A sobrevivência de uma empresa pode estar ligada com diversos fatores e nesse cenário, medidas internas fazem grande diferença, como apostar na qualificação dos colaboradores.

Afinal, estão diretamente ligados com os resultados obtidos e consequentemente, com as melhorias constantes aplicadas nas corporações.

Dessa forma, é muito importante que exista a consciência de que as vantagens possuem impacto não apenas para a marca, como também para a vida profissional do funcionário, tais como:

 

Retenção de talentos

 

Os investimentos direcionados para a qualificação dos colaboradores podem nutrir o sentimento de valorização e confiança com a empresa.

Portanto, em diversos casos pode existir uma maior dedicação para agregar não só em sua área de atuação, como também no crescimento do lugar como um todo.

Essa prática pode contribuir com uma maior permanência do colaborador na corporação e dessa forma, uma menor rotatividade poderá ser alcançada.

Seja em uma corporação que instala  equipamentos para tratamento de efluentes ou em qualquer outro setor, é preciso também considerar que os processos de contratação e demissão exigem tempo e  recursos financeiros.

Ainda mais, a rotatividade pode influenciar a equipe de uma forma negativa, principalmente em pontos em que o fluxo de trabalho está adequadamente estruturado.

 

Informações atualizadas

 

Em diversas áreas há atualizações constantes, como na industrial com o desenvolvimento de  centrífuga autolimpante, o que pode exigir a implantação de novos processos e consequentemente, um preparo mais avançado para atender os requisitos.

É preciso que exista atenção ao mercado por parte do empreendedor e profissionais no geral, uma vez que o investimento em melhorias deve ser constante e as oportunidades aproveitadas da melhor forma possível.

Independente da posição é interessante para o profissional que esteja bem preparado, especialmente para que as soluções apresentadas pela empresa não se tornem obsoletas.

 

Melhor fluxo de trabalho

 

A qualificação dos colaboradores proporciona para os profissionais novos conhecimentos ou a otimização de práticas já conhecidas, o que pode ter impacto em uma performance mais ágil e de qualidade.

Dessa maneira, tanto em equipe quanto individualmente, os resultados poderão apontar um fluxo de trabalho com uma entrega melhor em todos os parâmetros, o que também envolve a amenização da necessidade de revisão em diversos setores.

Uma maior  produtividade também pode estar ligada com a aplicação de novos recursos tecnológicos nas empresas, que visam, por exemplo, a automação e consequentemente podem exigir um preparo diferenciado dos funcionários.

A partir desse ponto, é possível contar com colaboradores mais preparados para enfrentar desafios cada vez mais complexos, o que também contribui com maiores possibilidades na delegação de tarefas.

 

Otimização de recursos financeiros

 

De certa forma, as melhorias associadas aos recursos financeiros das empresas que investem na qualificação dos colaboradores são predominantemente um resultado dos fatores abordados.

Basta imaginar a atuação de profissionais mais qualificados na área de  concretagem de laje, a redução de despesas pode ser uma consequência de um melhor uso dos materiais, projetos desenvolvidos com maior eficácia, assim como a utilização mais adequada dos equipamentos de segurança.

Além disso, no dia a dia da própria empresa diversos fatores podem ser aprimorados, não só do exemplo citado, mas de outros setores, como de  empresas de consultoria ambiental em SP com capacitação para o uso de ferramentas para o controle de informações, emissão de notas fiscais, entre outras possibilidades.

 

Como investir na qualificação dos colaboradores?

 

Anteriormente foi possível analisar as principais vantagens de investir na qualificação dos colaboradores de uma empresa e a partir dessa compreensão, é muito comum que dúvidas apareçam sobre as formas mais adequadas de realizar essa ação.

Em primeiro momento, é interessante que o empreendedor se faça 3 perguntas antes de investir na qualificação dos colaboradores:

 

Quais demandas devem ser atendidas?

 

Uma vez que cada empresa conta com suas particularidades, é interessante avaliar com cautela o tipo de demanda atrelada a cada área para viabilizar os investimentos mais adequados para a qualificação dos colaboradores.

Nesse caso, fazer um mapeamento dos departamentos e verificar principalmente os que apresentam problemas associados com a produtividade e um maior número de falhas, pode ser muito positivo.

Além de práticas como essas, também é interessante pesquisar por tendências sobre qualificações e instalações que possam ser favoráveis para o dia a dia da empresa, como no caso de novas  tecnologias.

Pode ser vantajoso elaborar um plano de capacitação para organizar as informações, no qual conte com informações como as principais exigências a serem atendidas em relação ao conhecimento dos funcionários, os nomes e posições.

 

Existe um método que se destaca?

 

É indispensável avaliar se existe uma medida que apresenta uma maior compatibilidade com o tipo de demanda apresentada pela corporação.

Nesse caso, basta analisar a situação de  fornecedores de farinha de trigo que desejam apostar em qualificações específicas para otimizar o fluxo de trabalho. 

Dependendo da região, uma plataforma  EaD (Ensino a distância) pode ser mais favorável ou cursos ministrados na própria corporação para a qualificação dos colaboradores.

Dependendo da demanda a ser atendida, há ainda opções presenciais nas próprias instituições de ensino.

 

Quais são as empresas que podem ser contratadas?

 

A partir do ponto anteriormente apresentado, é fundamental se questionar a respeito dos profissionais que podem ser contratados para realizar a qualificação dos colaboradores.

Por exemplo, para palestras sobre segurança para  fornecedores de produtos hospitalares, é preciso verificar as principais corporações que atendem esse tipo de setor, tendo em mente que se trata de uma seleção estratégica.

Por esse motivo, é interessante estabelecer o tipo de metodologia procurada e se necessário, esclarecer dúvidas com profissionais qualificados para obter um melhor direcionamento.

Sendo assim, é interessante adotar passos como os seguintes antes de realizar a qualificação dos colaboradores:

 

  • Pesquisar referências;

  • Verificar a experiência dos profissionais do curso;

  • Avaliar o suporte oferecido;

  • Analisar o conteúdo programático.

 

São fatores como esses que podem potencializar as chances de contratar uma empresa que, de fato, agregue valor aos funcionários no decorrer da capacitação.

É preciso analisar não só a qualidade e alternativa mais compatível com as demandas, como também o investimento que será necessário e as facilidades que cada empresa oferece.

Não só aulas, como palestras e workshops podem ser interessantes, para a qualificação dos colaboradores, de acordo com o número de profissionais e necessidades existentes.

 

Dicas para a qualificação dos colaboradores

 

É válido abordar que a preocupação com profissionais qualificados deve existir antes da contratação, com o planejamento de processos seletivos eficazes e admissão de pessoas que realmente apresentam propensão para desenvolvimento e  liderança.

Além desse fator, o incentivo é um dos fatores de maior importância quando se fala da qualificação dos colaboradores, principalmente com o estímulo de uma empresa comprometida como um todo com os objetivos e valores.

Há uma série de iniciativas que podem ser adotadas nesses casos, por exemplo, um empreendimento que atua com  manutenção eletrônica industrial e atende os custos de alguns cursos ou até mesmo parte da graduação dos funcionários.

Ainda mais, promover eventos estimula a troca de conhecimento, assim como estimular a participação de feiras e ocasiões da área, que muitas vezes apresentam oficinas e/ou palestras para os participantes.

No decorrer do processo se deve ter cuidado para não sobrecarregar os funcionários, afinal, é indispensável compreender que a aquisição de qualquer tipo de conhecimento requer tempo e com métodos bem elaborados é possível ter resultados positivos.

Por esse motivo, é interessante ter um bom planejamento, principalmente quando treinamentos para a qualificação dos colaboradores são realizados ao longo da semana para que os horários sejam bem distribuídos e não atrapalhem a  produção.

Inspirar os colaboradores também pode fazer um grande diferencial, especialmente com a elaboração de planos de carreira, uma vez que é determinante para que um propósito seja reforçado.

Por exemplo, em uma fábrica de  peças para tratores agrícolas com planos de carreira bem definidos, as motivações podem ser ainda mais evidentes para aprimorar o desempenho, o que potencializa o aproveitamento de iniciativas em prol da qualificação dos colaboradores.

Para que desfechos satisfatórios realmente sejam alcançados, é importante que os líderes se preocupem com o tipo de exemplo apresentado a cada colaborador.

Basta imaginar um gestor que treina os funcionários em prol de um melhor atendimento, mas não se mostra prestativo diante a própria equipe.

É algo que reforça a necessidade de que implantar qualificações nas mais variadas posições para que a empresa tenha melhorias de uma forma geral.

Além das questões apontadas ao longo do texto, ainda é válido citar que esse tipo de investimento gera um grande diferencial para as corporações, independente do setor de atuação ou porte.

Afinal, consiste em basicamente direcionar parte dos esforços da empresa para que os profissionais se desenvolvam e como consequência, resultados mais positivos podem ser alcançados, o que pode ter impacto na imagem do local, parcerias e sem dúvidas, no crescimento.

 

Comece agora a qualificação dos colaboradores!

 

Para começar a qualificação dos colaboradores você pode conferir nosso curso gratuito de  White Belt em Lean Seis Sigma!

Neste treinamento você vai aprender sobre a metodologia Lean Seis Sigma, o  método DMAIC, como analisar e planejar melhorias e como integrar equipes de resolução de problemas.

Este é o primeiro passo para você alinhar sua equipe e realizar a qualificação com base na metodologia Lean Seis Sigma! É só clicar no botão abaixo e conferir o curso!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog  Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.