A aplicação da metodologia Lean Seis Sigma nas organizações traz benefícios em produtividade e na lucratividade, por isso, a demanda por profissionais capacitados nessa metodologia, como os Yellow Belts, tem se tornado cada vez maior para compor os colaboradores de uma empresa.

E se você não sabe como esse profissional se encaixa dentro da implementação dos projetos Lean Seis Sigma, e como você pode se tornar um, você está no lugar certo!

Você poderá esclarecer as suas dúvidas sobre o que é o profissional Yellow Belt neste artigo, através dos seguintes tópicos que serão abordados:

 

  • O que é Yellow Belt?

  • O que é o Lean Seis Sigma?

  • Organização dos profissionais Lean Seis Sigma;

  • O que é o curso Yellow Belt?

  • Vantagens de se tornar Yellow Belt;

  • Conquiste agora sua certificação Yellow Belt!

 

Vamos lá?

 

O que é Yellow Belt?

 

Yellow Belt é um profissional capacitado com base na aplicação da metodologia Lean Seis Sigma e cumpre um papel operacional no programa, auxiliando os Green Belts e Black Belts na implementação de projetos de melhoria dentro das organizações.

Este profissional é treinado para utilizar as ferramentas da  metodologia Seis Sigma através de uma visão de projeto, e não só de suporte.

E, se você caiu aqui e não sabe muito bem o que é o  Lean Seis Sigma, no próximo tópico vou falar um pouco sobre essa metodologia para que você possa entender melhor as funções de um Yellow Belt. Vamos lá?

 

O que é Lean Seis Sigma?

 

Lean Seis Sigma é uma metodologia que une a filosofia Lean com o método Seis Sigma. Os conceitos e ferramentas do  Lean Manufacturing trabalham na redução de  8 desperdícios enquanto o Seis Sigma tem como objetivo diminuir a variabilidade dos processos, através de análises estatísticas.

 

 

Dessa forma, quando desenvolvidas em conjunto, essas duas filosofias são capazes de gerar um grande impacto em  produtividade dentro das organizações, através de projetos de melhoria, visando o aumento da  lucratividade.

Quer saber mais sobre o Lean Seis Sigma? Para isso você pode fazer o download do nosso Ebook Gratuito, “Guia Definitivo Lean Seis Sigma”! É só clicar na imagem e conferir o Ebook!

Agora que você já está alinhado com a metodologia base da formação dos Yellow Belts, vamos ver quais são as responsabilidades de cada Belt dentro da implementação de projetos Seis Sigma.

 

Organização dos profissionais Lean Seis Sigma

 

Como dito anteriormente, o profissional Yellow Belt auxilia na implementação dos projetos Lean Six Sigma de melhoria, desenvolvidos pelo Green Belt e pelo Black Belt.

Além desses, temos os profissionais White Belts, que executam uma função operacional, e Master Black Belts, que respondem diretamente à alta administração da empresa.

Na imagem abaixo você pode visualizar como é estruturada essa divisão de tarefas:

 

 

Entenda melhor essa divisão a seguir:

 

  • Acionistas e Sponsor: participam da aprovação dos projetos, reuniões, eventos de sustentação do programa e da facilitação e viabilização de recursos financeiros e humanos;
  • Champion: são geralmente diretores das organizações e tem como responsabilidade apoiar os projetos e remover barreiras;
  • Master Black Belt: profissionais ligados à gestão e tem cargo efetivo na hierarquia da empresa. O Master Black Belt dedica todo seu tempo à implementação do programa Seis Sigma na organização, principalmente na mentoria de projetos;
  • Black Belt: também dedica 100% do seu tempo ao programa, mas atua na execução e mentoria de projetos que visam a melhoria de processos; este profissional responde diretamente ou indiretamente ao Master Black Belt;
  • Green Belt: dedicam de 20% a 30% do seu tempo a projetos de melhoria contínua dentro da empresa;
  • Yellow Belt: profissional treinado nos fundamentos Seis Sigma, voltado para projetos, trabalha no nível operacional e pode dar suporte aos Black Belts e Green Belts;
  • White Belt: treinado nos fundamentos do Seis Sigma e possui função operacional.

 

Todos eles atuam para melhorar a gestão da qualidade e para cada um destes profissionais existe um treinamento adequado.

Enquanto os Green BeltsBlack Belts e Master Black Belts precisam realizar projetos práticos para obtenção da certificação em especialista, os profissionais White Belts e Yellow Belts podem ser treinados através dos seus respectivos cursos de certificação.

Você pode saber mais sobre os cursos específicos para cada um deles visitando nossos artigos:

 

 

A seguir, vamos falar um pouco sobre do curso de Yellow Belt.

 

O que é o curso Yellow Belt?

 

O curso Yellow Belt é um treinamento focado na metodologia Seis Sigma, no Lean Manufacturing, na aplicação do  método DMAIC e suas ferramentas.

Como exemplo, no treinamento de Yellow Belt que oferecemos, o curso aborda as métricas adotadas no Seis Sigma, noções de estatística metodologia 5S e as fases de Definição, Medição, Análise e Controle.

Além das respectivas ferramentas associadas a cada uma das etapas, como:  Diagrama de Ishikawa, Gráfico de Pareto os 5 porquês, diagrama de árvore,  POP e  Poka Yoke.

No curso, você é treinado a entender a aplicação das ferramentas citadas e realizar as análises estatísticas necessárias, com o objetivo de auxiliar no nível operacional os responsáveis pela implementação dos projetos.

Assim, o treinamento é indicado para profissionais que ocupam cargos de analistas, assistentes, auxiliares e outros cargos do nível operacional da empresa.

 

Vantagens de se tornar Yellow Belt

 

Fiz uma lista com as principais vantagens para que você possa enxergar melhor suas oportunidades com a realização desse treinamento:

 

EMPREGABILIDADE

 

Ser capaz de atuar na solução de problemas é o que as empresas têm procurado para auxiliá-las a melhorar os seus resultados. Então, essa qualificação vai te dar um diferencial competitivo no mercado de trabalho.

 

CREDIBILIDADE

 

O Seis Sigma é aplicado mundialmente em grandes empresas, o que traz credibilidade a profissionais capacitados nessa área.

 

MAIORES SALÁRIOS

 

Como consequência, profissionais capacitados nessa metodologia tendem a receber maiores salários e a crescerem dentro das empresas.

 

Conquiste agora a sua certificação Yellow Belt!

 

A aplicação da metodologia Lean Seis Sigma nas organizações tem como objetivo aumentar a lucratividade através das medidas já citadas aqui, por isso uma certificação nessa área é um diferencial no mercado de trabalho.

Então, para você aprender a utilizar as ferramentas e técnicas dessa metodologia e se tornar um profissional capacitado nessa área, você pode realizar o nosso treinamento de Yellow Belt em Lean Seis Sigma!

Além do que eu já falei que você pode encontrar no curso, ainda temos atividades práticas e Cases para assimilar melhor o conteúdo e ver sua aplicação.

E, com todo o conteúdo recomendado pela ASQ, alinhado com a ISO 10353, é o único curso online acreditado pela Six Sigma Brasil. Também somos acreditados internacionalmente pelo Council for Six Sigma Certification.

Antes de ir, não se esqueça de deixar aqui nos comentários seu  feedback sobre este conteúdo!