Será que vale a pena investir em um curso EAD? Seja uma graduação ou um curso de qualificação profissional, quais são os benefícios deste modelo de ensino?

Esses são alguns dos diversos questionamentos que surgem quando pensamos em fazer um curso à distância. E são essas dúvidas que iremos sanar hoje ao longo deste artigo. Então pegue aquele cafezinho e venha comigo entender mais sobre o funcionamento dos cursos EAD.

 

O que são e como funcionam os cursos EAD?

 

Os cursos  EAD são divididos basicamente em dois modelos: o primeiro modelo engloba os cursos de graduação, nos quais você tem acesso online aos materiais, mas há também encontros presenciais periódicos obrigatórios.

E tem também o segundo modelo, o qual se enquadra os  cursos de capacitação profissional, no qual tudo é realizado no ambiente virtual, tanto os materiais são disponibilizados online na plataforma de ensino, quanto as possíveis avaliações e até mesmo o diploma que é adquirido ao final do curso à distância.

 

O curso EAD é a melhor opção para você?

 

Por muito tempo existiu aquela historinha de que a educação à distância não era tão boa quanto a presencial, ou que o seu diploma não tinha o mesmo valor. Se você ainda pensa assim, está na hora de evoluir o seu pensamento!

 

 

Os cursos EAD têm crescido e conseguido cada vez mais força, então essa fase de medo ou insegurança por ficar na dúvida se era realmente bom ou não, já passou.

Claro, que é necessário avaliar e pesquisar bastante a instituição na qual você pretende iniciar os seus estudos, pois assim como no ensino presencial existem unidades de ensino boas e ruins, o mesmo ocorre nas instituições que oferecem os cursos EAD.

Outro ponto importante a ser analisado neste momento é a sua personalidade, se você tem a disciplina e o comprometimento necessário para fazer um curso EAD. Afinal, você será a única pessoa que vai cobrar o seu empenho neste modelo de ensino.

 

Quais são os benefícios ao escolher um curso EAD?

 

Agora iremos conhecer os maiores benefícios que você terá ao escolher fazer um curso EAD.

Preparado? Então vamos lá!

 

Menor custo

 

Como primeiro benefício, temos o custo reduzido que um curso EAD propõe aos seus alunos, e isso ocorre devido ao fato de que a instituição de ensino à distância não tem tantos gastos como uma instituição presencial para se manter, e, com isso, a mesma consegue oferecer aos seus alunos mensalidades reduzidas.

Além disso, há também a questão de que o aluno não precisa residir no local da instituição, o que, por sua vez, também gera uma grande economia ao estudante.

 

Maior flexibilidade

 

Hoje em dia, dificilmente você vai encontrar alguém que faz uma única coisa; no geral, as pessoas trabalham, estudam, entre outras atividades, e devido a isso muitas vezes fica inviável o estudo em instituições presenciais, seja para aperfeiçoamento profissional, como um curso de  gestão finanças e  liderança, ou um curso superior.

Com isso, os cursos EAD surgem trazendo exatamente a flexibilidade de que o aluno precisa, oferecendo um ensino de qualidade, quando e onde se quiser.

Este segmento da educação traz a oportunidade a diversas pessoas, de várias classes sociais, de conquistar o seu tão sonhado diploma de ensino superior, ou mesmo a oportunidade de adquirir um alto conhecimento em metodologias que podem mudar a história da sua empresa.

Como é o caso da Voitto, que é uma escola de gestão com cursos EAD, que trazem  o diferencial que você precisa no seu currículo ou mesmo na sua vida profissional para alavancar os seus negócios, com diversos cursos sobre  melhoria contínua finanças empreendedorismo líderes kaizen Excel básico ao avançado Power BI e muito mais.

 

Portal de dúvidas

 

Quando estamos em uma sala de aula, diversas vezes surgem dúvidas e muitas vezes ficamos com vergonha de perguntar e acabamos indo embora com aquele questionamento.

Ao realizar um curso EAD, em uma boa instituição, você terá acesso a um portal de dúvidas.

Isso é algo fantástico, principalmente se você não tem tanta facilidade e destreza para fazer seus questionamentos pessoalmente a um professor.

Aqui na Voitto, por exemplo, o nosso portal de dúvidas é a  Voitto Connect; através dele, o consultor ou o instrutor especializado conseguirá entender claramente as solicitações dos alunos, assim como poderá interagir de uma forma mais dinâmica e responder às solicitações de maneira simples, objetiva e rápida.

 

Facilidade de acesso ao material

 

Nos cursos EAD, outro benefício é a grande facilidade para acessar o material de apoio, onde e quando se quiser, uma vez que o mesmo fica disposto em uma plataforma online.

Isso ajuda muito, quando você está, por exemplo, desenvolvendo um projeto dentro da sua empresa e precisa de uma informação que viu no curso, mas não se lembra em detalhes, então facilmente você entra na plataforma online e tem acesso a todo material.

 

Faça o teste!

 

Ficou interessado em saber mais detalhes sobre como funciona um curso EAD? Nada melhor do que você mesmo testar.

Então, para te ajudar com isso, preparei uma oportunidade incrível para você fazer um curso EAD GRATUITO de qualidade, que irá agregar grande valor na sua carreira profissional: o curso de Introdução ao Excel. Não perca tempo, clique no botão abaixo e venha conferir!

E aí, gostou do conteúdo deste artigo? Então compartilhe com um amigo que quer entender mais sobre como funcionam os cursos EAD e, antes de ir embora, deixe seu  feedback nos comentários, ele é muito importante para a melhoria do nossos conteúdos :)