A área de consultoria está chamando cada vez mais atenção e ganhando muitos adeptos em todo o mundo. Essa adesão se deve a alguns benefícios, como: flexibilidade, autonomia e maiores ganhos financeiros.

Mas, calma aí! Nem tudo são mil maravilhas! A carreira de consultoria tem muitas dificuldades, muitas barreiras a serem superadas e para isso exige muito estudo.

Primeiramente vamos falar de alguns desafios que os consultores passam ao iniciar a sua carreira e posteriormente passaremos para os desafios gerais da consultoria. Preparado? Então, vamos lá!

 

1. Falta de experiência prática em consultoria

Ser consultor, é ser capaz de dar conselhos a respeito de estratégia, gestão e organização empresarial, requer uma experiência, uma maturidade profissional muito grande. Com isso você pode me perguntar: “como é que eu vou conseguir isso no início da minha carreira?” E a resposta é simples: estudando!

Atualmente vivemos em uma era da transformação, temos informações disponibilizadas em diversos meios, seja na internet, livros ou relatórios gerenciais, ou seja, tem diversas maneiras de adquirir experiência, sem precisar estar ali executando a tarefa.

A dica que vou dar para você que quer entrar na consultoria é: estude bastante! Escolha os assuntos nos quais você quer se tornar referência, consulte sites do assunto, se mantenha sempre atualizado, faça cursos complementares. Tudo vai depender da sua força de vontade para se enquadrar como um consultor.

 

2. Grande quantidade de conhecimento para se aprofundar

A área da consultoria é um mundo de informação, você pode ficar perdido em o que estudar e por onde começar.  Você vai começar naquilo que for mais fácil no seu entendimento e claro, naquilo que o mercado necessita.

É preciso conciliar as suas aptidões pessoais e as necessidades no mercado. A partir desse foco você vai reduzir a quantidade de coisas, vai afunilar o seu foco e vai conseguir colher melhores resultados dos seus estudos.

 

3. Poucos benchmarkings para se basear nos projetos

Antes de tudo, tem uma pergunta a ser respondida: “O que é benchmarking?” Basicamente, é um processo que visa comparar serviços e produtos e práticas de gestão, com o intuito de conquistar a melhoria contínua.

No início da carreira, você vai encontrar muitas dificuldades em ter contato com as empresas, para isso é preciso buscar na internet referências, buscar vídeos no youtube, entre outras formas.

 

4. Falta de cases de sucesso para se posicionar

Esse é um ponto de destaque para quem está iniciando a carreira e que precisa de casos de sucesso, afinal de contas o melhor cartão de visita que você pode ter como consultor, são só casos de sucesso que você conseguiu na sua história, não é mesmo?

É aqui que tem uma dificuldade a ser superada, porque no momento que você iniciar a sua carreira ainda não terá casos de sucessos, mas a partir do primeiro atendimento que você fizer, você já vai poder mensurar os resultados, coletar depoimentos, coletar informações, aprender com isso e começar a ter os seus casos de sucesso.

Você pode me perguntar: “está muito difícil começar consultoria, não consigo ter casos de sucesso, que que eu faço? Como vou fazer para convencer as pessoas de uma coisa que eu nunca fiz?”

Simples, pode fazer de graça! São projetos estratégicos, às vezes você atende um cliente que vai abrir portas para você, para outras possibilidades, pode valer muito mais do que a remuneração daquele projeto. Isso é bom para começar a carreira!

 

Além desses desafios que são mais específicos para aqueles que estão iniciando a carreira na consultoria, têm aqueles que são mais gerais, que atingem uma maior parcela dos consultores, sejam aqueles que estão começando ou aqueles que já são “velhos de guerra”. Vou citar agora 4 deles, vamos lá?

 

1. Muitas viagens

Ser consultor te oferece uma grande flexibilidade e essa flexibilidade gira em torno de muitas viagens. Um projeto de consultoria pode aparecer em qualquer canto do mundo e você tem que estar disposto a atendê-lo.

Você vai passar muito tempo longe da sua família, dos seus amigos, vai ter que abdicar de um relacionamento mais próximo com as pessoas mais próximas. Você tem que ter consciência e saber equilibrar trabalho com família e muitas vezes, na vida de consultor, o trabalho vai sobressair.

 

2. Gestão e execução de projetos simultâneos

Em um projeto de consultoria, tem que desenvolver vários projetos simultaneamente, então você vai ter que criar uma maneira de fracionar seu projeto na sua cabeça, qual o projeto da vez e desenvolver mecanismos de gestão que vão permitir a você enquanto consultor, gerenciar vários simultaneamente.

Enfim, cabe a você decidir o nível de importância e de urgência de cada projeto, é melhor fazer um projeto de cada vez e fazer bem feito, do que fazer muitos e entregar de forma incorreta.

 

3. Necessidade constante de estudos

Não é só estudar para começar a carreira, é estudar antes, durante e depois do projeto de consultoria, o consultor tem que estar sempre se atualizando, porque o mercado muda de uma maneira alucinante e o consultor não pode ficar parado no tempo.

 

4. Prazos curtos e pressões de clientes

Esse é um desafio constante, lidar com pressão para resultados. O cliente quer resultados rápidos. O cliente pensa que é muito fácil e tem uma constate cobrança. Mas qual a melhor forma de lidar com isso?

Responder isso é fácil, é preciso alinhar claramente quais são os seus passos, qual a expectativa e qual o cronograma a ser seguido. Por isso é importante no início fazer cronograma e segui-lo, pois, o cliente vai querer que você cumpra.

 

“O homem é do tamanho do seu sonho”

Nada melhor do que uma frase de Fernando Pessoa para te inspirar e acreditar em seus sonhos. O mundo da consultoria não é um mundo tranquilo, só de benefícios. Existem diversas barreiras e para ter sucesso é preciso superá-las.

Os desafios vão aparecer ao longo de toda sua carreira, mas é no início da mesma que você vai encontrar os maiores empecilhos. Muitos, devido a essas barreiras, já desistem do sonho de ser consultor, não se veem capazes de seguir esse trilho. Isso não pode acontecer, os desafios vão surgir e cabe a você saber contorná-los e insistir nesse sonho.

 

Estudos, estudos e mais estudos...

Durante todo esse artigo eu falei sobre a importância dos estudos constantes na vida de um consultor, não é mesmo? Então resolvi te dar uma dica e ajudar nesses estudos. Que tal fazer o nosso novíssimo curso de Fundamentos Essenciais para Consultores?

Esse curso é o pontapé inicial na sua carreira, aborda sobre o que é consultoria, o papel do consultor na mesma, os benefícios de ser um consultor, e além, é claro, dos desafios da consultoria. O melhor de tudo o curso é online e gratuito, não tem como ser melhor. Então clique no botão abaixo e se inscreva já!