Como você já deve saber, além de agregar valor ao cliente, toda empresa tem como um de seus objetivos aumentar o lucro. Afinal ninguém abre uma empresa para perder dinheiro, não é mesmo? Assim, para obter lucros cada vez maiores, é preciso aumentar o faturamento e reduzir os custos e as despesas.

A equação abaixo mostra a estrutura do lucro:

 

 

Nesse artigo, nosso foco é apresentar para você quais são as 4 principais estratégias que você precisa saber para aumentar o faturamento de uma empresa, mas lembre-se, isso não significa necessariamente aumentar o lucro. É preciso atuar também na redução de custos e despesas.

Antes de colocar em prática as estratégias que serão apresentadas, devem ser consideradas as que melhor se adequam ao perfil de público do negócio. Portanto, você precisa conhecer o tipo de cliente do negócio. Você deve estar se perguntando então, como posso fazer isso?

É fundamental entender quais são as personas, que nada mais é do que personagens com características extremas de grupos de clientes e/ou potenciais clientes, criados para que as estratégias geradas tenham um foco e sejam direcionadas, englobando perfis corretos na atuação comercial.

Para identifica-las você pode utilizar o Mapa de Empatia, respondendo cada uma das perguntas abaixo.

 

 

Agora sim! Você está preparado para conhecer as estratégias que te ajudarão a aumentar o faturamento do seu negócio ou de algum cliente que você esteja prestando consultoria. Continue com a gente! 

 

1. Aumentar o número de clientes

 

Quando queremos atrair novos clientes para o negócio, primeiramente é preciso pensar no funil de vendas, que é o conjunto de etapas e gatilhos que tem como objetivo dar suporte à jornada de compras das personas da organização.

 

 

Você pode adotar duas estratégias para fazer com o que seu funil realmente funcione:

  • Inbound Marketing: o foco é em desenvolver relacionamento com seus clientes a partir da produção de conteúdo baseado na jornada de compra e, assim, esse cliente buscará a empresa para efetuar a compra. Blog, Redes Sociais, Landing Page e E-mail Marketing são exemplos de ações de inbound.
  • Outbound Marketing: o foco do outbound é buscar por possíveis clientes de maneira proativa, ou seja, a empresa vai até o cliente, ao contrário do Inbound que o cliente vem atraído pelo conteúdo. Propagandas de TV, outdoors, Cold Call e eventos são exemplos de ações de outbound.

 

2. Aumentar o Ticket Médio das vendas

 

Antes de apresentar para você essa estratégia, é fundamental ter claro o conceito de Ticket Médio. Podemos defini-lo como o valor médio de faturamento de cada venda, calculado pelo faturamento médio das vendas no período dividido pelo número de vendas do período.

Para aumentar então esse valor, você deve seguir os 4 passos abaixo:

 

 

Selecionamos 3 planos de ação para você conseguir aumentar o ticket médio:

  • Descontos progressivos por volume. Ex: frete grátis em compras acima de 200 reais.
  • Kit de produtos. Ex: combos de cursos online da Voitto.
  • Produtos similares. Ex: acréscimo de 0,50 centavos para adquirir a batata grande no Mc Donald.

 

3. Aumentar a frequência das vendas

 

Para aumentar a frequência das vendas, você seguirá os mesmos 4 passos apresentados na estratégia anterior. No entanto, é claro que os planos de ação serão diferentes. Confira 3 exemplos:

  • Cartão fidelidade. Ex: na compra de nove produtos, ganhe o décimo no período de 6 meses.
  • Serviços de assinatura. Ex: sócio torcedor paga mensalidade para ter acesso a ingressos antecipados.
  • Produtos com maior giro no portfólio. Ex: loja de computadores passar a vender mouses.

 

4. Variar os preços dos produtos

 

Muito se engana quem acredita que é apenas aumentando o preço que conseguirá aumentar o faturamento, é possível também reduzindo-o. Conhecendo melhor o negócio e a sensibilidade do consumidor ao preço, é possível identificar qual estratégia é mais adequada para a empresa.

Então, o primeiro passo é fazer uma análise crítica de aspectos mercadológicos e financeiros. Em seguida, definir quais serão os planos de ação que melhor se adequam ao negócio. Mas lembre-se, variar o preço é uma alternativa delicada e deve ser executada com bastante cuidado.

 

Quer saber mais sobre como aumentar o faturamento de uma empresa? Clique no botão abaixo e se inscreva!