O investidor anjo é aquele empreendedor, empresário ou executivo que já teve uma boa ideia de negócio, conquistou uma carreira de sucesso e agora acumula recursos suficientes para alocar uma parte para investir em outras empresas.

Você, provavelmente, já teve uma boa ideia de negócio alguma vez, não é mesmo? Buscar por novas ideias faz parte da rotina de um empreendedor.

Porém, fazer com que elas saiam do papel para se tornarem negócios lucrativos e de sucesso, trata-se de uma tarefa nenhum pouco fácil.

Um dos principais desafios de um empreendedor é adquirir recursos, sejam estes financeiros, materiais ou até mesmo, serviços. Os recursos são usados para patrocinar e alavancar uma boa proposta de negócio. É aqui que entra o investidor anjo ou ainda business angel.

 

Investidor Anjo

 

Então, antes de começarmos a explicar tudo sobre investidor anjo, dá uma olhadinha no que esse artigo vai trazer para você:

  • O que é um investidor anjo;

  • Qual a importância dos investidores-anjo;

  • Como funciona um investidor anjo;

  • Como atrair um investidor anjo.

 

O que é um investidor anjo?

 

Um investidor anjo é, geralmente, uma pessoa física de alta renda. Ele investe seu próprio capital em empresas startups. Uma startup é um empreendimento de fase inicial que possue capacidade de crescimento rápido e portanto, alto potencial de retorno.

Normalmente, o investidor anjo foi um executivo ou um empresário de sucesso. Sendo assim, possui diversas experiências e conhecimentos de mercado e é um profissional experiente de longa data.

Por esse motivo, além de ajudar na parte financeira, pode contribuir com seus diversos saberes técnicos e estratégicos para agregar valor e agilizar o desenvolvimento de um negócio.

Além disso, o investidor anjo possui uma grande rede de contatos. Entre eles, fornecedores, especialistas, executivos e até mesmo outros investidores. Isso aumenta o networking da empresa, fazendo com que seu o negócio ganhe mais alcance e visibilidade.

Assim sendo, um investidor anjo atua como financiador e mentor (daí, o uso palavra “anjo”) de um empreendedor mas não têm participação executiva na empresa e geralmente são agentes minoritários no negócio.

 

Qual a importância dos investidores-anjo?

 

O investidor anjo procura por inovação e percebe o alto potencial de crescimento de um negócio. Ele investe não somente dinheiro, mas conhecimentos que auxiliam o empreendedor. É por isso que o investimento anjo é conhecido como smart money, ou em tradução livre, dinheiro inteligente.

Lâmpada verde

Esse tipo de investidor visa aplicar seu capital em empreendimentos com alto potencial de retorno financeiro. Sempre buscando negócios que terão um impacto estritamente positivo na sociedade, capazes de gerar riquezas, empregos e renda para a mesma.

O investimento anjo, apesar de ser de alto risco, é fundamental para o desenvolvimento das startups pois ele atende às necessidades do empreendedor e o ajuda a dar os próximos passos em seu negócio, aumentando as suas chances de sucesso.

 

Como funciona um investidor anjo?

 

Geralmente os investidores-anjo trabalham em grupos, junto com até outros 5 anjos. Essa equipe de investidores-anjo é feita por motivos de segurança, mas o que pode ser tão perigoso?

Cada investidor anjo contribui financeiramente com valores que estão na faixa de 50 mil a 200 mil reais. Portanto é possível que um grupo 5 de anjos contribuam com até 1 milhão de reais em investimentos para uma empresa. É muita grana, não é mesmo?

As startups, normalmente, trazem ideias inovadores que podem não ser tão bem aceitas assim. Dessa forma, o investimento anjo se apresenta como um investimento de alto risco.

Os investidores alertas disto, não costumam assumir sozinhos esse risco financeiro. Eles buscam trabalhar com outros investidores-anjo, visando dividir os valores e as responsabilidades do investimento. O trabalho em grupo dos anjos deixa o processo de investimento mais seguro.

Se você quiser dicas para se sair bem em uma negociação, nós disponibilizamos um ebook GRATUITO “5 dicas para uma negociação de sucesso”. Não deixe de adquirir esse material, é só clicar na imagem abaixo:

Ebook 5 Dicas para Negociação de Sucesso

 

Como atrair um investidor anjo?

 

É importante ficar atento a uma coisa: um investidor anjo não vai atrás do empreendedor, o empreendedor busca por seus anjos.

Você deve estar se perguntando: mas os investidores-anjo não aspiram inovação e boas ideias de negócio? Sim! Porém, o empreendedor precisa ser capaz de apresentá-las e ter habilidades de convencê-los, por isso o eBook oferecido acima é tão importante.

É bastante natural que uma empresa de startup busque por investidores-anjo para começar a trabalhar seu novo produto ou serviço.

Sustentar todos os recursos necessários para um empreendimento de sucesso é uma tarefa difícil e usar apenas as próprias finanças e experiências para fazê-la, será mais difícil ainda.

O anjo pode ser, e muitas vezes é, vital para que uma startup dê certo. Sendo assim, o empreendedor precisa ser capaz de atrair esses investidores e os convencer, por meio de apresentação, de que sua empresa possui uma ideia inovadora que se encaixa às necessidades de mercado.

Para ser convidativo aos investidores-anjo é preciso que o empreendedor possua, algumas características e habilidades, entre elas:

 

  • Humildade: reconheça aquilo que você não consegue fazer, só assim o anjo será capaz de lhe ajudar;

  • Autoconfiança: acredite na sua ideia. Se nem você acredita no potencial da sua ideia quem dirá os investidores-anjo;

  • Perseverança: sempre busque novas oportunidade de negócio. Ouvir “nãos”, sem perder a motivação, faz parte do processo de melhoria contínua;

  • Conhecimento de mercado: tenha certeza que seu produto é inovador e se adequa as principais tendências de mercado;

  • Conhecimento de marketing: saiba como apresentar sua ideia, torne a atrativa para o anjo, seja objetivo e claro sempre.

 

Além possuir todos esses atributos é importante estar no lugar certo na hora certa. Por isso, o empreendedor precisa estar sempre buscando participar de eventos e convenções de empreendedorismo e claro, divulgar suas ideias frequentemente nessas feiras.

 

Você não vai ficar esperando um anjo cair do céu, vai?

 

Investidores-anjo serão imprescindíveis para que sua empresa alcance o sucesso desejado. Diversas empresas famosas como Facebook e Google, foram apoiadas por anjos. Eles foram fundamentais para que essas empresas alcançassem o prestígio e relevância que tem hoje.

Para que você possa buscar por investidores-anjo que apoiem seu negócio você tem que ter, claro, boas ideias. Mas além disso, você precisa ser capaz de chamar a atenção deles apresentando-as da melhor maneira possível, seguro de seus propósitos.

Para isso, nada melhor que o nosso curso de Formação Empreendedora que vai te ajudar a transformar suas ideias em um negócio de sucesso.

Com essa formação você aprenderá, por meio de um método de ensino disciplinado de preparação, técnicas de gestão e capacidade de execução das atividades.

Clique no botão abaixo e conheça o curso:

Curso de Formação Empreendedora

E aí, esse artigo esclareceu todas as suas dúvidas? Caso algo tenha ficado para trás, nos encaminhe o seu feedback, ele sempre será muito bem vindo!