Consultoria é a palavra do momento não é mesmo? O mercado de consultoria tem expandido cada vez mais, principalmente por ser uma ótima solução em tempos de crise. Porém, você sabe como elaborar uma proposta de consultoria?

Muitas pessoas têm visto com bons olhos a oportunidade de adentrar nesse mercado, porém carecem de informações sobre como fazer isso. Temos artigos explicando o passo a passo sobre esse tema, e agora vou te mostrar como uma proposta deve ser e 8 dicas de como fazer isso. Vamos lá?

 

Uma proposta deve ser...

 

Complexa, grande, com palavras difíceis, certo? Errado! Uma boa proposta não necessita de nada disso. A proposta vai mostrar tudo que está planejado, então ela precisa ser:

  • Concisa: Você deve elaborar os tópicos fundamentais a serem passados antes de construir a proposta.
  • Meticulosa: Tudo que for indispensável deve ser dito de maneira completa e objetiva.
  • Estruturada: A estrutura da proposta deve ser simples e direta, facilitando o entendimento

 

É simples, não é mesmo? Uma boa proposta é aquela que consegue passar de forma clara para o cliente quais são os objetivos e como eles serão alcançados. E para isso, podemos seguir 7 dicas práticas e fáceis de aplicar na estrutura da proposta, vamos a elas?

 

1 – Objetivo do Projeto

 

Você precisa ter um foco bem definido. Isso não é segredo nenhum, mesmo assim muitas propostas pecam por serem vagas, sem deixar claro qual será o alvo desejado pelo projeto em questão. Para que isso não aconteça, você precisa se atentar a 3 fatores:

  • Essência do Projeto: A proposta de consultoria deve justificar o porquê do projeto, a principal causa que ele tratará e qual será o resultado entregue.
  • Direto ao Ponto: Deve ter poucas palavras, sem enrolar, focando no problema apresentado pelo cliente e nos resultados da sua análise. Como exemplo: Redução dos custos pelo redesenho dos processos produtivos críticos para aumentar as vendas da empresa.
  • Marco do Projeto: Apresentar o marco que é atrelado ao objetivo central para determinar o sucesso do projeto.

 

2 – Cronograma

 

Estipular datas para entregar cada etapa do projeto é fundamental para se obter sucesso. Sem datas, não há um comprometimento e uma dedicação por completo, pois o ser humano tem uma tendência natural a procrastinar, deixando tudo para última hora não é mesmo?

É importante que haja um engajamento durante o projeto, e para garantir isso, deve-se seguir o cronograma à risca, de forma a cumprir os prazos estipulados.

Para isso, divida seu projeto conforme planejado (etapas ou entregas), e exponha sua duração e cronologia por meio de um Gráfico de Gantt para facilitar o entendimento.

 

 

 

3 – Análise do Problema

 

Esse é o momento de mostrar objetivamente a análise feita para concluir qual deveria ser o projeto a se executar. Esse é um momento crítico, determinante para a venda do projeto.

A proposta precisa ser clara e convincente, tanto o conteúdo quanto a forma importam. Use de diagramas e fluxogramas para exibir os pontos, aproveite as ferramentas que já aplicou.

 

 

Como é possível observar, para tornar claro a proposta visualmente falando, é extremamente importante estratificar os dados de forma que fique estratificado tudo que foi analisado.

 

4 – Detalhamento

 

Apresente o detalhamento das etapas, quais metodologias serão utilizadas em cada uma delas, ferramentas aplicadas e a descrição de como as etapas ocorrerão.

Um exemplo bem simples de detalhamento que podemos mostrar é sobre o próprio artigo que você está lendo. Fazendo um detalhamento de sua estrutura, podemos tornar isso visual da seguinte forma (alerta de spoiler):

 

                                   

5 – Investimento

 

É muito importante na elaboração de uma proposta de consultoria expor de forma clara os valores em questão. É necessário colocar de forma clara o valor de investimento referente à consultoria proposta.

Pode ser dividida conforme foi planejado o projeto (etapas, entregas, horas). Podemos exemplificar isso da seguinte maneira:

 

 

6 – Responsabilidades

 

Esse é um ponto chave na elaboração de uma boa proposta. É preciso definir desde o início quais são as suas responsabilidades e quais são as responsabilidades do cliente e sua equipe é fundamental para o sucesso do projeto.

Vamos demonstrar um exemplo simples para contextualizar essa situação e tornar possível um melhor entendimento sobre essa etapa:

 

 

7 – Breve Apresentação

 

Apresente em uma breve descrição o currículo dos consultores que irão participar do projeto, ou ao menos do líder de projetos para gerar credibilidade.

Outro aspecto importante é apresentar de forma objetiva a empresa. Não se limite em colocar missão, visão e valores. Essa apresentação deve ser comercial e interessante. Podemos utilizar o seguinte exemplo:

“Somos uma consultoria de resultados. Entregamos muito mais que relatórios. Entregamos melhorias na gestão, proporcionando aumento dos resultados financeiros, pois nossos contratos são alinhados às metas de cada projeto. ”

 

Proposta de Consultoria = A chave para o sucesso!

 

Como você pôde ver, elaborar uma boa proposta exige estudo e dedicação, mas não é nada impossível de ser feito! Uma proposta bem elaborada é a chave para impressionar o cliente, passar confiança e assegurar que tudo ficou explicado de forma clara!

Por isso, te convido a fazer nosso curso gratuito de Fundamentos Essenciais Para Consultores! Nele você vai aprender as premissas básicas de uma consultoria e conhecer mais sobre esse ramo de mercado para começar a construir uma carreira de sucesso!