O caminho para a gestão financeira de sucesso passa pelo conhecimento, experiência e visão de negócio.  

Ou seja: se o seu objetivo é aumentar os lucros de uma empresa, primeiro você terá que aprender a planejar, analisar e controlar cada aspecto das finanças.

Hoje, mais do que nunca, as organizações precisam de estratégias financeiras inteligentes, que acompanhem as mudanças rápidas do mercado e garantam sua sobrevivência e crescimento.

Por isso, reunimos os primeiros passos para você alcançar uma gestão financeira de sucesso — mesmo que não tenha muito conhecimento sobre o assunto.

Continue lendo e aprenda a multiplicar seus ganhos

 

Como é uma gestão financeira de sucesso?

 

Quando se fala em gestão financeira de sucesso, o primeiro pensamento que vem à mente é ganhar muito dinheiro com um negócio, certo?

De fato, gerenciar bem as finanças de uma empresa terá como consequência o aumento dos lucros, aumento no valor de mercado e enriquecimento de seus sócios. 

Mas, para isso, não basta vender muito e evitar dívidas: é preciso equilibrar as receitas e custos, tomar decisões de investimentos e saber planejar e controlar as finanças da organização. 

O princípio geral é gastar menos do que se ganha e acumular o excedente, como em qualquer outra questão econômica, mas há inúmeros processos, estratégias e competências envolvidas no sucesso empresarial. 

Basicamente, a gestão financeira engloba todas as ações de planejamento, análise, controle e decisão em relação aos recursos do negócio, tendo em vista o objetivo de maximizar lucros e gerar caixa. 

Para ser bem-sucedido nessa função, você terá que entender de economia, contabilidade e administração, usando números e estatísticas para fazer a empresa crescer de forma sustentável. 

Não é uma tarefa fácil, mas vamos ajudar você com os primeiros passos. 

 

Importância da gestão financeira

 

A gestão financeira é o que garante que os recursos de uma empresa serão utilizados da forma mais eficiente possível, buscando o melhor lucro com o menor risco.

Em um mercado altamente competitivo e repleto de incertezas, a economia muda a todo momento e é cada vez mais difícil captar recursos e tomar decisões. 

Sem a gestão adequada das finanças, a empresa corre o risco de se endividar, pagar juros altos e até mesmo quebrar por falta de capital. 

Para você ter uma ideia, o número de empresas inadimplentes no Brasil atingiu o recorde de 6 milhões em outubro de 2019, conforme dados da Serasa Experian divulgados pela Agência Brasil. 

O aumento é de 9,1% em relação ao mesmo mês de 2018, e cerca de 30% das empresas com cinco a dez anos de existência estão negativadas.

Outro dado alarmante é que 95% dessas empresas endividadas estão na categoria de MPEs (micro e pequenas empresas). 

E não à toa, pois as organizações menores costumam ter mais dificuldades para estruturar sua gestão financeira e gerar caixa — daí a importância de dominar essa área.

 

6 passos para fazer uma gestão financeira de sucesso

 

A gestão financeira de sucesso exige organização, disciplina e conhecimento para guiar o crescimento do negócio.

Confira os primeiros passos para iniciar essa jornada. 

 

1. Separe seu dinheiro pessoal das finanças da empresa

 

O primeiro passo de todo empreendedor ou gestor financeiro é garantir que o dinheiro pessoal dos sócios não se misture com as finanças da empresa.

Nas pequenas organizações, principalmente, é comum que os sócios façam retiradas sem controle para pagar despesas pessoais — o que reduz o pró-labore no final do mês e ainda compromete o caixa da empresa.

Por isso, a regra é ter uma conta jurídica totalmente separada e fixar o valor mensal do pró-labore, evitando a falta de dinheiro para pagar contas e consequentes multas e juros. 

 

2. Registre todas as entradas e saídas do caixa

 

A base da gestão financeira é o registro de todas as entradas e saídas do caixa, que permitem identificar os ativos e passivos da empresa.

Logo, você precisa saber exatamente quais valores entraram, como receita de vendas e rendimento de investimentos, e quais valores saíram, como contas, pagamento de fornecedores, folha de pagamento, contratação de serviços, etc. 

Lembrando que nenhum valor pode ficar de fora desse registro, nem mesmo o cafezinho dos funcionários. 

 

3. Gerencie o fluxo de caixa e as contas 

 

Com as movimentações do caixa à vista, você já pode gerenciar seu fluxo de caixa diário e mensal, acompanhando cada entrada e saída da empresa.

Dessa forma, você consegue estruturar um plano com as contas a pagar e a receber, projetar os custos e receitas futuras, e identificar se está tendo lucro ou prejuízo.

Além disso, o fluxo de caixa permite que você concilie as datas de pagamento e recebimento, garantindo que sempre haja recursos em caixa para honrar os compromissos do negócio. 

 

4. Defina seu capital de giro

 

Quando você estiver dominando o fluxo de caixa, poderá calcular exatamente quanto a empresa precisa para se sustentar durante todo o seu ciclo financeiro.

Esse ciclo começa nas compras dos fornecedores e termina no faturamento do cliente.

Nesse meio tempo, há um prazo entre o pagamento do fornecedor e o recebimento do cliente, e você precisa ter uma reserva em caixa para manter a empresa funcionando nesse intervalo.

Esse é o capital de giro: o valor que você deve aplicar no caixa para garantir a operação da empresa.

 

5. Seja parceiro do seu contador

 

Se você quer alcançar uma gestão financeira de sucesso, precisa ter o contador como principal aliado do negócio.

Esses profissionais fornecem os relatórios mais importantes sobre o desempenho financeiro e situação patrimonial da sua empresa, como o balanço patrimonial, DRE (demonstração do resultado do exercício) e balancetes.

Se estiver próximo dele, você sempre terá informações valiosas para tomar as melhores decisões e investir no crescimento do negócio. 

 

6. Use a tecnologia na gestão financeira

 

Agora que você já sabe o básico da gestão financeira de sucesso, também precisa das ferramentas certas para aplicar essas dicas.

Já imaginou ter que controlar todos esses dados no papel? 

Felizmente, a tecnologia existe para facilitar a vida do gestor e automatizar tarefas como lançamentos financeiros, controle de contas e conciliação bancária

Conta Azul, por exemplo, é uma plataforma de gestão de negócios 100% online que oferece todas as funcionalidades que você precisa para controlar suas finanças de perto.

Com ela, você acompanha seu fluxo de caixa em tempo real, emite notas fiscais e boletos, controla gastos e emite relatórios em poucos cliques.

Se precisar de mais conhecimento para usar a ferramenta, o curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos da Voitto vai esclarecer todos os conceitos que apresentamos e transformar você em um executivo das finanças.

Já mostramos o caminho da gestão financeira do sucesso, agora é com você: coloque o aprendizado em prática e decole seu negócio.