Você sabia que o curso White Belt é uma ótima oportunidade para quem tem interesse em conhecer a metodologia Lean Seis Sigma e entender a aplicação prática de um processo de melhoria contínua?

O curso White Belt tem por finalidade apresentar uma visão geral sobre programa Lean Six Sigma, mostrando sua importância, as principais ferramentas utilizadas em um projeto e até os resultados obtidos a partir da aplicação da metodologia no mercado.

Neste artigo, vamos esclarecer todas as dúvidas sobre este tipo de curso, o papel deste profissional dentro de uma empresa e até como você pode conquistar uma Certificação White Belt gratuitamente pela Voitto.

 

Conteúdo introdutório do Lean Six Sigma

 

Olhar, � Procura, Pessoa, Distância, Pessoas, Jovem

 

Como em qualquer outra área de estudo, todo aprendizado começa pela definição de conceitos básicos que darão o suporte necessário para que o futuro especialista possa desenvolver atividades mais complexas.

Antes de se tornar um especialista na metodologia Lean Six Sigma, o profissional precisa conhecer conceitos básicos de qualidade para compreender a lógica que envolve o conjunto de técnicas ensinadas durante sua formação profissional.

Apesar de estar entre os mais básicos cursos de certificações Lean Six Sigma, isso não significa que o curso White Belt seja um estudo simplório. Na verdade, o curso permite que o aluno aprenda os fundamentos necessários para que possa percorrer o caminho em busca de outras certificações, como as de: Yellow Belt, Green e Master Black Belt.

 

Mas afinal, o que faz um White Belt?

 

Pergunta, Dúvida, Problema, Marca, Interrogatório

 

Fazer um curso White Belt significa possuir o conhecimento dos princípios mais básicos sobre melhoria de processos. Como profissional você estará apto a integrar equipes de resolução de problemas que irão suportar os Yellow, Green e Black Belts na execução de projetos Lean Six Sigma.

A principal finalidade do treinamento é alinhar funcionários de nível operacional com a metodologia Lean Six Sigma, ensinando-lhes ferramentas estatísticas e gráficas para que possam ser capazes de acompanhar projetos em sua área, ou participar de projetos de melhoria, contribuindo para o alcance de melhores resultados.

 

Quais benefícios um White Belt pode oferecer a uma empresa?

 

Confundido, Mãos, Até, Dúvidas, Perplexo, Jovem

 

Quando falamos de erros e desperdícios, sabemos que, em uma lógica empresarial, isto significa perda de dinheiro. Processos contraditórios e não sistematizados acabam por gerar efeitos negativos em todos aqueles envolvidos no negócio, não é?

A Certificação através do curso White Belt vai justamente contra isso.

Um profissional capacitado neste treinamento é capaz de perceber claramente as chances em projetos de melhoria. No cotidiano de uma empresa, é natural perceber que falhas acontecem, o diferencial é saber como solucioná-las!

Um profissional qualificado através de um curso White Belt adquire as competências de um olhar atento, a compreensão de como enxergar eventuais falhas e reportá-las para que sejam resolvidas – este colaborador torna-se reconhecido por trazer soluções!

Quando nos qualificamos por meio de um curso White Belt, agregamos valor às nossas funções. A postura de disponibilidade para auxiliar em melhorias acaba por ser reconhecida, isto só impulsiona as chances de ascensão em sua carreira.

Ao passo que um White Belt compõe o grupo de colaboradores de uma empresa percebemos uma via de mão dupla.

Ao mesmo tempo que o profissional se beneficia com sua qualificação, mostrando-se mais competente e apto a exercer sua função com excelência; a organização, ao possuir visões focadas em aumentar a capacidade e desempenho do processo sem elevar investimentos, só tem a ganhar.

 

Como se capacitar em um curso White Belt da Voitto?

 

Sabemos a dificuldade que é encontrar tempo para conseguir realizar um treinamento de qualidade. Pensando nisso, a Voitto criou um curso White Belt  com aulas curtas objetivas para que você possa realizar o curso onde e quando quiser.

O primeiro passo para ser tornar um White Belt pela Voitto é muito simples, basta clicar no botão abaixo e assistir as videoaulas quantas vezes quiser!

 

 

Vantagens do curso White Belt da Voitto

 

O curso White Belt da Voitto é baseado no conteúdo recomendado pela ASQ (American Society for Quality) e é o único acreditado pela LSS Brasil (a maior comunidade de profissionais Lean Seis Sigma do país).

Por ser um curso online, oferecido pela modalidade EAD, você pode fazer conforme sua disponibilidade de horário. 

 

Conteúdo Programático do curso


Módulo 1: Fundamentos Seis Sigma

 

Módulo 2: Metodologia DMAIC

  • O método DMAIC;
  • O Seis Sigma e o Sistema de Gestão;
  • Consolidação do Conhecimento.

 

Módulo 3: Fase de definição

 

Módulo 4: Fase de Medição

 

Módulo 5: Fase de Análise

  • Análise do Processo;
  • Análise de Causa Raiz;
  • Consolidação do Conhecimento.

 

Módulo 6: Fase de Melhoria

  • A Priorização de Dados;
  • Formulação do Plano de Ação;
  • Cultura do Kaizen;
  • Consolidação do Conhecimento.

 

Módulo 7: Fase de Controle

 

Confira o que nossos alunos têm a dizer sobre a Formação White Belt da Voitto

 

Jovem, Pessoas, Mulher, Isolado, Área De Trabalho

 

“Muito bom o curso pra quem quer iniciar na filosofia Six Sigma. Fiquei muito satisfeito e pretendo continuar meu aprendizado em outros Belts...”

Alex Xavier de Souza

 

“Gostei muito do curso e do que o Lean Seis Sigma pode me oferecer na minha carreira como futuro gestor. O curso de White Belt foi uma porta aberta para novos horizontes e uma nova visão. Muito obrigado!”

Rafael Reis

 

“O curso de vocês é muito bom e completo. Para ser um curso de White Belt ele vai além do básico. Isso foi um fator diferencial de todas as ementas de cursos que procurei sobre assunto. Inclusive, escolhi a Voitto para realizar o treinamento Black Belt. Parabéns!”

Lucas Alexandre Liach

 

“Gostei muito do curso, principalmente por apresentar o quão essa metodologia vai nos servir na prática do dia-a-dia.”

Raul Silva Soares

 

“Os assuntos são abordados de forma clara e direta, o instrutor demonstra pleno conhecimento sobre o assunto e possui a didática esperada.”

Rafael de Araújo Rocha

 

“Gostei muito! Sou Tecnólogo em Processos Gerenciais e estou cursando o 9º período de Engenharia de Produção. Eu já conhecia alguns conceitos, mas o curso agregou novos conceitos e ferramentas. Me interessei bastante pelos cursos oferecidos pela Voitto. Espero investir mais em minha vida profissional com vocês. Obrigado!”

François Guilherme Carvalho

 

“Gostei da qualidade das videoaulas. Excelente material didático. Os cases também foram muito interessantes para se ter uma ideia de como se desenvolve um projeto.”

Paulo Sérgio Ferreira

 

“O treinamento é muito bom, serve como base e incentivo a aprofundar no estudo do método.”

Aline Neves Rosrigues

 

“Gostei do curso, muito dinâmico! O passo a passo para resolução de problemas e as ferramentas mais indicadas me empolgaram e me deixaram ansioso para aplicação. Espero ter a possibilidade de realizar o curso de Green e Black Belt! Obrigado pela disponibilização do curso de forma gratuita!”

Wilson Diego Soares

 

“Quanto ao conteúdo ministrado vocês estão de parabéns. Já havia feito pela minha empresa o mesmo curso e achei o material abordado excelente!

Edson de Melo Junior

 

“Sou administrador e já realizei treinamentos dentro e fora da organização em que trabalho. Realizei este como uma reciclagem e fiquei totalmente surpreendido pela abordagem do curso. Parabéns!”

José Motanher Felício de Oliveira

 

“Excelente. O consultor busca sempre alinhar a teoria a ser explicada junto a rotina de uma empresa. O interessante é que os exemplos mostrados e os casos analisados são extremamente comuns a vários tipos de empresa. Isso possibilita obter uma visão ampla de como a metodologia funciona na prática. Para mim, o curso foi essencial para entender melhor a gestão da empresa onde estagio, uma vez que consegui identificar 90% das ferramentas e práticas citadas para uma boa gestão de negócio.”

Mateus Felipe Lourado Araujo

 

“Treinamento muito bom. Superou muito minhas expectativas! Acho que o módulo bônus com os cases ajudou a consolidar os pontos expostos na teoria.”

Jeferson da Silva Pimentel

 

“Gostei muito do curso, sou estudante de Engenharia de Produção e esse curso, assim como os seguintes que pretendo fazer no futuro na mesma área, julgo como de grande importância na carreira que seguirei.”

Marcelo Aparecido do Lago

 

“Gostei bastante do curso e da apostila, consegui ter uma eficiente introdução ao conceito Lean Seis Sigma (que era o que eu buscava).”

Vinícius Henrique Arantes SIlva

 

“Realmente bastante esclarecedor e motivador. Vou buscar recursos para buscar outras certificações.”

Graciela Maria Lopes Rodrigues

 

Ótima didática! Eu gostei muito do curso. Foi uma oportunidade muito grande começar minha trajetória de Belt com a Voitto, ainda mais com a qualidade de ensino que foi dada.

Luiz Gabriel Pereira Herzog

 

“Treinamento muito bom para um primeiro contato com essa área de conhecimento. Muito engrandecedor!”

Gustavo Henrique Santana Ascen

 

“Achei tudo ótimo, superou minhas expectativas!”

Stefane Santos

 

 “O curso é muito bom e a ideia da plataforma é excelente, ficou muito bem feito.”

Adriano de Almeida Marcato

 

“Estou altamente satisfeito com o curso e pretendo futuramente realizar o curso de Green Belt.”

Sérgio Renato Teixeira Nascimento

 

“Parabéns pelo curso, me fez relembrar vários tópicos do meu curso de Administração. Obrigado!“

Carlos Eduardo Maia Santos

 

Em função de ser um curso gratuito de White Belt, fiquei surpreso com a quantidade de material disponível. O curso superou minhas expectativas!

Diego Samuel Santos

 

 

Gostou do nosso artigo? Então deixa seu comentário aqui e não esqueça de compartilhar com seus amigos.