Liderança é o assunto do momento, não é mesmo? Todos comentam sobre ela, muitos são selecionados por possuírem liderança, outros tantos acham que a possuem e nesse emaranhado de informações, uma questão importantíssima acaba se perdendo: como desenvolver essa habilidade? Para isso, separamos os 11 melhores livros que todo líder precisa ler.

Esses livros te ajudarão a se tornar um grande líder, capaz de gerenciar sua equipe de forma eficaz e os guiando para o sucesso.

Sabemos também que é necessário estar sempre se capacitando, por isso preparamos um ebook com as 5 práticas exemplares de liderança, que pode ser acessado clicando no botão abaixo.

 

 

Está curioso para saber quais são as indicações dos livros? Então vamos lá!

 

1. A Arte da Guerra, Sun Tzu

 

 

Nada melhor que começar por um clássico da estratégia e liderança. Escrito no século IV a.C. pelo estrategista conhecido como Sun Tzu.

Esse livro migrou do terreno militar para o mundo dos negócios, com a guerra corporativa entre as grandes empresas.

Trata-se de uma leitura excelente para aqueles que querem explorar o planejamento e a estratégia ao máximo antes de “entrar na batalha”.

 

2. O Monge e o Executivo, James C. Hunter

 

 

Como o próprio subtítulo do livro diz, essa é uma história sobre a essência da liderança, focada no que o autor chama de “liderança servidora”.

James neste livro apresenta a distinção entre autoridade e poder, dissertando sobre os princípios da liderança em uma história envolvente sobre um famoso empresário que abandona o mundo dos negócios para se tornar um monge.

Com certeza esta obra está entre os livros que todo líder precisa ler.

 

3. Por Quê? - Como Motivar Pessoas e Equipes a Agir, Simon Sinek

 

 

Quer saber o que pessoas como Martin Luther King Jr. e Steve Jobs têm em comum? Ambos começaram pelo porquê.

A capacidade natural de começarem pelo porquê capacitou-os a inspirar as pessoas ao redor a realizarem coisas notáveis. Quem começa pelo porquê jamais manipula, inspira. E as pessoas os seguem não porque precisam, mas porque querem.

 

4. Sonhar Alto, Pensar Grande, Theunis Marinho

 

 

Nesse livro você encontrará lições de um brasileiro que enfrentou os obstáculos e tornou-se presidente de uma multinacional. A partir dessas lições, o autor mostra que a persistência é um dos segredos nesse caminho, e que o topo oferece uma vista incrível.

Nestas páginas o leitor aprenderá, entre outras, a importância de:

 

  • Sonhar alto;

  • Fazer planos desafiadores para o futuro;

  • Não delegar seu destino a terceiros;

  • Aprender a dizer não;

  • Cultivar relacionamentos construtivos;

  • Refletir sobre as consequências dos seus atos, antes de colocá-los em prática;

  • Aprender com os erros, pois eles são ótimos “professores”;

  • Não adiar as soluções para seus problemas.

 

5. Segredos da Liderança - Série Os 4 Segredos do Sucesso, Jonh C. Maxwell

 

 

Respaldado em mais de duas décadas de experiência, Maxwell aborda questões cruciais com a sabedoria, naturalidade e objetividade. “Segredos da liderança” é reflexo desse estilo: de forma fácil e descomplicada, mas com autoridade.

Este livro reúne princípios atemporais e orienta o leitor sobre como desenvolver as qualidades essenciais do verdadeiro líder, que são:

 

  • Influência;

  • Integridade;

  • Atitude;

  • Visão;

  • Capacidade de resolver problemas;

  • Autodisciplina.

 

6. Sonho Grande, Cristiane Correa

 

 

Mais um livro sobre brasileiros de sucesso, “Sonho Grande” nos conta a história de Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, empresários que ergueram em pouco mais de quatro décadas o maior império da história do capitalismo brasileiro.

Nos últimos cinco anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz.

Tudo isso na mais absoluta discrição, esforçando-se para ficar longe dos holofotes.

A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos. Uma cultura tão eficiente quanto implacável, em que não há espaço para o desempenho medíocre.

Por outro lado, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna.

 

7. Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes, Stephen R. Covey

 

 

Esse é mais um daqueles livros que todo bom líder precisa ler em sua vida, afinal é fundamental que um líder seja uma pessoa altamente eficaz.

Foi traduzido para 38 idiomas e vendeu mais de 15 milhões de cópias desde 1989, quando publicado. Foi eleito pelos leitores da revista Chief Executive como o livro mais influenciador do século XX.

O autor lista sete princípios que, se estabelecidos como hábitos, devem ajudar a pessoa a atrair a verdadeira interdependência efetiva.

Stephen argumenta que essa interdependência é atingida por meio do alinhamento aos princípios da "Ética do Caráter", que ele acredita serem universais e atemporais, ao contrário da "Ética da Personalidade", algo que ele vê como prevalecente em muitos livros modernos de auto-ajuda.

 

8. O Poder do Hábito, Charles Duhigg

 

 

Continuando a falar sobre hábitos, em “O Poder do Hábito”, Duhigg toca em outro assunto importantíssimo, que é a criação de hábitos corretos.

À primeira vista, isso pode parecer pequeno. No entanto, ao longo do livro você vai ver que, saber corrigir atitudes no momento certo pode contribuir com o seu sucesso.

 

9. Paixão por Vencer, Jack Welch

 

 

“Paixão por Vencer” oferece respostas para as perguntas mais desafiadoras com que as pessoas se defrontam no trabalho e fora do trabalho.

O objetivo de Welch é dirigir-se a leitores em todos os níveis das organizações. Seu público abrange trabalhadores de fábrica, estudantes universitários e MBAs, gerentes de projetos e executivos seniores.

Welch descreve seus princípios básicos em negócios e dedica quase todo o livro ao que realmente importa no trabalho que é:

 

  • Como liderar;

  • Como contratar;

  • Como progredir.

 

Seu propósito é ajudar todas as pessoas apaixonadas pelo sucesso.

 

10. Empresas Feitas Para Vencer, Jim Collins

 

 

Considerado, pela Time Magazine, um dos livros de negócios mais importantes de todos os tempos, esta obra seminal de Jim Collins responde a seguinte pergunta: Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura?

“Empresas Feitas Para Vencer” mostra como as grandes empresas triunfam no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização desde sua concepção.

Collins apresenta exemplos que desafiam a lógica e transformam a mediocridade em uma superioridade duradoura.

O autor apresenta também quais são as características universais que levam uma empresa a se tornar excelente e outras não.

 

11. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, Dale Carnegie

 

 

Voltado para a arte de se relacionar com as pessoas com técnicas simples, porém, de extrema eficácia nos relacionamentos interpessoais, esse livro de 1936, é considerado um dos melhores de todos os tempos na área.

Tendo sobrevivido ao teste do tempo de forma brilhante, este é, sem dúvidas, um dos livros que todo líder precisa ler.

 

E aí, já decidiu por onde começar?

 

 

Está se sentindo inspirado depois dessa lista com os melhores livros sobre liderança? Bem, se você, assim como eu, ama ler um bom livro, então com certeza está. A leitura é um dos meios mais simples e baratos de obter conhecimento e se desenvolver mentalmente.

Dito isso, e aí, o que achou dessa lista? Já leu algum dos livros mencionados? Conte para nós o que achou nos comentários. Sentiu falta de algum nome na lista? Fale conosco também.

 

Não fique parado!

 

Finalmente você terá a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades!

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado. No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!