Muito tem se falado sobre consultoria ultimamente, não é mesmo? Sabemos que ser consultor é uma oportunidade incrível para crescimento pessoal e profissional, e muito disso se deve ao papel do consultor dentro de um projeto!

O mercado de consultoria tem crescido cada dia mais, e muitas pessoas tem decidido apostar nesse ramo para tentar obter sucesso profissional. Mediante a isso, surge o questionamento inicial desse artigo: qual as funções essenciais de um consultor? O que um bom consultor deve fazer para se destacar? Quais os princípios básicos?

Pensando nisso, listei a seguir 4 atribuições básicas de um consultor durante um projeto que iremos tratar nesse artigo:

  • Elaborar e executar o projeto conforme alinhado com o cliente;
  • Garantir que a solução atenda as expectativas de resultado do cliente;
  • Manter a comunicação clara e transparente com o cliente;
  • Manter alinhada a equipe do cliente que trabalhará em prol do projeto;

 

Essas são as primícias básicas para a execução de um bom projeto, garantindo a satisfação de ambas as partes ao final do processo. Mas como garantir essas primícias? É exatamente isso que vamos ver agora! Vamos lá?

 

1 - Elaborar e executar o projeto conforme alinhado com o cliente

O que foi vendido é o que deve ser entregue! Essa é a mantra básica de um bom consultor! Você não deve fazer promessas que não pode cumprir, as famosas promessas eleitorais, apenas para conseguir fechar a consultoria, se não vai perder credibilidade no mercado e gerar desconfiança no seu cliente.

Outro ponto chave é definir o cronograma do projeto em acordo com o cliente, de forma a garantir que os prazos serão cumpridos conforme estabelecido. Afinal, ninguém gosta de ter suas expectativas frustradas.

Ainda nessa etapa, você deve evitar custos adicionais, afinal, foram definidos os custos dentro daquilo que foi proposto. Porém, caso seja necessário, deve-se alinhar os novos custos com o cliente para que ele fique ciente do que será gasto.

Para fechar essa fase vem uma questão muito importante que é o foco! Como consultor, você deve focar no problema principal. As empresas fervem de oportunidades de novos projetos, novas melhorias a serem implementadas e novos ganhos. Porém, não se pode abraçar o mundo inteiro certo?

Se perder o foco, tudo que foi combinado pode ruir, o cronograma se perder, e isso só irar gerar insatisfação. Por isso, foque no que foi proposto e se preocupe em entregar aquilo que foi prometido! 

 

2 - Garantir que a solução atenda as expectativas de resultado do cliente

Após garantir a entrega do que foi proposto, é necessário garantir que o projeto realizado vai gerar o resultado desejado, afinal, para isso que se contrata uma consultoria.

Por isso, é muito importante tomar muito cuidado na definição das metas para que aos olhos do cliente ele obtenha sucesso. Tanto em relação a preço, ganhos, tempo, tudo isso deve ser analisado durante a definição do objetivo do projeto.

Esse ponto é bastante crítico, pois por melhores que sejam os resultados do projeto, se ficar abaixo do combinado pode gerar insatisfação. Se prometeu 15 mil de ganho, ainda que gere 10 mil, o cliente poderá ficar insatisfeito, pois o prometido não foi cumprido.

Dessa forma, se no decorrer no projeto você perceber que a meta poderá não ser batida, imediatamente deve-se sentar com o cliente e alinhar as informações, propondo soluções corretivas para conseguir manter o combinado inicialmente, ou estabelecendo novos parâmetros.

Para fechar essa etapa, chegamos ao ponto principal para as empresas, o dinheiro! De maneira direta ou indiretamente, o projeto precisa ter resultados financeiros. Seja através de uma maior sustentabilidade, redução do impacto ambiental ou menor risco de acidentes, os resultados precisam ser monetizados, mensurados de alguma maneira que gere impacto financeiro para a empresa.

 

3 - Manter a comunicação clara e transparente com o cliente

A comunicação é a causa da maior parte dos problemas de uma empresa, e isso não é novidade para ninguém, certo? Por isso, o consultor deve ter uma boa comunicação com todos os integrantes do projeto.

Manter atualizações constantes do projeto amenizará a ansiedade e a desconfiança do cliente quantos aos resultados do projeto. Demonstrar o passo a passo, as etapas, as melhorias já obtidas, as dificuldades encontradas, tudo isso estreitará a relação com seu cliente, gerando mais confiança e credibilidade em seu trabalho.

Durante a execução de um projeto de consultoria, pode ocorrer conflitos com funcionários da empresa. Isso se deve ao fato do consultor ser um agente de mudanças, precisando muitas vezes ter pulso firme na hora de implementá-las. Mas, como diz Carlos Brito, CEO da Ambev, se tiver que se indispor com alguém, se indisponha com os que entregam menos resultados.

Dessa forma, você precisa sempre caminhar lado a lado com seu cliente e manter a comunicação clara, para que caso ocorra conflitos, seu cliente esteja a par dos acontecimentos para intervir de maneira a não gerar atrasos no projeto.

Outro motivo pelo qual você deve manter seu contratante sempre próximo, é porque o consultor é uma fonte de conhecimento. Um bom consultor se preocupa em transmitir o conhecimento gerencial que ele possui para a empresa, de tal maneira que a empresa não se torne dependente dele. Pelo menos esse é o modelo de consultoria que nós do Grupo Voitto ensinamos.

Isso garante que a instituição vai conseguir dar continuidade ao projeto, ao serviço que foi executado, conseguindo crescer a partir daí por conta própria, afinal, a consultoria é temporária, não é algo permanente dentro das empresas. Sendo assim, uma comunicação clara é fundamental para que esse conhecimento seja bem transmitido.

Para fechar essa etapa, um bom entrosamento com a equipe é fundamental para manter todos engajados e focados no objetivo, é preciso que todos comprem a ideia! Isso garantirá que todos prossigam com os avanços desenhados ao longo da execução.

 

4 - Manter alinhada a equipe do cliente que trabalhará em prol do projeto

Destrinchando a questão da comunicação, é extremamente importante manter alinha a equipe do cliente que trabalhará no projeto! Afinal, parte da execução será de responsabilidade dessa equipe, então ela precisa estar alinhada sobre os objetivos e momentos do projeto.

Mas como assim equipe de projeto? Talvez você esteja se perguntando isso, e é simples. Um consultor não trabalha sozinho, você irá ter apoiadores do projeto dentro da empresa, que serão responsáveis por te auxiliar em busca do objetivo final!

O alinhamento dessa equipe também é fundamental, pois ela será responsável por dar continuidade ao processo após a implementação da solução, logo, precisam compreender o processo como um todo.

Para fechar com chave de ouro, manter a equipe engajada é importante pois precisa estar todo mundo remando na mesma direção! Caso contrário, os resultados podem ser comprometidos, não é mesmo?

 

Quer aprender mais?

 

“Conhecimento não é aquilo que você sabe, mas o que você faz com aquilo que você sabe”

(Aldous Huxley)

 

O conhecimento você adquiriu, mas o que irá fazer com ele? Deixa eu te ajudar! Você pode simplesmente ignorar e tratar como apenas mais um artigo, ou pode investir em sua capacitação! Tenho certeza que a segunda opção é a melhor, e você?

Tenho certeza que você concorda comigo, então se inscreva agora mesmo no nosso curso de Fundamentos Essenciais para Consultores! Ele é completamente gratuito, e você poderá aprender mais sobre esse mercado que tem crescido cada vez mais no Brasil. Vamos lá?