O que são Stakeholders?
Qual é a função dos Stakeholders?
Quais são os tipos de Stakeholders?
Quem são os Stakeholders?
Como identificar Stakeholders?
Sabia que o conhecimento prático é a chave para um bom gerenciamento de Stakeholders?

Descubra o que são Stakeholders, além de qual a importância deles para os projetos!

Aprenda o que são os Stakeholders, como identificá-los, qual sua importância e ainda, o seu importante papel para o bom funcionamento dos projetos!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra o que são Stakeholders, além de qual a importância deles para os projetos!

Os stakeholders são pessoas, grupos ou organizações que têm um interesse ou são afetados pelas ações e decisões de uma empresa. Isso inclui clientes, funcionários, fornecedores, acionistas, comunidade local e outros.

Identificar o que e quem são os stakeholders e entender para que servem é fundamental para a avaliação dos riscos, restrições e requisitos envolvidos em um projeto.

A análise dos stakeholders traz ampla visão dos processos facilitadores de tomada de decisão pelos gestores e garante benefícios a todas as partes interessadas ou afetadas por ele.

Este artigo é um guia, com todas as informações que os responsáveis pelos projetos de sua empresa precisam para identificar esses agentes e entender o grau de influência destes para o planejamento estratégico e a execução de um projeto.

Confira o que você vai aprender sobre stakeholders:

  • O que são Stakeholders? 
  • Qual é a função dos Stakeholders?; 
  • Quais são os tipos de Stakeholders?
  • Quem são os Stakeholders? 
  • Como identificar Stakeholders? 

O que são Stakeholders?

O termo “stakeholders” é formado por duas palavras em inglês: “stake”, cujo significado é risco, interesse ou participação; e “holders”, que significa aqueles que possuem.

Portanto, stakeholders são todos os públicos estratégicos que têm interesse na gestão de projetos e resultados da empresa, ou seja, cada grupo social, político e econômico afetado de forma positiva ou negativa pela implementação de um projeto.

Qual é a função dos Stakeholders?

Como exposto acima, um projeto afeta ou é afetado, de forma positiva ou negativa, por um indivíduo, grupo de pessoas ou instituições interessadas: os stakeholders.

Conforme suas políticas, formas de atuação e a capacidade de interferir ou influenciar na realização e eficiência do projeto em questão.

Seus interesses pessoais ou institucionais, expectativas, necessidades e atitudes possibilitam ao gestor a antecipação de oportunidades e problemas, as tomadas de decisões e a execução de medidas pontuais para o aperfeiçoamento do projeto e sua comunicação com as partes interessadas.

Quais são os tipos de Stakeholders?

São dois tipos de stakeholders definidos conforme suas relações funcionais com o projeto:

  • Internos: agentes com envolvimento direto ou indireto que possuem vínculos formais com a empresa realizadora do projeto;
  • Externos: todos aqueles que afetam ou são afetados diretamente pelo projeto sem ter qualquer vínculo empregatício ou comercial com a empresa realizadora.

Os stakeholders, tanto internos como externos, são classificados com base em seus atributos:

  • Dependência: grupo de pessoas físicas e/ou jurídicas e organizações governamentais e não governamentais que de alguma forma, independentemente do grau de atuação são imprescindíveis para o desenvolvimento de um projeto;
  • Participação: grupos que não geram dependência, mas atuam de forma colaborativa para a criação, estruturação, implantação e a continuidade do projeto;
  • Interferência: grupos que interferem ou podem interferir de forma positiva ou negativa no andamento do projeto.

Quem são os Stakeholders?

Como dito anteriormente, os stakeholders do projeto são os indivíduos, clientes, fornecedores e cada grupo da sociedade, que de diferentes formas podem influenciar, interferir ou atuar em um projeto.

Para sua melhor compreensão, listamos alguns exemplos de quem poderiam ser os stakeholders internos e externos do seu atual e futuro projeto. Confira abaixo:

Stakeholders internos:

  • Acionistas;
  • Funcionários;
  • Gerentes;
  • Gestores;
  • Prestadores de serviços autônomos;
  • Proprietários;
  • Outras empresas com contratos de prestação de serviço ou de produção.

Stakeholders externos:

  • Clientes;
  • Concorrentes;
  • Credores;
  • Fornecedores;
  • Investidores;
  • Mídia;
  • ONGs,
  • Órgãos e Instituições Estatais.

Como identificar Stakeholders?

É muito importante que cada stakeholder seja levado em consideração, para prever, de antemão, as vantagens e os riscos de sua implementação. Em vista dessa importância, identificar os stakeholders é crucial e faz parte do processo inicial do planejamento.

Para identificar todos os stakeholders e evitar erros de avaliação que podem resultar em problemas graves e até insolúveis para o andamento do projeto, siga essas dicas:

Crie uma lista com todos os possíveis Stakeholders

Promova um brainstorming com todos os setores da empresa, faça uma pesquisa de mercado e outra de benchmarking. Investigue todos os pontos de vista sobre o projeto e liste todos os indivíduos e grupos que possam influenciar, afetar ou serem afetados por sua realização.

Liste todos. Independente do grau de interesse, influência ou quanto serão afetados pelo projeto.

Classifique a importância dos possíveis Stakeholders para o projeto

Para viabilizar o projeto da empresa é de fundamental importância classificar os stakeholders por perfis e categorias e organizá-los em listas de forma clara e objetiva para enfim determinar o grau de influência de cada um.

Exemplos de perfis e categorias:

  • Apoiadores: stakeholders que aceitam e contribuem para mudanças;
  • Desinformados: pessoas ou grupos que não tem conhecimento para impactar no projeto;
  • Líderes: stakeholders engajados e ativos na busca de êxito do projeto;
  • Neutros: aqueles que não apoiam e nem se opõem a execução do projeto;
  • Resistentes: stakeholders opositores ao projeto por serem afetados negativamente pela sua realização.

Identifique o grau de influência dos Stakeholders para a realização do projeto 

Essa identificação se faz necessária para aumentar o grau de influência e a participação dos stakeholders que realmente interessam ao projeto e reduzir a quantidade de stakeholders com grande e baixa influência que possam vir a causar problemas ao projeto.

Sabia que o conhecimento prático é a chave para um bom gerenciamento de Stakeholders?

Além de entender a importância dos stakeholders, é fundamental que você saiba como gerenciá-los. Afinal, são diversos tipos existentes e indivíduos e organizações das mais diversas categorias, não é verdade?

A gestão eficiente dos stakeholders acontece por meio do conhecimento do gerenciamento do projeto como um todo, desde a definição do escopo, estruturação da equipe de trabalho, criação, monitoramento e, por fim, controle dos processos!

Elaboramos para você o curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos! Com ele, você terá acesso aos recursos e embasamento necessários para gerenciar um projeto por meio de todo o seu ciclo de vida - e totalmente alinhado com o PMBOK!

Insira o cupom BLOG100 e garanta o seu estudo de forma gratuita! Clique no banner abaixo para saber mais!

Curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Acompanhamento De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.