O que é Lean Seis Sigma?
A oportunidade perfeita para começar a sua jornada!
Aplicações do Lean Seis Sigma
2. No ambiente familiar
3. Nos esportes
4. Setor de serviços
5. Na indústria
Como posso me qualificar em Lean Seis Sigma?

Você conhece as diversas possibilidades de aplicação do Lean Seis Sigma?

No ambiente familiar, na área da saúde, nos esportes, no setor de serviços e na indústria. Descubra os diversos setores beneficiados pela metodologia Seis Sigma.

Walmor Machado
Por: Walmor Machado
Você conhece as diversas possibilidades de aplicação do Lean Seis Sigma?

Você já parou para pensar onde podemos ver aplicações do Lean Seis Sigma ao nosso redor? Pois saiba que ele está em todo lugar!

Além dos projetos de melhoria de processos industriais, também podemos aplicar a metodologia Lean Seis Sigma no contexto de outras organizações como hospitais, nos padrões de atendimento, nos esportes e até no ambiente familiar.

Mas antes de te mostrar as possíveis aplicações do Seis Sigma, vamos relembrar alguns conceitos?

O que é Lean Seis Sigma?

Para quem não sabe, o Lean Seis Sigma é uma metodologia que tem objetivo de melhorar o desempenho de uma organização em todos os níveis, utilizando-se da diminuição de custos, da redução de variabilidade de processos e da eliminação de desperdícios, tudo isso de forma contínua.

Para promover essas mudanças, essa metodologia utiliza diagnósticos analíticos, estatísticos, ferramentas da qualidade, entre outros. Todas utilizadas com total coerência, propósito e afinidade, é claro.

Com a aplicação de projetos de melhoria contínua, nota-se grandes benefícios como aumento significativo da qualidade, de produtividade, padronização de produtos e serviços, o que causa uma maior retenção de clientes e elimina atividades que não agregam valor.

A oportunidade perfeita para começar a sua jornada!

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Agora, se você ler esse artigo até o final, vou te mostrar como podemos ver aplicações do Lean Seis Sigma em todo lugar. Vamos lá?

Aplicações do Lean Seis Sigma

Confira a seguir as diversas áreas em que projetos de Lean Seis Sigma pode ser aplicados em casos reais de aplicação que você pode acompanhar!

1. Na área da Saúde

Muitos hospitais enfrentam dificuldades de marcação de consultas por parte de seus clientes, pois existe um alto número de desistências nas ligações, gerando insatisfação dos pacientes e perda de oportunidades.

Onde podemos aplicar o projeto Lean Seis Sigma? Ele pode ser implementado para reduzir a variabilidade no atendimento e para identificar as principais causas da desistências.

Utilizando o método DMAIC, foi identificado que de todas as ligações, os principais motivos para as desistências eram o alto número de ligações ao mesmo tempo, o número inadequado de operadores disponíveis, e pacientes com pouco tempo disponível entre outras ocorrências.

Como lidar com isso? A partir da coleta dos dados foi constatado que dentre todos os problemas, o principal era o grande tempo gasto na linha telefônica com os clientes pela falta de padronização no atendimento.

Então, a partir do treinamento dos funcionários e da adoção de um processo de atendimento, se obteve uma ótima melhora no tempo gasto, resultando uma grande redução no número de abandonos, aumento do número de atendimentos por hora e com isso ganho de capitais e satisfação dos clientes.

Se quiser os detalhes sobre esse Case, acesse esse artigo.

2. No ambiente familiar

É isso mesmo, podemos aplicar o Seis Sigma no ambiente familiar. Quer saber o porquê? Redução de custos! Muitas famílias têm dificuldades em administrar as finanças pessoais pois não organizam os ganhos e despesas e acabam se enrolando.

Como usar o Lean Seis Sigma para otimizar a renda familiar? A primeira coisa a fazer é analisar o contexto do problema envolvido para que se trace caminhos e metas para tomar decisões oportunas.

Para reduzir os custos familiares, é importante fazer um levantamento do padrão de consumo dos integrantes da família, separar as despesas programadas como as contas de água e luz, das não programadas como aquisição de bens de consumo e também das despesas emergenciais.

Depois, deve-se analisar quais são as principais fontes de gastos excluindo as despesas com saúde e educação, e então, definir um plano de ação com um prazo justo a ser executado. Essa conscientização vai tornar o consumo mais inteligente e ainda vai gerar economia.

Se quiser saber mais sobre como reduzir despesas familiares com o Lean Seis Sigma, acesse esse artigo.

3. Nos esportes

Sim, o Seis Sigma está em todo lugar, inclusive nos esportes. A metodologia auxilia esportistas e treinadores de alto nível a obter os melhores resultados no ganho de desempenho e na diminuição de variabilidade.

Nos esporte individuais como o golfe, por exemplo, podemos usar o Seis Sigma para analisar o desempenho em distâncias específicas e determinar as áreas de jogo que exigem mais prática.

Usando os dados quantificados em vários pontos do curso, o golfista pode identificar áreas problemáticas e, em seguida, gastar melhor seu tempo trabalhando especificamente nelas para melhorar o desempenho geral.

Temos outro grande exemplo de aplicação no Tênis comprovado pelo treinador Steven Falk que deu origem ao livro "Six Sigma Tennis". Nele, o autor se utiliza do método DMAIC para analisar quais são os pontos fortes e os sujeitos a aprimoramento de cada jogador e assim cada vez mais trabalhar na melhoria contínua do atleta.

O uso do DMAIC nos esportes coletivos como o futebol apresenta um desafio diferente, pois fica mais difícil identificar áreas problemáticas ao trabalhar com uma gama mais ampla de variáveis devido à interação de vários atletas. Mas saiba que mesmo assim, é possível.

Usar o Lean Seis Sigma nos esportes não significa necessariamente alcançar a "perfeição", como é entendido no contexto dos negócios, onde a meta é uma variação absolutamente mínima no desempenho.

No entanto, trata-se de maximizar o desempenho individual de um atleta isolando, abordando e corrigindo as principais áreas a serem trabalhadas. Ao adotar essas etapas pequenas e focadas, os atletas podem reduzir seus erros e atingir seu maior potencial.

4. Setor de serviços

Aqui está uma gama de diversas aplicações do Lean Seis Sigma com o exemplo da provedora mundial de streaming Netflix que começou a operar em 1997 como uma locadora online. Na época da criação do modelo de negócio, o foco da Netflix era fornecer aluguel de DVD pela internet.

Com o passar do tempo, isso mudou para vídeo sob demanda e streaming de mídia. Em pouco menos de 20 anos, a Netflix expandiu-se para mais de 190 países, oferecendo um serviço verdadeiramente único aos seus usuários.

Mas como uma empresa tão pequena ganhou uma fatia tão grande do mercado tão rápido? Ela ouviu a voz dos clientes e, se aproveitando do declínio no aluguel de DVDs no final dos anos 2000, a Netflix procurou mudar seu modelo de negócios.

Ao utilizar o método DMAIC, a empresa reconheceu que a mudança era necessária para crescer, e os concorrentes que não conseguiram se adaptar ao mercado afundaram. Então, em 2007, a empresa finalmente introduziu o streaming para seus clientes.

5. Na indústria

Achou que eu não fosse citar as indústrias? Achou errado!

Todo mundo sabe que nas indústrias podemos ver as inúmeras aplicações do Seis Sigma, seja para reduzir os gastos com multa e juros, melhorar o número de entregas realizadas ou até diminuir o tempo de estoque. Já pensou em como seria a produção bélica se não houvesse um processo padronizado?

Além dela, siderurgia e metalurgia, componentes eletrônicos, mecânica, química, petroquímica, materiais de construção, plástico, borracha, farmacêutico, higiene, cosméticos, papel e celulose, telecomunicações, entre outros.

O Lean Seis Sigma está em todos os lugares!

Podemos citar também o grande setor automobilístico, em que a metodologia pode ser usada tanto na Fórmula 1, que necessita de grande precisão e baixa variabilidade para promover o maior desempenho possível nas fabricações de peças, quanto também na fabricação de carros populares, evitando processos desnecessários e retrabalhos.

Como posso me qualificar em Lean Seis Sigma?

Depois de saber sobre essas diversas aplicações do Seis Sigma, você deve estar curioso para se aprofundar ainda mais!

Para te ajudar nessa jornada, a Voitto oferece para você o curso de Green Belt em Lean Seis Sigma!

Já pensou em ter acesso a um Kit Completo sobre Lean Seis Sigma, a metodologia que revolucionou a indústria mundial?

Então adquira os conhecimentos necessários sobre a qualidade, as ferramentas Lean e a redução de desperdícios com 4 E-books totalmente gratuitos!

Incrível, né? Além disso, o kit também conta com 2 Webséries e 1 Workshop com 3 aulas sobre o método passo a passo!

Está esperando o que para começar a sua jornada de conquista dos melhores cargos no mercado de trabalho?

Clique na imagem e aproveite já!

Kit completo do Lean Seis Sigma

Gostou do artigo? Deixe seu comentário pra gente!

Walmor Machado

Walmor Machado

Grad. em Ciências Exatas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi bolsista de Robótica e Educação Matemática no Colégio de Aplicação João XXIII. Diretor de Gestão da Qualidade no Ramo Estudantil IEEE UFJF. Possui certificação de Especialista em Growth, Black Belt em Lean Six Sigma, Scrum Master pela Voitto e Product Management pela PM3. Especialista em SEO, ex-coordenador do blog da Voitto, gosto de quebrar paradigmas e desafiar limites usando a tecnologia e a comunicação.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.