No dia a dia com os colegas de trabalho e também nos momentos com a família e com os amigos, o relacionamento interpessoal exerce uma importante atuação, servindo de base no modo como vemos, pensamos e agimos em relação ao mundo que nos cerca.

Por essa razão, nesse artigo você vai descobrir que cada vez mais é necessário manter um bom relacionamento interpessoal, tanto para efetuar um bom trabalho em equipe no ambiente profissional quanto para interagir com familiares e amigos.

Sendo assim, os tópicos sobre relações interpessoais abordados aqui nesse artigo são fundamentais para você compreender melhor esse assunto tão importante nos dias de hoje. Falaremos sobre:

 

  • O que é relacionamento interpessoal

  • Importância de um bom relacionamento interpessoal

  • Pilares do relacionamento interpessoal

  • Habilidades interpessoais

  • Relacionamento interpessoal no trabalho

  • 7 dicas para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho

 

O que é relacionamento interpessoal?

 

O relacionamento interpessoal é a interação entre duas ou mais pessoas e não consiste em um processo único e fechado. Na verdade, ele deve ser constantemente avaliado e melhorado, pois manter bons relacionamentos é a base para o convívio em sociedade.

Relacionamento Interpessoal

 

Diante disso, é possível estabelecer três tipos básicos de relacionamentos interpessoais que fazem parte do nosso cotidiano. Veja quais são eles:

 

Relacionamento Interpessoal Pessoal

Esse relacionamento abrange o modo como lidamos com outras pessoas que convivem em nosso meio tais como: familiares, vizinhos, amigos, namorado(a). Ou seja, é como nos comportamos diante de eventos que surgem no centro dessas relações.

O relacionamento interpessoal pessoal é o alicerce para várias características comportamentais que apresentamos no decorrer da nossa vida, pois ele é marcado por pessoas que convivem conosco na maior parte do tempo, como familiares, por exemplo. 

 

Relacionamento Interpessoal Profissional

Esse tipo consiste nas interações fundamentais que constituem o ambiente de trabalho. Hoje em dia ele é tão importante que o fato de saber se relacionar e interagir com outros profissionais no cotidiano de uma empresa é um requisito essencial na hora da contratação.

Quem atua na área de recursos humanos sabe, inclusive, o quanto é importante investir em cursos que visam melhorar as relações interpessoais no local de trabalho.

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Relacionamento Interpessoal Virtual

Ele é bastante relevante no atual contexto, em que cada pessoa convive com outras por meio de redes sociais e outras mídias online.

Vale salientar que no ambiente virtual é possível opinar sobre política, arte, religião e vários outros assuntos que constituem o tecido social. Em tais ambientes é possível se deparar com indivíduos que muitas vezes possuem um ponto de vista diferente do nosso.

Por isso, saber conviver e respeitar opiniões adversas faz parte da essência do relacionamento interpessoal virtual.

 

Importância de um bom relacionamento interpessoal

 

O bom relacionamento interpessoal é importante porque possibilita um convívio harmonioso nas mais diversas esferas sociais. Isso quer dizer que o seu modo de se relacionar no ambiente de trabalho não será igual em seu relacionamento familiar, por exemplo.

Nesse caso, o relacionamento interpessoal é importante para qualquer tipo de cenário. Vamos entender mais sobre isso?

 

Na vida pessoal

O bom relacionamento pessoal com a família e com os amigos é importante, pois gera ambientes agregadores e saudáveis. O mau relacionamento na vida pessoal resulta em momentos de estresse e que podem prejudicar a vida profissional.

 

Vida profissional do colaborador

No ambiente corporativo o bom relacionamento interpessoal é importante para encontrar soluções diante de algum tipo de problema. Como lidar com uma crise sem saber trabalhar em equipe? 

Por essa razão, o relacionamento interpessoal se torna fundamental para a produtividade no trabalho. Além disso, é comum que entre as pessoas existam diferentes níveis de relacionamentos, pois a postura diante de alguém mais elevado na hierarquia, por exemplo, é diferenciado. 

Saber se relacionar com esses graus de hierarquia dentro do ambiente corporativo permite que o colaborador mostre o quanto ele conhece o seu local de trabalho e as respectivas funções da sua equipe.  

 

Bom relacionamento interpessoal nas empresas

Para as empresas o relacionamento interpessoal é importante porque gera um time empenhado em crescer. Além disso, os relacionamentos interpessoais em uma empresa resultam em profissionais mais capacitados, aptos a identificar e a solucionar problemas.

Proporcionam também em menor rotatividade dos colaboradores e maior retenção de talentos, pois o ambiente de trabalho permite usar todo o potencial criativo deles.

Por fim, possibilita uma maior redução de custos, pois a baixa rotatividade dos colaboradores impede gastos excessivos com o turnover, ou seja, com as entradas e saídas dos colaboradores.

 

Pilares do relacionamento interpessoal

 

Existem alguns pilares que são essenciais para a obtenção de um bom relacionamento interpessoal. Você sabe quais são eles? 

 

Conhecimento

É o instante em que duas ou mais pessoas se conhecem. Essa é uma etapa básica, pois é o momento em que algumas pessoas necessitam “quebrar o gelo”, descobrindo quais são as afinidades entre si.

 

Empatia

Empatia é a capacidade que uma pessoa tem de se colocar no lugar do outro. Ou seja, ela é a ação de avaliar uma situação pelo mesmo ângulo de outra pessoa que está envolvida nessa mesma situação que você.

Além disso, a empatia vai além da mera preocupação com o semelhante. Ela também implica em compreender a motivação das outras pessoas para agirem de determinado modo em alguma ocasião.

 

Assertividade

Ela consiste na habilidade de nos comunicarmos de maneira clara, objetiva e principalmente respeitosa. Por meio da assertividade é possível expor opiniões honestas e claras. 

Ao estabelecer a assertividade como um pilar para o relacionamento interpessoal, é possível conviver de maneira harmoniosa e saudável com outras pessoas.

 

Ética

Ela é o conjunto de valores morais que conduzem as relações humanas nos mais variados segmentos. Uma empresa, por exemplo, possui a sua ética nos processos de trabalho. 

Agir com ética é importante na política, em casa e no trabalho. A ética anda de mãos dadas com a moral e por essa razão é um dos pilares mais sólidos do relacionamento interpessoal.

 

Habilidades interpessoais

 

As habilidades interpessoais são características que devem ser dominadas para facilitar o relacionamento entre as pessoas. Sendo assim, veja um pouco mais sobre elas a seguir. 

 

Comunicação

Saber se comunicar de forma clara e concisa é a base de qualquer relação. Quem consegue expressar as suas opiniões e sentimentos, geralmente consegue se destacar e obter o respeito dos demais.

Na vida familiar a comunicação é importante para assegurar um diálogo com os filhos, sendo parte fundamental para a educação.

Na vida profissional, ela é importante para quem quer subir de carreira, mostrar serviço e competência. Não por acaso, os grandes líderes sabem se comunicar de forma compreensível e persuasiva

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Além disso, faz parte da comunicação não apenas falar, mas também saber ouvir. Por essa razão, é importante exercitar a habilidade de escutar a opinião dos outros, avaliá-las e, se possível, rebater com cordialidade.

 

Cordialidade

Ser cordial e afável, de maneira descompromissada, é uma habilidade que pode ser praticada diariamente, tanto na esfera pessoal quanto na profissional. Ela serve para transmitir mais carisma e ainda faz parte da educação básica de convivência em sociedade.

Além disso, a cordialidade é uma troca, pois de uma forma geral, quem age com cordialidade também é bem tratado.

 

Negociar

A habilidade de negociar está relacionada não apenas com o comércio, mas também com vários outros elementos em vários segmentos do nosso cotidiano. Negociar, em casa por exemplo, envolve dialogar com os filhos, fazer tratos com eles, estabelecer tarefas e limites.

Para negociar, seja em casa ou no trabalho, é necessário ser persuasivo sem ser autoritário. É necessário também saber ouvir e avaliar as situações.

 

Relacionamento interpessoal no trabalho

 

O relacionamento interpessoal no trabalho envolve a troca de ideias entre pessoas de uma mesma equipe. Tais relações são dinâmicas e, devido a opiniões divergentes entre o grupo, pode sofrer alguns atritos.

No entanto, diante de algumas dicas básicas, é possível melhorar tais relações, estabelecendo um ambiente harmônico e favorecendo a produtividade. 

 

7 dicas para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho

 

1 - Adote uma atitude positiva

A postura positiva estimula as pessoas ao seu redor a utilizarem todo o seu potencial de trabalho. Inclusive, esse é um comportamento dos melhores líderes

No entanto é importante não confundir atitude positiva com um otimismo exacerbado. Atitude positiva é, acima de tudo, encarar as situações de forma realista e encontrar soluções viáveis, sempre ouvindo opiniões e avaliando as mais pertinentes.

 

2 - Estabeleça limites

Apesar dos relacionamentos interpessoais serem fundamentais no ambiente de trabalho, é necessário manter a postura profissional e nunca perder o foco na produtividade

Ainda que seja difícil separar a vida pessoal da profissional, é essencial manter espaço para a individualidade. Isso não implica ser rude ou evitar contato com outras pessoas, mas estar ciente dos instantes certos para interagir.

 

3 - Fique atento para críticas e feedbacks

Uma dica importante é prestar atenção a outros pontos de vista. Esteja atento sobre como as pessoas avaliam a sua postura profissional e suas opiniões.

Contudo, utilize esse aspecto para compreender melhor como você é visto, pois com isso você tem condições de buscar o autoconhecimento e autodesenvolvimento.

 

4 - Sempre aja com respeito

Qualquer ambiente conta com pessoas distintas que podem apresentar pensamentos diferentes e divergência de valores. No ambiente de trabalho, especialmente, há situações que exigem paciência e uma postura educada. 

A cordialidade, inclusive, favorece que você seja carismático, contribuindo muito para que você seja ouvido com atenção e reforce características de liderança.

 

5 - Tenha boa vontade

A boa vontade demonstra que você se empenha em oferecer o seu melhor. Isso, de certa forma, estimula também os seus colegas a agirem da mesma maneira.

Sendo assim, ao ser solicitado para prestar um favor ou realizar uma tarefa, demonstre entusiasmo. Uma postura que demonstra má vontade ou obrigação forçada não ajuda na produtividade do trabalho.

 

6 - Saiba fazer críticas

A empatia é uma característica importante nas relações interpessoais, por isso, tratar os outros como você quer ser tratado é essencial. Nesse caso, criticar e apontar os erros, de forma gentil, para oferecer feedback, é uma excelente alternativa. 

Com isso é possível proporcionar crescimento de maneira educada e, ainda por cima, mantendo uma postura profissional e estimulante. 

 

7 - Reconheça os seus erros

Ninguém é perfeito, pois todos são passíveis de cometer erros. Mas pior do que cometer erros é não reconhecê-los. 

A partir do momento que você assume as suas falhas e demonstra empenho em saná-las, você passa uma imagem honesta, humana e demonstra que está sempre disposto a aprender.

O relacionamento interpessoal é a base para o convívio em sociedade. Por causa disso, é pertinente que você conheça todas as características que facilitam e harmonizam as boas relações entre as pessoas, seja na sua vida pessoal com família e amigos, seja no ambiente profissional.

 

Não pare por aqui, seu desenvolvimento só depende de você!

 

Espero que, com este artigo, tenha ficado claro para você a importância de desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal.

Estas Soft Skills podem estar separando você do seu sucesso pessoal e profissional. Sendo assim, cabe somente a você buscar capacitação e preparo nessas habilidades que, como todas as outras, podem muito bem ser aprendidas e treinadas.

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