Já sentiu isso? Uma impotência diante de querer saber mais sobre um assunto e não conseguir? De pesquisar e não encontrar o que você precisa? 

Você quer saber mais, quer aprofundar no tema, mas não consegue, e sabemos que poucas coisas são piores do que uma dúvida que não conseguimos esclarecer.

Por isso, está na hora de acabar de vez com todas com suas dúvidas sobre o ciclo PDCA e sua relação com o método DMAIC!

Iremos tratar desses dois ciclos de melhoria contínua, suas semelhanças, suas diferenças e porque um deles é o método base da aplicação da metodologia Seis Sigma.

 

Ciclo PDCA X Método DMAIC

 

 

Essa é a relação entre as etapas do ciclo PDCA e do método DMAIC. Assim, podemos ter uma noção da elaboração de cada uma das etapas e o que é feito dentro delas, para conseguirmos estudar mais a fundo cada uma delas. Vamos lá?

 

Planejamento: o caminho do sucesso

 

“Se eu tivesse uma hora pra resolver um problema e minha vida dependesse dessa solução, eu passaria 55 minutos definindo a pergunta certa a se fazer”

(Albert Einstein)

 

Ao ler essa citação você pode estar se perguntando: por que é tão importante saber identificar o problema? Porque um planejamento bem feito é a chave do sucesso?

O próprio Einstein pode te responder: “Porque quando eu soubesse a pergunta correta, poderia resolver o problema em menos de cinco minutos”

Observando a imagem podemos ver que o método DMAIC tem uma fase de planejamento mais detalhada.

Enquanto no ciclo PDCA a identificação do problema, análise do fenômeno e análise do processo são feitas em uma única fase, a etapa Planejar (Plan), no método DMAIC essas ações são seccionadas em etapas diferentes.

A fase de identificação do problema é feita na etapa de Definição (Define) e a análise do fenômeno e do processo são feitos nas etapas de Medição (Measure) e Análise (Analyze).

Ao seccionar essas etapas, podemos estudar cada uma delas de forma mais detalhada, tornando possível uma melhor compreensão do problema e um planejamento mais eficiente.

Isso é de extrema importância, pois Einstein estava certo (o que não é novidade né?). Quanto mais bem feita for essa etapa, menos problemas teremos na elaboração e execução do nosso plano de ação, tornando o processo bem mais rápido e produtivo.

 

Elaborar e executar

 

No ciclo PDCA, a elaboração de planos de ação ainda é feita na etapa Planejar (Plan). Já no método DMAIC, entramos na etapa de Melhoria (Improve).

É onde buscamos analisar quais planos de ação propostos vão gerar mais resultados sem efeitos colaterais que venham prejudicar outra área do processo.

Afinal, do que adianta melhorar uma etapa prejudicando outra? Não é esse nosso objetivo. Ao utilizar essas duas ferramentas de melhoria contínua, buscamos otimizar cada vez mais nossa produção, sem ter regressos na mesma.

Logo, passamos para etapa Executar (Do) do PDCA, enquanto no método DMAIC a execução é feita também na etapa de Melhoria.

Nessa fase de execução, você vai colocar em prática os planos de ação elaborados e priorizados anteriormente.

 

Controlando os resultados

 

 

Por fim, chegamos a etapa de Controle. No ciclo PDCA essa etapa é dividida em duas, Controle (Control) e Agir (Action), enquanto no DMAIC não há divisão.

Em ambos os ciclos, essa fase é responsável por controlar os resultados obtidos, analisando se foram satisfatórios e garantindo sua sustentabilidade.

Afinal, esses são ciclos de melhoria contínua, então você precisa estar em constante progresso, não podendo regredir nesse processo, como pode ser visto na imagem acima.

 

Semelhanças x Diferenças

 

Para ficar bem claro para você as semelhanças e as diferenças entre o ciclo PDCA e o método DMAIC, elaboramos os pontos em comum desses ciclos abaixo, assim como suas diferenças.

 

Semelhanças

 

  • São métodos de solução de problemas.
  • Trabalham dentro do contexto de melhoria contínua.
  • Possuem uma fase de planejamento – execução – controle.
  • Utilizam ferramentas quantitativas e qualitativas.

 

Diferenças

 

  • O ciclo PDCA geralmente utiliza ferramentas estatísticas mais simples, enquanto o método DMAIC recorre a recursos estatísticos mais avançados.
  • O método DMAIC possui uma fase de planejamento mais detalhada, permitindo um estudo mais aprofundado dessa etapa.
  • Por utilizar ferramentas mais avançadas e permitir uma análise mais estruturada da etapa de planejamento, o DMAIC é utilizado como método base na metodologia Seis Sigma.

 

Dúvida esclarecida! Mas e agora?

 

Agora que você está se sentindo satisfeito, pois já sabe as diferenças e semelhanças entre o ciclo PDCA e o método DMAIC, por que não ir além?

Essas ferramentas de melhoria contínua são incríveis, e geram resultados espetaculares quando bem aplicadas. Pensando nisso, temos gratuitamente o curso de White Belt em Lean Seis Sigma para você aprender mais sobre como funciona o método DMAIC. Vamos lá?