Quem não quer aumentar a sua produtividade pessoal ou profissional?

A elevação da produtividade proporciona um maior aproveitamento do seu tempo, da sua vida e é um fator importante para o crescimento da lucratividade nas empresas.

Mas, como ser mais produtivo? Neste artigo vou te guiar através de uma lista de livros de produtividade que trazem bons ensinamentos para quem está realmente interessado nessa melhoria.

Preparado? Então vamos para o primeiro livro da nossa jornada: O Poder do Hábito.

 

1. O Poder do Hábito

O primeiro da nossa lista de livros de produtividade não poderia ser outro. O Poder do Hábito, escrito por Charles Duhigg, traz a tona diversas vantagens que surgem com a mudanças de hábitos.

Dentre essas vantagens, podemos destacar ter sucesso, criar empresas revolucionárias e ser mais produtivo!

Não existe um método pronto para mudar os hábitos a fim de aumentar a produtividade. Mas, com essa leitura você irá entender o loop do hábito que é constituído de três fases: a deixa, a rotina e a recompensa.

Entender esse loop é o primeiro passo para a mudança de velhos hábitos.

Quer saber mais? Leia o resumo deste livro pelo o link O Poder do Hábito - Charles Duhigg e adquira o livro. 

capa do livro O poder do hábito

 

2. Atomic Habits

Você pode estar se perguntando se este livro não tem o mesmo objetivo do nosso primeiro colocado, O Poder do Hábito.

Bem, ambos trabalham com a ideia de que a mudança de hábitos gera impacto positivo na vida das pessoas, como em sua produtividade.

Mas, Atomic Habits, escrito por James Clear, ocupa o segundo no lugar entre os livros de produtividade por falar mais sobre o processo de mudança do hábito.

Através de quatro leis que são tornar o hábito óbvio, atrativo, fácil e satisfatório, o livro te orienta nessa trajetória de mudança.

Para saber mais como mudar o hábito através destas quatro leis acesse o resumo Atomic Habits - James Clear.

capa do livro atomic habits

3. Essencialismo

O livro Essencialismo é uma leitura indica para quem se sente sobrecarregado e não consegue realizar todas as atividades que deveria.

Por meio de ensinamentos sobre dedicar seu tempo e esforço apenas no que é essencial focando em uma coisa de cada vez, este livro é nossa terceira indicação da lista de livros de produtividade.

E, se você tem interesse em aprender a focar no que realmente importa e eliminar o que não é essencial não deixe de conferir o resumo por esse link: Essencialismo - Greg Mckeown.

capa do livro Essencialismo

4. A Tríade do Tempo

Christian Barbosa é o autor da nossa quarta dica de leitura da lista de livros de produtividade, mas por que estou ressaltando isso? Ele é reconhecido nacionalmente como especialista em gestão do tempo e produtividade pessoal.

E não é de produtividade que estamos falando?

Pois bem, nada melhor que as palavras de um especialista no assunto, não é verdade?

O livro A Tríade do Tempo estabelece a divisão de atividades em três esferas que são: importantes, urgentes e circunstanciais.

Além de ensinar como lidar com cada tipo de atividade, o livro aborda uma metodologia composta por cinco fases para aproveitar melhor seu tempo que são: identidade, metas, planejamento, organização e execução.

Aprenda a otimizar o seu tempo e aumentar a sua produtividade com essa leitura!

Veja o resumo no link: A Tríade do Tempo - Christian Barbosa.

capa do livro a tríade do tempo

5. Produtividade Para Quem Quer Tempo

Será que realizar muitas tarefas é sinônimo de ser produtivo?

Bem, se você pensa isso esta recomendação da lista de livros de produtividade vai te fazer pensar melhor sobre o assunto.

No livro Produtividade Para Quem Quer tempo, o autor Geronimo Theml vai te mostrar 5 níveis de produtividade para você refletir em qual nível está.

Além disso, sofra um pouco descobrindo as 8 verdades sobre a produtividade mas, conheça também os 4 pilares que sustentam os atos das pessoas produtivas e aprenda com isso!

Então já sabe, não deixe de ler o resumo do livro: Produtividade Para Quem Quer Tempo - Geronimo Theml.

capa do livro produtividade para quem quer tempo

6. A arte de fazer acontecer

Você gostaria de trabalhar hoje de forma mais produtiva e com menos estresse?

Eu tenho certeza que sim, já que você caiu aqui neste artigo de livros de produtividade. :D

Nosso sexto colocado “A arte de fazer acontecer”, escrito por David Allen, expõe a metodologia GTD (Getting Things Done) que tem três peças fundamentais: esvaziar a mente, decidir a próxima ação e focar no resultado.

O aumento da produtividade só acontece quando conseguimos relaxar e organizar nossos pensamentos. Leia mais no resumo da obra A Arte de Fazer Acontecer - David Allen sobre como funciona esse método.

capa do livro a arte de fazer acontecer

7. Execution

Nosso sétimo colocado da lista de livros de produtividade nos ensina que a execução é disciplina, e, parte do princípio de que as empresas têm que estabelecer essa cultura.

Um dos pontos tratados no livro “Execution” de Larry Bossidy e Ram Charan, trata das mudanças culturais nas empresas e como isso influencia em produtividade e efetividade, sendo o lucro uma consequência disso.

Para saber mais não deixe de acessar Execution - Larry Bossidy, Ram Charan.

capa do livro Execution

8. O Método Bullet Journal

O que o autor Ryder Carroll descreve como Bullet Journal, uma tradução literal para “diário de bala”, é um método voltado para concentrar as coisas importantes da sua vida.

Destinado para aqueles que querem ser mais produtivos, a oitava indicação da lista de livros de produtividade fala sobre o valor do nosso tempo, da nossa energia e a necessidade do autoconhecimento.

E, claro, explica como montar seu Bullet Journal com as seções índice, log mensal, log diário e log futuro.

Mas calma que eu não vou dar spoiler! Para os interessados segue o link do resumo e PDF: O Método Bullet Journal - Ryder Carroll. ;)

 

CAPA DO LIVRO THE BULLET JOURNAL METHOD

9. Trabalhe 4 Horas por Semana

Será o último colocado da lista de livros de produtividade o mais relevante ou menos relevante?

Nenhuma das duas opções!

Nesta lista trabalhei com você uma trajetória de livros para seu aprendizado pessoal e consequente aumento da produtividade!

E, agora que você já conhece esse caminho, está na hora da nossa última indicação. Então, eu te faço uma pergunta: quem não quer trabalhar 4 horas por semana?

Com certeza este é um nível alto de produtividade a ser atingido.

Tim Ferriss apresenta neste livro a fórmula DEAL: definição, eliminação, automação e libertação.

Com base na definição do que você quer, foco no que realmente é importante, no estabelecimento de metas para o seu objetivo e na coragem para enfrentar novos riscos!

Preparado? Então acesse: Trabalhe 4 Horas por Semana - Timothy Ferriss e descubra como o autor conseguiu realizar isso na própria vida.

capa do livro trabalhe 4 horas por semana

 

Quer saber mais sobre como aumentar a sua produtividade?

 

Essa lista de livros de produtividade é indispensável para quem quer otimizar as atividades pessoais ou profissionais, aproveitando melhor seu tempo e consequentemente sua vida.

Mas, se você quer ir além e aprender com profissionais qualificados e especialistas nesta área, te convido a conhecer o nosso curso Gestão do Tempo e Produtividade Profissional!

Neste curso você vai aprender a organizar seu tempo, ter foco, compartilhar responsabilidades, delegar funções e outras competência para quem quer aumentar sua produtividade pessoal ou profissional!

Não perca tempo! Comece agora o curso, é só clicar no botão abaixo:

curso de gestão do tempo e produtividade profissional