A inovação vai muito além da criação de algo novo e pode envolver mudanças em produtos, serviços ou estruturas organizacionais. Mas, você sabe quais são os principais tipos de inovação? 

Em um mercado cada vez mais competitivo, conhecer os tipos de inovação existentes se torna essencial para o crescimento da sua empresa.

Para te ajudar nisso, neste artigo você vai conhecer os principais tipos de inovação possíveis para o seu negócio através dos seguintes tópicos:

  • O que é inovação?

  • Inovação x Invenção;

  • A inovação é importante?

  • O que fazer para inovar?

  • 7 Tipos de inovação;

  • Pronto para inovar?

Para que você possa inovar, é preciso ter conhecimento sobre inovação então, vamos aprender!

 

O que é inovação? 

 

Inovação é criar um novo produto, um novo modelo ou realizar mudanças em algo que já existe, adaptando ações de formas diversificadas, como maneiras de produzir, de planejar e de vender.

Sempre visando o aperfeiçoamento de algo que não alcança o resultado esperado ou que precise de atualização.

A inovação vai muito além dos recursos da era digital, ela pode vir através de mudanças de costumes, legislações, regras, valores, reposicionamento de marcas, produtos e prestação de serviços.

É comum que exista uma confusão entre inovação e invenção, então, vamos deixar claro o que cada uma dessas palavras quer dizer.

 

Inovação X Invenção 

 

 

Como dito anteriormente, a inovação pode envolver tanto a criação de algo novo como também a adaptação ou mudanças de produtos e serviços que já existem.

E, a invenção é o início de algo, seja produto ou serviço, que ainda não existe mas foi projetado e criado para o cliente, ou uma nova técnica para a forma de trabalhar dentro de uma empresa.

Assim, a inovação pode englobar a invenção, mas não podemos dizer que as duas palavras são sinônimos.

Agora, seja inventando um novo produto ou melhorando, por que é tão importante investir em inovação?

 

A inovação é importante? 

 

Sim! A inovação é ação, e no contexto atual do mercado, que está cada vez mais concorrido tanto para as empresas quanto para os colaboradores, inovar é um forma de se manter estável.

Para os profissionais, inovar é importante para ter um diferencial em processos seletivos e até para quem já ocupa cargos dentro das organizações.

Mas, o que é necessário para inovar?

 

O que fazer para inovar?

 

Faça um planejamento de onde ou de quem precisa da inovação, pontos que estão ruins e precisam melhorar, pontos que estão bons e podem ficar ainda melhores e pontos que não alcançam o objetivo para o qual foram criados.

Uma dica de leitura que aborda mais esse tópico é o nosso artigo Inovação: da simplicidade as tecnologias disruptivas.

E, para te ajudar ainda mais nesse processo você pode baixar nossa planilha gratuita de brainstorming e seleção de ideias! É só clicar na imagem abaixo e fazer o download:

 

Planilha Brainstorming e seleção de ideias! Baixe agora!

 

Vamos conhecer agora os principais tipos de inovação.

 

 

7 Tipos de inovação

 

1. Inovação de modelos de negócios

Este tipo de inovação tem por objetivo alinhar os desejos e necessidades do cliente com a oferta da empresa. E, o que você pode fazer para entender qual o melhor modelo de negócio?

Para inovar no modelo de negócios você deve fazer três perguntas básicas:

Certamente você conhece e usa esse tipo de inovação no seu dia a dia. Por exemplo, ao usar o ifood para pedir comida.

Assim como ele, outros aplicativos que entregam compras, realizam pesquisas sobre viagens, hotéis e passagens aéreas inovaram a forma sua forma de contato de maneira rápida e eficiente, adaptando o seu modelo de negócio para atender as necessidades dos clientes.

 

2. Inovação de Processo

O segundo tipo de inovação é a que busca melhorar os processos produtivos. É a forma como se realiza um novo ou melhorado tipo de processo na fabricação ou prestação de serviço, acelerando e aperfeiçoando o procedimento. 

Neste tipo de inovação podemos ver que a alteração não é no produto, mas sim em como ele é fabricado.

Podemos usar como exemplo a produção de Henry Ford, com a sua famosa linha de montagem para a fabricação dos carros. O produto final, que era o carro, não mudou, mas apenas o seu processo de produção.

 

3. Inovação Organizacional

É quando a metodologia da empresa muda tanto no seu funcionamento interno quanto externo. Um tipo de inovação na forma de trabalhar e na ligação entre funcionários, empregadores e clientes.

Esse tipo de inovação é bem-vindo nas empresas e se expande cada vez mais por fazer com que os colaboradores e os parceiros tenham uma participação mais ativa, seja na produção, funcionamento ou logística da empresa.

 

4. Inovação em Marketing

A inovação do Marketing está entre os principais tipos de inovação, porque não se limita apenas a uma oferta ou promoção, ela pode ocorrer também com a inovação do logotipo da marca e na forma de atrair ou fidelizar clientes.

Esse tipo de inovação ocorre junto com a tendência do mercado e com o novo tipo de público-alvo que se pretende alcançar.

Dentro do tipo de inovação de marketing temos, também, outras ramificações importantes que auxiliam em uma inovação, seja ela recém criada ou adaptada ao novo mercado. 

Algumas formas de inovação de Marketing:

Freemium: é quando se oferece um produto ou serviço de graça por um determinado período, a degustação cativa o cliente que após o uso temporário têm que pagar a mensalidade. Algumas empresas conhecidas que utilizam esse tipo de inovação são: Spotify, Netflix e a Amazon Prime.  

Coolpon: As empresas fazem com que sua fidelidade a marca seja recompensada com uma oferta por algo novo relativo à marca. Dentro desse tipo de inovação podemos lembrar das empresas de celular, que oferecem descontos na troca do aparelho antigo pela versão recém lançada.

 

5. Inovação em produto 

 

 

Esse tipo de inovação pode envolver a criação de um novo produto ou melhorias e relançamentos de projetos que já existem. Isso para melhorar a experiência do cliente e atender as suas expectativas.

Este é um dos tipos de inovação preferido pelos consumidores, quando um produto que já é bom se torna ainda melhor, podemos aqui falar das câmeras de celulares que a cada nova versão a qualidade e recursos da câmera se aprimoram em relação o modelo anterior. 

 

6. Inovação em serviços

Esse tipo de inovação acontece quando um novo serviço é agregado a um já existente, ampliando assim a satisfação do cliente que já é fiel e certamente devido a boas experiências se sente seguro em fazer novas contratações para outros tipos de serviços.

Este também é um dos tipos de inovação que todos gostam pois acompanha a praticidade e eficiência em serviços que usamos frequentemente. Afinal, quem já não precisou pedir um Uber? A empresa não para de inovar em seus serviços, lançando até um serviço de helicóptero.

 

7. Inovação Incremental

Neste caso é quando os elementos do produto ganham novas funções em relação as anteriores sem que a estrutura do produto sofra alterações no modelo original.

Aqui temos um dos tipos de inovação que agrega vários serviços como por exemplo as empresas de TV a cabo que fazem pacotes com sinal de tv, celular, aplicativos de séries e filmes que a pessoa acessa de onde estiver, pagando somente uma mensalidade e tendo mais de uma opção de serviços e entretenimento.

 

Pronto para inovar?

 

Agora que você já teve uma amostra dos tipos de inovação e quais suas funções e finalidades e o porquê elas são tão importantes e indispensáveis, que tal inovar você também? 

Para inovar é necessário ter conhecimento. Mas, que tipo de conhecimento? Você precisa estar capacitado na sua área de atuação, seja você um colaborador de uma empresa ou um empreendedor.

Pensando nisso, nós oferecemos para você a oportunidade de se especializar em diversas áreas, de softwares de gestão, passando por metodologias ágeis, a formações em especialistas em melhoria contínua.

Isso tudo através do nosso plano de assinatura Voitto Premium! Não perca a oportunidade de estudar com referências de gestão e liderança, clique no botão abaixo e saiba mais: