Você sabia que segundo a ABCO (Associação Brasileira de Consultores), no ano de 2015, o mercado de consultoria cresceu quase 20%, e isso se verificou também nos anos seguintes. A previsão de crescimento é cada vez mais otimista.

A carreira de consultor é muito bem vista e cada vez mais explorada, entre as características de um consultor temos a independência, maior flexibilidade, ganhos financeiros, entre outros. Muitas pessoas estão deixando seu emprego e investindo nessa área, enxergando como uma forma “mais fácil” de ganhar dinheiro. Mas não é bem assim!

Com muitos profissionais entrando no mercado, a concorrência fica cada vez maior e é preciso criar artimanhas e desenvolver algumas características para se destacar nesse mercado e conseguir superar os demais.

Nesse artigo iremos fazer uma breve descrição e quais são as características de um consultor. Vem com a gente! 

 

O que é ser um consultor?

 

Um consultor é o profissional que age na empresa, conforme sua especialidade e formação, levando conhecimento e experiência necessárias para auxiliar no processo de decisão do seu cliente ou produto. 

Dentre os cursos acadêmicos que se destacam nessa área de atuação, podemos citar administração, economia, direito e engenharia, mas a diversidade entre as áreas é bem vasta, além disso, podemos também encontrar profissionais autônomos ou que trabalham em uma empresa especializada em consultoria.  

Para entender mais sobre a funções de um consultor de sucesso, faça o download gratuito do nosso ebook Guia para Consultores de A a Z:

ebook guia para consultores de A a Z

 

Quais são as características de um consultor?

 

Agora, irei te apresentar 9 principais características de um bom consultor para que você possa ser notado nesse mercado tão vasto. Vamos lá! 

 

1. VISÃO SISTÊMICA

A primeira coisa que você tem que fazer em um projeto de consultoria é entender o projeto como um todo. Isso é ter visão sistêmica! É de extrema importância entender como que as partes se relacionam e enxergar onde pode haver melhorias.

Quando se fala em melhorias, em mudanças, você tem que ter muito cuidado, pois essas mudanças têm algumas consequências e se não forem feitas da melhor forma, pode estragar todo o seu planejamento.

 

2. ARTICULAÇÃO SÁBIA

Esta segunda característica é saber articular de maneira inteligente com clientes e funcionários, para assim, conseguir ganhar confiança e colaboração no projeto. Mas o que é preciso para se articular bem?

Você tem que ter uma ótima comunicação, tem que saber como conquistar o time e isso é um grande desafio. Para isso, tem que criar maneiras de gerar empatia, de se colocar no lugar do outro, fazer um clima adequado e, consequentemente, fazer a sua equipe cumprir o seu trabalho.

 

3. COMUNICAÇÃO CLARA

Durante o processo de entendimento da consultoria, você tem que fazer entrevistas, entender o processo, traduzir as respostas dos seus clientes, para que tudo seja feito da melhor forma possível.

A comunicação é essencial nessa característica, pois só assim você conseguirá entender o que a pessoa quer, poderá ajudá-la e propor ideias e soluções necessárias. 

 

4. PERSISTÊNCIA

Durante o processo de consultoria você vai ter diversas pedras no caminho, mas é importante que você tenha foco no seu objetivo final e nunca desanime com as barreiras que aparecerem.

 

5. LIDERANÇA

Tenha o comprometimento de todos os envolvidos no projeto, a equipe tem que estar toda junta com você, afinal: “a união faz a força”!

 

6. GO TO GEMBA

“Go to Gemba” é um slogan criado inspirado no Sistema Toyota de Produção. Mas o que é Gemba? Basicamente é onde o evento ocorre, no caso de uma fábrica, o chão de fábrica, onde ocorre as produções. Aí você pode me perguntar: “o que esse slogan tem a ver com uma característica de um consultor?”

Responder essa pergunta é muito simples, você tem que ir no chão de fábrica para verificar de perto tudo que está acontecendo, enxergar os pontos críticos e as dificuldades.

O papel do consultor não é ficar apenas sentado no escritório não, tem que que arregaçar as mangas, pôr a mão na massa e ver na “vida real” o que está acontecendo.

 

7. FLEXIBILIDADE

Esteja preparado para mudanças súbitas de rotina e horários, aproveite o tempo. Você precisará ter jogo de cintura e flexibilidade para se adaptar, afinal, podem surgir compromissos com os clientes ou para o cliente e sua agenda tem que está muito flexível para que você consiga se moldar a isso.

 

8. PARCERIA

Explicar essa característica é muito simples: apenas dê os créditos para as pessoas que merecem.

Assim você conseguirá ser o grande provocador das mudanças, além disso, estimulará a sua equipe e garantirá sinergia. Compartilhando a glória com as pessoas, você só tem a ganhar cada vez mais.

 

9. AUTOCONHECIMENTO

“Não dê um passo maior do que a perna”. Essa frase resume muito bem o que essa característica mostra. É importante que você tenha humildade em reconhecer até onde você sabe, até onde é capaz de ajudar.

Tem que saber muito bem os seus limites, saber exatamente no que você é bom e o principal, não ter ganância! Nunca tente pegar projetos que você não domina tecnicamente, pois isso pode ser uma grande furada.

 

“Cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir.”

Aposto que essa frase do Steve Jobs te inspirou a continuar sempre sonhando e buscando melhorar, não é mesmo? Você pode não ter todas essas características de um consultor, mas não vai ser isso que vai te limitar e atrapalhar o seu sonho.

Ninguém nasceu sabendo tudo, as pessoas se desenvolvem ao longo do tempo, e ir se aprimorando ao longo da sua carreira de consultor não é nenhum pecado. Muito pelo contrário, mostra que você está preocupado em atingir a excelência.

Essas são apenas algumas características necessárias de um consultor. A área de consultoria é muito ampla e permite seguir vários caminhos diferentes. Cabe a você identificar aquela que mais encaixa no seu perfil e seguir os trilhos de sucesso que essa carreira proporciona.

 

 “Conhecimento é como um jardim: se não for cultivado, não pode ser colhido”

 

E é com essa frase inspiradora e depois desse artigo sobre as características de um consultor, que eu te convido a conhecer o nosso curso de Gestão de Conflitos que te capacita para ser um formador de estratégias de conciliação e empatia para contornar conflitos no ambiente empresarial. 

Com essa capacitação você vai entender como um líder exerce um papel fundamental na gestão de conflitos, vai conseguir implementar um sistema de gestão de conflitos que realmente funciona, aprender a se comunicar com segurança e clareza e muito mais! 

Clique no botão abaixo e conheça mais vantangens:

curso de gestão de conflitos