Encontrar dicas sobre como se destacar no processo seletivo ou como ser contratado é fácil. Mas muitas pessoas acabam negligenciando a pós-contratação e não procuram desenvolver suas competências durante a atuação no mercado, única maneira de se manter em destaque.

Um novo emprego não significa parar de estudar ou limitar os esforços como profissional para atender as demandas da empresa e gerar soluções. Os mesmos esforços utilizados nas dinâmicas de grupo, entrevistas e qualquer outra atividade do processo de recrutamento devem se manter ativos durante sua atuação.

E é para aplicar essa ideia que vale tirar inspiração do Lean Seis Sigma, método que reúne fatores capazes de otimizar a gestão de empresas garantindo a aplicação de processos eficientes. Para isso, integra as diversas funções e departamentos, indo na contramão das separações por setores e seções na maioria das organizações.

Mas como exatamente essa técnica pode beneficiar sua carreira? Confira abaixo:

 

O método e sua aplicação para todo profissional

 

Sim, não são só os profissionais certificados em Lean Six Sigma que podem tirar proveito das técnicas da metodologia. De acordo com a Adzuna, por se tratar de um cargo voltado para o aprimoramento de processos, muito do que o profissional aplica em seu dia a dia pode ser convertido para o aprimoramento também de carreiras, principalmente a visão sistêmica da gestão e o foco na interdependência entre os departamentos e profissionais da empresa

E é esse pensamento globalizado e focado em objetivos que beneficiem o todo que pode gerar resultados positivos para sua carreira. Então observe outras características essenciais do profissional Seis Sigma que podem ser aplicadas para o aprimoramento da sua carreira:

 

1 - Pensamento analítico
 

Saber utilizar as ferramentas de coleta de dados é importante. Mas saber interpretá-los é fundamental. Para isso, é preciso ter certa facilidade com números e pensar de forma estratégica para esclarecer o que eles dizem sobre o negócio e as possíveis soluções que podem gerar.

Qualquer que seja a sua área ou cargo, pensamento analítico será grande vantagem. Então treine sua mente para interpretar dados e informações de forma estratégica e sistematizada a fim de tomar decisões embasadas e certeiras. Pergunte-se sempre: como essa ação pode beneficiar ou prejudicar a empresa como um todo e sua carreira por consequência.

 

2 - Tempo

 

Gerir uma agenda de compromissos também é responsabilidade rotineira do profissional que trabalha com bancos de dados. Permite que priorize atividades, eliminando repetição e automatizando tarefas. Afinal, o objetivo maior do profissional certificado na metodologia Lean Seis Sigma é exatamente fazer com que o tempo trabalhe a favor da otimização dos processos do negócio.

Portanto, algumas das competências a serem desenvolvidas relativas ao gerenciamento do tempo na sua rotina profissional são:

- Priorização de atividades
- Distribuição eficiente de tarefas
- Uso de calendários
- Organização
- Sincronia com outros membros do time

Quanto mais eficiente for a sua gestão do tempo, melhor será sua produtividade, o que influencia positivamente no seu destaque na empresa. 

 

3 - Diálogo e colaboração
 

Trabalhar de forma colaborativa é essencial para o profissional Seis Sigma. Isso porque precisa estar informado sobre tudo o que acontece na empresa e isso só é possível por meio de comunicação constante com os diversos departamentos.

Converse com as pessoas. Exalte as qualidades de cada membro do time e faça uso inteligente delas, seja para projetos ou para seu próprio desenvolvimento profissional. Incorpore as ideias de colegas ao seu trabalho, muitas vezes são ideias valiosas e que apontam seu olhar para uma nova perspectiva.

Normalmente, é assim que surgem as grandes inovações: por meio da troca de ideias.

 

4 - Agilidade
 

Trabalhar com banco de dados e o método Lean Seis Sigma significa pressão e prazos apertados, então é preciso estar preparado psicologicamente e em termos de conhecimento. A tomada de decisão deve ser rápida e precisa nessa área. Por isso esse profissional monitora seu trabalho continuamente.

E para a sua carreira deve acontecer o mesmo! Mantenha-se sempre atualizado(a) sobre as novidades no mercado e como elas afetam sua vida profissional. Tente antecipar seus próximos passos observando outros profissionais e aproveitando oportunidades que surjam dentro ou fora do seu cargo.

Aprenda a lição do profissional Seis Sigma: pense à frente, considere possibilidades e esteja preparado para todas elas.

 

Sobre o Autor


Conseguiu observar como o trabalho com Lean Six Sigma pode refletir positivamente no gerenciamento da sua carreira? O mercado de trabalho está cheio de inspiração e lições valiosas, então mantenha a cabeça aberta e esteja atento(a) aos profissionais ao seu redor, eles têm muito a ensinar. Assim como o Blog da Adzuna. Acompanhe o conteúdo semanal para continuar desenvolvendo suas habilidades!