
Já assistiu a algum filme onde um investigador está comandando uma operação e ao focar demais em uma pessoa, não percebe quais são suas verdadeiras intenções? Falar de foco no cliente x foco do cliente é fazer uma analogia com essa situação!
Neste artigo vou te falar mais sobre esse assunto. Se quiser aprender sobre esse tema, veja abaixo os tópicos que trabalharemos:
A resposta é simples. Saber diferenciar esses focos é extremamente importante no meio dos negócios, pois ajuda a definir qual é o verdadeiro objetivo de uma empresa ou serviço!
Exatamente por isso não existe certo ou errado. Não se pode afirmar que o certo é o foco do cliente, nem vice-versa, pois cabe a cada um decidir qual quer aplicar baseado nos objetivos que almeja alcançar.
Para entender a diferença entre eles, é preciso entender o conceito de cada um. Provavelmente você ainda deve estar um pouco confuso, não é mesmo? Mas calma, continue a leitura que você já vai conseguir aprender!
Foco no cliente é colocá-lo em evidência, ou seja, pegar dados do cliente, avaliar seu comportamento, sua situação financeira, seu perfil como consumidor.
Ao focar no cliente, a empresa tem suas necessidades atendidas, afinal, consegue definir seu público alvo, estratégias de vendas, montar uma equipe focada em determinado comportamento ou perfil.
Porém, é negligenciado os sentimentos do cliente, seus objetivos e o que ele pretendia ao contratar determinada empresa ou serviço. Isso pode gerar uma insatisfação com a aquisição realizada, fazendo com que o cliente não se fidelize e acabe procurando outras empresas.
Quando se decide trabalhar com o foco do cliente, o cenário muda completamente. As necessidades reais do cliente vêm à tona, permitindo com que se entenda cada uma delas e tome medidas para satisfazê-las.
E não existe nada mais prazeroso do que sentir que suas expectativas foram atendidas, não é mesmo? Sempre que procuramos uma empresa ou serviço, queremos ter a certeza de que o dinheiro investido trará retorno, tanto economicamente quanto em satisfação por tal aquisição.
Esse é ponto chave no foco do cliente. Sempre que alguém tem suas expectativas atendidas ou superadas, essa pessoa certamente se tornará um cliente fiel, e mais, ainda levará outras pessoas a chegarem até sua empresa.
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Existem algumas ferramentas que auxiliam na percepção da perspectiva do cliente, dentre elas o VOC (Voice of the customer).
Essa ferramenta permite obter quais são as reais necessidades do seu cliente, identificar quais são mais críticas para sua satisfação e elaborar um plano de ação voltado para atendê-las.
É uma ferramenta bastante utilizada em projetos Lean Seis Sigma durante a etapa de definição do problema, pois ajuda a ver o problema pela visão do cliente, seja interno ou externo.
Ou seja, é parte fundamental da estratégia dentro da metodologia Seis Sigma.
Assim como o investigador do qual lhe falei, você precisa refletir onde está focando sua atenção. Muitas empresas falham por direcionar suas forças para o lugar errado, perdem bons clientes, e só após isso percebem que estavam errando.
A notícia boa é que agora você está imune de cometer esse erro, pois acabou de aprender a diferença entre foco no cliente e foco do cliente, então já consegue definir qual estratégia vai adotar! Sendo assim..
Foco no cliente ou foco do cliente? Qual você vai escolher?
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Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.
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