O que é consultoria empresarial?
6 dicas para que você obtenha sucesso como consultor empresarial
A hora é agora!

Aprenda como fazer uma consultoria empresarial em 6 passos

Neste artigo vamos te deixar mais por dentro do que é a consultoria empresarial e como implementar na sua empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda como fazer uma consultoria empresarial em 6 passos

Consultoria empresarial é o assunto do momento, não é mesmo? Se você é uma pessoa antenada em notícias de maneira geral, com certeza tem visto como esse mercado está em constante expansão.

Em meio ao mercado brasileiro instável, crises políticas, operação lava-jato, estão empresas de todos os tipos buscando se manter vivas no mercado. Afinal, um cenário como esse afasta investidores, fazendo com que o mercado fique em baixa devido ao baixo poder aquisitivo da população.

E onde entra a consultoria empresarial nisso tudo? É exatamente isso que vamos te mostrar nesse artigo! Então continue lendo para entender o que é consultoria empresarial, como fazer e como garantir a satisfação de seus clientes através de 6 passos a serem seguidos. Vamos lá?

O que é consultoria empresarial? 

O que é consultoria empresarial?


Consultoria empresarial é o fornecimento de determinada prestação de serviço, em geral por profissional qualificado e conhecedor do tema. É utilizar o conhecimento em determinado assunto para ajudar a solucionar problemas e alavancar resultados de uma empresa.

Ou seja, quem contrata uma consultoria empresarial espera que o consultor consiga identificar os problemas existentes e propor um plano de ação para corrigi-los. Justamente por essa necessidade de mercado, ser um consultor empresarial se tornou uma ótima opção para seguir carreira.

Muitos empresários tem recorrido a consultoria para conseguir se manterem vivos num mercado que têm se tornado cada vez mais competitivo. Porém, é importante ter muito cuidado na hora de dar uma consultoria empresarial, pois você estará lidando com resultados reais e impactando diretamente na vida financeira de uma organização.

Deseja autonomia, flexibilidade e independência? Então, ser consultor é uma boa opção!

Pensando em você, criamos o curso Fundamentos Essenciais para Consultores. Nele, você aprenderá o que é uma consultoria, qual o papel do consultor no mercado, como saber o que o cliente espera, quais são os aspectos mais importantes de uma consultoria e muito mais!

Clique na imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Consultores!

Fundamentos Essenciais para Consultores

Para que você possa se sentir seguro na hora de prestar uma consultoria empresarial, elaboramos 6 passos para que você obtenha sucesso e bons resultados. Vamos a eles?

6 dicas para que você obtenha sucesso como consultor empresarial

Agora, separamos pra você 6 dicas para que você alavanque resultados como consultor empresarial. Lembre-se que seu sucesso depende apenas de você, então pegue papel e caneta, e anote as dicas a seguir!

1. Faça reuniões de lançamento  

Reunião de lançamento é fundamental para começar um bom relacionamento e causar uma boa impressão, certo? Assim como na vida, esse conceito é também de grande valia numa consultoria empresarial.

Nesse momento é necessário fazer uma apresentação sucinta do projeto. Nela deve conter o objetivo, as etapas que serão seguidas para se alcançar essa meta e por fim, o cronograma, garantindo o empenho e engajamento de todos no projeto.

Nessa etapa da consultoria empresarial, o profissional deve apresentar também os stakeholders que contribuirão para o projeto correr da forma prevista e alinhar as expectativas em relação ao projeto, definindo de forma bem clara as responsabilidades de cada parte envolvida.

Para fechar a reunião com chave de ouro, você deve romper todas as barreiras de relacionamento existentes, garantindo que todos os presentes estejam unidos uns com os outros e se comprometam a doar seu melhor em prol de alavancar os resultados da organização.

2. Desenvolva e capacite as equipes  

O desenvolvimento das equipes é fundamental para uma boa performance da execução do projeto, permitindo que os profissionais alcancem patamares mais altos e  desenvolvam melhor suas habilidades.

Você com certeza já ouviu frases do tipo “ninguém vai para frente sozinho”, “nenhum time ganha campeonato com um jogador só” e “não adianta ter um craque se ele joga sozinho”, não é mesmo? Numa consultoria empresarial funciona da mesma maneira!

Para garantir o sucesso do plano de ação que será proposto, é necessário ter capacidade executiva de dentro das organizações para garantir o sucesso do projeto. As equipes internas também são necessárias para garantir a continuidade dos resultados, afinal, o projeto precisa perdurar, logo é preciso que o conhecimento seja transferido durante a execução.

Mas como escolher bons integrantes para minha equipe interna? Essa é uma dúvida comum em meio ao questionamento inicial de como fazer uma consultoria empresarial, e iremos te ajudar nesse processo com algumas características fundamentais que você deve observar na hora de selecionar seu time!

Os integrantes devem:

  • Ser envolvidos nas áreas que o projeto atuará; 
  • Acreditar e “Comprar” o objetivo do projeto; 
  • Ser proativas com entregas; 
  • Ter bons resultados em suas funções; 
  • Ser influenciadores dentro da empresa; 
  • Possuir o conhecimento necessário para contribuir com o projeto; 
  • Ser heterogêneas hierarquicamente;   

Se você montar sua equipe interna com as dicas acima, certamente terá um time de alta performance! Resultados extraordinários só vêm através de pessoas extraordinárias!

3. Aprenda a gerir mudanças

Mudanças ocasionam em alguns medos durante uma consultoria empresarial, mas é também o momento que separa o sucesso do fracasso! Após fazer sua apresentação e montar sua equipe interna, é hora de começar a mudar!

E é nesse momento que surge um empecilho, e sabe qual é? A maioria das pessoas não querem sair da sua zona de conforto! Vamos ilustrar melhor....

Gestão de mudanças


É impossível obter resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa, certo?

E como em todo lugar, você vai encontrar resistência às mudanças que são necessárias, principalmente pelos seguintes motivos:

  • Medo do desconhecido;
  • Insegurança; 
  • Não sentem necessidade de mudança; 
  • Falta de boas informações; 
  • Medo de perder o poder;
  • Falta de recursos.

Para contornar isso, você deve construir alianças estratégicas dentro da organização, investir na comunicação, criar metas de curto prazo, dentre outros.

4. Acompanhe os resultados   

Acompanhamento de resultados


Acompanhamento de resultados é crucial para uma boa consultoria. Afinal, como você pode ter uma noção de sucesso se não tiver dados que comprovem isso? É disso que se trata essa imagem! Para afirmar que os resultados estão sendo alcançados, é preciso ter indicadores de desempenho que comprovem essa afirmação.

A estratégia aqui é a seguinte: defina metas e planos de ação, suas noções de sucesso e seus desdobramentos. Vamos ver um exemplo para facilitar o entendimento:

Acompanhamento de resultados

Acompanhamento de resultados


Com as metas e os planos de ação bem estabelecidos, deverá ser definido como esse acompanhamento será realizado. Esse passo é simples, bastando definir como e quando a sistemática de acompanhamento será realizada. Tomamos o seguinte exemplo:

Metas


O consultor é o responsável por esse acompanhamento, afinal, o sucesso do projeto e de sua equipe depende da sua organização. Por isso, seguir esses passos auxiliam a manter os processos bem estruturados e bem acompanhados em meio ao alto fluxo de informações que ele vai precisar administrar durante a consultoria empresarial.

5. Gerencie os riscos

Durante uma consultoria empresarial, várias mudanças serão propostas, assim como várias estruturas serão modificadas. Mediante essas mudanças, o consultor deve estar sempre antenado aos riscos iminentes, e como eles podem impactar direta e indiretamente os resultados desejados.

O que muitas pessoas não sabem é que os riscos não são somente negativos, mas também positivos. Mas como lidar com cada forma de risco? É nesse ponto que entram as tomadas de decisões que devem ser bem estudadas para que erros não venham prejudicar tudo o que está sendo conquistado.

Vamos ver então como lidar com cada tipo de risco?

Riscos Negativos   

Riscos negativos


Essas são as 4 escolhas que você, ao realizar uma consultoria empresarial, terá ao se deparar com os riscos de um projeto. Afinal, sabemos que alguns riscos teremos que aceitar, pois nem tudo dá para eliminar. Cabe a você e sua equipe definir quais as atitudes serão tomadas para garantir que os passíveis de eliminação sejam excluídos, e os demais sejam mantido sobre controle.

Riscos positivos   

Riscos positivos


Como eu disse, riscos não são apenas negativos. Durante uma mudança, você identifica que um determinado processo pode obter uma melhoria melhor do que se esperava. Dessa forma, cabe ao consultor explorar ao máximo essas oportunidades se valerem o esforço, e caso não seja algo que vá impactar muito positivamente, basta aceitar o resultado, sem se desgastar perseguindo-o ativamente.

6. Conduza Reuniões   

As reuniões são essenciais para o acompanhamento da consultoria. Um projeto de consultoria empresarial certamente não ocorre de um dia para o outro. É algo que envolve tempo, estudo, análise, uma boa equipe, dentre outros fatores que já vimos. Justamente por isso é extremamente necessário que ocorram reuniões para manter todos alinhados com o andamento do projeto, com os resultados já obtidos e com os que ainda estão sendo perseguidos.

Além disso, é impossível manter uma comunicação eficaz com muitas pessoas sem que seja estabelecido reuniões onde todos poderão expor os problemas e as necessidades que estão surgindo no decorrer do processo.

Pensando nisso, separamos dicas que podem ser de grande valia para você conduzir uma reunião de maneira profissional. Bora?

  • Determine o objetivo da reunião: Defina antecipadamente e comunique na convocação da reunião qual o objetivo dela, a fim de todos irem preparados e cientes do que será o centro da discussão. Tenha postura e profissionalismo: Lembre-se que são reuniões de trabalho, embora possa haver um clima leve, mantenha a postura profissional que se espera de um consultor, isso é fundamental para a credibilidade. 
  • Mantenha todos focados no objetivo: Pessoas possuem uma forte tendência em se desviarem do foco central, esteja atento para sempre trazer todos ao objetivo da reunião. 
  • Tenha objetividade na fala: Não se estenda muito durante a fala ou uma apresentação, seja objetivo e claro.
  • Prepare-se com antecedência: A reunião será tão fluida quanto maior for sua preparação para ela, quanto ao assunto, apresentações, discussões e encaminhamentos. 
  • Determinar os encaminhamentos: É fundamental que toda reunião se encerre com encaminhamentos claros, sabendo o que ocorrerá a seguir e quais as responsabilidades atribuídas a cada integrante da equipe.

A hora é agora!   

Preparado para ajudar as empresas a impulsionarem seus resultados por meio de uma consultoria? 

Pensando em você que deseja flexibilidade e independência para a carreira, criamos o Pacote de Formação de Consultores em Gestão, para que você desenvolva as competências necessárias para atuar de forma a identificar problemas e propor melhorias de maneira assertiva e rápida nas empresas!

Com ele, você será capaz de formular planejamentos estratégicos e estruturar sistemas para gestão de resultados, além de dominar todas as estratégias para aumentar receitas!

Quem tem a capacidade de gerar resultados é recompensado, portanto, não perca tempo: torne-se um consultor e garanta excelência e eficiência por onde for! Esperamos você para estudar com a gente e atingir o próximo nível na sua carreira! Clique e se inscreva!

Formação de Consultores em Gestão


Espero que este artigo tenha te ajudado!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais para Consultores

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Consultores

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.