Você sabe o que é consultoria? Sabe de onde surgiu esse termo e quando se popularizou no mercado? Pois é! Muitas pessoas tem essa mesma dúvida! Mas não se preocupe, vamos esclarecer todas elas nesse artigo!

Se ficar comigo até o final, você vai entender tudo que precisa saber sobre consultoria, e de brinde, ganhar a oportunidade de fazer um curso gratuito incrível sobre o assunto. Vamos lá? Neste artigo nós veremos:

  • De onde veio esse termo;

  • Como surgiu a consultoria moderna;

  • O que é consultoria;

  • Tipos de consultoria;

  • Por que contratar uma consultoria;

  • Responsabilidades do consultor.

 

De onde veio esse termo?

 

termo consultoria

 

A palavra consultoria, como você pode ver, veio do Latim. Ela também pode ser entendida como Consultare, ou seja, “receber um conselho de”.

Esse termo se originou da antiga Grécia, com os sacerdotes dos Oráculos de Delfos. Nessa época, esses sacerdotes eram os consultores da sociedade, pois sempre eram procurados em busca de conhecimento e para solucionar questões incompreendidas.

Mas e hoje? Nosso próximo tópico irá tratar sobre como a consultoria foi adaptada a nossa realidade com o passar do tempo. Segue com a gente.

 

Como surgiu a Consultoria moderna?

 

Já te dei um pequeno indício da função de um consultor, então fica mais fácil você imaginar quando esse termo ganhou força novamente, certo? Sendo o consultor um solucionador de problemas, não existe cenário melhor para ele do que uma crise.

E foi justamente na crise de 1929 que esse termo voltou a tona. Com a necessidade de reorganização, o mercado precisou buscar profissionais especialistas em solucionar problemas e alavancar resultados!

Logo depois houve a expansão no pós guerra (década de 40 e 50 nos EUA e Europa Ocidental) e consequentemente, precisou-se ter foco em soluções práticas embasadas por fundamentos técnicos e científicos.

Todos esses eventos fizeram com que na década de 90 esse conceito se popularizasse no mundo todo. Isso nos leva ao nosso próximo tópico.

 

O que é consultoria?

 

Já falamos um pouco do que faz um consultor, mas para facilitar, vamos definir de forma clara para você! Consultoria é:

 

Diagnosticar problemas


diagnosticar problemasUm consultor é especialista em diagnosticar problemas. Nem sempre o problema vai ser o que o cliente acha, porque muitas vezes, o que ele acredita ser o problema é na verdade apenas um sintoma. Cabe ao consultor saber identificar de forma precisa os erros, os defeitos, para que toda a análise posterior seja feita em cima da causa raiz. Muita atenção nisso, pois se esse estudo não for feito com cautela, você pode quebrar cabeça em cima de questões que não vão gerar resultado!

 

Propor soluções

propor soluçõesEsse é um momento chave na consultoria! Em cima dos problemas diagnosticados, você deve propor soluções, estipular cronogramas e decidir o que será tratado como prioridade. O consultor deve ter a malícia de priorizar os problemas que causam mais impacto no resultado final da empresa, porém sem deixar que outras causas fiquem sem soluções propostas.

 

 

Implementar o projeto

Implementar o projeto
Nessa fase a ideia é simples. Em cima das soluções propostas, caso o cliente concorde, o projeto será implementado. É a fase final da consultoria, onde será feito a execução de tudo que foi analisado e proposto previamente.

 

 

 

Agora que você já sabe o que é e como surgiu a consultoria, preparamos para você um curso introdutório GRATUITO de Fundamentos Essenciais para consultores.

Nele você poderá dar os primeiros passos para se tornar um consultor de alta performance e também ter uma prévio do nosso curso completo! Clique e não perca essa chance.

 

Curso de Fundamentos Essenciais para consultores


 

Tipos de consultoria

 

Existem muitos tipos de consultoria que abrangem vários focos de melhoria e resolução de problemas. Vamos citar aqui as principais, porém existe um vasto leque de opções.

 

Consultoria em Recursos Humanos

A consultoria em RH auxilia as empresas nas melhorias em treinamentos e contratações de novos talentos. Além disso também dá suporte na implantação de novas tecnologias de gestão e na busca de meios para aumentar a satisfação dos colaboradores.

 

Consultoria de Gestão Empresarial

Esta consultoria tem foco em analisar os problemas e propor melhorias nas áreas que mais necessitam. Dessa forma, a consultoria pode trabalhar em logística, jurídica e qualquer área que precise ser melhorada para alcançar melhores resultados.

 

Consultoria em Finanças

A consultoria em finanças tem como objetivo analisar os processos financeiros e traçar estratégias para o crescimento da organização, observando as melhorias que podem ser feitas nos setores para redução de custos e os melhores investimentos para o setor.

 

Consultoria em Marketing

Esta consultoria tem foco em aperfeiçoar o relacionamento da empresa com o mercado.

Busca analisar formas mais assertivas de construir canais de comunicação mais efetivos que favoreçam o relacionamento com os clientes e o aumento das vendas.

 

Por que contratar uma consultoria ?

 

Agora que você viu as etapas de uma consultoria, fica o questionando: qual o objetivo final? O mais importante?


Objetivo da  consultoria

 

Agora tenho certeza que suas dúvidas foram sanadas! A consultoria é toda voltada para alavancar resultados. E isso é meio óbvio, não é? Ninguém quer contratar um profissional e não conseguir ver um retorno.

Nenhuma empresa investe em um funcionário para que ele fique parado, ou não faça o trabalho direito, gerando mais custos do que lucro.

Um consultor de alta performance vai sempre entregar um projeto que impulsione as finanças da empresa, gerando satisfação naqueles que o escolheram.

 

Responsabilidades de um consultor

 

Certamente ser um consultor é uma posição de destaque. Você é a voz de comando, é quem vai planejar e alavancar os resultados de toda uma organização! Mas, sempre há um porém.

 

“Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades.”

(Tio Ben)

 

Com certeza você já ouviu essa frase clássica! Ela foi dita pelo tio do Peter Parker, Bem Parker, quando ele ganhou poderes e se tornou o Homem Aranha.

Na consultoria podemos fazer uma analogia com esse pensamento. Quanto mais poderes você ganha, maior sua responsabilidade. Você vai ser responsável por mexer em áreas críticas para o crescimento da empresa, e por isso deve estar muito bem preparado para tal função!

 

Quer ser um consultor de alta performance?

 

Visando qualificar profissionais para esse mercado que tem crescido cada vez mais no mundo todo e também no Brasil, a Voitto preparou um curso completo de Formação de um consultor!

Nesse curso você terá a oportunidade de aprender tudo que precisa saber sobre consultoria, desde os conceitos mais simples até os mais avançados.

Um dos instrutores será o diretor da Voitto Thiago Coutinho, que falará dentre outras coisas das experiências pelas quais já passou trabalhando nessa área.

Não deixe de conferir e investir em você!

 

Formação de um consultor

 

Se você gostou do nosso conteúdo ou ficou com alguma dúvida, deixe nos nossos comentários!