Um dos grandes problemas das organizações é traduzir as suas estratégias de forma que todos os colaboradores estejam focados para que os objetivos sejam cumpridos. Além disso, muitas das organizações realizam o acompanhamento dos resultados apenas por indicadores financeiros e acreditam que seja o suficiente.

Dada essa situação, dois professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, discutiram essas visões e desenvolveram a metodologia do Balanced Scorecard (BSC) em 1992.

Além disso, mostraram outras perspectivas a serem acompanhadas, tendo uma visão 360º do que ocorre na empresa.

Hoje, essa ferramenta vem sendo altamente utilizada por grandes empresas para elaborar e executar o planejamento estratégico.

Neste artigo, você vai entender tudo sobre o que é e como montar a ferramenta Balanced Scorecard, assim como quais são as suas vantagens para os negócios.

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O que é Balanced Scorecard?

 

O Balanced Scorecard pode ser traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho, tratando-se de uma ferramenta voltada para aplicações de gestão estratégica.

A sua principal função é visualizar todos os processos da empresa, identificando o que precisa ser feito para alcançar os objetivos, garantindo que os esforços da organização estejam direcionados para a estratégia definida.

Assim, a aplicação do Balanced Scorecard tem como objetivo monitorar, mensurar e direcionar ações a serem tomadas a partir da medida do desempenho estratégico da empresa.

O BSC olha além da área financeira. Ele é baseado em 4 perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Sendo que todas elas se interligam entre si, possuindo uma relação de causa e efeito. Agora, vamos entender mais sobre essas quatro perspectivas.
 

 

As 4 Perspectivas do Balanced Scorecard

 

Para que você consiga obter bons objetivos estratégicos nas perspectivas do Balanced Scorecard, é necessário que você tenha bem definido onde quer chegar, ou seja, que tenha uma visão bem clara da sua empresa.

Com isso, todas as ações vão criando um caminho a ser seguido e convergindo para que você consiga alcançar a sua visão, tendo, assim, seu objetivo concluído.

 

Perspectiva Financeira

 

Antes do Balanced Scorecard, essa era a única perspectiva avaliada. É considerada a queridinha dos diretores, afinal querem saber do dinheiro da empresa, não é mesmo?

 

 

Os seus principais objetivos estão relacionados com o sucesso financeiro. Sendo assim, serve para identificar o impacto que as decisões estratégicas têm em relação às metas e indicadores utilizados.

Alguns exemplos de perspectivas financeiras em um Balanced Scorecard são:

  • Aumentar lucro.
  • Diminuir custos operacionais.
  • Aumentar faturamento.
  • Aumentar o retorno do capital investido.
  • Gerar rentabilidade para o acionista.

 

Perspectiva dos Clientes

 

Essa perspectiva é responsável por olhar para fora, sua participação no mercado e a satisfação dos clientes. É o momento na construção do Balanced Scorecard de analisar se você está sendo capaz de resolver ou não o problema do seu cliente.

Então, o seu objetivo é identificar e acompanhar se você realmente está criando valor ao seu cliente, ou seja, o que realmente importa pra ele. Dessa forma, você aumenta a possibilidade de captar e reter mais consumidores.

Os principais pontos dessa perspectiva são:

  • Aumentar a satisfação do cliente.
  • Aumentar número de clientes.
  • Fidelizar clientes.
  • Fortalecer a marca.
  • Lucratividade do cliente.

 

Perspectiva dos Processos Internos

 

Para atender a demanda dos clientes, é preciso se atentar aos processos internos. Assim, é possível identificar os processos que têm maior impacto na organização e melhorá-los, e também identificar a necessidade de criar novos processos, a fim de alcançar os objetivos.

Exemplos de perspectivas de processos internos em um Balanced Scorecard:

 

Perspectiva do Aprendizado e Crescimento

 

O principal objetivo da última perspectiva do Balanced Scorecard é investir na qualificação de seus colaboradores e converter esse conhecimento em insumos para o crescimento da organização.

Além disso, garante que os colaboradores tenham um alto grau de produtividade e motivação. Essas iniciativas podem ser feitas através de investimentos em equipamentos, treinamentos de colaboradores, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.

Por último, alguns exemplos desse tipo de perspectiva são:

  • Aumentar o número de treinamentos.
  • Aumentar retenção de colaboradores.
  • Melhorar nível de tecnologia.
  • Melhorar o nível de atualização de produtos.
  • Aprimorar habilidades da equipe.

 

Como funciona?

 

Agora que você entendeu o que é o Balanced Scorecard e como cada uma de suas perspectivas influi no seu negócio, chegou a hora de definir para cada uma delas os seus objetivos, indicadores, metas e planos de ação. Vamos entender cada um desses conceitos, bora lá!

 

Mapa Estratégico

 

O mapa estratégico serve para documentar de forma resumida e visual os objetivos estratégicos dentro de cada perspectiva.

Esses objetivos, por sua vez, possuem a função de segmentar a visão em objetivos menores dentro da macroestratégia para direcionar ações e facilitar a gestão de resultados.

 

Indicadores

 

Os Indicadores são responsáveis por mensurar o resultado do objetivo, medindo os meios que levam aos resultados. Com isso, cada objetivo estratégico deve ser mensurado por um indicador, que deve ser claro e direto no que deseja analisar.

 

Metas

 

As metas possuem a função de qualificar os indicadores, ou seja, elaborar a taxa ou nível esperado que cada um dos indicadores deve atingir. É importante que a sua meta seja SMART fazendo com que seja alcançável e realista.

 

 

Projetos Estratégicos

 

Por último, chegamos no momento de traduzir as ações estratégicas em ações práticas. Portanto, essa etapa conta com todas as ações e projetos que devem ser realizados para garantir que as metas sejam bem-sucedidas.

Para que ocorra tudo na prática como o planejado, utilizamos a ferramenta 5W2H. Simples e intuitiva, ela é capaz de acelerar e otimizar as atividades, além de torná-las mais assertivas.

 

Quais os benefícios do Balanced Scorecard?

 

Se você ainda tem dúvida se vale a pena investir no Balanced Scorecard, vamos te apresentar os principais benefícios que ele consegue trazer para a sua organização. Fique ligado!

 

Melhor comunicação e execução da estratégia

 

O mapa estratégico é a ferramenta que auxilia a entender e comunicar à todos os colaboradores as estratégias, afinal o seu principal intuito é ser transparente e prático.

Cada vez que você melhora a comunicação estratégica, acaba melhorando todo o processo de cumprimento das metas.

 

Alinhamento entre os departamentos

 

Quantos jogos de futebol você assistiu em que um dos times não possuiu entrosamento? Provavelmente ele não se saiu bem na partida, né? Pois é, em uma empresa não é diferente.


 

Para obter bons resultados, todos os departamentos e colaboradores têm que estar alinhados, sabendo de seus objetivos e atualizações dos mesmos.

 

Alocação de recursos de forma eficaz

 

Diante das quatro perspectivas do Balanced Scorecard, temos uma visão ampla da organização e suas necessidades. Além disso, a noção de causa e efeito permite tomar decisões estratégicas de onde alocar os recursos de forma que irá trazer maiores retornos.

 

E aí, o que achou do Balanced Scorecard?

 

Como pode ter visto, o BSC é bem intuitivo e prático, e o melhor, a sua aplicação traz resultados fantásticos. Espero que você tenha entendido essa ferramenta e possa aplicá-la em seu trabalho.

Para aplicar não só o Balanced Scorecard, mas também outras ferramentas, é necessário se capacitar e possuir alguns conhecimentos de consultor. E eu sei que vontade de se capacitar você tem de sobra, não é mesmo?

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Ah, e não esqueça de deixar o seu feedback sobre o artigo e se tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários que eu te respondo.