Conquistar a independência financeira, obter liberdade de tempo, fugir da monotonia, ser o seu próprio chefe, trabalhar com o que você gosta… São muitas as vantagens de empreender!

Entretanto, muitas pessoas que têm esse objetivo deixam o sonho de lado por medo de fracassar. Afinal, a cada dez empresas que abrem no Brasil, seis fecham as portas antes de completar 5 anos.

Mas nem tudo está perdido! Com empenho e a capacitação ideal é possível aumentar de forma significativa as chances de se enquadrar nas quatro empresas dessa estatística que obtêm sucesso. 

Nessa busca, destacam-se aqueles que possuem as características do empreendedor de sucesso. Sim, existem características que qualquer pessoa que deseja abrir o próprio negócio deve buscar desenvolver para ser bem-sucedida em seu objetivo. 

Se você já as possui, está preparado para começar a sua jornada. Entretanto, se você não se identificar com algumas das características do empreendedor apontadas nesse texto, não se preocupe! Existem diversas formas de adquiri-las. 

Então, está pronto? É hora de conhecê-las!

 

As 9 características do empreendedor de sucesso

 

1 - Procura evoluir constantemente

 

Para alcançar os resultados esperados, o empreendedor deve ser inconformado: acreditar que não há nada tão bom que não possa ser melhorado. Inclusive, ele mesmo. 

Desse modo, uma das características do empreendedor de sucesso é sua busca constante por conhecimento. É essencial buscar capacitações, ler livros que possam ajudá-lo nessa jornada e buscar formas de obter um diferencial competitivo ao abrir uma empresa.

Nesse caso, também é importante adquirir autoconhecimento, pois, assim, você saberá em que pontos deve atuar para se tornar a sua melhor versão.

 

2 - Dá e recebe feedbacks 

 

Uma das principais características do empreendedor, a capacidade de dar  feedbacks constantemente, é muito importante para o trabalho com outras pessoas. Afinal, se você deseja ter uma empresa de sucesso, você deve caminhar junto à sua equipe em busca de seus objetivos.

Então, separe um momento na semana para que feedbacks sejam realizados. Lembre-se de que existem tanto retornos positivos, quanto negativos. Assim, é importante mostrar ao funcionário, quando seu desempenho é bom, que você valoriza sua postura e seus resultados no trabalho, e não apenas notificá-lo para apresentar-lhe pontos de melhoria. 

 

3 - Gerencia os riscos

 

Correr riscos é uma realidade para todo empreendedor. Pois, como vimos no início do artigo, são muitos os negócios que fracassam. 

Assim, inclua a equipe em um  brainstorming para levantar possíveis riscos ou  faça uma análise SWOT para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Com essa ferramenta, você irá levantar os pontos externos e internos negativos do seu negócio, e poderá pensar em formas de neutralizá-los ou eliminá-los. 

Em seguida, o empreendedor precisa planejar respostas a esses riscos, a fim de minimizá-los. 

Após implementar ações contra eles, é hora de monitorá-los. O  gerenciamento de riscos é contínuo, e, para isso, um controle eficiente é essencial.

 

4 - Sabe onde quer chegar

 

Líderes inspiram outras pessoas a segui-los através de sua visão e de seus valores. Assim, é importante que objetivos a longo prazo sejam definidos e o seu propósito seja propagado pela empresa. 

Uma característica do empreendedor de sucesso é saber exatamente onde ele deseja chegar e tomar decisões pautadas nessa visão. 

Lembre-se de que “Ter um sonho grande dá o mesmo trabalho de ter um sonho pequeno”. Então, não tenha medo de ter grandes objetivos e aproveite as oportunidades de negócio que existem no mercado! 

 

5 - Estabelece metas

 

A quinta característica do empreendedor de sucesso é a capacidade de planejamento. Depois de definir o seu “sonho grande”, estabelecer metas é uma forma de selecionar os números que representam essa situação desejada. 

As metas também devem ser usadas como meio de motivação para a equipe, que deve se identificar com as mesmas e entender o impacto que possui sobre elas. 

Além disso, outra etapa importante é pensar quais indicadores serão usados para metrificar o progresso das metas e como eles serão controlados. 

Para te ajudar e tornar esse processo mais fácil, a Voitto formulou um kit de planilhas de gestão estratégica completamente gratuito. Clique na imagem abaixo e tenha acesso a ele agora mesmo!

 

 

6 - É criativo

 

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes”.

Fica claro então que a criatividade é outra importante característica do empreendedor, não é mesmo?

Afinal, são as novas ideias que movem as mudanças! 

Hoje, cada vez mais a inovação tem sido usada como o grande diferencial competitivo das empresas.

Em um mundo de constantes mudanças, permanecer parado não é uma opção. 

Mas se você acha que deixa a desejar nessa área, não se preocupe! Tenho um artigo que pode te ajudar! Confira:

 

7 - Controla o seu dinheiro

 

Essa é uma característica do empreendedor fundamental para o seu sucesso. Não adianta dominar as competências de um  líder, trabalhar bem em equipe e ter uma ótima ideia, se você não consegue  administrar o seu dinheiro.

Por isso, é essencial planejar, controlar e analisar investimentos, despesas fixas e variáveis, lucros, empréstimos, financiamentos e o valor patrimonial da empresa.

Evite cometer erros como:

 

  • Misturar despesas pessoais com empresariais;

  • Não controlar o estoque;

  • Não projetar o fluxo de caixa;

  • Não elaborar um planejamento financeiro;

  • Calcular o preço de venda sem informações adequadas;

  • Gerir de forma incorreta os lucros obtidos.

 

Podemos te ajudar nisso também! Confira o nosso curso gratuito de fundamentos essenciais de gestão financeira e obtenha o conhecimento inicial para administrar suas finanças. Clique no botão abaixo para se inscrever. 

 

8 - Sabe como vender

 

Outra característica do empreendedor que merece a sua atenção é  a arte de vender.

Você pode até ter uma equipe de vendas e achar que essa não é a sua função direta, mas saber como promover o seu produto ou ideia será um grande diferencial.

Ser persuasivo garantirá não apenas que você passe as vantagens da solução que o seu negócio oferece para os clientes, funcionários, fornecedores e demais stakeholders, como também vai te fazer um exímio negociador, que consegue os melhores acordos. 

 

9 - Busca estabelecer um network

 

Isso lhe garantirá uma série de vantagens! Quanto maior o seu network, maior o número de clientes que você pode conquistar. 

Além disso, ter uma boa rede de contatos serve como uma ótima estratégia de marketing e uma característica do empreendedor presente na maioria daqueles que são bem-sucedidos.

Apesar das mídias pagas serem uma boa forma de aumentar a visibilidade da sua marca, o famoso boca a boca sempre será um grande diferencial, já que as pessoas tendem a se sentir mais atraídas por algo quando recebem uma indicação de alguém conhecido. Então, tenha isso em mente e busque contatos estratégicos!

 

Está preparado para empreender?

 

Como você viu, uma importante característica do empreendedor de sucesso é evoluir constantemente e buscar as qualificações certas. Vale lembrar que você também atuar como empreendedor corporativo criando resultados sem precisar ser empresário.

Assim, para que você possa estruturar o seu negócio com a melhor preparação possível, não perca a oportunidade de fazer o curso de formação empreendedora da Voitto

Nele você encontra todos os passos, dicas e ferramentas que você precisa para empreender. Desde a criação da ideia até a execução, você será direcionado e terá muito mais chances de obter sucesso! Para saber mais detalhes, clique no botão abaixo: