home
Logo Voitto
  • Home do Blog

  • Materiais Educativos

  • Segmentos

  • Lean Seis Sigma

  • Metodologia Ágil

  • Microsoft Excel

  • Power BI

  • Liderança

  • Gestão

  • Finanças

  • Empreendedorismo

  • Tecnologia e Inovação

  • Carreira

  • Cursos

  • Colunistas

  • Sobre Nós

  • Voitto Casts

  • Seja um colunista

Daniela Marotta 24/04/2020 - 7 mins de leitura

5 dicas para aumentar o faturamento de uma empresa

Você sabe quais estratégias são usadas para aumentar o faturamento de uma empresa? Veja nesse artigo 5 dicas e conheça a diferença entre faturamento e lucro.

Como você já deve saber, além de agregar valor ao cliente, toda empresa tem como um de seus objetivos aumentar o lucro. Afinal ninguém abre uma empresa para perder dinheiro, não é mesmo? Assim, para obter lucros cada vez maiores, é preciso aumentar o faturamento e reduzir os custos e as despesas.

Nesse artigo, nosso foco é apresentar para você quais são as 5 principais estratégias que você precisa saber para aumentar o faturamento de uma empresa, mas lembre-se, isso não significa necessariamente aumentar o lucro. É preciso atuar também na redução de custos e despesas.

Antes de colocar em prática as estratégias que serão apresentadas, devem ser consideradas as que melhores se adequam ao perfil de público do negócio. Portanto, você precisa conhecer o tipo de cliente do negócio. Para isso, veremos uma ferramenta que pode te ajudar muito.

E para você ficar por dentro de tudo que vai encontrar por aqui, separamos os seguintes tópicos para você:

  • O que é mapa de empatia?

  • Qual a diferença entre faturamento e lucro?

  • 5 estratégias para você aumentar o faturamento do seu negócio;

  • Pronto para a ação? 

 

O que é Mapa de Empatia?  

 

O mapa de empatia é uma ferramenta usada para ajudar a segmentar os clientes de uma forma visual, criando hipóteses sobre as suas necessidades, desejos, comportamentos e outras características pessoais ou de organizações que se encaixam em um determinado modelo de negócio. 

Para o sucesso de um negócio é fundamental entender quais são as personas, que nada mais é do que personagens com características extremas de grupos de clientes e/ou potenciais clientes, criados para que as estratégias geradas tenham um foco e sejam direcionadas, englobando perfis corretos na atuação comercial.

Para identifica-las você pode utilizar o Mapa de Empatia, respondendo cada uma das perguntas abaixo:

 

exemplo de um mapa de empatia

 

Agora sim! Você está preparado para mais um passo nas estratégias do seu negócio. Se você ficou interessado nesse assunto e quer montar o seu mapa de empatia, leia o nosso artigo: Mapa de empatia: o que é e como fazer o seu em 7 passos.

Agora continue com a gente e veja algumas definições abaixo:

 

Qual a diferença entre faturamento e lucro?

 

formula do lucro.png

 

Faturamento é tudo que foi vendido pela a empresa, em um determinado período de tempo, sem considerar os custos e despesas. Já o lucro ou lucratividade da empresa considera tudo o que foi vendido pela empresa, em um determinado período de tempo, menos todos os custos e despesas. 

Assim, podemos dizer que o lucro é a receita líquida de um negócio enquanto o faturamento são os resultados brutos.

Essa definição te ajuda a entender o caminho para aumentar o faturamento de uma empresa: é necessário aumentar o faturamento, ou ainda, diminuir os gastos e despesas.

Agora que você já entende as definições vamos para as dicas para aumentar o faturamento. Vem com a gente!

 

1. Reduzir os custos e despesas

Como dito no tópico acima, o faturamento está diretamente ligado com custos e despesas, sendo assim, fazer um raio x na sua empresa e mapear todos os gastos pode te ajudar nesse passo. 

Faça um controle, converse com os gestores caso você não seja o único que opere essas ações, e comece a estudar tudo o que deve ser eliminado de desperdício para te ajudar a aumentar o faturamento.

Caso você precise de alguma ferramenta para te guiar nesse processo, nós temos uma planilha GRATUITA de Controle de Orçamentos e Despesas. Para baixar é só clicar no botão abaixo:

 

 planilha de controle de orçamentos e despesas.png

 

2. Aumentar o número de clientes

Quando pensamentos em aumentar o faturamento, logo pensamos na atração de novos clientes para o negócio, primeiramente é preciso pensar no funil de vendas, que é o conjunto de etapas e gatilhos que tem como objetivo dar suporte à jornada de compras das personas da organização. Veja o exemplo abaixo:

 

funil de vendas e suas quatro etapas.png

 

Você pode adotar duas estratégias para fazer com o que seu funil realmente funcione:

  • Inbound Marketing: o foco é em desenvolver relacionamento com seus clientes a partir da produção de conteúdo baseado na jornada de compra e, assim, esse cliente buscará a empresa para efetuar a compra. Blog, Redes Sociais, Landing Page e E-mail Marketing são exemplos de ações de inbound.
  • Outbound Marketing: o foco do outbound é buscar por possíveis clientes de maneira proativa, ou seja, a empresa vai até o cliente, ao contrário do Inbound que o cliente vem atraído pelo conteúdo. Propagandas de TV, outdoors, Cold Call e eventos são exemplos de ações de outbound.

 

3. Aumentar o Ticket Médio das vendas

 

Antes de apresentar para você essa estratégia para aumentar o faturamento, é fundamental ter claro o conceito de Ticket Médio. Podemos defini-lo como o valor médio de faturamento de cada venda, calculado pelo faturamento médio das vendas no período dividido pelo número de vendas do período.

Para aumentar então esse valor, você deve seguir os 4 passos abaixo:

 

quatro passos para aumentar o faturamento.png

 

Selecionamos 3 planos de ação para você conseguir aumentar o ticket médio:

  • Descontos progressivos por volume. Ex: frete grátis em compras acima de 200 reais.
  • Kit de produtos. Ex: combos de cursos online da Voitto.
  • Produtos similares. Ex: acréscimo de 0,50 centavos para adquirir a batata grande no Mc Donald.

Veja também como o planejamento tributário pode te ajudar a aumentar seus lucros!

 

4. Aumentar a frequência das vendas

 

Para aumentar a frequência das vendas, você seguirá os mesmos 4 passos apresentados na estratégia anterior. No entanto, é claro que os planos de ação serão diferentes. Confira 3 exemplos:

  • Cartão fidelidade. Ex: na compra de nove produtos, ganhe o décimo no período de 6 meses.
  • Serviços de assinatura. Ex: sócio torcedor paga mensalidade para ter acesso a ingressos antecipados.
  • Produtos com maior giro no portfólio. Ex: loja de computadores passar a vender mouses.

 

5. Variar os preços dos produtos

 

Muito se engana quem acredita que é apenas aumentando o preço que conseguirá aumentar o faturamento, é possível também reduzindo-o. Conhecendo melhor o negócio e a sensibilidade do consumidor ao preço, é possível identificar qual estratégia é mais adequada para a empresa.

Então, o primeiro passo é fazer uma análise crítica de aspectos mercadológicos e financeiros. Em seguida, definir quais serão os planos de ação que melhor se adequam ao negócio. Mas lembre-se, variar o preço é uma alternativa delicada e deve ser executada com bastante cuidado.

 

Pronto para a ação?

 

Com a leitura do nosso artigo você deve ter percebido que estratégias são ótimas para dar um rumo ao seus objetivos, mas que uma boa formação para o sucesso das decisões também é muito importante. Afinal, você precisa ter certeza do caminho que escolheu seguir e levar o seu negócio. 

Então eu te convido a conhecer o nosso curso de Estratégias para Aumentar Receitas. Com ele você aprenderá a analisar e definir o foco estratégico do seu negócio, construir o funil de vendas, aplicar estratégias de inbound e outbound marketing, construir o seu cliente ideal a partir do mapa de empatia e muito mais!

Não perca tempo e comece agora mesmo, é só clicar no botão abaixo e se inscrever:

 

estratégias para aumentar receita.png