Em tempos de competição acirrada, é importante ter uma estratégia bem definida para se destacar no mercado. Afinal, uma empresa só consegue atingir os seus objetivos quando sabe o caminho para eles.

Desse modo, apresentar planos de curto, médio e longo prazo é fundamental para guiar a execução, tomar decisões melhores, lidar com imprevistos e moldar a ação dos colaboradores.

Depois de definir qual é o propósito da empresa, é preciso estipular como atingir esses objetivos e é aí que muitas empresas se perdem.

Mas, para isso, existem diversos livros de estratégia que podem solucionar esse problema, apresentando-se como a melhor forma de alcançar aqueles resultados tão sonhados pela empresa.

Então, neste artigo, vou te mostrar quais são os 11 melhores livros de estratégia, para sair da estagnação e crescer exponencialmente!

Caso você se interesse por algum deles, clique na imagem para comprar o livro ou acesse o Pocket Book gratuito da Voitto, que nada mais é do que uma versão resumida da obra para te poupar tempo, sem deixar nenhum detalhe importante de fora!

Ah, e tenho um presente para você! A Voitto está disponibilizando um  Kit gratuito de Gestão Estratégica para te ajudar ainda mais! Nele você vai encontrar 10 modelos de planilhas para implementar as principais ferramentas de estratégia na sua empresa. Para baixar, clique na imagem a seguir:

 

 

Agora podemos começar!

 

Os 11 melhores livros de estratégia

 

1 - A Arte da Guerra

 

Esse livro de estratégia, escrito há mais de 2500 anos, por um general chinês chamado Sun Tzu, ainda é um clássico que fornece valiosas lições para os dias atuais.

Só  o fato do livro vir sendo lido durante tantos anos já mostra que ele deve ter algo de especial, não é mesmo?

As lições sobre estratégia presentes em “A Arte da Guerra” foram escritas a partir das experiências pessoais do autor como militar, o que configura um dos diferenciais do livro.

Sun Tzu elaborou 13 reflexões sobre como se portar em uma guerra, reflexões que podem ser aplicadas não só para esse fim, mas também para melhorar habilidades pessoais e alavancar os resultados de uma empresa.



 

Para saber mais, veja o Pocket Book.
 

2 - A Estratégia do Oceano Azul

 

O sucesso, “A Estratégia do Oceano Azul”, que já teve 3,5 milhões de exemplares vendidos e foi publicado em 43 idiomas no mundo, trouxe uma nova perspectiva para o campo de conhecimento estratégico e se tornou referência na área.

A ideia principal do livro consiste em criar novos mercados e se isolar da concorrência para encontrar o caminho do crescimento,  em vez de permanecer nos “oceanos vermelhos”, que são mercados já saturados, nos quais as empresas têm de superar os rivais e lutar pela sobrevivência.

Se você deseja saber como adotar essa estratégia no seu negócio ou se está começando um novo empreendimento, essa é uma leitura obrigatória!

 


 

Saiba mais com o nosso Pocket Book.

 

3 - O Príncipe

 

Escrito por Nicolau Maquiavel, “O Príncipe” é mais um clássico livro de estratégia  que atravessou os séculos e que continua sendo relevante para os dias de hoje.

Na obra, lida por milhões de pessoas em todo o mundo, você encontra os princípios básicos sobre como alcançar e se manter no poder, além das características e virtudes que um príncipe (líder) deve apresentar para obter sucesso nesse objetivo.

Então, se você deseja aprofundar os seus conhecimentos sobre estratégia e liderança, esse é o livro para você!

  


 

Confira o Pocket Book.

 

4 - O Livro dos Cinco Anéis

 

Já pensou em obter conselhos sobre estratégia diretamente de um samurai japonês?

Imagino que não, mas te digo que isso é possível com a leitura de “O Livro dos Cinco Anéis”!

Na obra, escrita no século XVII, o autor, Musashi, reuniu estudos sobre duelos e estratégias baseados em seu sucesso como samurai, através de 5 elementos principais: terra, água, fogo, vento e vácuo.

O livro é indicado para todos que desejam entender mais sobre estratégia e como ela se reflete no nosso cotidiano.

 


 

Ficou curioso(a)? Veja o Pocket Book.
 

5 - Tomando as Melhores Decisões

 

O livro de estratégia, “Tomando as Melhores Decisões”, faz parte da série “Gestão Orientada para Resultados”, da Harvard Business School, e só por isso já dá pra saber que é bom, não é mesmo?

Afinal, essa é uma instituição de renome mundial e com uma das mais elevadas qualidades de ensino!

A partir dessa leitura, você será capaz de determinar o processo mais adequado para tomar decisões, saberá onde buscar informações estratégicas e como otimizar o seu desempenho.



 

Confira o Pocket Book.

 

6 - Empresas Feitas para Vencer

 

“O que faz uma empresa boa deixar de ser boa para se tornar excelente?”

Essa é a pergunta que o best seller de Jim Collins se propõe a responder, através de uma análise de grandes empresas que obtiveram sucesso.

“Empresas Feitas para Vencer” traz um guia sobre como sair da estagnação, revisar o seu planejamento estratégico e dar um salto em direção ao crescimento.

É uma leitura obrigatória para quem deseja se destacar no mercado, mas não sabe como.

 

 

Veja mais no nosso Pocket Book.

 

7 - A Transição para o Oceano Azul

 

Um dos mais famosos livros de estratégia, “A Transição para o Oceano Azul” apresenta uma forma sistemática de sair dos mercados saturados existentes no oceano vermelho e como chegar ao oceano azul.

Para mostrar como realizar essa transição, os autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne utilizam exemplos práticos e reais de líderes e empresas que conseguiram implementar esse tipo de estratégia.

Neste livro, você vai aprender quais são os cinco passos para fugir da saturação e para conquistar um novo mercado.


 

Veja mais no Pocket Book.

 

8 - A Mentalidade do Fundador

 

Já pensou que a chave para o sucesso pode estar dentro de você?

Parece clichê, eu sei, mas com a leitura deste best seller você vai ver como a mentalidade de um fundador pode fazer toda a diferença nos seus resultados!

Além de mostrar o porquê dessa importância, os autores Chris Zook e James Allen também instruem sobre como desenvolver e espalhar essa mentalidade em toda a empresa, de forma a obter um grande diferencial organizacional.

Esse renomado livro de estratégia conta ainda com a definição das três principais crises enfrentadas pelas as organizações e como superar cada uma delas.

Então, se você deseja saber como lidar com períodos de recessão e como fazer a sua empresa prosperar, esse é o livro para você!

 


 

Aprenda mais com o Pocket Book.

 

9 -  Vencedoras por Opção

 

Por que certas empresas prosperam mesmo em meio a crises e outras vão  à falência?

Em “Vencedoras por Opção”, você vai entender exatamente a resposta para essa pergunta!

O livro de estratégia de Jim Collins e Morten Hansen mostra, através dos resultados de 9 anos de pesquisas, quais são os princípios básicos que devem ser implementados para manter o crescimento sustentável de uma organização.

A partir dessa leitura, você aprenderá como construir uma empresa de sucesso em meio a tempos imprevisíveis, e como esse processo se inicia através de uma simples decisão.


 

Interessou-se? Veja o Pocket Book.
 

10 - Felicidade dá Lucro

 

O livro “Felicidade dá Lucro”, escrito pelo autor brasileiro Márcio Fernandes, mostra  que incorporar as diretrizes estratégicas no dia a dia do trabalho pode ser a melhor forma de aumentar a lucratividade da empresa.

Segundo a obra, quando os colaboradores passam a ser guiados pela missão, visão e valores da empresa, eles passam a agir segundo um propósito, o que aumenta tanto a satisfação com o trabalho, quanto a produtividade.

Com essa leitura, você vai entender tudo sobre a filosofia BOTTOM- UP, e como aliar a felicidade ao lucro através de uma nova forma de gestão, que promete gerar grandes resultados.

 

Resultado de imagem para felicidade dá lucro

 

Clique aqui para acessar o Pocket Book.

 

 11 - Scaling Up (Escalando sua Empresa) 

 

Esse famoso livro de estratégia, escrito por Verne Harnish, fornece uma nova forma de levar empresas ao sucesso.

Trata-se da escalada, o processo de retirar a organização da fase de estagnação e guiá-la rumo ao crescimento exponencial, através do alinhamento entre quatro elementos: pessoas, estratégia, execução e dinheiro.

O livro é indicado tanto para CEOs que desejam compreender e superar os obstáculos na jornada para o sucesso duradouro de seus negócios, quanto para novos empreendedores, que desejam começar a escalada.


 

Saiba mais com o Pocket Book.

 

E aí, o que achou?

 

Já leu algum desses livros? Recomenda algum que não está na lista?

Deixe aqui nos comentários para eu saber!

Como você viu, existem diversas estratégias que podem ser adotadas por uma empresa na busca pelo sucesso, mas um fator é essencial em todas elas: as pessoas.

Grandes resultados demandam grandes profissionais! E é por isso que você não pode perder a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades!

O Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!


Seja Premium