As 9 características do empreendedor de sucesso
1 - Procura evoluir constantemente
2 - Dá e recebe feedbacks 
3 - Gerencia os riscos
4 - Sabe onde quer chegar
5 - Estabelece metas
6 - É criativo
7 - Controla o seu dinheiro
8 - Sabe como vender
9 - Busca estabelecer um network
Está preparado para empreender?

Veja as 9 características de um empreendedor de sucesso!

Aprenda agora, com esse artigo, quais são as características de um empreendedor de sucesso que você deve desenvolver para abrir um novo negócio!

Larissa Nunes
Por: Larissa Nunes
Veja as 9 características de um empreendedor de sucesso!

Conquistar a independência financeira, obter liberdade de tempo, fugir da monotonia, ser o seu próprio chefe, trabalhar com o que você gosta... São muitas as vantagens de empreender!

Entretanto, muitas pessoas que têm esse objetivo deixam o sonho de lado por medo de fracassar. Afinal, a cada dez empresas que abrem no Brasil, seis fecham as portas antes de completar 5 anos.

Mas nem tudo está perdido! Com empenho e a capacitação ideal é possível aumentar de forma significativa as chances de se enquadrar nas quatro empresas dessa estatística que obtêm sucesso.

Nessa busca, destacam-se aqueles que possuem as características do empreendedor de sucesso. Sim, existem características que qualquer pessoa que deseja abrir o próprio negócio deve buscar desenvolver para ser bem-sucedida em seu objetivo.

Se você já as possui, está preparado para começar a sua jornada. Entretanto, se você não se identificar com algumas das características do empreendedor apontadas nesse texto, não se preocupe! Existem diversas formas de adquiri-las.

Então, está pronto? É hora de conhecê-las!

As 9 características do empreendedor de sucesso

1 - Procura evoluir constantemente

Para alcançar os resultados esperados, o empreendedor deve ser inconformado: acreditar que não há nada tão bom que não possa ser melhorado. Inclusive, ele mesmo.

Desse modo, uma das características do empreendedor de sucesso é sua busca constante por conhecimento. É essencial buscar capacitações, ler livros que possam ajudá-lo nessa jornada e buscar formas de obter um diferencial competitivo ao abrir uma empresa.

Nesse caso, também é importante adquirir autoconhecimento, pois, assim, você saberá em que pontos deve atuar para se tornar a sua melhor versão.

2 - Dá e recebe feedbacks 

Uma das principais características do empreendedor, a capacidade de dar feedbacks constantemente, é muito importante para o trabalho com outras pessoas. Afinal, se você deseja ter uma empresa de sucesso, você deve caminhar junto à sua equipe em busca de seus objetivos.

Então, separe um momento na semana para que sejam realizados. Lembre-se de que existem tanto retornos positivos, quanto negativos. Assim, é importante mostrar ao funcionário, quando seu desempenho é bom, que você valoriza sua postura e seus resultados no trabalho, e não apenas notificá-lo para apresentar-lhe pontos de melhoria.

3 - Gerencia os riscos

Correr riscos é uma realidade para todo empreendedor. Pois, como vimos no início do artigo, são muitos os negócios que fracassam.

Assim, inclua a equipe em um brainstorming para levantar possíveis riscos ou faça uma análise SWOT para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Com essa ferramenta, você irá levantar os pontos externos e internos negativos do seu negócio, e poderá pensar em formas de neutralizá-los ou eliminá-los.

Em seguida, o empreendedor precisa planejar respostas a esses riscos, a fim de minimizá-los.

Após implementar ações contra eles, é hora de monitorá-los. O gerenciamento de riscos é contínuo, e, para isso, um controle eficiente é essencial.

4 - Sabe onde quer chegar

Líderes inspiram outras pessoas a segui-los através de sua visão e de seus valores. Assim, é importante que objetivos a longo prazo sejam definidos e o seu propósito seja propagado pela empresa.

Uma característica do empreendedor de sucesso é saber exatamente onde ele deseja chegar e tomar decisões pautadas nessa visão.

Lembre-se de que "Ter um sonho grande dá o mesmo trabalho de ter um sonho pequeno". Então, não tenha medo de ter grandes objetivos e aproveite as oportunidades de negócio que existem no mercado!

5 - Estabelece metas

A quinta característica do empreendedor de sucesso é a capacidade de planejamento. Depois de definir o seu "sonho grande", estabelecer metas é uma forma de selecionar os números que representam essa situação desejada.

As metas também devem ser usadas como meio de motivação para a equipe, que deve se identificar com as mesmas e entender o impacto que possui sobre elas.

Além disso, outra etapa importante é pensar quais indicadores serão usados para metrificar o progresso das metas e como eles serão controlados.

Para te ajudar e tornar esse processo mais fácil, a Voitto formulou um kit de planilhas de gestão estratégica completamente gratuito. Clique na imagem abaixo e tenha acesso a ele agora mesmo!

Kit de Planilhas Gestão Estratégica

6 - É criativo

"Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes".

Fica claro então que a criatividade é outra importante característica do empreendedor, não é mesmo?

Afinal, são as novas ideias que movem as mudanças!

Hoje, cada vez mais a inovação tem sido usada como o grande diferencial competitivo das empresas.

Em um mundo de constantes mudanças, permanecer parado não é uma opção.

Mas se você acha que deixa a desejar nessa área, não se preocupe! Tenho um artigo que pode te ajudar! Confira:

7 - Controla o seu dinheiro

Essa é uma característica do empreendedor fundamental para o seu sucesso. Não adianta dominar as competências de um líder, trabalhar bem em equipe e ter uma ótima ideia, se você não consegue administrar o seu dinheiro.

Por isso, é essencial planejar, controlar e analisar investimentos, despesas fixas e variáveis, lucros, empréstimos, financiamentos e o valor patrimonial da empresa.

Evite cometer erros como:

  • Misturar despesas pessoais com empresariais;
  • Não controlar o estoque;
  • Não projetar o fluxo de caixa;
  • Não elaborar um planejamento financeiro;
  • Calcular o preço de venda sem informações adequadas;
  • Gerir de forma incorreta os lucros obtidos.

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

8 - Sabe como vender

Outra característica do empreendedor que merece a sua atenção é a arte de vender.

Você pode até ter uma equipe de vendas e achar que essa não é a sua função direta, mas saber como promover o seu produto ou ideia será um grande diferencial.

Ser persuasivo garantirá não apenas que você passe as vantagens da solução que o seu negócio oferece para os clientes, funcionários, fornecedores e demais stakeholders, como também vai te fazer um exímio negociador, que consegue os melhores acordos.

9 - Busca estabelecer um network

Isso lhe garantirá uma série de vantagens! Quanto maior o seu network, maior o número de clientes que você pode conquistar.

Além disso, ter uma boa rede de contatos serve como uma ótima estratégia de marketing e uma característica do empreendedor presente na maioria daqueles que são bem-sucedidos.

Apesar das mídias pagas serem uma boa forma de aumentar a visibilidade da sua marca, o famoso boca a boca sempre será um grande diferencial, já que as pessoas tendem a se sentir mais atraídas por algo quando recebem uma indicação de alguém conhecido. Então, tenha isso em mente e busque contatos estratégicos!

Está preparado para empreender?

Como você viu, uma importante característica do empreendedor de sucesso é evoluir constantemente e buscar as qualificações certas. Vale lembrar que você também atuar como empreendedor criativo criando resultados sem precisar ser empresário.

Assim, para que você possa estruturar o seu negócio com a melhor preparação possível, não perca a oportunidade de fazer o curso de Formação Empreendedora da Voitto!

Nele você encontra todos os passos, dicas e ferramentas que você precisa para empreender. Desde a criação da ideia até a execução, você será direcionado e terá muito mais chances de obter sucesso! Para saber mais detalhes, clique no botão abaixo:

Banner do curso de Formação Empreendedora.

Larissa Nunes

Larissa Nunes

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Trabalhou na empresa Mais Consultoria Jr. e participou de programas de ensino, pesquisa e extensão da UFJF, como GET e a organização da Mostra de Extensão. Aprofundou seus conhecimentos sobre liderança participando de seminários no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa em Portugal. É especialista em Lean Manufacturing, Dashboards de gestão, Black Belt em Lean Seis Sigma e tambêm ê auditora do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. Está sempre em busca de novos conhecimentos para aplicar e se desenvolver em sua área. Especialista em geração de conteúdo do Grupo Voitto.

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira - Clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Gestao Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.