Agora você deve estar se perguntando: O que a metodologia mais utilizada no mundo para otimizar resultados tem a ver com o desenho que eu assistia pelas manhãs? Tudo! Se você está ansioso para assistir o filme, fique ainda mais para ler esse artigo! 

Essa metodologia quantitativa, estruturada e disciplinada atua em diferentes níveis de gestão dentro de uma empresa. Vamos ver cada um desses níveis nesse artigo e entender como podemos fazer essa analogia incrível! Duvida? Então continue lendo!

 

Seis sigma e o sistema de gestão

 

Toda empresa que almeja sucesso precisa ter um sistema de gestão eficiente, funcionando de maneira coesa em todos os seus departamentos.

Se você observar, pessoas da alta administração estão ligadas ao nível estratégico, onde são estabelecidas as metas da empresa a longo prazo, por volta de 5 anos.

No nível tático, são os projetos estipulados para um determinado ano, as metas que devem ser alcançadas, problemas que devem ser solucionados. É onde o Seis Sigma em si é aplicado para atingir tudo isso.

O nível operacional é a força bruta da empresa. São os profissionais responsáveis por manter a organização em funcionamento, recebendo os planos dos níveis estratégicos e táticos para colocar em prática. Beleza, mas onde entram os heróis na história? Vamos lá!

 

Nível estratégico: o Batman e seu papel no Seis Sigma

Você sabe que o Batman é o financiador da torre da liga e também o cérebro da equipe. Ele é o responsável por elaborar as missões que serão executadas, dividir os times responsáveis pela execução de cada missão e também bancar os custos gerados.

Trazendo para a metodologia Seis Sigma, esse herói representaria três importantes papéis, que são: Sponsor, Champion e Master Black Belt.

O Sponsor é o responsável pela facilitação e viabilização dos recursos humanos e financeiros que serão utilizados durante esse processo. É quem injeta os recursos para garantir que os resultados serão obtidos.

Os Champions, geralmente, são da alta administração. Eles tem a responsabilidade de apoiar os projetos e remover possíveis barreiras para seu desenvolvimento. Também estão presentes nas reuniões periódicas para verificar o andamento do processo.

O Master Black Belt é a primeira certificação Seis Sigma da qual vamos falar. São os profissionais que conhecem tudo sobre a metodologia e suas ferramentas, tendo papel importante na sua realização, pois respondem diretamente a alta administração da empresa. Esses profissionais, preferencialmente, dedicam 100% do seu tempo ao projeto!

 

Nível tático: Superman e Mulher Maravilha em ação!

Após o Batman elaborar a missão principal, o objetivo final, sempre ocorre uma reunião na liga. Nessa reunião, os objetivos que foram desdobrados no nível estratégico são passados aos 7 heróis principais. (Estamos ansiosos para ver todos reunidos, não é mesmo?)

Assim, liderados pelo Superman e pela Mulher Maravilha, esses heróis juntamente com os demais atuarão nas missões elaboradas no nível estratégico. No filme o Superman só deve aparecer mais no final, provavelmente quando mais precisarem dele! Os dois são o nível tático do time, o cérebro das equipes que estarão em campo durante a batalha. 

É imprescindível que haja uma boa conversa entre Superman, Mulher Maravilha e Batman, para que fique bem claro o que deve ser feito e também para estabelecer meios de que os oponentes derrotados não venham se levantar novamente.

metodologia Seis Sigma funciona da mesma maneira! Após as metas principais serem desdobradas pelos Sponsors, Champions e Master Black Belts, elas se tornam responsabilidade de algumas áreas e de alguns gestores. Esses objetivos desdobrados é que geralmente se tornam projetos Lean Seis Sigma!

Aqui, entra a figura dos Black Belts e dos Green Belts. Esses profissionais são responsáveis pela execução do projeto Seis Sigma dentro da empresa, operando no nível tático de funcionamento do processo.

Os Black Belts são profissionais com cargo efetivo na hierarquia da empresa. Normalmente, estão ligados a cargos de gestão e respondem direta ou indiretamente ao Master Black Belt.

São responsáveis pela execução de projetos mais complexos, que costumam durar de 4 a 6 meses, envolvendo mais de uma área dentro da empresa. Também costumam mentoriar projetos de Green Belts, ajudando na solução de eventuais problemas que possam surgir.

Já os Green Belts são profissionais que dedicam parte do seu tempo (normalmente cerca de 20 a 30%) às atividades de melhoria contínua e execução de projetos Seis Sigma. Atuam em projetos com grau de complexidade menor, que costumam levar de 3 a 4 meses para serem concluídos.

Esses profissionais respondem hierarquicamente ao seu superior imediato. Vale frisar que não existe relação hierárquica dentro da organização entre Black Belt e Green Belt, apenas relações funcionais no desenvolvimento de projetos

 

Nível operacional: o Flash sempre resolve!

Já percebeu que o Flash é rápido pra executar, mas precisa de uma mente brilhante para elaborar os planos? É o herói mais rápido do mundo e resolve qualquer problema de maneira eficiente se for instruído da maneira correta! E a metodologia Seis Sigma nesse nível funciona da mesma maneira! Quer ver só?

Os White Belts e Yellow Belts são capacitados nos fundamentos dessa filosofia para dar suporte a seus superiores na aplicação dos projetos. Possuem papel importantíssimo, pois através da gestão de suas rotinas por Blacks ou Green Belts, são responsáveis por sustentar os resultados obtidos!

 

Seis Sigma e Liga da Justiça: uma analogia perfeita!

 

Como você sabe, a Liga da Justiça funciona muito bem, salvando a humanidade inúmeras vezes no desenho, e com certeza salvará no filme! Da mesma forma, a metodologia Seis Sigma é responsável por salvar resultados, solucionar problemas e incrementar a satisfação de seus clientes!

Esse programa está muito bem posicionado no sistema de gestão de uma empresa, porque tanto se relaciona com os níveis estratégico e tático, como também gera algumas atividades para o seu nível operacional!

 

E aí, qual herói você quer ser?

 

Todos sabemos que a trajetória de um herói não é nada fácil, certo? Todo nível tem suas dificuldades e seus desafios, assim como suas conquistas e seus reconhecimentos!

Por que não começar agora sua trajetória rumo a se tornar o Batman de sua equipe? Você pode começar como Flash, fazendo nosso curso de White Belt gratuito para conhecer mais sobre o assunto.

Porém, se você quiser dar um passo mais a frente, torne-se logo um Superman ou uma Mulher Maravilha realizando nosso curso de Green Belt em Lean Seis Sigma!

E se você for ainda mais ambicioso, torne-se logo um Black Belt, se qualificando um Superman ou uma Mulher Maravilha com mais conhecimento, mais ferramentas e mais recursos para obter grandes resultados!