Provavelmente, você já sabe que ler é algo muito importante para qualquer pessoa, não é mesmo? Estimula nosso cérebro e nos traz conhecimentos de vários assuntos que desejamos aprofundar. E se você aprendesse a como “ler” 12 livros em um mês, o quão você estaria mais próximo de ser um profissional de sucesso?

Porém, para muitas pessoas, e para mim, tirar um tempo para sentar, concentrar e ler, era bem complicado.

Dessa forma, achei uma maneira de absorver os conhecimentos que eu preciso de uma forma bem prática, e vou te falar sobre ela nesse artigo. Vamos lá?  Nesse artigo você verá:

  • O desafio de como “ler” mais livros em um mês
  • A meta de como “ler” mais livros em um mês
  • A solução de como “ler” mais livros em um mês
  • Recomendações de 12 listas de livros para ler

 

O Desafio de como “ler” mais livros em um mês

 

Diante do mundo que vivemos, ler se tornou um grande desafio. Temos compromissos, horários apertados e tarefas diárias. E, ainda por cima, quando aparece um tempinho livre, são inesgotáveis as distrações que aparecem para tirar totalmente nosso foco.

Para mim, o desafio era ainda maior. Tenho a característica de ser dinâmico, hiperativo, e isso faz com que eu tenha muita dificuldade de concentração, tornando o hábito de leitura uma grande tortura.

O obstáculo era me isolar de tudo para conseguir ler. Muitas vezes, eu relia várias vezes cada parágrafo por não estar prestando atenção no momento. Isso era muito frustrante e também uma perda de tempo para mim.

Infelizmente, a leitura não foi um costume que cultivei desde criança, sempre tive muita dificuldade com isso. Então, para que eu não ficasse atrás no mercado de trabalho, procurei compensar a leitura com séries que me interessavam, vídeos no YouTube, vídeo-cursos e materiais mais interativos.

 

A meta de como “ler” mais livros em um mês

 

Mesmo assim, nunca deixei de achar a leitura importante e sempre procurei inserí-la nos meus desafios de desenvolvimento pessoal. No início deste ano, eu tinha a meta de ler 1 livro a cada mês, ou seja, ler 12 livros em um ano.

Acabei procrastinando mais do que o esperado. Em seis meses, não havia lido nenhum livro, o que fazia com que eu me cobrasse diariamente por uma solução, pois metade do tempo já tinha se esgotado. 

Isto estava me incomodando bastante, porque não queria de forma alguma deixar de cumprir minha meta, não iria aceitar isso.

Até que, no mês de agosto, descobri um recurso que me ajudou muito. Eu não esperava que fosse tão eficiente, mas quando percebi, tinha batido toda a meta do ano ao longo de 30 dias!

 

A solução de como “ler” mais livros em um mês

 

Conheci os audiolivros! Eles ficam dispostos em várias plataformas, com acesso ilimitado a diversos livros, em várias línguas. Esse é o caminho que encontrei e percebi que pode te ajudar também a alcançar seus objetivos de leitura, e servir, até mesmo, como técnica de estudo.

 

Audiolivros

 

A plataforma que escolhi para assinar e escutar os audiolivros se chama Ubook, mas existem outras que oferecem o serviço, como DigitalBook.io, Audiolivros Saraiva, Tocalivros e 12min.

Porém, o 12min tem uma proposta um pouco diferente. São oferecidos microbooks, ou seja, versões mais condensadas das obras (tanto em texto quanto em áudio), para que você possa ter uma noção, em 12 minutos, do conteúdo apresentado, destacando as ideias principais.

Com o Ubook consegui ter acesso, além dos livros, a revistas e podcasts. Lá você encontra diversas categorias, incluindo Autoajuda, Negócios & Educação, Literatura Brasileira e Best-seller.

Usando essa ferramenta, percebi que tenho facilidade para escutar, e assim consegui aproveitar momentos como no trânsito, fazendo exercícios ou caminhadas. São momentos importantes, ou até mesmo inevitáveis na nossa vida, mas que podemos utilizá-los de maneira a agregar mais valor.

 

Dica caso você prefira a tradicional leitura: 

Também há uma forma de você realmente ler livros e em uma grande quantidade também. É através de uma rotina de leitura do dia. Se você não consegue ser constante no hábito de leitura , que tal definir pequenas metas, uma média de leitura de páginas por dia? Atenção às dicas abaixo!

1. Trace pequenas metas diárias de leitura. Isso facilitá para que você tenha êxito. Se menor, aumenta probabilidade de você realizar e não desistir no meio do caminho. E quem sabe, por achar pouca, até queira usar a mesma meta, mas lendo vários livros simultaneamente?

2. Independente do dia corrido, não deixe de ler 5 páginas todo dia. Lembre-se que caso a meta não seja cumprida hoje, o número de páginas a serem lidas no dia seguinte dobrará. Entretanto, ler mais de 5 páginas hoje não é sinônimo de deixar de ler no dia seguinte, ok?

3. Não pare a leitura no meio de um tópico ou subcapítulo, mesmo que tenha dado as 5 páginas por dia de meta. Isso pode “quebrar” a ideia do que você leu e precisar reler no outro dia. Sem contar que nada melhor que passar da meta, né? Assim, mais rápido você termina.

Se você já definiu o livro que gostaria de ler e quer estabelecer um prazo para finalizá-lo, basta dividir o número de páginas totais pelo número de dias para saber o número de páginas de leitura/dia. Lembre-se de escolher um bom livro para ler, isso gera maior engajamento seu!

Olhe esse cálculo de leitura de 5 páginas diárias e veja o quão você pode ler mais sem precisar investir tanto tempo: 5 páginas x 365 dias do ano totaliza 1825 páginas. Ou seja, leitura de 12 livros com média de 150 páginas cada.

 

Recomendações de 12 listas de livros para ler

 

Sabe aqueles livros que precisam ser lidos em determinado segmento? Trouxe 12 exemplos de listas de livros recomendados para você ler de acordo com seus interesses. Se liga na lista!

Lembrando que, o audiobook permitirá a você aumentar o número de páginas “lidas”/minuto. Quero ver seu check de livros lidos, hein!

 

Qual sua meta de livros por ano?

 

Se você está disposto a atingir sua meta de livros por ano e passar da média de leitura do brasileiro, recomendo praticar as minhas dicas, ok?

Realmente, os áudiolivros fizeram toda a diferença. São muito práticos e quando você percebe… o livro já acabou! Além disso, absorvi as informações da mesma forma ou até melhor do que se tivesse apenas lendo o livro.

Desde que comecei a usar esse recurso, percebi como tive avanço no meu crescimento intelectual, e gostaria de compartilhar essa técnica para que você tenha também.

Portanto, se você tem o perfil muito ativo, dificuldade de concentração, e se pega sendo levado pelas distrações na hora de ler, o audiolivro com certeza irá te ajudar muito!   

Com minha dica, acredito que a "falta de tempo" não poderá mais justificar a pouca quantidade de livros lidos pelos brasileiros, né?  A leitura de 5 minutos por dia de um livro ou ler 5 páginas por dia podem fazer diferença ao final de um mês, imagine em um ano. 

Se você quer aprender a  conciliar estudo e/ou trabalho com seus planos pessoais, a exemplo, a leitura, recomendo o Curso de Gestão do Tempo e Produtividade Profissional!

Através do conhecimento e aplicação dos três princípios da administração do tempo, bem como de dicas de gestão do tempo e ferramentas práticas, você será capaz de saber o seu melhor modo de gerenciar o tempo e se tornar um profissional realmente produtivo. Inscreva-se já!

 

Curso de Gestão do Tempo e Produtividade Profissional

 

Se você já teve acesso aos audiolivros, ou conhece alguma técnica como esta, comente sua experiência!

Diga nos comentários quantas páginas você lê por dia e quantos livros lê por ano. Estamos curiosos!