O que é turnover?
Custos da rotatividade
Turnover Voluntário
Turnover Involuntário
Turnover Funcional
Turnover Disfuncional
Causas do turnover
Identificando as causas do turnover
Consequências do turnover
Como reduzir o turnover
Indicadores de Turnover
Como calcular o turnover
Como relacionar os índices de turnover com a receita da empresa?
Aprimore suas habilidades de Recursos Humanos

Turnover: saiba como calcular esse indicador e reduza os impactos na sua empresa

Com o índice Turnover, você terá maior controle sobre a rotatividade de colaboradores e poderá tomar decisões estratégicas com relação a sua equipe!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Turnover: saiba como calcular esse indicador e reduza os impactos na sua empresa

Turnover é o termo utilizado na área de recursos humanos que caracteriza a rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, ou seja, a saída e entrada de colaboradores durante um determinado período.

A rotatividade é um efeito natural, mas quando em excesso, pode gerar grandes problemas para a empresa, gerando custos, e por isso, deve-se ter um bom controle sobre o turnover. Esse trabalho é contínuo e fundamental para uma boa gestão empresarial.

Além disso, o turnover revela a capacidade de uma empresa se mostrar atrativa para colaboradores e também para o mercado. Afinal, a imagem que temos de um lugar que não consegue manter seus funcionários é de que ele não oferece um ambiente de boa qualidade.

É importante saber que é possível prevenir saídas inesperadas e ter um bom resultado na sua empresa. O departamento de Recursos Humanos  lida com todas as questões que envolvem o turnover, como demissões, contratações, promoções, transferências e muito mais.

Deixe-me explicar melhor sobre o turnover, detalhando os tipos, como reduzir, controlar e a  calcular. Neste artigo, você vai conhecer os efeitos que ele gera nas empresas e como aplicá-lo. Veja:

  • O que é Turnover?
  • Custos da rotatividade;
  • Turnover Voluntário;
  • Turnover Involuntário;
  • Turnover Funcional;
  • Turnover Disfuncional;
  • Causas do Turnover;
  • Identificando as causas do Turnover;
  • Consequências do Turnover;
  • Como reduzir o Turnover;
  • Indicadores de Turnover;
  • Como calcular o Turnover;
  • Como relacionar os índices de turnover com a receita da empresa?

O que é turnover?

Turnover é um termo em inglês que significa “renovação”, “virada”, “reversão”.  A expressão também passou a ser utilizada no ambiente profissional, sendo definida como um indicador que mostra a saída de colaboradores e a respectiva contratação de novos em um determinado período.

Em gestão de pessoas, o turnover é essencial para estabelecer um controle sobre o fluxo de colaboradores.

Com o turnover, é possível visualizar a percentagem de funcionários antigos que foram substituídos por novos. Uma questão que influência diretamente nos investimentos da empresa, afinal, sempre que há um desligamento ou uma contratação, existe um custo para a empresa.

Por esta razão, as empresas devem fazer o cálculo deste indicador de modo a entender como estão atuando. Afinal, uma empresa com turnover alto tem tendência a perder a produtividade, o retorno demora a acontecer com novos funcionários e há um grande gasto com processos seletivos.

Custos da rotatividade

No que diz respeito aos custos gerados pela rotatividade, podemos ter três tipos, sendo eles:

  • Primário: estão diretamente ligados ao custos envolvidos no processo de desligamento e substituição de colaboradores;
  • Secundário: aqui, se leva em conta os efeitos colaterais e instantâneos do turnover. Como, por exemplo, a diminuição da produtividade;
  • Terciário: leva em consideração aspectos de médio e longo prazo. Tendo como exemplo a imagem da empresa.

Podemos classificar o turnover em alguns tipos que estão descritos a seguir.

Turnover Voluntário

Quando um funcionário voluntariamente deixa seu posto ou se desliga da empresa. Esse tipo turnover geralmente indica que a organização possui sérios problemas de gestão e de retenção de talentos. Geralmente, ele ocorre quando:

  • O colaborador recebe uma proposta de outra empresa;
  • conflitos internos;
  • A empresa não possui plano de carreira, o que leva o colaborador a buscar empresas onde se tenham melhores oportunidades de avanço na carreira.

Turnover Involuntário

Quando o empregador, no caso a empresa, toma a decisão de demitir o funcionário, porém gera um alto custo, devido os direitos trabalhistas descritos na CLT. Geralmente, ocorre quando:

  • O desempenho do empregado não está de acordo com as metas da empresa, ou seja, baixa performance do colaborador;
  • Quebra de cláusulas contratuais;
  • Conflitos com outros colaboradores, por exemplo, chefes ou gestores interdepartamentais;
  • Crise ou dificuldades financeiras.

Turnover Funcional

Ocorre quando o colaborador percebe que seu desempenho caiu e não está rendendo da forma esperada e decide por si só deixar a empresa voluntariamente.

Com a saída voluntária, a empresa evita gastos com processos de comprovação de mau desempenho, e, com isso, custos extras no processo de demissão.

Assim, o antigo colaborador abre portas para que um novo funcionário mais capaz assuma a vaga.

Turnover Disfuncional

Contrário ao funcional, este ocorre quando um funcionário de alto desempenho pede demissão, fazendo com que a empresa tenha altos gastos para contratar e treinar um novo colaborador.

Acontecimentos como estes são preocupantes, pois mostram que a empresa não conseguiu garantir condições mínimas para manter um funcionário de alto desempenho.

Turnover disfuncional inevitável e evitável

O turnover disfuncional pode ser classificado de duas formas: inevitável e evitável. É importante entender em qual deles o colaborador se encaixa, assim é possível evitar a perda de um bom profissional. Veja a diferença:

  • Turnover disfuncional inevitável: são casos que a empresa não consegue influenciar na tomada de decisão do funcionário. Exemplo: o funcionário possui uma doença, quer se mudar ou quer focar em passar mais tempo formando uma família. 
  • Turnover disfuncional evitável: a organização pode influenciar na decisão. Exemplo: a demissão pode estar relacionada com uma baixa remuneração, dessa maneira, a organização pode resolver a questão com um aumento ou promoção de cargo. 

Causas do turnover

Estas são as principais causas da saída de colaboradores dentro de uma empresa:

  • Metas inatingíveis que levam os trabalhadores à exaustão: Isso ocorre quando as metas não são bem definidas ou são muito altas, com isso os funcionários da empresa não atingem as metas e sentem que a quantidade de trabalho é bem maior que as horas de produção.
  • Tratamento diferenciado: Uma empresa é considerada uma família, onde pode acontecer de líderes tratarem funcionários de forma diferente, e isso provoca uma frustração em alguns membros da empresa.
  • Salários e benefícios abaixo do mercado: Quando os colaboradores sentem que o seu salário não condiz com o seu trabalho, fazendo com que eles procurem empregos em lugares mais rentáveis.
  • Cultura organizacional tóxica: Quando a empresa no geral não lida bem com os funcionários, a exemplo do que acontece em uma cultura organizacional tóxica: fofocas, líderes ditadores, jogos de poder entre outros.
  • Conflitos com a gestão: Quando os colaboradores não conseguem lidar com os seus superiores, e por isso acabam pedindo demissão.
  • Falta de plano de carreira: Os funcionários não veem uma forma clara de crescimento em médio e longo prazo dentro da empresa, gerando insegurança sobre a carreira.

Identificando as causas do turnover

Para controlar e reduzir o turnover até um valor aceitável, é fundamental entendermos e identificarmos as causas. Podemos extrair várias informações relativas às principais causas da rotatividade através de:

  • Entrevista de desligamentos: podemos obter informações valiosas de funcionários que estão saindo sobre a empresa, como era o relacionamento com colegas, sua política de remuneração, qual imagem ele leva da empresa, o motivo da saída e se ele está saindo satisfeito;
  • Pesquisa de clima organizacional: tem como objetivo identificar a percepção coletiva dos seus funcionários, em relação a sua motivação e o grau de satisfação em relação a empresa.
  • Processo de recrutamento e seleção: conhecer os fatores que atraem ou não as pessoas a se tornarem funcionários da empresa, como a imagem organizacional da empresa.
  • Integração do funcionário a cultura da empresa: realiza um monitoramento dos colaboradores, referente ao período de admissão, avaliando se suas experiências estão sendo satisfatórias em relação à cultura da empresa, sua estrutura e liderança.

Faça uma gestão estratégica da sua equipe!

Saber coletar e analisar dados sobre sua equipe é essencial para fazer uma boa gestão de pessoas!

Com o avanço do people analytics, área que aplica as normas do business intelligence à área de recursos humanos, mais empresas estão se atualizando e fazendo um acompanhamento com os dados de seus colaboradores.

Para garantir que essa coleta seja feita de forma organizada, a Voitto preparou a Planilha de Indicadores de Recursos Humanos. Com a nossa ferramenta você poderá compreender as taxas de turnover e fazer relatórios mais completos.

Comece a organizar seus dados agora! Clique no banner:

Planilha Indicadores de Recursos Humanos

Consequências do turnover

Pode não parecer, mas a rotatividade de pessoal também tem seu lado positivo. Dentre os benefícios que uma empresa tem com um turnover controlado, podemos citar:

  • Substituição de funcionários com baixo desempenho;
  • Admissão de colaboradores com novos conhecimentos;
  • Redução de comportamentos indesejáveis na organização;
  • Diminuição de conflitos.

E dentre os malefícios que uma empresa tem com um turnover alto e descontrolado:

  • Aumento de gastos: Com o aumento da taxa de turnover, consequentemente aumentam os gastos com novas contratações e treinamentos, um custo que pode ser reduzido de forma considerável.
  • Declínio de capital intelectual: Com a saída de algum colaborador da empresa, ele leva consigo os conhecimentos e experiências adquiridos na empresa;
  • Diminuição de networking e vendas: Semelhante ao declínio de capital intelectual, porém o colaborador leva consigo os contatos, e até mesmo parceiros e clientes;
  • Perda de tempo com o turnover: Quando um empregado é desligado, a empresa precisa substituí-lo e isso demanda tempo e dinheiro, com treinamentos e período de adaptação, até que o funcionário assuma de forma eficiente o cargo;
  • Perda de know-how: Um alto índice de rotatividade pode ocasionar na perda do entendimento prático de processos em uma empresa, como sistemas próprios, operações tecnológicas, entre outros.

Como reduzir o turnover

Não se preocupe, é possível reduzir o turnover utilizando processos e ações que, com o tempo, reduzirão e controlarão essa taxa.

  • Processo de seleção efetivo: É essencial para reter talentos dentro de sua empresa, pois um processo seletivo bem estruturado visa adequar as qualidades dos candidatos aos requisitos para o cargo que ocuparão. Terceirizar o processo seletivo com uma boa empresa de recursos humanos pode ser uma boa ideia.
  • Jornada de trabalho flexível: Atualmente, os trabalhadores valorizam bastante a qualidade de vida. Dessa forma, em alguns casos, oferecer opção de trabalhos home office ou uma carga horária reduzida melhora o rendimento e a motivação dos colaboradores.
  • Invista na qualidade de vida: Boa práticas de higiene e segurança influenciam de forma significativa em como o funcionário percebe o ambiente de trabalho.
  • Reconheça trabalhos bem feitos: Funcionários precisam ser reconhecidos pelos seus trabalhos para continuarem motivados e gerarem bons resultados, portanto um simples e-mail com elogios ao final de um projeto já é uma boa maneira de dar um feedback.
  • Plano de carreira: O objetivo do plano de carreira é mostrar ao colaborador que ele pode crescer dentro da empresa. Com isso, o trabalhador percebe o seu valor dentro da empresa e fica cada vez mais motivado a gerar bons resultados.
  • Transforme liderança em exemplo: O líder deve dar o exemplo, abraçando os valores da empresa, estando ao lado dos funcionários nos bons e maus momentos.
  • Crie feedbackO feedback permite que os colaboradores conheçam seus pontos negativos e positivos, e assim busquem melhorar cada vez mais, gerando cada vez mais segurança.

Indicadores de Turnover

Você pode identificar o turnover por meio de outros indicadores que já existem na sua empresa. Veja a seguir alguns deles:

Taxa geral de retenção

Com o cálculo da taxa geral de retenção, a empresa já consegue ter uma visão mais ampla sobre como está o ambiente profissional e a satisfação do time com relação à organização.

Para calcular esse indicador, a gestão de pessoas deve avaliar quantos funcionários permaneceram na empresa durante um determinado período.

O cálculo é feito com a divisão do número atual de funcionários pela quantidade que estava contratada no início do período, multiplicado por 100.

Taxa de retenção dos melhores talentos

Manter os melhores talentos na empresa faz muita diferença para ter entregas de qualidade, por isso, calcular a retenção desses profissionais deve estar nos seus planos de ação.

Neste caso, a análise do turnover é mais específica e depende da observação dos comportamentos da equipe. Ainda assim, é um indicador essencial para prevenir falta de motivação, fuga de bons profissionais, boas lideranças, etc.

Taxa geral de rotatividade

A taxa geral de rotatividade é um cálculo que pode ajudar a descobrir a satisfação de seus colaboradores. Um número mais baixo significa que menos pessoas estão deixando a empresa, o que demonstra um bom ambiente.

Para calcular esse indicador, você deve dividir o número de funcionários que deixaram a empresa em determinado período pela média de funcionários do mesmo período, multiplicado por 100.

Como calcular o turnover

Para mensurar o turnover de uma empresa, existem algumas formas que serão abordadas abaixo.

Turnover geral

Fórmula da taxa de turnover geral


Essa fórmula é utilizada para calcular a rotatividade geral da empresa. É importante lembrar que essa fórmula não é muito específica, deixando difícil de identificar problemas.

Turnover de desligados

Fórmula da taxa de turnover de desligados


Essa fórmula é utilizada para medir a retenção de funcionários em uma empresa, pois leva em consideração somente os funcionários desligados, facilitando um pouco mais a identificação de problemas.

Turnover de desligados 2.0

Esse turnover é dividido em duas partes, uma parte passiva e outra ativa. Veja como calculá-las e entenda quando utilizar cada uma delas.

Turnover passivo

Fórmula taxa de turnover passivo


Utilizada para saber o desligamento de colaboradores de forma passiva. Se o turnover passivo é alto, significa que a empresa está com problemas na retenção de talentos, e isso pode estar relacionado à cultura da empresa e às condições de trabalho.

Turnover ativo

Fórmula taxa de turnover ativa


Utilizada para calcular o desligamento de colaboradores de forma ativa. Se o turnover ativo é alto, significa que o processo de seleção está com problemas, com isso funcionários que não têm o perfil da vaga ocupada acabam posteriormente não tendo um bom desempenho.

Como relacionar os índices de turnover com a receita da empresa?

A relação entre o índice de turnover e a receita da empresa pode depender de vários fatores, como o tamanho da empresa, qual setor está sendo mais afetado e as necessidades da equipe.

Empresas com turnover mais baixos possuem custos menores com recrutamento e treinamento de novos funcionários, como consequência podem ter mais tempo para se dedicar às demandas e possuem mais funcionários para lucrar.

Já nos casos de turnover altos, a perda de funcionários influencia na queda na produtividade e, consequentemente, na queda da rentabilidade. Com menos funcionários qualificados, a receita da empresa fica prejudicada até que novas contratações sejam feitas.

No entanto, é importante lembrar que nem sempre um turnover baixo é bom e turnover baixo é ruim.

Um índice de turnover muito baixo pode indicar dificuldade em atrair novos talentos e um indicador alto de turnover pode demonstrar que há uma rotatividade de estágios ou cargos temporários.

Aprimore suas habilidades de Recursos Humanos

Aprenda a fazer a gestão de pessoas da sua empresa!

Saber selecionar os melhores talentos, dar feedbacks assertivos e mensurar os resultados da equipe são atividades que envolvem o time de gestão de pessoas de uma empresa. Saber estruturar essas atividades é fundamental para ter um bom setor de Recursos Humanos.

Você quer dominar essas e outras habilidades de gestão de pessoas? Com o Curso de Estruturação de Sistema de Recursos Humanos você terá acesso a 6 horas de conteúdos explicativos, onde aprenderá a fazer análise de perfil, entrevistas para processos seletivos e muito mais.

Comece a aprender agora! Clique no banner para saber mais:

Banner Sistema de Recursos Humanos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique e adquira o curso Gestão de Conflitos com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestão De Conflitos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.