De uns anos pra cá, a competitividade aumentou drasticamente e isto aconteceu (e ainda acontece) não somente em indústrias manufatureiras, como em qualquer tipo de negócio, não é?

A globalização e a acessibilidade de empresas ingressarem suas atividades em mercados interestaduais e internacionais foram fatores que incentivaram - e muito - nesta acirrada concorrência que vivenciamos nos dias de hoje.

Só que para entrar nessa lógica, como você já deve saber, uma organização precisa ir além de seus concorrentes: precisa buscar sempre melhorar. No quesito corporativo, apesar deste conceito de melhoria contínua ter surgido lá no início do século passado, com as fábricas automotivas, hoje, ele perpetua dentre os mais diferentes cenários empresariais.

Centros de hospitais, lojas comerciais, empresas de construção civil, de transporte, de finanças, de marketing e até agências de emprego precisam constantemente inovar seus processos para entregar maior valor aos seus clientes.

É só fazendo isto incessantemente que a sobrevivência de cada uma delas, em seus respectivos negócios de atuação, pode, assim, se tornar mais estável e em constante crescimento.

Por esta necessidade de melhoria contínua, de umas décadas pra cá, começaram a surgir inúmeras metodologias e melhores práticas de gestão que possibilitam alcançar com maior eficiência e eficácia esta proeza.

Controle da Qualidade Total, Normas ISO, 5S, Lean Manufacturing, Manutenção Produtiva Total (TPM), Reengenharia, Teoria das Restrições e Seis Sigma foram apenas algumas das inúmeras ferramentas geradas... São muitas, percebe?

Com todo este arsenal de ferramentas, geralmente, qualquer empresa fica com dúvidas e dificuldades em saber o que escolher para aplicar ao seu caso. Para atender este requisito, vem sendo cada vez mais propagada uma inovadora metodologia de melhoria contínua:  o Lean Seis Sigma.

 

O que é Lean Seis Sigma?

 

A aplicação do Lean Seis Sigma tem como objetivo básico aumentar o desempenho de uma organização em todos os seus níveis, através da redução da variabilidade de seus processos e da eliminação contínua de desperdícios. Para satisfazer esta finalidade, ela conta com uma gama gigantesca de ferramentas analíticas, estatísticas, enxutas e da qualidade. Todas utilizadas com total coerência, propósito e afinidade.

Este programa envolve e reúne praticamente todas as melhores práticas daquele arsenal de ferramentas empresariais que escrevi lá atrás, só que de uma forma totalmente robusta, estruturada e sistêmica. Com seu método DMAIC, ela incentiva a melhoria de um negócio com extremo direcionamento e precisão através de projetos estratégicos de melhoria desenvolvidos em setores e processos críticos da empresa.

Para você compreender o porquê desta metodologia também ser aplicável a sua área de atuação, listei 3 particularidades que toda empresa possui, seja ela industrial, do varejo, de saúde, financeira ou de marketing. Vamos conferir?
 

1. Toda empresa tem processos!

 

Se você é psicólogo(a) e atua como recrutador(a) em uma agência de emprego, deve saber que suas atividades contam com vários processos, concorda? Processos para recebimento de vagas, divulgação de oportunidades, seleção de candidatos, entrevista e recrutamento de candidatos e por aí vai...

Agora, imagine que você queira aumentar em 30% o recebimento de vagas de seus clientes-empregadores e que também queira identificar quais as ações mais eficazes para divulgar estas oportunidades.

É para conseguir atender estes dois – e outros inúmeros – casos de forma eficiente que é recomendada a aplicação do Lean Seis Sigma.

Esta metodologia consegue envolver todos os principais dados e informações do processo pertinente de uma maneira totalmente concisa e organizada. Através desta organização de informações sobre o processo, é possível analisá-lo com maior facilidade, podendo assim gerar melhores ações para execução em prol dos objetivos definidos de melhoria.
 

2. Toda empresa precisa melhorar!

 

Se você atua no gerenciamento de um hospital, seja ele público ou particular, acho que concordaria comigo que seria uma ótima alternativa para aumento de competitividade, se houvesse a possibilidade de reduzir drasticamente os custos inerentes ao empreendimento com a eliminação e a redução de desperdícios em todos os seus processos, correto?

Com este saldo positivo, gerado através da eliminação de desperdícios, seria então possível retorná-lo com investimentos benéficos para a própria companhia.

Imagine agora este ciclo rodando ao longo do tempo: qualquer hospital teria sempre muito a ganhar.

Ao invés de decisões pautadas em torno de corte de suprimentos e materiais básicos para o atendimento, muito comuns no ambiente público; e também de decisões pertinentes à mitigação de gastos com o corte de mão-de-obra em hospitais, muito comuns no caso particular; por que não direcionar o alvo para a eliminação de perdas e desperdícios na própria organização?

A aplicação do Lean Seis Sigma proporciona, justamente, este alcance de um modo muito oportuno. Um administrador de hospital especializado nesta metodologia poderia enxergar oportunidades de melhoria difíceis de serem percebidas sem a lente correta - e a lente na qual me refiro é este programa.
 

3. Toda empresa quer crescer!

 

Esta terceira particularidade é ainda mais condizente com qualquer negócio, porque, literalmente, toda empresa deseja crescer – ou pelo menos estabilizar – suas atividades em seu mercado, não é mesmo?

Só que para conseguir isto, também é preciso se ter o sentimento de almejar a melhoria, como vimos no item anterior. Encarar seus desafios e problemas como oportunidades para elevar seu desempenho a um patamar ainda mais alto!

Seja qual for a sua área de atuação – industrial, saúde, finanças, comércio, varejo, logística, marketing, dentre outros – a especialização em Lean Seis Sigma pode ser uma ótima alternativa, para além de possibilitar o aumento de desempenho nos processos de que você já atua na sua organização, também estimular seu domínio pessoal com modernas práticas de gestão e ser ainda mais reconhecido como um excelente profissional no que faz.
 

Então, como conhecer mais sobre Lean Seis Sigma?

 

Tenho certeza de que chegou aqui com aquele gostinho de “quero mais”, não é verdade? É pra isto então que vou te recomendar uma formação online e totalmente gratuita aqui da Voitto: a de White Belt em Lean Seis Sigma.

Com este treinamento de apenas 4 horas, você conhecerá muito mais a fundo sobre o programa Lean Seis Sigma, sobre seu método DMAIC e também sobre parte da vasta quantidade de ferramentas usualmente empregadas.

 


E se depois dele você ficar com ainda mais sede de conhecimento nesta área, que tal dar uma olhada nos pacotes de Green Belt e Black Belt? Nós da Voitto temos muito a oferecer em termos de conhecimento e domínio na aplicação do Lean Seis Sigma na sua empresa. Se sinta à vontade para nos contatar!