Em tempos de crise e recessão monetária, tudo que as empresas precisam é de maximizar os seus resultados não é mesmo? Muitas dessas empresas recorrem a consultores para conseguir alavancá-los.

Ou seja, o mercado de consultoria cresce com a crise. Mas como ingressar nessa área de atuação e começar um negócio de consultoria, vencer os desafios e ser um consultor de sucesso?

A resposta é simples: muito estudo e dedicação. E para ajudar você a se preparar e saber tudo o que você precisa para se tornar um grande consultor, preparei essa lista com os melhores artigos sobre consultoria. Vamos lá?

 

Afinal, o que é consultoria?

 

É importante entender o que é consultoria, e para começar essa lista, que tal aprender o que significa esse conceito? De onde surgiu e quando se popularizou?

Se você não sabe exatamente o que é consultoria, nem para que serve, não se desespere. Muitas pessoas tem essa mesma dúvida! Só que agora, você já sabe onde obter essas informações. Então não perca essa oportunidade e aprenda agora mesmo.

Clique para ler!

 

Por que devo entrar para o mercado de consultoria?

 

Agora que você já sabe o que é consultoria, que tal entender quais são os principais motivos para atuar nesse segmento?

O mercado de consultoria tem crescido cada dia mais, e muitas pessoas têm decidido apostar nesse ramo para tentar obter sucesso profissional.

Ou seja, ser consultor é uma oportunidade incrível para o crescimento pessoal e profissional de um indivíduo, e nesse artigo você encontrará alguns outros bons motivos para ingressar no trabalho de consultoria empresarial.

Clique para ler!

 

Qual o papel do consultor na consultoria?

 

Esse post não poderia faltar na lista dos melhores artigos sobre consultoria. Ele aborda as funções essenciais de um consultor, e o que deve fazer para se destacar no mercado. Algum dos papéis do consultor é:

Elaborar e executar o projeto conforme alinhado com o cliente; Garantir que a solução atenda as expectativas de resultado do cliente; Manter a comunicação clara e transparente; E como manter alinhada a equipe do cliente que trabalhará em prol do projeto.

Nesse post você encontra uma explicação de cada uma dessas atribuições de um consultor durante um projeto, para que assim garantam a satisfação do cliente ao final do processo. Não deixe de conferir.

Clique para ler!

 

Como começar o seu próprio negócio de consultoria

 

Existem algumas formas de se começar um negócio, podendo ele ser físico ou não. Como aqui na Voitto estamos mais interessados no conceito de consultoria do que nos detalhes burocráticos, vamos tratar de como aplicar esse conceito.

Esse artigo é voltado para quem está começando essa carreira, e nele abordamos os principais pontos para serem levados em consideração.

Clique para ler!

 

Consultoria empresarial: como fazer?

 

Quem contrata uma consultoria espera que o consultor consiga identificar os problemas existentes e proponha um plano de ação para corrigi-los. Justamente por essa necessidade de mercado, ser um consultor empresarial se tornou uma ótima opção para seguir carreira.

Por isso, nesse artigo vamos tirar as suas dúvidas sobre consultoria empresarial, como fazer e como garantir a satisfação de seus clientes através de 9 passos a serem seguidos.

Clique para ler!

 

Áreas de atuação de um consultor de gestão

 

A indústria de consultoria é um dos mais diversificados mercados dentro da indústria de serviços profissionais e, como tal, um amplo espectro de tipos de consultores é encontrado na indústria.

Além disso, ser um consultor não é um título profissional protegido como a maioria das outras profissões e, portanto, qualquer pessoa pode se intitular consultor.

Com isso em mente, elaboramos esse artigo com intuito de classificar melhor as áreas de atuação de um consultor e suas aplicações.

Clique para ler!

 

7 pontos cruciais para elaborar uma proposta de consultoria

 

Uma boa proposta não necessita de ser complexa, grande e com palavras difíceis. Uma boa proposta só precisa mostrar tudo que está sendo planejado.

Então, ela precisa ser concisa, meticulosa e estruturada. Uma boa proposta é aquela que consegue passar de forma clara para o cliente quais são os objetivos e como eles serão alcançados.

E para isso, podemos seguir 7 dicas práticas e fáceis de aplicar na estrutura da proposta, não deixe de conferir.

Clique para ler!

 

Quanto cobrar por uma consultoria empresarial?

 

Já deixou de comprar algo por ser muito barato e desconfiar da qualidade? Já deixou de comprar um produto mesmo sabendo que era bom, devido ao alto custo? Tenho certeza que sim!

Definir quanto cobrar por uma consultoria requer cuidados, assim como definir o preço de qualquer produto. Equilíbrio é a palavra-chave. Nada deixa um cliente mais satisfeito do que saber que seu dinheiro foi bem gasto!

Para novos consultores, quanto cobrar por seu trabalho é uma dúvida frequente e que causa uma certa aflição! Mas fique tranquilo, nesse artigo você irá aprender tudo que precisa saber para precificar sua consultoria.

Clique para ler!

 

Os principais desafios da consultoria

 

Agora que você já leu vários dos melhores artigos sobre consultoria, e certamente já sabe muito do assunto, chegou a hora de entender quais os principais desafios da carreira de um consultor.

Nem tudo são mil maravilhas! A carreira de consultoria, como qualquer outra, tem muitas dificuldades e muitas barreiras a serem superadas.

Nesse artigo, primeiramente vamos falar de alguns desafios que os consultores passam ao iniciar a sua carreira e posteriormente passaremos para os desafios gerais da consultoria. Não deixe de conferir para minimizar os seus erros.

Clique para ler!

 

E aí, já sabe tudo sobre consultoria?

 

Depois de ler nossos melhores artigos sobre consultoria, você já deve estar cheio de vontade de sair por aí prestando esse serviço, não é mesmo?

Tenho uma surpresa pra você que se dedicou e chegou até aqui. Se matricule GRATUITAMENTE no nosso curso Fundamentos Essenciais para Consultores, ministrado pelo CEO da Voitto, Thiago Coutinho.

 


Não deixe de nos presentear com seu comentário. Tem algum artigo que você acha que eu deveria ter mencionado? Conte pra mim e me ajude a melhorar ainda mais nosso conteúdo. Seu feedback é importante para nós!