Por que adotar as Ferramentas do Lean Manufacturing?
Exemplos de Ferramentas do Lean Manufacturing
Saiba como ocupar um cargo de destaque em uma empresa

Veja 5 exemplos de Ferramentas do Lean Manufacturing para implementar em sua empresa

Veja 5 exemplos de Ferramentas do Lean Manufacturing para otimizar a produtividade do seu empreendimento, além de auxiliar a eliminar desperdícios.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja 5 exemplos de Ferramentas do Lean Manufacturing para implementar em sua empresa

As ferramentas do Lean Manufacturing são métodos que facilitam a aplicação do modelo de japonês que visa a redução e eliminação de desperdícios.

Durante muito tempo, acreditou-se que as ferramentas do Lean Manufacturing eram apenas uma das várias opções de gerenciamento empresarial que prometiam entregar eficientes métodos de gestão.

Também entendia-se que o Lean poderia ser aplicável exclusivamente a indústrias automobilísticas, já que este sistema teve origem em uma delas, a Toyota.

Porém, não demorou para que o inverso disto fosse comprovado:a eficiência das ferramentas do Lean Manufacturing foram constatadas tanto para setores produtivos e indústrias automotivas, quanto para empresas dos mais distintos segmentos, até mesmo de serviços.

Você sabia que já existe até uma especialização em Lean Healthcare, para excelência em gerências de hospitais? Ou seja, independente do segmento da sua empresa, de seu porte, de sua área ou setor, os princípios, fundamentos e ferramentas do Lean Manufacturing podem – e ouso dizer que devem – sim ser implantados!

As ferramentas do Lean Manufacturing têm essa abrangência justamente porque são utilizadas não somente em uma metodologia de gestão, mas sim uma filosofia com princípios e fundamentos que podem ser cultivados e enraizados na cultura de qualquer organização - e isto inclui até startups!

Continue lendo o artigo e entenda as principais razões para você adotar as ferramentas do Lean Manufacturing! Confira nossos tópicos:

  • Por que adotar as Ferramentas do Lean Manufacturing?
  • Exemplos de Ferramentas do Lean Manufacturing.

Vamos lá?

Por que adotar as Ferramentas do Lean Manufacturing?

Descubra nos tópicos abaixo 5 razões pelas quais todo setor da empresa deve adotar as ferramentas do Lean Manufacturing:

1. Defina seus mapas de processos

Qualquer área de uma empresa possui um processo de trabalho - e todo processo de trabalho pode ser mapeado, certo?

Isto é um dos fundamentos básicos da filosofia de gestão enxuta e do uso das ferramentas do Lean Manufacturing. É por meio do mapeamento que se identifica o meio mais eficiente de operação, além das etapas mais críticas que necessitam de maior gerenciamento e controle.

E não é apenas isso, aqui também se faz possível distinguir quais destas fases e atividades podem ser classificadas como desperdícios, para de fato viabilizar o aumento de desempenho do setor e consequentemente da organização.

2. Estabeleça fluxos contínuos e flexíveis 

Depois das técnicas de mapeamento de processos, tornar a execução flexível e contínua é outra questão possibilitada pelas ferramentas do Lean Manufacturing.

Aqui, flexibiliza-se a ponto de ser exequível operar e produzir diferentes materiais – e até informações – com suavidade e consistência, sem faltar e sem exceder; e torna-se contínua a ponto de funcionar de acordo com a demanda, ou seja, de forma organizada e padronizada entregando no horário correto a quantidade solicitada.

Aliada ao trabalho padronizado, a flexibilidade pode resultar maior capacidade de produzir o que se está ofertando. E, quando isto ocorre, as perdas inerentes são reduzidas e, consequentemente, o potencial de lucro da sua companhia é elevado.

3. Maximize qualidade e produtividade

Se já sabemos que toda área de uma empresa possui um processo de trabalho, podemos também chegar à conclusão de que quanto mais a qualidadee a produtividade forem potencializadas, maior tenderá ser o número de saída de produtos com maior valor agregado. Ou seja, aqueles produtos que os clientes estão dispostos a pagar.

Importante: não encare produto somente a algo físico! Além de material, pode ser uma informação, um serviço, um atendimento, uma pesquisa e por aí vai...

O foco na resolução de problemas de forma corretiva deverá dar lugar aqui ao conceito de agir preventivamente.

Cria-se um processo produtivo em cada setor da companhia e, assim, transforma-se com qualidade as entradas em saídas. Isto é um fator de vital importância que ajudará a empresa a manter-se competitiva em seu mercado.

4. Crie um sistema puxado pelo cliente 

Produzir material e informação para estocar eram os objetivos do defasado sistema de gestão em massa, lá do século passado. A utilização das ferramentas do Lean Manufacturing apontam outro conceito: seu setor deve produzir saídas que sejam puxadas pelo seu cliente, seja ele externo ou interno à sua organização.

Setores de apoio como TI, Limpeza, Qualidade e RH, por exemplo, trabalham este conceito atrelado a demanda, isto é, geram as saídas de seus processos de acordo com as suas responsabilidades e necessidades de outras áreas.

Para você entender melhor, vou citar um exemplo ligado ao setor de limpeza: o resultado do trabalho deles é avaliado por todos os colaboradores da companhia, que neste caso podem ser considerados como os clientes deste processo, ou seja, as atividades deste setor devem ocorrer de acordo com as exigências destes clientes-funcionários.

5. Possibilite a melhoria contínua

E, por fim, não poderia deixar de comentar aqui o conceito de melhoria contínua. Ter hoje um resultado melhor que ontem e amanhã um resultado melhor que hoje é o fundamento básico da metodologia Kaizen.

Ao invés do instável mercado empresarial exigir mudanças e melhores resultados para a sua empresa, buscar encontrar e aplicar de forma prévia as soluções que alavancarão o desempenho de cada área e, portanto, da sua empresa, é primordial.

Capacite-se gratuitamente na metodologia Lean!

O Lean Manufacturing é uma metodologia que busca reduzir desperdícios enquanto aumenta a produtividade e, principalmente, a qualidade!

Especialistas nessa filosogia são valorizados em todo âmbito organizacional, pois conseguem visualizar os pontos de melhoria em diversos processos de uma indústria.

Se você deseja fazer parte da gama de profissionais que geram resultados nas empresas, conheça nosso curso gratuito sobre Fundamentos de Lean Manufacturing!

Use o cupom BLOG100 e comece a se capacitar gratuitamente!

Fundamentos de Lean Manufacturing

Exemplos de Ferramentas do Lean Manufacturing

Vamos conhecer agora as 4 ferramentas que auxiliam na aplicação do Lean Manufacturing em uma empresa:

Kanban

O Kanban é uma ferramenta de origem japonesa que consiste em um mural (físico ou digital) onde os colaboradores podem organizar e verificar as etapas para a conclusão de um projeto.

O Trello é um exemplo de plataforma que faz uso da metodologia para gerenciar processos no meio digital. Com um entendimento intuitivo, as equipes de trabalho podem visualizar o status de cada tarefa: não iniciada, em andamento ou concluída.

Kaizen

Essa ferramenta do Lean Manufacturing carrega uma palavra japonesa que significa “melhoria”. Justamente por isso, o Kaizen possui o seguinte lema: “Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje”.

Nesse sentido, a metodologia Kaizen consiste em sempre procurar a evolução das atividades ou tarefas cotidianas.

Manutenção Produtiva Total (TPM)

A Manutenção Produtiva Total, conhecida como TPM, é uma ferramenta que busca reduzir o tempo de inatividade. Para isso, ela possui um grupo de ações que objetivam evitar defeitos no maquinário e consequentemente prejuízos, contribuindo para a durabilidade dos equipamentos.

Just In Time 

Por fim, o Just In Time é uma ferramenta que consiste em um ciclo de produção, chamado também de lead time, que se relaciona à produção por demanda existente.

Ou seja, um produto só é fabricado a partir do momento em que a sua venda é concretizada.

O Just In Time traz como benefícios a economia, pois a indústria evita desperdícios e produtos parados no estoque, e a satisfação do cliente, pois o consumidor recebe exatamente aquilo que deseja.

Saiba como ocupar um cargo de destaque em uma empresa

Você está a procura de uma estratégia para te auxiliar a eliminar desperdícios?

Então conheça o Lean Manufacturing e saiba como aplicá-lo com excelência para aumentar a produtividade de sua empresa!

Lean Manufacturing, cuja tradução é "manufatura enxuta", é uma filosofia operacional que busca maximizar o valor das operações de um negócio, ao aumentar o valor agregado, reduzir o tempo de produção, diminuir os custos envolvidos, aumentar a eficiência do processo e principalmente diminuir os desperdícios.

Para se aprofundar nesta metodologia, baixe agora nosso Ebook "O que é e como funciona o Lean Manufacturing?".

Está esperando o que? Clique agora o botão abaixo e faça já o download!


ebook o que é e como funciona o Lean Manufacturing

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Lean Manufacturing De A A Z

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.