Trabalhar em equipe é algo muita das vezes bem complicado, não é mesmo? Seja no trabalho, na faculdade, ou mesmo em família, normalmente quando o assunto é trabalhar em conjunto sempre existe uma dificuldade!

No trabalho sempre tem aquele que enrola, na faculdade tem sempre aquele que se apoia no grupo, e em família, aí então que um sempre enrola pra não fazer nada, estou errado?

Na hora de fazer um projeto 6 sigma, é obvio que não seria diferente. Por isso, separamos 3 dicas excepcionais para você montar uma equipe Seis Sigma extremamente qualificada e obter grandes resultados! Vamos nessa?

 

1 - Escolha bem os integrantes da sua equipe

 

Isso é bem óbvio, certo? É a primeira coisa que você deve ter pensado, porém nem sempre os responsáveis pelo projeto dão o devido valor a esse momento.

Muitas vezes na intenção de começar o projeto rapidamente, essa etapa é negligenciada, o que pode custar extremamente caro, afinal, com uma equipe eficiente, o projeto será muito melhor e pode ser feito em menos tempo!

Portanto, vou te ajudar com duas qualidades primordiais que é importante você observar nas pessoas que farão parte do seu time!

 

  • Comprometimento

 

Parece simples demais, certo? E realmente é! Escolha para sua equipe profissionais comprometidos em alcançar bons resultados!

Segundo uma matéria do Globo, apenas 13% dos profissionais se sentem engajados em seu serviço. É atrás desses profissionais que você deve ir, pois são eles que podem alavancar seus resultados.

Logo, se você conseguir montar um time engajado, certamente conseguira resultados acima do esperado!

 

  • Conhecimento

 

Nesse tópico vamos muito além do conhecimento técnico. Mas como assim? Eu te explico! Você deve sim selecionar profissionais que tenham completo domínio sobre o processo que será abordado.

Porém, você também deve ter em sua equipe pessoas capacitadas em determinadas funções de grande valia para alcançar seus resultados. Quer um exemplo? Te mostro dois!

Na metodologia Seis Sigma utiliza-se muitas ferramentas estatísticas, então uma pessoa que tenha domínio sobre essas ferramentas é muito importante para a equipe.

Esse profissional será seu braço direito na hora de realizar análises estatísticas, e dessa forma pode agilizar bastante esse processo!

Outro integrante importante em sua equipe por exemplo pode ser uma pessoa que esteja na empresa há bastante tempo.

Esse tipo de profissional tem muita vivência na empresa e muito conhecimento a oferecer. Você pode colocá-lo como responsável por ajudar na elaboração de planos de ação para solucionar os problemas encontrados.

Afinal, devido ao tempo de empresa, essa pessoa deve ter visto muita gente tentando fazer coisas que deram certo e também muitas tentativas que deram errado!

 

2 – Defina o tamanho da sua equipe

 

Todos nós sabemos que quando um grupo tem poucas pessoas gera uma sobrecarga e quando tem muita gente, fica tempo ocioso, certo? Por isso é importante você saber definir o tamanho do seu time!

Nós do Grupo Voitto entendemos que 6 pessoas é um tamanho ótimo para uma equipe Seis Sigma. Dessa forma, você consegue manter todos alinhados e comprometidos.

Porém, vale ressaltar que esse número pode variar de acordo com a abrangência e complexidade do projeto, sendo responsabilidade do líder fazer essa análise e determinar quantos integrantes a equipe terá.

Escolhendo bem o número de pessoas se torna muito fácil estabelecer uma comunicação clara com sua equipe, mas isso é assunto do próximo tópico! Bora?

 

3 – Estabeleça uma comunicação clara com sua equipe

 

Agora dedique toda sua atenção ao que vou lhe falar! Os maiores problemas em uma equipe ocorrem devido à falta de comunicação, ou a comunicação até ocorre, mas não da forma como deveria ser.

Tenho certeza que você já passou por isso! Já falou algo e foi interpretado de maneira totalmente diferente? Já ouviu uma instrução, realizou, e depois o responsável te disse que não era aquilo que era pra fazer?

Esse problema é comum, mas não pode ocorrer numa equipe Seis Sigma! Por isso, você deve sempre pensar nos seguintes pontos:

 

 

E o que esses 4 tópicos querem dizer? É bem simples! Você deve definir de forma clara como será a comunicação entre sua equipe. Vamos explicar melhor abordando alguns pontos:

 

  • Meio de comunicação: Pode parecer exagero, mas no início do projeto você deve definir quais meios serão utilizados para sua equipe se comunicar. E-mail? WhatsApp? Skype? Tudo isso precisa ficar bem claro, pois será através desse meio de comunicação que as informações serão passadas!

 

  • Nível de detalhes: outro ponto importante é definir qual será o nível de detalhamento das informações passadas. Como assim? É preciso definir até que ponto cada integrante precisa saber, deixando claro os níveis dentro do projeto. Se for por e-mail, quanto detalhe eu preciso colocar na mensagem? Se for presencial, até que ponto precisa ser abordado?

 

  • Registro das informações: aqui é o momento de se discutir se haverá alguma forma de registrar todas essas informações trocadas, ou até mesmo as informações que serão repassadas a outras áreas. Ter tudo anotado é extremamente benéfico para o andamento do projeto, pois não gera perda de tempo ao tentar lembrar do que foi debatido em determinada reunião.

 

Você também deve estar sempre atento as informações que vão surgindo no decorrer do projeto. Elas podem ser tanto horizontal como vertical.

A horizontal é a que ocorre entre membros do mesmo patamar, como por exemplo, entre integrantes da equipe de projeto.

Em relação a comunicação vertical você deve tomar muito cuidado! É preciso estar sempre atento e pronto a ouvir todas as pessoas envolvidas no projeto.

Portanto, separamos os dois tipos de comunicação vertical que podem ocorrer durante o andamento do processo, e são eles:

 

  • De cima para baixo: ocorre quando o fluxo de informações parte dos níveis mais altos para os mais baixos. Nesse tipo de comunicação os colaboradores necessitam de informações para desempenharem suas funções.

 

  • De baixo para cima: o fluxo de informações ocorre dos níveis mais baixos da hierarquia para os mais altos. Esse tipo de comunicação permite que a alta gerência obtenha uma visão mais clara sobre os acontecimentos na organização. Ela vem do chamado chão de fábrica, do setor operacional.

 

É importante ressaltar que ambos são fundamentais, afinal, existem processos que não vão para frente sem detalhes que vem do alto escalão da empresa, porém muitas decisões do nível estratégico dependem de informações que vem no nível operacional!

 

Uma equipe Seis Sigma de sucesso!

 

Se você conseguir seguir essas 3 dicas na hora de montar sua equipe, certamente irá conseguir resultados impressionantes!

Escolher bem os integrantes, definir um bom tamanho de equipe e estabelecer uma boa comunicação estão totalmente conectadas, consegue perceber?

Não adianta ter bons profissionais se não tiver uma boa comunicação, não adianta ter uma boa comunicação e bons profissionais se tiver uma equipe extensa demais!

Tudo isso precisa trabalhar junto, de forma coesa, para que ao final toda equipe esteja trabalhando de forma conjunta em prol de alcançar o sucesso desejado!

 

Pronto para tornar-se um líder de excelência?

 

Você conheceu um pouco do nosso conteúdo sobre Seis Sigma, e tenho certeza que tirou bastante proveito! Sendo assim, escolha melhorar cada vez mais em busca de reconhecimento!

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