O que é inovação?
Inovação X Invenção
Por que a inovação é importante?
Como inovar?
7 Tipos de inovação
Pronto para inovar?

Descubra os 7 Tipos de Inovação que você pode aplicar na sua empresa!

Descubra os principais tipos de inovação e aprenda como utilizá-los em sua empresa para impulsionar os seus resultados financeiros!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra os 7 Tipos de Inovação que você pode aplicar na sua empresa!

Se você clicou nesse artigo, sabe que a inovação vai muito além da criação de algo novo e pode envolver mudanças em produtos, serviços ou estruturas organizacionais. Mas, você sabe quais são os principais tipos de inovação?

Em um mercado cada vez mais competitivo, conhecer os tipos de inovação existentes se torna essencial para o crescimento da sua empresa.

Para te ajudar nisso, separamos os seguintes tópicos para te auxiliar:

  • O que é inovação?
  • Inovação x Invenção
  • Por que a inovação é importante?
  • Como inovar?
  • 7 Tipos de inovação
  • E aí, pronto para inovar?

Para inovar, é preciso ter conhecimento sobre inovação! Logo, vamos aprender!

O que é inovação? 

Inovação é criar um novo produto, novo modelo ou realizar mudanças em algo que já existe, adaptando ações de formas diversificadas, como maneiras de produzir, de planejar e vender.

Lembrando que, de fato, tudo é feito sempre visando o aperfeiçoamento de algo que não alcança o resultado esperado ou que precise de atualização.

A inovação vai muito além dos recursos da era digital! Ela pode vir através de mudanças de costumes, legislações, regras, valores, reposicionamento de marcas, produtos e prestação de serviços.

E aí você deve estar pensando: “mas qual a diferença entre inovação e invenção?” Continue a leitura e descubra!

Inovação X Invenção 

Inovação x Invenção

Como dito anteriormente, a inovação pode envolver tanto a criação de algo novo como também a adaptação ou mudanças de produtos e serviços que já existem.

Já a invenção é o início de algo, seja produto ou serviço, que ainda não existe mas foi projetado e criado para o cliente, ou uma nova técnica de trabalho dentro de uma empresa.

Assim, a inovação pode englobar a invenção, mas não podemos dizer que as duas palavras têm o mesmo significado.

Agora, seja inventando um novo produto ou melhorando, por que é tão importante investir em inovação?

Por que a inovação é importante?

Inovação é ação e, no contexto atual do mercado, que está cada vez mais concorrido tanto para as empresas quanto para os colaboradores, inovar é uma forma de se manter estável.

Para os profissionais, inovar é importante para ter um diferencial em processos seletivos e até para quem já ocupa cargos dentro das organizações.

Entendi o que é inovação, a diferença dela para a invenção e até a sua importância Mas o que é necessário para inovar?

Como inovar?

Planejamento é tudo! Portanto, primeiro entenda quem ou o quê precisa de inovação. Depois, compreenda quais são os pontos que estão ruins e precisam melhorar, aqueles que estão bons e podem ficar ainda melhores e pontos que não alcançam o objetivo para o qual foram criados.

Para isso, temos duas dicas de ouro para você! Primeiro, uma delas aborda muito mais esse tópico, o nosso artigo Inovação: da simplicidade as tecnologias disruptivas!

E não para por aí! Além dele, para te ajudar ainda mais nesse processo, você pode baixar nossa planilha gratuita de brainstorming e seleção de ideias! É só clicar na imagem abaixo e fazer o download:

Planilha para brainstorming e seleção de ideias: baixe agora!

Vamos conhecer agora os principais tipos de inovação. Segue o fio:

7 Tipos de inovação

1. Inovação de modelos de negócios

Este tipo de inovação tem por objetivo alinhar os desejos e necessidades do cliente com a oferta da empresa. E você, o que pode fazer para entender qual é o melhor modelo de negócio?

Para inovar no modelo de negócios você deve se fazer três perguntas básicas:

Certamente você conhece e usa esse tipo de inovação no seu dia a dia. Por exemplo, ao usar o ifood para pedir comida.

Assim como ele, outros aplicativos que entregam compras, realizam pesquisas sobre viagens, hotéis e passagens aéreas que auxiliam na inovação da sua forma de contato com os clientes.

Fazendo isso de maneira rápida e eficiente, eles estão adaptando o seu modelo de negócio para atender as necessidades dos consumidores.

2. Inovação de Processo

Esse exemplo de inovação é aquele que busca melhorar os processos produtivos. Seja na forma como se realiza a técnica, ou melhorando a mesma, acelerando e aperfeiçoando o procedimento.

Neste tipo de inovação podemos ver que a alteração não é no produto, mas sim em como ele é fabricado.

Para clarificar, podemos usar como exemplo a produção de Henry Ford, com a sua famosa linha de montagem para a fabricação dos carros. O produto final, que era o carro, não mudou, mas apenas o seu processo de produção.

3. Inovação Organizacional

Ela ocorre quando a metodologia da empresa muda tanto no seu funcionamento interno quanto externo. Um tipo de inovação na forma de trabalhar e na ligação entre funcionários, empregadores e clientes.

Esse tipo de inovação é bem-vindo nas empresas e se expande cada vez mais, já que faz com que os colaboradores e os parceiros tenham uma participação mais ativa, seja na produção, funcionamento ou logística da empresa.

4. Inovação em Marketing

A inovação do Marketing está entre os principais tipos de inovação, porque não se limita apenas a uma oferta ou promoção: ela pode ocorrer também com a inovação do logotipo da marca e na forma de atrair ou fidelizar clientes.

Esse tipo de inovação ocorre junto com a tendência do mercado e com o novo tipo de público-alvo que se pretende alcançar.

Dentro do tipo de inovação de marketing temos, também, outras ramificações importantes que auxiliam em uma inovação, seja ela recém criada ou adaptada ao novo mercado.

Algumas formas de inovação de Marketing:

Freemium: é quando se oferece um produto ou serviço de graça por um determinado período. A degustação cativa o cliente que após o uso temporário têm que pagar a mensalidade. Algumas empresas conhecidas que utilizam esse tipo de inovação são: Spotify, Netflix e Amazon Prime.

Coolpon: ocorre quando as empresas fazem com que sua fidelidade a marca seja recompensada com uma oferta por algo novo relativo à marca. Dentro desse tipo de inovação podemos lembrar das empresas de celular, que oferecem descontos na troca do aparelho antigo pela versão recém lançada.

5. Inovação em produto

Inovação em produto

Esse tipo de inovação pode envolver a criação de um novo produto ou melhorias e relançamentos de projetos que já existem. Isso é feito para melhorar a experiência do cliente e atender às suas expectativas.

Este é um dos tipos de inovação preferido pelos consumidores: quando um produto que já é bom se torna ainda melhor! Um exemplo são as câmeras de celulares que, a cada nova versão, a qualidade e recursos delas se aprimoram em relação ao modelo anterior.

6. Inovação em serviços

Esse tipo de inovação acontece quando um novo serviço é agregado a um já existente, ampliando assim a satisfação do cliente.

Assim, aquele consumidor que já é fiel, certamente devido a boas experiências, se sente seguro em fazer novas contratações para outros tipos de serviços.

Este também é um dos tipos de inovação que todos gostam, já que acompanha a praticidade e eficiência em serviços que usamos frequentemente. Afinal, quem já não precisou pedir um Uber? A empresa não para de inovar em seus serviços, lançando até um serviço de helicóptero.

7. Inovação Incremental

Inovação incremental é quando os elementos do produto ganham novas funções em relação às anteriores sem que a sua estrutura sofra alterações no modelo original.

Esse é um dos tipos de inovação que agrega vários serviços! Alguns exemplos são as empresas de TV a cabo que fazem pacotes com sinal de TV, celular e aplicativos de séries e filmes!

Pronto para inovar?

Agora que você já teve uma amostra dos tipos de inovação e quais suas funções, finalidades e o porquê elas são tão importantes e indispensáveis, que tal começar a inovação no seu negócio?

O primeiro passo para inovar é ter conhecimento. Você precisa estar capacitado na sua área de atuação, seja você colaborador de uma empresa ou empreendedor.

Já pensou em poder colocar todas as formações da Voitto em seu currículo? Com a assinatura do Voitto Premium, isso pode se tornar realidade!

Você terá acesso a TODAS as formações da Voitto, com certificado digital incluso, para se capacitar de qualquer lugar do mundo, na hora que quiser, no seu ritmo e no seu tempo.

São mais de 60 cursos e formações focadas nos conceitos mais atuais, mentorias ao vivo, workshops e materiais que te capacitarão para disputar as melhores vagas de trabalho do mercado!

Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e adquira pacote Voitto Premium!

Pacote All In

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Programa de Aceleração de Carreiras- Voitto Pro

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Formação] Programa De Aceleração De Carreiras Voitto Pro

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.