O crescimento contínuo do e-commerce no Brasil já é uma realidade. Seu impacto tem feito com que empresas busquem novas formas de otimizar suas operações para ganhar espaço em um mercado cada vez mais competitivo.

Oferecer um atendimento online de qualidade é uma ótima opção para negócios que buscam se destacar da concorrência, afinal de contas, este é um dos aspectos essenciais para sustentar o sucesso de uma empresa.

Neste contexto o chat online, seja integrado a um site ou gerenciado por ferramentas como o WhatsApp Business e o Messenger, se apresenta como um poderoso recurso para aproximar marcas aos seus consumidores, aumentar sua taxa de conversão e coletar informações valiosas sobre seu público 

Continue a leitura do artigo e entenda quais são os principais benefícios de investir neste canal de atendimento online para o seu negócio.

 

O que é um Chat Online?

 

Antes de nos aprofundarmos nos benefícios oferecidos, precisamos entender o que é um chat online.

O chat é um canal de comunicação na internet onde as conversas acontecem em tempo real. No contexto dos negócios, ele é uma ferramenta de baixo custo utilizada por diversas marcas para oferecer um atendimento digital realizado com agilidade.

A possibilidade de atender uma grande quantidade de pessoas em pouco tempo, as respostas prontas que filtram e respondem às questões mais básicas, a chance de converter visitantes em clientes e várias outras funcionalidades tornaram o chat online uma ferramenta estratégica para sites e lojas virtuais.

 

Conheça os principais benefícios de usar um Chat Online no seu negócio

 

Depois de entender o que é um chat online, estamos prontos para conferir quais são os principais benefícios de investir neste canal de comunicação para o seu negócio.

 

Agilidade para responder em tempo real

O tempo de espera em um atendimento por telefone ou por email pode influenciar na decisão de compra dos clientes, em alguns casos levando até mesmo à procura de uma oferta da concorrência

Ao utilizar um chat em seu site, o atendimento será realizado em tempo real e permitirá que o cliente continue navegando por sua página ou continue executando alguma outra atividade.

Ou seja, utilizar um chat online para atender seus clientes é uma maneira efetiva e prática de aumentar sua taxa de retenção e também de conversão.

 

Convites de conversas proativas

Os convites proativos das ferramentas profissionais de chat online permitem que atendimento não dependa apenas da iniciativa dos visitantes de um site.

Este recurso permite o monitoramento de visitantes em tempo real, identificando quais páginas estão sendo acessadas.

A partir destes dados, será possível criar convites de conversas personalizados com informações relevantes sobre um produto, oferecendo suporte ou enviando ofertas especiais que possam impulsionar a decisão de compra de seus clientes.

A postura ativa que o chat oferece às lojas virtuais é um recurso poderoso para evidenciar seus diferenciais e gerar mais oportunidades de venda.

 

Suporte para o consumidor mobile

A quantidade de consumidores que utilizam dispositivos móveis já não pode mais ser ignorada. Para manter um negócio competitivo, é preciso oferecer uma jornada de compra de qualidade para estes clientes.

Ao disponibilizar uma ferramenta profissional de chat online, seu negócio irá tornar o atendimento de visitantes na versão mobile mais fácil. Eles serão atendidos na mesma página onde o contato inicial aconteceu, evitando a criação de mais etapas como ligações ou a utilização de outro aplicativo para esclarecer suas dúvidas.

 

Captura de leads de forma segmentada

O marketing digital é executado com maior eficiência quando pode contar com fontes confiáveis de informação para dar base à criação de estratégias.

As conversas realizadas em tempo real dentro do seu site permite a oportunidade de conhecer melhor quem é seu público alvo. A partir disto, é possível adicionar seus leads à sua base de uma forma segmentada considerando suas preferências e interesses individualmente.

Os resultados e o desempenho de sua estratégia digital poderão aumentar significativamente ao trabalhar com uma base de clientes bem segmentada, porque assim será mais fácil levar conteúdo relevante para cada perfil de cliente que o seu negócio tem.

 

Atendimentos simultâneos

Um dos maiores benefícios do chat online, quando comparado com outros métodos mais tradicionais de atendimento, é a possibilidade de atender diversos clientes simultaneamente.

Ao contar com uma equipe treinada e preparada para utilizar a melhor maneira a natureza ágil das conversas de texto, seu negócio irá passar a atender mais clientes em menos tempo.

Naturalmente, demandas complexas que exigirão mais atenção dos atendentes acontecerão com frequência. Porém, as respostas em tempo real e a estabilidade do canal, que não depende de linhas telefônicas e estão sujeitos a instabilidades, irão ajudar a resolver até mesmo estes atendimentos com mais segurança e agilidade.

 

O que é preciso saber para escolher o melhor Chat Online para seu negócio?

 

Agora que já sabemos quais são os benefícios que o investimento no chat online traz para seu site, é hora saber o que você precisa considerar para escolher uma boa ferramenta de chat.

 

Defina seu orçamento

Para que uma ferramenta seja realmente boa para o seu negócio, sua contratação deve caber no orçamento de sua empresa.

Comece sua busca definindo o valor que poderá ser investido. Lembre-se de incluir na conta os valores de treinamentos, a possibilidade de contratar novos operadores e os custos de planos mais completos para acompanhar a evolução do seu empreendimento.

 

Determine as principais necessidades do seu negócio

Determine objetivos que devem ser alcançados através da utilização de um chat online. A partir daí, confira quais opções oferecem os recursos mais apropriados para atingir a suas metas.

Após definir sua estratégia de atendimento e pesquisar plataformas de chat promissoras, busque utilizar versões de avaliação para testar os recursos oferecidos e a dinâmica com sua equipe.

Caso dúvidas surjam sobre a utilização de alguma funcionalidade, não exite em entrar em contato com o suporte para esclarecer todas as suas dúvidas antes de começar a assinar um plano pago.

 

Confira as integrações disponíveis

Sua empresa já utiliza outras ferramentas de marketing online? Escolha uma opção de chat online que ofereça integrações e facilite o gerenciamento das estratégias digitais do seu negócio.

 

Erros que devem ser evitados ao utilizar um canal de chat em seu site

O chat online é uma excelente forma de melhorar a qualidade do seu atendimento através da internet, porém, é importante manter a atenção para que erros não aconteçam e evitem que o seu negócio aproveite os principais benefícios que a ferramenta oferece.

 

Demora no atendimento

Não deixe seus clientes esperando. A rapidez no atendimento é um dos principais benefícios do chat online. Oferecer um tempo de espera muito longo vai completamente contra esta qualidade. Este é um erro que pode diminuir suas chances de fechar negócios e prejudicar diretamente sua taxa de conversão.

Procure monitorar sua equipe constantemente para identificar qualquer problema que influencie na velocidade do atendimento.

 

Equipe sem treinamento

Uma equipe de atendentes que não conhece bem a ferramenta que será utilizada no atendimento, não está preparada para responder diferentes questões sobre o seu negócio ou é muito informal em suas conversas pode influenciar negativamente a satisfação dos consumidores em relação ao atendimento.

Ofereça treinamentos para que os operadores aprendam a utilizar a ferramenta de chat online definida e busque integrar sua equipe com as etapas e informações de sua empresa para que todos os integrantes estejam preparados para responder qualquer tipo de pergunta.

 

Não monitorar resultados

Este é um erro grave que pode impedir a correção de problemas no atendimento de sua empresa.

Encontre maneiras de monitorar os resultados obtidos através do chat e utilize relatórios dos operadores para analisar as métricas de eficiência e encontrar soluções para otimizar o atendimento em seu site.

 

Pronto para investir em uma ferramenta de Chat Online? Experimente o JivoChat!

 

Considerando os principais diferenciais de utilizar um canal de atendimento e vendas online, não podemos ignorar que o investimento traz benefícios relevantes e práticos para seu negócio.

Instale o JivoChat gratuitamente em sua página, acompanhe os relatórios de atendimento e avalie a satisfação dos clientes em relação ao atendimento e confira através da prática que o investimento nesta solução vale a pena.