O que é o Seis Sigma?
DICA DE OURO!
Seis sigma e o sistema de gestão
Nível estratégico: o Batman e seu papel no Seis Sigma
Nível tático: Superman e Mulher Maravilha em ação!
Nível operacional: o Flash sempre resolve!
Seis Sigma e Liga da Justiça: uma analogia perfeita!
E aí, qual herói você quer ser?

Seis Sigma x Liga da Justiça? Veja como se tornar um super herói da melhoria contínua!

Conheça o funcionamento e a organização da metodologia Seis Sigma com os heróis mais poderosos do planeta!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Seis Sigma x Liga da Justiça? Veja como se tornar um super herói da melhoria contínua!

Para quem já ouviu falar no Seis Sigma, você deve estar se perguntando:

A resposta é muito simples: Tudo!

Se você está ansioso para assistir o filme, fique ainda mais para ler esse artigo!

Essa metodologia quantitativa, estruturada e disciplinada atua em diferentes níveis de gestão dentro de uma empresa. Vamos ver cada um desses níveis nesse artigo e entender como podemos fazer essa analogia incrível! Duvida? Então continue lendo pois aqui você irá aprender:

  • O que é o Seis Sigma?
  • Seis sigma e o sistema de gestão;
  • Nível estratégico: o Batman e seu papel no Seis Sigma;
  • Nível tático: Superman e Mulher Maravilha em ação!
  • Nível operacional: o Flash sempre resolve!
  • Seis Sigma e Liga da Justiça: uma analogia perfeita!

O que é o Seis Sigma?

A metodologia Seis Sigma é um sistema de gestão. Ela é quantitativa, estruturada e disciplinada. Quantitativa, pois trabalha com estatística baseada em dados. Estruturada, pois utiliza o método DMAIC. Disciplinada, pois exige um tempo mínimo de dedicação em função de um bom resultado.

Essa metodologia trabalha com três grandes objetivos, que são: redução de custos, otimização de produtos e processos e incremento da satisfação do cliente.

Se você aplicar o Seis Sigma em iniciativas que envolvam esses objetivos, sempre vai conseguir trabalhar projetos que entregam uma maior lucratividade e um melhor resultado para as empresas.

Talvez você possa estar pensando que a aplicação dessa filosofia é só para questões complexas, e isso é um equívoco! Existem projetos Seis Sigma para redução de custos de hospedagens em viagens, redução de custos fixos como conta de luz, conta de água, dentre outros.

Toda empresa se preocupa com a satisfação de seus clientes. Assim, a metodologia Seis Sigma tem sido bastante utilizada com o objetivo de reduzir o Lead Time de processos, aumentando a satisfação e a fidelização de seus clientes.

DICA DE OURO!

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Seis sigma e o sistema de gestão

Toda empresa que almeja sucesso precisa ter um sistema de gestão eficiente, funcionando de maneira coesa em todos os seus departamentos.

Se você observar, pessoas da alta administração estão ligadas ao nível estratégico, onde são estabelecidas as metas da empresa a longo prazo, por volta de 5 anos.

No nível tático, são os projetos estipulados para um determinado ano, as metas que devem ser alcançadas, problemas que devem ser solucionados. É onde o Seis Sigma em si é aplicado para atingir tudo isso.

O nível operacional é a força bruta da empresa. São os profissionais responsáveis por manter a organização em funcionamento, recebendo os planos dos níveis estratégicos e táticos para colocar em prática. Beleza, mas onde entram os heróis na história? Vamos lá!

Nível estratégico: o Batman e seu papel no Seis Sigma

Batman


Você sabe que o Batman é o financiador da torre da liga e também o cérebro da equipe. Ele é o responsável por elaborar as missões que serão executadas, dividir os times responsáveis pela execução de cada missão e também bancar os custos gerados.

Trazendo para a metodologia Seis Sigma, esse herói representaria três importantes papéis, que são: Sponsor, Champion e Master Black Belt.

O Sponsor é o responsável pela facilitação e viabilização dos recursos humanos e financeiros que serão utilizados durante esse processo. É quem injeta os recursos para garantir que os resultados serão obtidos.

Os Champions, geralmente, são da alta administração. Eles tem a responsabilidade de apoiar os projetos e remover possíveis barreiras para seu desenvolvimento. Também estão presentes nas reuniões periódicas para verificar o andamento do processo.

O Master Black Belt é a primeira certificação Seis Sigma da qual vamos falar. São os profissionais que conhecem tudo sobre a metodologia e suas ferramentas, tendo papel importante na sua realização, pois respondem diretamente a alta administração da empresa. Esses profissionais, preferencialmente, dedicam 100% do seu tempo ao projeto!

Nível tático: Superman e Mulher Maravilha em ação!

Batman, Mulher Maravilha e Superman


Após o Batman elaborar a missão principal, o objetivo final, sempre ocorre uma reunião na liga. Nessa reunião, os objetivos que foram desdobrados no nível estratégico são passados aos 7 heróis principais. (Estamos ansiosos para ver todos reunidos, não é mesmo?)

Assim, liderados pelo Superman e pela Mulher Maravilha, esses heróis juntamente com os demais atuarão nas missões elaboradas no nível estratégico. No filme o Superman só deve aparecer mais no final, provavelmente quando mais precisarem dele! Os dois são o nível tático do time, o cérebro das equipes que estarão em campo durante a batalha.

É imprescindível que haja uma boa conversa entre Superman, Mulher Maravilha e Batman, para que fique bem claro o que deve ser feito e também para estabelecer meios de que os oponentes derrotados não venham se levantar novamente.

A metodologia Seis Sigma funciona da mesma maneira! Após as metas principais serem desdobradas pelos Sponsors, Champions e Master Black Belts, elas se tornam responsabilidade de algumas áreas e de alguns gestores. Esses objetivos desdobrados é que geralmente se tornam projetos Lean Seis Sigma!

Aqui, entra a figura dos Black Belts e dos Green Belts. Esses profissionais são responsáveis pela execução do projeto Seis Sigma dentro da empresa, operando no nível tático de funcionamento do processo.

Os Black Belts são profissionais com cargo efetivo na hierarquia da empresa. Normalmente, estão ligados a cargos de gestão e respondem direta ou indiretamente ao Master Black Belt.

São responsáveis pela execução de projetos mais complexos, que costumam durar de 4 a 6 meses, envolvendo mais de uma área dentro da empresa. Também costumam mentorear projetos de Green Belts, ajudando na solução de eventuais problemas que possam surgir.

Já os Green Belts são profissionais que dedicam parte do seu tempo (normalmente cerca de 20 a 30%) à atividades de melhoria contínua e execução de projetos Seis Sigma. Atuam em projetos com grau de complexidade menor, que costumam levar de 3 a 4 meses para serem concluídos.

Esses profissionais respondem hierarquicamente ao seu superior imediato. Vale frisar que não existe relação hierárquica dentro da organização entre Black Belt e Green Belt, apenas relações funcionais no desenvolvimento de projetos

Nível operacional: o Flash sempre resolve!

Flash


Já percebeu que o Flash é rápido pra executar, mas precisa de uma mente brilhante para elaborar os planos? É o herói mais rápido do mundo e resolve qualquer problema de maneira eficiente se for instruído da maneira correta! E a metodologia Seis Sigma nesse nível funciona da mesma maneira! Quer ver só?

Os White Belts e Yellow Belts são capacitados nos fundamentos dessa filosofia para dar suporte a seus superiores na aplicação dos projetos. Possuem papel importantíssimo, pois através da gestão de suas rotinas por Blacks ou Green Belts, são responsáveis por sustentar os resultados obtidos!

Seis Sigma e Liga da Justiça: uma analogia perfeita!

Como você sabe, a Liga da Justiça funciona muito bem, salvando a humanidade inúmeras vezes no desenho, e com certeza salvará no filme! Da mesma forma, a metodologia Seis Sigma é responsável por salvar resultados, solucionar problemas e incrementar a satisfação de seus clientes!

Esse programa está muito bem posicionado no sistema de gestão de uma empresa, porque tanto se relaciona com os níveis estratégico e tático, como também gera algumas atividades para o seu nível operacional!

E aí, qual herói você quer ser?

Já pensou em ter acesso a um Kit Completo sobre Lean Seis Sigma, a metodologia que revolucionou a indústria mundial?

Então adquira os conhecimentos necessários sobre a qualidade, as ferramentas Lean e a redução de desperdícios com 4 E-books totalmente gratuitos!

Incrível, né? Além disso, o kit também conta com 2 Webséries e 1 Workshop com 3 aulas sobre o método passo a passo!

Está esperando o que para começar a sua jornada de conquista dos melhores cargos no mercado de trabalho?

Clique na imagem e aproveite já!

Kit completo do Lean Seis Sigma

E aí, tudo fez sentido agora? Espero que eu não tenha me empolgado demais e deixado meu lado nerd assumir o comando. Não deixe de nos dizer o que achou nos comentários e ficar ligado para não perder os próximos capítulos do nosso Blog.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.