Provavelmente, você já sabe que ler é algo muito importante para qualquer pessoa, não é mesmo? Estimula nosso cérebro e nos traz conhecimentos de vários assuntos que desejamos aprofundar.

Além disso, estar em busca de conhecimento das mais diversas formas é fundamental, sendo característica comum de 10 em cada 10 profissionais de sucesso.

Porém, para muitas pessoas e para mim, tirar um tempo para sentar, concentrar e ler, pode ser bem complicado.

Dessa forma, achei uma maneira de absorver os conhecimentos que eu preciso de uma forma bem prática, e vou te falar sobre ela nesse artigo. Vamos lá?  

 

O Desafio

 

Diante do mundo que vivemos, ler se tornou um grande desafio. Temos compromissos, horários apertados e tarefas diárias. E ainda por cima, quando aparece um tempinho livre, são inesgotáveis as distrações que aparecem para tirar totalmente nosso foco.

Para mim, o desafio era ainda maior. Tenho a característica de ser dinâmico, hiperativo, e isso faz com que eu tenha muita dificuldade de concentração, tornando o hábito de leitura uma grande tortura.

O obstáculo era me isolar de tudo para conseguir ler. Muitas vezes eu relia várias vezes cada parágrafo por não estar prestando atenção no momento. Isso era muito frustrante e também uma perda de tempo para mim.

Infelizmente, não foi um costume que cultivei desde criança, sempre tive muita dificuldade com isso. Para que eu não ficasse atrás no mercado de trabalho, procurei compensar a leitura com séries que me interessavam, vídeos no YouTube, vídeo-cursos e materiais mais interativos.

 

A meta

 

Mesmo assim, nunca deixei de achar a leitura importante e sempre procurei inseri-la nos meus desafios de desenvolvimento pessoal. No início deste ano, eu tinha a meta de ler 1 livro a cada mês, ou seja, ler 12 livros em um ano.

Acabei procrastinando mais do que o esperado. Em seis meses, não havia lido nenhum livro, o que fazia com que eu me cobrasse diariamente por uma solução, pois metade do tempo já se esgotara. 

Isto estava me incomodando bastante, porque não queria de forma alguma deixar de cumprir minha meta, não iria aceitar isso.

Até que, no mês de agosto, descobri um recurso que me ajudou muito. Eu não esperava que fosse tão eficiente, mas quando percebi, tinha batido toda a meta do ano ao longo de 30 dias!

 

A solução

 

Conheci os audiolivros! Eles ficam dispostos em várias plataformas, com acesso ilimitado a diversos livros, em várias línguas. Esse é o caminho que encontrei e percebi que pode te ajudar também a alcançar seus objetivos, e até mesmo como técnica de estudo.

 

 

A plataforma que escolhi para assinar e escutar os audiolivros se chama Ubook, mas existem outras que oferecem o serviço, como DigitalBook.io, Audiolivros Saraiva, Tocalivros e 12min.

Porém, o 12min tem uma proposta um pouco diferente. São oferecidos microbooks, ou seja, versões mais condensadas das obras (tanto em texto quanto em áudio), para que você possa ter uma noção, em 12 minutos, do conteúdo apresentado, destacando as ideias principais.

Com o Ubook consegui ter acesso, além dos livros, a revistas e podcasts. Lá você encontra diversas categorias, incluindo Autoajuda, Negócios & Educação, Literatura Brasileira e Best-seller.

Usando essa ferramenta, percebi que tenho facilidade para escutar, e assim consegui aproveitar momentos como no trânsito, fazendo exercícios ou caminhadas. São momentos importantes, ou até mesmo inevitáveis na nossa vida, mas que podemos utilizá-los de maneira que agreguem valor.


Pronto para ir além?

 

Realmente, os áudio-livros fizeram toda a diferença. São muito práticos e quando você percebe… o livro já acabou! Além disso, absorvi as informações da mesma forma ou até melhor do que se tivesse apenas lendo o livro.

Desde que comecei a usar esse recurso, percebi como tive avanço no meu crescimento intelectual, e gostaria de compartilhar essa técnica para que você tenha também.

Portanto, se você tem o perfil muito ativo, dificuldade de concentração, e se pega sendo levado pelas distrações na hora de ler, o audiolivro com certeza irá te ajudar muito!   

Se você já teve acesso aos audiolivros, ou conhece alguma técnica como esta, comente sua experiência!