O que é a Ferramenta TPM?
Qual a relação entre a Manutenção Produtiva Total (Ferramenta TPM) e Lean Manufacturing?
Conheça os 8 pilares de sustentação da ferramenta TPM!
Aprenda mais sobre a Ferramenta TPM!

Conheça agora a Ferramenta Manutenção Produtiva Total!

Compreenda a conexão entre a Ferramenta TPM (Manutenção Produtiva Total) e o Lean Manufacturing, e descubra os seus oito pilares fundamentais.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça agora a Ferramenta Manutenção Produtiva Total!

A ferramenta TPM é um artifício industrial desenvolvido nos anos 70 pelo japonês Seiichi Nakajima.

Ela tem como conceito fundamental elevar ao máximo a produtividade e a eficiência de um processo produtivo, por meio da implantação estruturada e consistente de seus 8 pilares de sustentação.

Este instrumento possui como propósito proporcionar condições favoráveis para que um processo seja capaz de operar de forma padronizada e sem interrupções imprevistas.

Por meio da sustentação obtida por seus 8 pilares, a ferramenta TPM busca impedir que certas situações industriais indesejáveis ocorram, como:

  • Paradas corretivas desorganizadas, prolongadas e constantes;
  • Atrasos de entrega por causa de problemas de manutenção;
  • Necessidade de contar com altos estoques devido a baixa confiabilidade do processo;
  • Ter um alto índice de produtos defeituosos por causa da instabilidade do processo;
  • Não conseguir manter melhorias de processos;
  • E por aí vai...

Neste artigo, você irá descobrir o que é a ferramenta TPM, qual a sua relação com o Lean Manufacturing e entender porque empresas como a Johnson & Johnson, a Coca-Cola e a SABESP adotam todos os seus 8 pilares em seus processos produtivos.

Pronto para começar?

Então atenção, pois hoje você irá aprender:

  • O que é a Ferramenta TPM?
  • Qual a relação entre a Manutenção Produtiva Total (Ferramenta TPM) e Lean Manufacturing?
  • Conheça os 8 pilares de sustentação da Ferramenta TPM!

O que é a Ferramenta TPM?

A ferramenta TPM foi criada com o intuito de minimizar erros e falhas, de forma a promover uma manutenção produtiva total.

Além do foco na manutenção dos equipamentos, há também uma vertente que preza pelo envolvimento de todos para aumentar a qualidade dos produtos fabricados e garantir a "quebra zero", o "defeito zero" e o "acidente zero".

Além do envolvimento dos funcionários, é necessária também uma mudança de postura e mentalidade, a fim de que uma nova cultura organizacionalseja estabelecida na empresa que deseja empregar a ferramenta TPM.

Essa cultura deve estar pautada em aproximar o homem, a máquina e o produto para, assim, evitar erros.

Qual a relação entre a Manutenção Produtiva Total (Ferramenta TPM) e Lean Manufacturing?

Logo depois de ter sido exposto ao universo empresarial na década de 80, o sistema Lean Manufacturing procurou integrar a ferramenta TPM rapidamente a sua vasta gama de ferramentas enxutas para atender um objetivo estratégico em especial: o alcance de maior estabilidade - uma condição altamente necessária para o modelo enxuto funcionar.

Lembra-se de que o objetivo básico do Lean Manufacturing é combater desperdícios?

Então, para combater seus 8 desperdícios empresariais e promover o aumento de desempenho de uma organização, o Lean adota 4 princípios fundamentais: seus 2 pilares de sustentação Just in Time e Jidoka, seu conceito Takt Time e a sua filosofia Kaizen.

Só que todos estes princípios precisam estar sustentados na previsibilidade de funcionamento de um processo produtivo.

E a base para efetuar qualquer mudança ou melhoria nestes processos é a padronização, a consistência e a estabilidade: ambas consequências conquistadas por meio da implantação da ferramenta TPM.

Conheça os 8 pilares de sustentação da ferramenta TPM!

A TPM (Manutenção Produtiva Total) é uma abordagem geral sobre manutenção de equipamentos que busca alcançar a produção perfeita:

  • Sem quebras;
  • Sem pequenas paradas ou gargalos;
  • Sem defeitos;
  • Sem acidentes.

Essa ideia enfatiza a manutenção preventiva e proativa, de modo a maximizar a eficiência operacional do equipamento.

Ela mistura os cargos de produção e manutenção ao colocar uma forte ênfase em empoderar os operadores a ajudar na manutenção das máquinas.

A implementação dos 8 pilares da TPM é fundamental para criar uma responsabilidade compartilhada, o que promove um maior envolvimento por parte dos operários de chão de fábrica.

No ambiente adequado, os 8 pilares da TPM podem ser muito eficientes para aumentar a produtividade (reduzindo os tempos de entrega e eliminando defeitos).

Conheça agora e afundo os 8 pilares da Ferramenta TPM!

1. Manutenção Autônoma

O primeiro pilar de sustentação da ferramenta TPM consiste em capacitar a mão-de-obra operária para o emprego de simples técnicas de manutenção - que vão desde limpeza e lubrificação até ajustes e regulagens de máquina mais específicos.

Seu propósito é incentivar a relação do pessoal da manutenção com o da produção, assim como conduzir a troca benéfica de suas experiências.

Com isto, a aplicação de atividades eficientes que previnam o surgimento de problemas de funcionamento no processo produtivo se torna muito mais eficaz.

2. Manutenção Planejada

O objetivo do segundo pilar da ferramenta TPM é evitar que a máquina deixe de operar por problemas imprevistos decorrentes no processo.

Para cumprir este requisito, a manutenção planejada conta principalmente com duas formas de atuação: a manutenção preventiva e a manutenção preditiva.

A primeira busca prevenir a interrupção da máquina por meio da gestão de seus sobressalentes.

A segunda procura investigar constante e periodicamente indícios de qualquer anormalidade no processo, de modo que o combate seja posteriormente planejado.

3. Manutenção da Qualidade

A finalidade da manutenção da qualidade é impedir que produtos defeituosos sejam gerados.

Esta circunstância é alcançada mediante a implementação de procedimentos operacionais padrão eficientes e didáticos, de dispositivos Poka-Yoke de prevenção, de detecção e também pelo uso de cartas de controle atreladas aos fundamentos do Controle Estatístico de Processos, o CEP.

Assegurar que a qualidade seja atendida de maneira preventiva é a responsabilidade desse aspecto da ferramenta TPM.

Antes de continuarmos, temos uma surpresa para você!

Já se imaginou estudando Manutenção Produtiva Total e seus 8 pilares? Então, chegou a sua hora!

Pensando no seu aprendizado, criamos o eBook 8 Manutenção Produtiva Total: entenda os 8 pilares da metodologiapara você se aprofundar no tema e ter uma visão geral. Com ele você vai entender as formas de se otimizar cada etapa dos projetos.

Baixe o material agora e entenda como a Manutenção Produtiva Total vai te ajudar a desenvolver melhores otimizações!

[eBook] Manutenção Produtiva Total (TPM): entenda os 8 pilares da metodologia

4. Melhorias Específicas

O indicador de desempenho OEE procura medir a eficácia global de um equipamento, considerando seus níveis de disponibilidade, eficiência e qualidade.

A ferramenta TPM traz, como um de seus objetivos, a oportunidade para que profissionais de processos, qualidade, produção e manutenção possam compreender e discutir quais destes fatores são os mais importantes para implementar com eficácia as ferramentas para a melhoria de desempenho e produtividade.

5. Controle Inicial

O tempo de vida de um produto vem diminuindo constantemente, não é mesmo? Isto ocorre por conta dos avanços tecnológicos e industriais que, diariamente, são desenvolvidos no meio corporativo.

Para garantir que haja um sistema eficiente para lançar ao mercado rapidamente novos produtos e processos é essencial analisar detalhada e antecipadamente os equipamentos e produtos envolvidos.

Por meio desta análise preventiva, se torna possível adotar estratégias que busquem tornar o produto mais fácil de produzir e a máquina mais fácil de operar.

6. Treinamento

Investir em treinamento e capacitação para todos os funcionários de uma empresa é algo visto como primordial nos dias atuais.

Novos sistemas e tecnologias vão sendo desenvolvidos e, assim, uma empresa deve assegurar que as habilidades e competências de sua mão-de-obra continuem evoluindo em conjunto com este progresso.

É diariamente que a sustentabilidade de um negócio é conquistada.

7. Segurança e Meio Ambiente

Tão importante quanto impedir a produção de produtos defeituosos, é evitar a ocorrência de acidentes.

Adotar estratégias que promovam a segurança dos colaboradores e previnam a agressão de produtos indesejáveis ao meio ambiente é o propósito deste sétimo pilar de sustentação da ferramenta TPM.

Nem preciso salientar que, atendendo estas exigências, a motivação da empresa só tende a aumentar, certo? Já que não é à toa que são colaboradores engajados e motivados que elevam ao máximo o desempenho de uma organização.

8. TPM Administrativo

Em processos administrativos também existem desperdícios e combatê-los é essencial para garantir a plena performance dos mais diversos setores de uma companhia.

Para cumprir este objetivo, o Lean Office e o programa 5S são duas excelentes ferramentas enxutas utilizadas para aumentar o desempenho destes processos.

Aprenda mais sobre a Ferramenta TPM!

Você deseja ter a capacidade de entender a percepção de qualidade pelo seu cliente e ainda ser capaz de melhorá-la?

Então chegou a hora de adotar o Lean Manufacturing! Se você quer ter resultados como a Toyota, cujo resultado líquido subiu 29,4% e, após uso da metodologia, vendeu 7,4 milhões de carros, faça o nosso curso Fundamentos de Lean Manufacturing!

Com ele, você aprenderá a focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!

Já que, você estará apto a aplicar os 5 princípios Lean, identificar os 8 desperdícios da sua empresa e quais processos agregam valor ao seu produto, aplicar as técnicas de 5W2H e PDCA para soluções de problemas, além de se tornar capaz de elaborar Histogramas, Diagramas de Fluxo, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Carta de Controle e muito mais!

Então, que tal aprender mais sobre esse pensamento enxuto e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

Clique aqui e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Lean Manufacturing De A A Z

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.