Avaliação de Treinamento é uma ferramenta que possibilita sua empresa avaliar a eficácia de treinamentos dados aos funcionários, possibilitando avaliar uma grande variedade de informações relacionadas ao treinamento como conteúdo, ministrante, infraestrutura e material, por exemplo, bem como os custos envolvidos em todo o processo. Simples e direto, não é mesmo? 

Afinal, nenhuma empresa quer investir num treinamento que não esteja gerando retorno, e a única forma de descobrir isso é justamente através de uma avaliação do treinamento realizado.

Então continue lendo para aprender a avaliar de forma objetiva a eficácia de treinamentos, através de notas obtidas pelos funcionários, pesquisa de satisfação, avaliação dos custos envolvidos e os resultados obtidos. Importante observar que para cada treinamento deve-se utilizar uma planilha de avaliação de treinamentos.

 

Faça junto com a gente!

 

Para ler o artigo de forma dinâmica que tal fazer o passo a passo com a gente? Para facilitar sua vida, estamos disponibilizando uma planilha incrível para que você possa colocar todo conhecimento adquirido em prática! Está esperando o que? Baixa logo a planilha, leia os estudos e aproveite!

 

Planilha de Avaliação de Treinamento

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha

 

 

Entenda a Ferramenta abaixo

 

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas, bastando apenas clicar nos botões que lhe direcionam para a respectiva aba. Ao clicar nas setas localizadas no canto superior esquerdo de cada aba retorna-se à página inicial da avaliação de treinamento.

 

Avaliação de treinamento

 

Cadastro de Notas

 

Esta etapa representada pela aba “Notas” corresponde ao primeiro passo para utilização desta planilha, onde se inserem os nomes dos participantes e suas respectivas notas e avaliações.

Para registro das notas existem duas formas possíveis, que podem ser utilizadas de acordo com o tipo de avaliação que a empresa deseja adotar.

  1. Observe que existem três colunas chamadas pré-avaliação, avaliação 1 e 2. Caso queira atribuir uma nota inicial para cada participante antes de iniciar o treinamento utilize a coluna pré-avaliação. Esta nota pode ser originada de um teste objetivo ou subjetivo, podendo ser o próprio participante avaliador do seu conhecimento sobre o conteúdo do treinamento. Se julgar que não seja necessário utilizar a pré-avaliação deixe a coluna toda em branco.

  2. As colunas avaliação 1 e 2 são referentes às notas atribuídas durante o treinamento, caso o treinamento possua alguma avaliação e também, como no primeiro caso, deseja-se atribuir uma nota (objetiva ou subjetiva) só que após o término do treinamento, utilizando somente uma das colunas de avaliação para isto, sendo interessante, neste caso, utilizar a coluna de pré-avaliação.

 

Avaliação de Treinamento

 

Em resumo, podem ser utilizadas uma, duas ou as três colunas de avaliação em um mesmo treinamento. Vai depender do formato de avaliação adotado pela empresa e/ou pelo professor/palestrante do treinamento. Observe na figura acima que ao lado direito existe uma pequena tabela que resume os dados da tabela a esquerda, expondo o total de participantes, participantes com aproveitamento positivo* e as médias de cada avaliação.

*Para o cálculo de participantes com aproveitamento positivo, consideram-se os que obtiveram melhoria em comparação com a nota da pré-avaliação, que pode ser observado na coluna Variação Absoluta. Consideram-se também os participantes que obtiveram média final igual ou superior à nota mínima aceitável (adotada pela empresa).  Note que as colorações nas colunas de Variação Absoluta e Média Final alteram conforme as notas para uma melhor visualização.

 

Pesquisas de Satisfação       

 

Esta etapa da avaliação de treinamento consiste em preencher as respostas de cada participante na planilha conforme ilustrado abaixo:

 

Avaliação de Treinamento

 

A coluna “Participantes” já possui os nomes vindos da aba “Notas” e, portanto não necessita ser preenchida. Os demais campos já possuem as respostas pré-definidas, sendo necessário apenas clicar sobre a célula de interesse e surgirá automaticamente uma seta ao seu lado direito, onde as respostas possíveis podem ser escolhidas. Este procedimento é adotado para cada pergunta e participante, exceto quando algum participante não tiver respondido o questionário. A coluna de “Comentários” é a única que não possui resposta padronizada, pois é de tema livre e não pode ser quantificada em números na aba “Resultados”.

 

Interpretação dos Resultados

 

Esta parte da planilha corresponde à aba Resultados, em que se encontram os gráficos em formato de pizza, que resumem as informações cadastradas na Pesquisa de Satisfação. Para cada pergunta há um gráfico, totalizando sete gráficos de resultados.

 

Interpretação dos Resultados

 

Para entender melhor os resultados, observe o gráfico a seguir:

 

 

As interpretações deste gráfico e também dos demais gráficos da planilha mostram que do total de participantes que responderam a pesquisa de satisfação da avaliação de treinamento, ou seja, estão marcados com SIM na segunda coluna da aba “Satisfação”, 25% deste total se mostrou estar muito satisfeito com o professor/palestrante, outros 25% estão satisfeitos com o ministrante do treinamento. A mesma interpretação segue para o item insatisfeito e muito insatisfeito, ambos também como 25% cada.

 

Quer aprender mais?

 

É claro que sim! Certo? Quanto mais se aprende, mais portas e oportunidades se abrem! Visto que você já aprendeu o que é a avaliação de treinamento, e como ela é importante dentro de uma organização, que tal ficar por dentro de todas funções do Excel?

Por isso, preparamos um curso de Introdução ao Excel para você conseguir utilizar esse software de forma proveitosa.

E quer saber mais? O curso é totalmente GRATUITO! Isso mesmo, a Voitto disponibiliza para você de graça um curso onde você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que? Não perca tempo e clique na imagem abaixo para começar o curso!