer atualizado sobre as técnicas que acompanham a publicidade é essencial para a credibilidade de uma empresa no mercado e principalmente como um fator determinante de escolha dos clientes.

A identidade visual por si só é a definição da sua imagem no mercado, é como sua empresa será visualmente conhecida, a impressão que trará aos demais, por isso deve ser desenvolvida a fim de ser conexa com o que será oferecido, que seja visualmente atraente e desperte confiança da empresa para o cliente.

O design tem o papel de através de cores, aplicações, tipografia, vetores, formas, fotografias e demais itens utilizados, conquistar os consumidores pelo subconsciente, despertar desejo e necessidade de compra daquele serviço ou produto, e em uma situação de “empate” de atributos, o design pode ser o fator de desempate.

 

5- Presença Online

 

Todos sabemos que a comunicação é um fator determinante e de extrema importância para uma empresa. A comunicação é a maneira que a empresa possui de ouvir e atender as necessidades de seu público, e conquistar novos olhares, por isso, é sempre importante para uma empresa se manter atualizada aos meios de comunicação, ou seja, a internet e tecnologias no geral.

A presença online é uma maneira, das mais eficazes, de comunicar-se com os clientes, afinal, mais da metade da população está inserida na internet e nas redes sociais, por isso é importante ter essa comunicação através de meios nos quais a interação será real e o feedback será confiável. Estar na internet é conectar-se diretamente com o público, pois possuem estratégias e funcionalidades restritas para ajudar e beneficiar as empresas.

 

6- Marketing Digital

 

O marketing é uma das principais, senão a mais importante, estratégia de uma empresa. Desde os primórdios ele existe com métodos tradicionais, porém, aplicando a mesma ideia de conquistar e atrair. Atualmente, com a globalização, o desenvolvimento de tecnologias e afins, o marketing atribuiu um novo caminho, o ambiente digital.

É muito importante para o marketing que ele acompanhe as mudanças e se adapte aos espaços preenchidos pelo público, estar presente na tv, internet, utilizar-se de métodos como mídias exteriores com diferenciais digitais, desenvolver publicidades aproveitando atributos digitais, entre outros exemplos, é muito importante para que se sobressaia com os concorrentes e se conecte com o público, a fim de tornarem-se consumidores.

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7- Merchandising

 

O merchandising é uma estratégia de comunicação que consiste em criar uma promoção, rotatividade e fixação de um produto na mente dos consumidores a fim de gerar uma venda. É a criação de um mental positivo em adquirir aquele produto, utilizando técnicas de aplicar preço, promoção e marketing daquele produto para consumidores em potencial, sendo basicamente a divulgação do produto, podendo estar em ambientes digitais, ou mesmo em pontos de venda.

A publicidade está diretamente ligada com o merchandising, afinal, é a comunicação com o consumidor que irá determinar a compra.

 

8- Marketing Exclusivo

 

A estratégia de marketing exclusivo é uma maneira de se comunicar com a mente, o subconsciente do consumidor, como um gatilho mental de compra. Basicamente são publicidades que irão expor as inúmeras qualidades e exclusividades que aquele produto tem, ou as sensações imperdíveis que ele irá causar ao consumidor. Como por exemplo, “edições limitadas” e promoções restritas, aguçando o desejo de compra;

 

9- Marketing Sazonal

 

O marketing sazonal é uma categoria de marketing que possui como base fatores externos para atrair o público indiretamente. Basicamente são épocas específicas do ano, quando as vendas podem ser maiores e a publicidade mais atrativa.

É importante para as empresas se atentarem a cada peculiaridade das épocas e fatores externos (como atualidades) e utilizar como uma comunicação de marketing para aproveitamento;

 

10- Marketing de Fidelização

 

Basicamente é uma estratégia que visa beneficiar de uma maneira positiva os clientes fiéis, ou seja, criar um relacionamento, laços emocionais e causar a imersão do cliente com a marca. Descontos, cupons, promoções, brindes, entre outros, sempre ressaltando a importância e a relevância que aquele cliente possui para a marca.

É uma estratégia que causa emoção ao cliente fiel e chama a atenção de outros públicos, visando que o cliente é mais que só um cliente, e sim parte da empresa (uma técnica para atingir o subconsciente).

 

Preparado para colocar em prática?

 

O desejo de atingir o pico de crescimento que todos os empreendedores possuem, pode se tornar um investimento falido caso não seja analisado e planejado da maneira mais eficiente de acordo com as necessidades e principalmente com o mercado e com os consumidores.

É muito importante que a empresa além de investir em seus serviços e produtos, se atente a investir em estratégias de marketing, voltadas para garantir o mínimo de estabilidade, e sempre visar o sucesso!