Ao longo da história, muitas empresas de sucesso tiveram que se reinventar e mudar a maneira como encaravam seus processos para se manterem competitivas. 

Como o caso da Toyota, que se reinventou e adotou seu modelo mundialmente conhecido de gestão estratégica, o Toyota Way, uma filosofia baseada no respeito pelas pessoas aliado a uma metodologia de melhoria contínua.

Após a adesão desta nova filosofia dentro de sua empresa a Toyota se tornou referência mundial no modelo Lean manufacturing, o que inspirou as outras concorrentes e empresas do mercado a investirem mais em estratégias de qualidade.

A gestão estratégica pode ser definida como um conjunto de “boas práticas” sob a coordenação de um gestor, para alavancar um determinado processo dentro do ambiente de trabalho.

Pronto pra começar? 

Então vamos juntos até o final que além de aumentar sua habilidade estratégica você ainda fica por dentro de tudo que precisa saber para se tornar uma referência em gestão dentro de seu ambiente de trabalho. 

Mas calma, não acabou por aí, ao longo desse artigo vamos explicar:

  • O que é gestão estratégica?
  • Qual a importância da gestão estratégica?
  • Qual a diferença entre planejamento estratégico e gestão estratégica

 

“O conceito de estratégia, em grego, strateegia, em latim, strategi, em francês, stratégie... Os senhores estão anotando?” 

  • Capitão Nascimento

 

O que é gestão estratégica?

 

A gestão estratégica é uma série de práticas que precisam ser implementadas, respeitadas e cumpridas por todos para atingir um determinado objetivo.

Esse conceito de estratégia também pode ser definido como um gerenciamento e organização de todos os recursos disponíveis em determinado local, sempre focando no cumprimento dos objetivos 

O objetivo primordial desse tipo de gestão é alinhar todos os departamentos, pessoas e equipes que uma empresa possui, para que estejam em busca do mesmo resultado.

Assim, liderados por um bom gestor, se fazer cumprir as estratégias traçadas para que possam bater suas metas.

Você acabou de entender o que significa a gestão estratégica, mas você sabe qual é a importância dela?

 

Qual a importância da gestão estratégica?

 

Além de te ajudar a ter uma visão melhor de todos os recursos que sua empresa possui, ela também te dá um panorama geral de qual equipe ou departamento está passando por dificuldades ou impedimentos.

Muito mais do que traçar metas, é necessário compreender como sua equipe trabalha, se está alinhada com o resto da empresa. 

Uma meta não é apenas algo a ser alcançado, mas sim uma junção de fatores importantes como: prazo, valores e o objetivo.

Como é o caso das Metas Smart, um método que o auxilia no engajamento dos colaboradores efetuando planejamentos da maneira mais eficiente possível, apresentando 5 características que todo projeto deveria ter.

 

  • (S) Specific - Específica
  • (M) Measurable - Mensurável
  • (A) Achievable - Atingível
  • (R) Relevant - Relevante
  • (T) Timebound - Tempo Determinado

 

Para isso é necessário gerar relatórios, indicadores e até mesmo um balanço de sua empresa, para entender melhor tudo que está acontecendo.

Então, cada equipe necessita de um gerente responsável, aquele que irá auxiliar e facilitar o trabalho de todos os membros alocados na tarefa.

Resumindo, uma boa prática para se elaborar sua gestão estratégica é:

 

  • Analisar os pontos fortes e fracos dos departamentos da empresa;
  • Determinar a meta a ser alcançada e os prazos;
  • Definir um plano de ação a ser seguido para obter sucesso pela equipe;
  • Avaliação contínua dos trabalhos realizados;
  • Feedback dos impedimentos encontrados pelos membros;

 

Ao seguir essa pequena “receita de bolo”, com certeza você estará mais apto a ajudar seu time a superar as adversidades para alcançar seus objetivos propostos.

Uma boa cultura ao se adotar nesse tipo de gerenciamento é o SCRUM

E ele auxilia a equipe de projetos ágeis a alcançarem o máximo de seu rendimento, por meio de várias técnicas de gestão, reuniões diárias rápidas e uma análise contínua do feedback dos membros.

Se você deseja aprender mais sobre essa metodologia não perca tempo, inicie hoje mesmo o seu curso de Introdução ao Agile SCRUM e de mais um passo para se tornar um profissional referência em gestão estratégica.

 


 

Qual a diferença entre planejamento estratégico e gestão estratégica

 

Apesar de possuírem um nome similar, há uma diferença entre planejamento estratégico e gestão estratégica, pode se dizer que, o pilar do planejamento estratégico é a gestão estratégica.

Já entendemos o que é o gerenciamento estratégico, mas o que significa o termo planejamento estratégico?

 

O que é o Planejamento estratégico?

 

O planejamento estratégico trabalha para a consolidação dessas ideias, pois apenas as boas práticas não irão produzir resultados.

É preciso um entendimento e um alinhamento com todos para que essas práticas façam parte dos valores, missão e visão da empresa. 

Após a consolidação, as práticas devem ser reunidas e formulado um plano de ação, para que se cumpra e atinja o objetivo final proposto. 

Para entender melhor, é necessário que você saiba do que se trata os valores, missão e visão que citamos acima, são eles:

 

1. Valores

Os valores de uma empresa, são expressos pelo sentimento que os motiva a trabalhar, esse pilar tem grande importância parte da cultura da empresa, e a cultura por si só significa a razão de se existir.

Para que você possa entender melhor, vamos utilizar a nossa própria cultura para que possamos exemplificar melhor para você, aqui na Voitto, nossos valores são divididos em 11 regras de ouro, são elas: missão, visão valores.

 

  • Empatia para ajudar: agregar valor a pessoas sem pensar em qualquer contrapartida (reciprocidade).
     
  • Never Lose Client (NLC): cordialidade no atendimento e foco na solução do problema.
     
  • Busca por novos talentos: uma empresa é construída por pessoas de sucesso, encontrar talentos deve ser uma busca constante e dever de todos.
     
  • Rotinas de gestão (reuniões e atualizações): servem para garantir gestão de conhecimento e fluidez na comunicação, devem ser executadas com austeridade e disciplina.
     
  • Inovação: para inovar é preciso mudar constantemente e ter agilidade na execução, o sucesso está relacionado ao tempo de implementação, então pense (e faça) simples, e mais importante, entregue valor.
     
  • Dedicação: a dedicação e o foco são fundamentais para a alta performance, evitar distrações e uso de celulares dentro do ambiente de trabalho pode parecer chato, mas é muito importante para que os objetivos sejam atingidos de maneira rápida e precisa.
     
  • Proatividade: a execução de uma tarefa jamais deve ser recriminada, já a falta dela sempre será.
     
  • Foco em resultado: existem resultados ou justificativas, nunca os dois, escolha seu lado!
     
  • Crescimento conjunto: o seu crescimento é o crescimento da empresa, por isso, devemos buscar melhorar sempre.
     
  • Definir prioridades: definir suas prioridades é fundamental para o sucesso de sua jornada, deve sempre ser validada com os gestores ou clientes internos.
     
  • Eficiência: quando enxergar um problema, antes de levá-lo a alguém, busque pensar em uma solução.

 

Pode parecer um pouco difícil de lembrar de todas, mas na prática se torna algo intrínseco nos colaboradores , lembre sempre de reforçar os valores da sua empresa com seus membros, criar uma cultura dentro do ambiente de trabalho é muito importante para manter seu time alinhado.

 

2. Missão

Em segundo, não menos importante, temos nossa missão, que é na prática, o principal objetivo que você deve traçar com seu time, é ela que define o que deve ser alcançado. 

Todas as estratégias, ações e trabalhos realizados, são unicamente para conseguir se fazer cumprir a missão proposta.

Portanto, missão pode ser caracterizado como a meta, o reconhecimento de todo trabalho realizado ao longo dos processos. 

Esta deve sempre ser conhecida por todos, pois ela é o norte que os motivará, é o “rumo” que a empresa deseja seguir.

 

3. Visão

Por último temos a visão, que pode ser caracterizada como um “patamar futuro”, é como a empresa se vê a longo prazo, o que quer alcançar, o que quer construir,  em resumo, qual o legado queremos deixar para nossos membros e sociedade.

Tudo isso ajuda a dar forma a visão que sua empresa quer ter.

Uma visão é um sonho, é uma meta a longo prazo, é aquilo que ainda não existe, mas que, com o cumprimento dos planos estratégicos aliados a uma gestão estratégica bem definida, espera-se alcançar. 

Conseguiu perceber a diferença? O planejamento estratégico é o conjunto de ideias (cultura) que guia o time em direção ao objetivo, e a gestão estratégica são as práticas que fundamentam essas ideias dentro de cada departamento ou time de trabalho.

 

Quero ser um profissional de destaque!  

Ao longo deste artigo conseguimos entender a importância de se criar uma gestão estratégica dentro de sua empresa, bem como a diferença entre gerenciamento e planejamento, sabendo que as duas sempre caminharão de mãos dadas.

Mas a pergunta que fica é: por que não ir além? 

Se você leu até aqui é porque entende a importância de se criar uma estratégia bem definida e também uma cultura dentro de seu ambiente de trabalho, e ainda mais, quer sempre se capacitar para executar suas funções e mover seu time em direção ao sucesso.

Para isso separamos uma grande oportunidade para você, aprenda na prática a como se tornar um referencial na área de gestão, com o Curso de Gerenciamento de Projetos na Prática.

Com ele você terá acesso a uma metodologia inovadora, e se tornará uma referência dentro e fora de seu ambiente de trabalho.


 

O que achou desse material? Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar com seus amigos.