O que é consultoria?
5 Dicas para você começar seu negócio de consultoria agora
Aprenda tudo isso agora!

Aprenda como começar seu próprio negócio de consultoria e adquira independência financeira

Aprenda como a dar início ao seu próprio negócio de consultoria e ganhar destaque no mercado!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda como começar seu próprio negócio de consultoria e adquira independência financeira

Criar uma empresa de consultoria pode apresentar diversas vantagens, que têm atraído diversas pessoas para o ramo. Entre elas, é possível citar a valorização no mercado, alta remuneração, contato com indústrias de diversos setores, rotina não monótona e uma grande variedade de trabalhos a serem explorados.

É fácil ser seduzido por elas, não é mesmo?

Entretanto, é preciso ter cautela ao ingressar na consultoria empresarial, visto que os estágios iniciais terão impacto direto sobre o seu futuro nessa profissão.

Há fatores que são essenciais para se começar um negócio de consultoria e devem receber muita atenção. Mas fique tranquilo, que aqui você encontra todos eles!

Para entender mais sobre a funções de um consultor de sucesso, faça o download gratuito do nosso ebook Guia para Consultores de A a Z:

Vamos começar deixando bem claro o que envolve o negócio de consultoria.

O que é consultoria?

Consultoria é uma prestação de serviços onde um profissional especialista em um determinado assunto oferece diagnósticos, conselhos de gestão, planejamento e elaboração de um projeto; traçando estratégias e principalmente, auxiliando na tomada de decisão e recomendando ao cliente os passos a serem executados.

Então, se você possui vasto conhecimento específico, seja na Engenharia, Mercado Financeiro, Marketing, Advocacia, Contabilidade, Arquitetura, entre vários outros campos, você pode sim introduzir-se como um consultor, ou melhor, abrir seu próprio negócio de consultoria!

Ah, e não só isso! Não é só o conhecimento técnico que sustenta uma empresa de consultoria, há várias habilidades interpessoais e alguns cuidados que precisam ser levados em consideração que são cruciais para o sucesso do seu negócio no âmbito da consultoria, vamos entrar em mais detalhes logo a seguir.

5 Dicas para você começar seu negócio de consultoria agora

Bom, se você quer se destacar no mundo da consultoria, prepare-se para colocar a mão na massa. Pega papel e caneta e vem comigo!

1. Tenha conhecimento da área

Esse é um aspecto fundamental em basicamente qualquer ramo de trabalho, mas principalmente no mercado de consultoria.

Como consultor, você será encarregado de resolver os problemas da empresa contratante. Você aconselhará sobre qual direção a empresa deve seguir, então é importante estar devidamente capacitado para isso.

Portanto, antes de começar o seu negócio de consultoria, use sua experiência na área como aprendizado, mas não se limite a isso. Estude mais, leia livros específicos e faça cursos que te capacitem para tal função. Esteja em constante atualização, pois o conhecimento é sempre dinâmico.

Caso a empresa que esteja criando tenha sócios, certifique-se  de que toda a equipe de consultores esteja apta a realizar projetos com o mesmo nível de qualidade e detenham os conhecimentos necessários para atender os clientes da melhor forma possível.

2. Estabeleça relacionamentos

Relacionamentos são essenciais para o negócio de consultoria! Não subestime esse ponto nem por um segundo.

Para conseguir clientes, é necessário criar e manter bons relacionamentos. Uma boa forma de fazer isso é através de investimentos nas redes sociais para alavancar publicações.

Você também pode fazer do jeito antigo e ir diretamente nas empresas, que sempre funciona!

Outro bom jeito de começar é oferecer um serviço de consultoria gratuito para uma empresa. Esse serviço servirá como porta de entrada para inúmeros outros serviços, além de criar um network fundamental, pois se os resultados forem alcançados, a empresa considerará contratar uma consultoria no futuro.

E fique tranquilo, uma boa rede de contatos vale muito mais do que o pagamento por aquele primeiro serviço.

Para saber mais, confira o nosso artigo: “Network: o que é e como montar uma boa rede de contatos”.

3. Tenha malemolência

Sim, você leu certo! Tenha malemolência, jogo de cintura, seja maleável. Brincadeiras à parte, é essencial que você saiba ouvir o cliente, que ouça toda a equipe com a qual vai trabalhar.

Para criar um negócio de consultoria, você deve colocar a sua visão em prática, mas não pode se esquecer de que essa visão tem que atender as necessidades da empresa para a qual está prestando serviço.

Essa maleabilidade é extremamente importante nesse momento de início do seu negócio, pois você precisará dela principalmente na construção de relacionamentos, como já foi dito. Como consultor, você detém o conhecimento necessário para o contratante, mas ninguém gosta de um sabe-tudo, lembre-se disso. Não seja arrogante!

4. Estabeleça metas e objetivos

Quando se está começando algo, é comum que algumas dificuldades acabem nos desmotivando. O mesmo vale para a abertura de um negócio de consultoria! Para isso, o melhor a se fazer é estabelecer metas e objetivos. Tendo-se um objetivo bem definido, você saberá exatamente para onde está indo e o que quer alcançar.

Sua meta pode ser algo como dobrar o número de consultorias prestadas em 6 meses, por exemplo. Ao ter isso bem planejado, você estará se motivando a melhorar continuamente sua prestação de serviços, a ponto de adquirir mais contatos (relacionamentos de novo) e assim alcançar a meta, o que gerará uma satisfação pessoal.

Lembre-se sempre de estabelecer metas realistas, para que o “tiro não saia pela culatra”, e você se sinta frustrado por não ter alcançado seu objetivo. Um bom jeito de obter sucesso é estabelecer metas escritas.

Além disso, uma outra forma de garantir que essa etapa seja feita de forma correta e contribua para o sucesso do negócio de consultoria é consultando o nosso Ebook gratuito de Definição de Metas. Para baixá-lo, clique na imagem abaixo:

Ebook Definição de Metas

5. Invista

Para abrir qualquer negócio, é bom ter em mente o valor do investimento necessário.

Assim, você deve contabilizar gastos como aluguel ou compra de imóvel, infraestrutura do escritório, eletrônicos, contratação de funcionários, entre outros.

Se você não sabe como fazer isso, tenho um artigo para te ajudar! Confira:

Além disso, é importante saber qual o capital de giro que será necessário para manter o negócio ativo. Isso você pode aprender em “Capital de giro: o que é, pra que serve e como calcular”.

Aprenda tudo isso agora!

Quer aprender mais insights diretamente com um consultor?

Confira agora um episódio da nossa websérie "Papo de consultor".

Clique no banner abaixo:

[Websérie] Papo de Consultor - episódio 4

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Controle Financeiro Pessoal E Familiar

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.