Em uma organização, o líder deve ser sempre o exemplo para os seus colaboradores, engajando-os e desenvolvendo-os para terem autonomia e bons resultados na empresa.

Isso só é proporcionado quando a tomada de decisão feita pela liderança é assertiva e se obtém bons resultados a partir disso.

Mas, como isso pode ser feito?

É o que você vai descobrir por meio dos tópicos presentes nesse artigo:

  • O que é tomada de decisão?
  • Qual é a importância da tomada de decisão?
  • Quais são os tipos de tomada de decisão?
  • 5 dicas de como tomar decisões assertivas.

Vamos nessa?

 

O que é tomada de decisão?

 

A tomada de decisão consiste no processo decisório da escolha dentre as alternativas possíveis, ou seja, opções já pré-existentes. 

No caso da tomada de decisões nas organizações, as consequências dessa escolha podem afetar direta ou indiretamente todos os colaboradores, gerando riscos ou oportunidades.

Assim, quem geralmente é responsável pelo papel de tomar decisões é o gestor da empresa

Ele deve intermediar a direção da empresa e o setor operacional, cobrando resultados e cumprindo com o planejamento estratégico.

O gestor exerce uma função de grande responsabilidade em uma empresa. E você? Tem interesse em saber mais sobre o papel do gerente na organização? 

Porque eu tenho uma super dica para você!

Baixe o nosso Ebook sobre as Competências de um Gerente de Projetos e conheça as habilidades que esse profissional precisa ter!

Clique no botão abaixo e baixe o nosso conteúdo!

Ebook Competências de um Gerente de Projetos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o cargo de gerência, você vai entender melhor é a importância da tomada de decisão.

 

Qual é a importância da tomada de decisão?

 

Por meio do processo decisório, uma empresa é capaz de alcançar resultados que muitos não acreditavam, justamente por temerem tomar decisões.

Por isso, a importância da tomada de decisão está, principalmente, na capacidade de se fazer uma organização alçar novos voos e estar competitiva no mercado

O importante é não ter medo de fazer escolhas. O risco também faz parte do processo.

 

Quais são os tipos de tomada de decisão?

 

Provavelmente você já deve ter agido por impulso e tomou alguma decisão que você não tomaria se tivesse pensado mais sobre o assunto.

Aqui falamos de dois tipos de tomada de decisão: a intuitiva (por impulso) e a racional (quando você planeja mais). Mas, você sabia que existem outros tipos de tomada de decisão?

Confira abaixo!

 

Intuitiva

Como você viu, esse tipo de tomada de decisão acontece com base na sua intuição e instinto.  

No âmbito empresarial, a tomada de decisão intuitiva não é muito recomendada porque, geralmente, envolverá toda a empresa e poderá ter sérias consequências se a decisão não for muito bem construída e planejada.

 

Com base em valores

Esse é o tipo de decisão que a pessoa leva em conta seus valores pessoais que foram desenvolvidos ao longo da sua vida. Podem ser influenciados pela família, ou por experiências de vida. 

Vale ressaltar que os valores são muito importantes até na hora de criar a cultura organizacional, porque empresas que vivem seus valores são muito mais duradouras e têm muito mais chance de terem sucesso

 

Racional

A tomada de decisão racional, ao contrário da intuitiva, leva em conta uma série de fatores racionais e lógicos para se fazer uma escolha

Nesse tipo, é comum fazer uma lista com as alternativas possíveis, considerando prós e contras para se tomar uma decisão mais assertiva.

 

Colaborativa

Esse tipo de decisão é feito no coletivo, por isso é tão comum vê-lo em empresas e organizações. 

A tomada de decisão colaborativa é muito importante, porque leva em conta diferentes pontos de vista, frisando a ideia de que as decisões feitas em empresas não são necessariamente feitas somente pelos seus líderes. 

É um tipo de decisão mais abrangente e que pode contemplar a mais pessoas.

 

Especializada

Por último, mas não menos importante, temos a tomada de decisão especializada. 

Esse tipo é feito por especialistas do setor em questão, quando nenhuma das opções de tomada de decisão acima forem suficientes para resolver um problema. 

Portanto, é o tipo de escolha mais confiável no âmbito organizacional, porque é construído por um profissional experiente, e com acesso a informações precisas de mercado e do negócio.

 

5 dicas de como tomar decisões assertivas

 

Agora que você sabe quais são os tipos de tomada de decisão, confira 5 dicas que vão te ajudar a tomar decisões assertivas!

 

1. Identifique o problema 

 

Quando se trata de organizações, o primeiro passo é analisar seu contexto, elencando os problemas e possíveis empecilhos que estejam atrapalhando a produtividade da empresa. 

 

2. Crie diferentes alternativas

 

É importante criar alternativas, por meio de brainstormings, que solucionem cada problema e projetar seus possíveis desdobramentos.

 

3. Pondere cada alternativa

 

Após a fase de criação de ideias, é importante ponderar cada alternativa considerando pontos negativos e positivos para a empresa.

 

4. Implemente as escolhas!

 

Depois de ter ponderado as alternativas e elencar as melhores ideias, é hora de colocar em prática!

Para isso, é importante frisar o que já falamos aqui anteriormente, não tenha medo de tomar decisões!

 

5. Avalie os resultados

 

É importante avaliar se as escolhas tomadas deram bons resultados e foram efetivas para o crescimento e mudança da empresa. 

Mesmo se no primeiro momento as escolhas tomadas não surtirem efeito imediato, servirá de aprendizado para situações semelhantes no futuro.

 

Pronto(a) para tomar decisões assertivas?

 

Agora que você viu algumas dicas de como tomar decisões, principalmente no ambiente empresarial, que tal pensar em estruturar sua empresa ou futuro negócio?

Nesse sentido, para que você possa estruturar o seu negócio com a melhor preparação possível, não perca essa oportunidade e faça o nosso curso de Formação Empreendedora!

Nele você vai conferir todos os passos para facilitar sua caminhada e potencializar seus resultados no meio empreendedor

Desde a criação da ideia até a execução, você será direcionado e terá muito mais chances de obter sucesso! 

Para saber mais detalhes, clique no botão abaixo: 

Curso de Formação Empreendedora