O que é OEE?
Exemplo de aplicação do OEE
Como calcular o OEE?
O que é World Class OEE?
Quais as vantagens do OEE?
Torne-se um White Belt em Lean Seis Sigma

Entenda o que é OEE, como calcular e a importância desse indicador

Aprenda como usar o OEE (Overall Equipment Effectiveness), o principal indicador de efetividade de um equipamento, para otimizar os resultados da sua empresa!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é OEE, como calcular e a importância desse indicador

OEE é a sigla para "Overall Equipment Effectiveness" ou "Eficiência Geral dos Equipamentos", em português. É uma métrica chave usada na indústria para medir o desempenho global de uma máquina, linha de produção ou processo de fabricação.

O quão eficiente são os processos desenvolvidos na linha de produção da empresa em que você trabalha? Há muitas paradas para manutenção, por tempo de setup ou por falta de material? O rendimento diário de produção acompanha a meta estabelecida pelas empresas?

Se as respostas para essas questões forem negativas, saiba que o índice OEE dessa planta está baixo.

Mas o que seria OEE? Você já ouviu falar nesse termo e sabe como ele pode ser utilizado?

Vou responder a todas essas dúvidas e você também vai poder acompanhar um exemplo da aplicação deste conceito. Vamos lá?

  • O que é OEE?
  • Exemplo de aplicação do OEE;
  • Como calcular o OEE?
  • O que é World Class OEE?
  • Quais as vantagens do OEE?

O que é OEE? 

OEE (Overall Equipment Effectiveness) é um indicador extremamente utilizado em programas de TPMpara medir a eficiência global das organizações.

Em português, a sigla OEE significa "eficácia geral da máquina" e é um produto dos indicadores de disponibilidade, performance e qualidade.

O OEE foi desenvolvido pelo Japan Institute of Plant Maintenance e, de acordo com esta instituição, este indicador deve ser capaz de responder a 3 perguntas dentro do meio organizacional:

  • Com que frequência os meus equipamentos ficam disponíveis para operação?
  • O quão rápido estou produzindo?
  • Quantos produtos foram produzidos e não geraram perdas de produção?

Assim, o indicador é definido como a métrica de cada uma das três perguntas:

Cálculo da OEE


Para entender um pouco mais a respeito da aplicação do OEE e como os indicadoresque compõem esse conceito funcionam, mostraremos um exemplo a seguir.

Exemplo de aplicação do OEE

Uma indústria manufatureira, que trabalha com 3 turnos distintos (6h - 14h, 14h - 20h e 22h - 06h), possui equipamentos que permanecem ligados durante 24 horas por dia.

Dessa forma, foi feita uma análise de acordo com os 3 indicadores que compõem o OEE.

1. Disponibilidade 

A disponibilidade é um indicador que leva em consideração todos os tempos de parada da linha de produção. São eventos que não acontecem diariamente, como paradas para manutenção, períodos em que falta material para a produção, setup e entre outros.

Considerando que cada turno tem 1 hora separada para as refeições, o tempo padrão de produção total da empresa é de 21 horas por dia.

Contudo, não é sempre que uma máquina funciona durante todas essas horas. Se, em um dia, uma máquina ficar parada por 3 horas por questões como as que foram mencionadas acima, o tempo disponível de produção da mesma será de 18 horas.

Logo, a sua disponibilidade de trabalho será:

Cálculo da disponibilidade


E, no exemplo em questão:

Cálculo da disponibilidade


Outra forma de calcular a disponibilidade é:

Cálculo da disponibilidade

2. Performance

O índice de performance no OEE representa a relação entre a velocidade de produção na linha com a velocidade em que o equipamento foi projetado.

Cálculo da performance


A máquina não funciona na velocidade ideal quando ocorre falhas por parte da ineficiência dos operadores, falta de treinamento dos funcionários e materiais que não atendem à especificação desejada.

Esta máquina deveria produzir 1500 peças em 18 horas. Porém, só foram produzidas 1100 peças, o que corresponde a 16 horas de produção líquida, as outras 2 horas foram perdidas em virtude da máquina ter trabalhado abaixo da velocidade ideal.

Logo o desempenho da máquina foi de:

Cálculo da performance

3. Qualidade

A qualidade, no OEE, é um indicador que relaciona a quantidade produzida que realmente atende os padrões de qualidade, e pode ser utilizada, com a quantidade produzida total.

Cálculo da Qualidade


Das 200 peças produzidas na empresa, 4 foram refugadas e 9 foram retrabalhadas.

Portanto, essa máquina apresentou uma qualidade de:

Cálculo da Qualidade

Como calcular o OEE?

O cálculo do OEE não exige contas complexas, basta que seja realizada a multiplicação dos 3 fatores (disponibilidade, performance e qualidade) para o obter o resultado deste indicador.

No exemplo citado acima, por exemplo, o resultado obtido por essa conta foi de 71,43% , ou seja:

Disponibilidade x Performance x Qualidade = Índice OEE

Cálculo da OEE


A fim de elevar o OEE de uma empresa é necessário que toda a equipe esteja ciente do que está ocorrendo no chão de fábrica e em tempo real.

O que é World Class OEE?

World Class OEE é um indicador utilizado como benchmarkingmundial das empresas, ou seja, esse indicador é um índice de referência.

De acordo com estudos desenvolvidos, a empresa mais eficiente no mundo apresenta índice de 85%, enquanto as demais possuem o OEE de 60%.

Logo, em um mercado extremamente competitivo, essa comparação faz com que as empresas revejam o trabalho que está sendo feito a fim de conquistar os melhores resultados possíveis.

Quais as vantagens do OEE?

O OEE é: um índice indispensável no mercado competitivo!

Administrar uma empresa não é tarefa simples, muitas vezes saber onde estão os problemas em uma linha de produção se torna um verdadeiro desafio para os gestores.

Com a utilização de parâmetros, como o OEE, é possível entender como a eficiência de uma máquina influencia diretamente no processos produtivos.

Logo, não deixe de fazer uso desse indicador na sua empresa. Ao utilizar o OEE, eu tenho certeza que será muito mais simples identificar os problemas de produção e, assim, otimizar a produção da planta onde você trabalha!

Torne-se um White Belt em Lean Seis Sigma

Você com certeza já ouviu falar que é “melhor prevenir do que remediar”, certo?

Evitar que haja perdas e paradas na produção é uma premissa para que a empresa alcance alto desempenho e maximize seus lucros.

Capacite-se com o nosso curso de White Belt em Lean Seis Sigma da Voittopara conhecer os princípios da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias para a sua empresa!

Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

Curso White Belt Lean Seis Sigma

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

O que é e como funciona o Lean Seis Sigma?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que é E Como Funciona O Lean Seis Sigma?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.