Antes uma das empresas mais admiradas do mundo, a Kodak hoje se tornou um exemplo do que acontece com as empresas que resistem às mudanças e não se comprometem com a inovação: um caso de fracasso.

Mesmo prevendo o surgimento da câmera digital, a Kodak acreditou que os seus produtos seriam capazes de mantê-la no topo, sem que fosse necessário seguir novas tendências, um grande erro de que ela viria a se arrepender mais tarde. 

Junto a ela, grandes empresas, como Blockbuster, Xerox, Blackberry e MySpace, também sentiram as consequências de não inovarem em seus negócios e se tornaram hoje exemplos a serem evitados.  

Sendo assim, fica claro que inovar é cada vez mais necessário e a única forma de se manter no mercado diante das constante mudanças que a tecnologia tem possibilitado.

Diante dessa importância, separei aqui 9 livros sobre inovação que você precisa ter na sua estante para saber como se tornar um profissional inovador ou para criar empreendimentos disruptivos. Bora ver quais são eles? 

 

1 - A estratégia da inovação radical 

 

Para entender sobre estratégias de inovação, nada melhor do que ouvir conselhos de quem realmente entende do assunto e consegue de fato desenvolvê-la em empresas, não é mesmo?

É por isso que “A estratégia da inovação radical” se apresenta como uma leitura obrigatória para quem quer saber mais sobre o assunto: o autor da obra, Pedro Waengertner, é fundador e CEO da ACE, uma das principais aceleradoras de startups da América Latina. 

Assim, Pedro traz 8 princípios que norteiam o seu trabalho como desenvolvedor de estratégias de inovação, e que devem servir de base para as empresas que desejam se destacar no mercado, através de ideias disruptivas, e para os profissionais que desejam inovar no próprio ambiente de negócios.

 

 

Veja mais no Pocket Book!

 

2 - Implementando a inovação

 

Esse livro sobre inovação, que faz parte da série “Gestão Orientada Para Resultados”, da Harvard Business School, traz várias orientações práticas e ferramentas para funcionários que desejam elaborar modelos de negócios originais e lucrativos, desenvolver ideias de produtos e serviços novos e sensacionais, ou apenas elevar a eficiência em processos produtivos básicos.

E, só por ser um livro ligado à Harvard, já dá pra saber que se trata de um conteúdo imperdível! Afinal, os autores da obra são profissionais superantenados com as tendências de inovação, além de conhecer as melhores técnicas para implementá-la na prática. 

Então, não deixe de colocar esse livro sobre inovação na sua lista de leitura! 

 

 

Interessou-se? Veja mais no Pocket Book!

 

3 - Inovação e Espírito Empreendedor

 

Para você, a inovação está mais ligada a uma questão de genialidade ou disciplina? 

Acha que é necessário nascer com essa capacidade ou é possível desenvolvê-la?

Se respondeu que inovar tem mais a ver com o intelecto do indivíduo e que é algo de que só algumas pessoas são capazes, está na hora de rever essa visão!

E, nada melhor, para isso, do que a leitura de “Inovação e Espírito Empreendedor”!

Além de quebrar um paradigma, esse livro sobre inovação mostra como se diferenciar no mercado, tanto para quem deseja empreender, quanto para aqueles que desejam alcançar melhores resultados em uma empresa, através da geração de novas ideias no dia a dia. 
 

 

Confira o Pocket Book!

 

4 - O Dilema da Inovação: Quando Novas Tecnologias Levam Empresas ao Fracasso

 

Publicado originalmente em 1997, pela Harvard Business Review, reeditado e lançado novamente em 2001, “O Dilema da Inovação” já foi considerado pelo The Economist como um dos 6 livros de negócios mais importantes dos últimos 50 anos. 

Esse livro, escrito por Clayton Christensen, é indicado para empreendedores e líderes que sentem que falta “algo mais”, o que, na prática, é aquilo que faz que com certas empresas obtenham sucesso, enquanto outras fracassam. 

Então, se você quer saber o que é esse “algo mais” e como implementá-lo a favor do seu negócio, esse é um dos livros sobre inovação que você não pode deixar de ler!

 

 

Saiba mais com a leitura do Pocket Book! 

 

5 - Empreendedorismo Inovador

 

Um dos melhores livros sobre inovação, “Empreendedorismo Inovador” fala sobre vários pontos importantes ao idealizar uma startup, e ao iniciar esse empreendimento, tais como: o mercado para empresas de tecnologia; elementos de um modelo de negócio; fundamentos de gestão que incluem estratégia, marketing, vendas, finanças, pessoas e tecnologia. 

A obra, escrita por Nei Grando, é indicada para todos que desejam desbravar um território desconhecido e mudar de vida através do empreendedorismo. 

 

 

Confira o Pocket Book!

 

6 - Inove ou morra

 

O próprio título da obra já indica no que ele se baseia: a necessidade de inovar para gerar vantagem competitiva no mercado, sobreviver às mudanças constantes provocadas pela era da tecnologia, e não acabar seguindo o mesmo destino de fracasso que muitas empresas seguiram por não evoluírem. 

Com a leitura desse livro sobre inovação, você vai ver que, para inovar, não necessariamente você precisa desenvolver algo novo, mas sim aplicar o novo em seu negócio.

 

 

Confira o Pocket Book!

 

7- A bíblia da inovação

 

Em “A bíblia da Inovação”, você encontra tudo o que é preciso saber sobre inovar, com lições vindas diretamente do “pai do marketing”, Philip Kotler.

A obra reúne diversas teorias contemporâneas e suas práticas, com foco na reinvenção dos processos e na criação de mercados inteiramente novos, que atendam às necessidades dos clientes inexplorados. 

Um dos melhores livros sobre inovação, nele você encontra um caminho inédito de gestão para implantar uma cultura criativa dentro de sua empresa e promover toda a cadeia da inovação.
 

 

8 - Incansáveis 

 

Escrito por Maurício Benvenutti, um dos participantes da construção da XP investimentos, uma das maiores instituições financeiras da América Latina, o livro sobre inovação, “Incansáveis”, tem muito a ensinar.

O autor se tornou referência brasileira no Vale do Silício, mergulhando de cabeça no mundo das empresas mais inovadoras do mundo, de forma a desvendar como se tornar uma empresa “incansável”. 

Assim, o livro desafia você a pensar fora do padrão e encarar teorias conservadoras de gestão que hoje se tornaram insuficientes.

 

 

Gostou? Leia o Pocket Book! 

 

9 - Audaz

 

Mais um livro sobre inovação do autor Maurício Benvenutti. Nele você encontra as “cinco competências para construir carreiras e negócios inabaláveis nos dias de hoje”.

A partir da experiência de Maurício como sócio da StartSe, a maior plataforma de startups do Brasil, e dos conhecimentos obtidos através do cotidiano no Vale do Silício, você vai entender como fugir da normalidade e se tornar competitivo no mundo de hoje. 

 

 

Veja mais no Pocket Book!
 

E aí, o que achou?

 

Já leu algum desses livros sobre inovação? Acha que está faltando algum nessa lista? Deixe aqui nos comentários!

Há diversos caminhos para a inovação, mas uma coisa é certa: profissionais capacitados estão mais aptos a inovar e alcançar grandes resultados!

Então, não deixe de conferir o nosso plano de assinatura, Voitto Premium, criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado, através de cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks e conteúdos exclusivos com acesso ilimitado!

 

Seja Premium