1. Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar - Daniel Kahneman
2. Empresas Feitas Para Vencer - Jim Collins
3. O Gestor Eficaz - Peter F. Drucker
4. Fora de Série - Outliers - Malcolm Gladwell
5. How to Think Like a CEO - Debra A. Benton
6. O Novo Gerente-Minuto - Ken Blanchard, Spencer Johnson
7. Gestão do Amanhã - Sandro Magaldi, José Salibi Neto
8. Managing the Millennials - Chip Espinoza, Mick Ukleja
9. O Lado Difícil das Situações Difíceis - Ben Horowitz
10. Manual do CEO - Um verdadeiro MBA para o gestor do século XXI - Josh Kaufman
O que mais fazer para ser um gestor de sucesso?

Conheça 10 livros sobre gestão empresarial para aprimorar seus conhecimentos!

Nossa seleção de livros sobre gestão empresarial apresenta indicações que irão transformar sua perspectiva e impulsionar seu sucesso nos negócios!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça 10 livros sobre gestão empresarial para aprimorar seus conhecimentos!

Se você é um gestor, ou está procurando expandir seu horizonte nessa área, veio ao lugar certo. Nada melhor do que uma lista de livros de gestão empresarial para colocar em prática a leitura dos melhores autores de referência.

Muitos gestores de sucesso já passaram por verdadeiros desafios, conseguiram encontrar soluções nos momentos de crise e agora todo esse conhecimento está compilado e disponível para inspirar a trajetória dos que estão por vir.

Então, da visão macro para a micro, veja quais são os 9 melhores livros de gestão empresarial, preparados?

Nossos tópicos serão:

  • Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar - Daniel Kahneman;
  • Empresas Feitas Para Vencer - Jim Collins;
  • O Gestor Eficaz - Peter F. Drucker;
  • Fora de Série - Outliers - Malcolm Gladwell;
  • How to Think Like a CEO - Debra A. Benton;
  • O Novo Gerente-Minuto - Ken Blanchard, Spencer Johnson;
  • Gestão do Amanhã - Sandro Magaldi, José Salibi Neto;
  • Managing the Millennials - Chip Espinoza, Mick Ukleja;
  • O Lado Difícil das Situações Difíceis - Ben Horowitz;
  • Manual do CEO - Um verdadeiro MBA para o gestor do século XXI - Josh Kaufman.

Vamos começar?

1. Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar - Daniel Kahneman

Para começar, responda rapidamente a estas duas perguntas: quanto é 2 + 2? Qual é o dobro da metade de cem? Interessante, certo? Com certeza para responder a primeira pergunta você não pensou quase nada, porém a seguinte necessitou de alguns segundos.

É sobre nossa forma de pensar que o ganhador do prêmio Nobel de economia, Daniel Kahneman, explora no livro "Rápido e Devagar: duas formas de Pensar".

Segundo o autor, nosso cérebro funciona de duas maneiras: uma rápida, intuitiva, emocional e outra devagar, lógica, ponderada.

Entender a lógica por trás dos pensamos faz qualquer gestor tomar melhores decisões e não ficar preso somente no modo rápido.

Se ficou interessado em conhecer nossa primeira indicação de livros de gestão empresarial basta clicar na imagem abaixo e ver um resumo completo do livro:

Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar - Daniel Kahneman

2. Empresas Feitas Para Vencer - Jim Collins

Para todos os gestores, nosso segundo colocado entre os livros de gestão empresarial é praticamente uma leitura obrigatória.

Já parou para pensar por que algumas empresas crescem de forma sustentável, resistem à crises enquanto outras estão condenadas à falência com condições parecidas aos concorrentes?

No livro "Empresas Feitas Para Vencer", o autor Jim Collins mostra como manter a empresa nos rumos do crescimento. Para isso ele propõe que seu negócio saia do conformismo sempre em busca de melhores resultados.

Clique na imagem abaixo e leia o resumo completo.

Empresas Feitas Para Vencer - Jim Collins

3. O Gestor Eficaz - Peter F. Drucker

Seguimos nossa lista de livros de gestão empresarial com Peter Drucker, que dá uma verdadeira aula sobre a importância da eficiência da empresa e os 5 hábitos indispensáveis para os gerentes.

Conhecido como o "pai da gestão moderna", o autor Peter F. Drucker é responsável por fazer previsões acertadas de tendências marcantes, como a descentralização, a privatização e o desenvolvimento da sociedade da informação.

Por isso, o livro "O Gestor Eficaz" é considerado essencial para qualquer executivo, desde os mais novatos até os que já se consideram claramente eficientes.

Clique na imagem abaixo e tenha acesso ao resumo completo do livro.

O Gestor Eficaz - Peter F. Drucker

4. Fora de Série - Outliers - Malcolm Gladwell

A obra inspiradora, "Fora de Série" ou "Outliers", explora um estudo desenvolvido pelo autor com as pessoas que são especialistas em suas áreas de atuação, consideradas fora de série como Bill Gates, Mozart e Steve Jobs e as características que eles têm em comum.

Malcolm Gladwell desmistifica a ideia de que o talento inato, ou um alto QI, é a garantia do sucesso. Para se atingir o sucesso além de muita dedicação é necessário aproveitar as oportunidades únicas, os cenários propícios e se tornar um outlier.

Não deixe de clicar na imagem abaixo para conferir o resumo completo dessa obra, que é a nossa quarta indicação de livros de gestão empresarial:

Fora de Série - Outliers -Malcolm Gladwell

5. How to Think Like a CEO - Debra A. Benton

Destacando-se na quinta posição da nossa lista de livros sobre gestão empresarial, aparece Debra Benton, nos trazendo a seguinte pergunta: se você quer se tornar CEO, que tal começar a pensar como um?

Segundo a autora, existem 22 características fundamentais presentes em grandes líderes. Para se tornar um bom gestor, você deve absorver e compreender essas características e utilizá-las em sua vida profissional.

Além disso, é necessário observar tais características em outras pessoas, para entender como aprimorar suas próprias qualidades, superando a si mesmo e aos outros.

Se ficou interessado, acesse o resumo completo da obra "How to Think Like a CEO" clicando na imagem abaixo.

How to Think Like a CEO - Debra A. Benton

6. O Novo Gerente-Minuto - Ken Blanchard, Spencer Johnson

Agora chegou a hora de falar sobre como funciona a rotina dos gestores de alto impacto. O livro "O Novo Gerente-Minuto", foca na importância de ser assertivo e rápido na hora de tomar decisões e gerenciar a rotina.

Essa obra da nossa lista de livros de gestão empresarial é um best seller lançado pela primeira vez pelos autores em 1982.

O sucesso foi tão grande, que os ensinamentos foram renovados, com o lançamento do NOVO Gerente-Minuto adaptado ao século 21 e às empresas modernas.

Nessa obra, os autores mostram que um minuto é tempo suficiente para traçar metas e resolver seus maiores problemas. Eles separam em "Os três segredos-minutos" que são: objetivos-minuto, elogios-minuto e redirecionamentos-minuto.

Todos podem se tornar novos gerentes-minuto com pequenas adaptações na rotina. Parece loucura, mas a obra é um olhar atento para seus funcionários, por um minuto. Isso pode revelar a solução que você precisava, em um curto período de tempo.

Para maiores informações sobre o livro, clique na imagem abaixo e confira o resumo completo.

O Novo Gerente-Minuto - Ken Blanchard, Spencer Johnson

7. Gestão do Amanhã - Sandro Magaldi, José Salibi Neto

Muitos gestores, principalmente os mais experientes, se queixam de alguns livros dizendo que são só teorias. Por isso, para quem gosta de resultados comprovados e botar a mão na massa, é preciso conhecer o "Gestão do Amanhã".

O livro é uma atualização repleta de conceitos modernos e experiências bem-sucedidas, aliadas com muita pesquisa. O objetivo dos autores é preparar os gestores para lidar com os cenários futuros, sendo que para isso eles estudaram os principais gestores empresariais de todo o mundo.

Será que você estava nessa lista? Confira o resumo completo desse livro clicando na imagem abaixo.

Gestão do Amanhã - Sandro Magaldi, Jsé Salibi Neto

8. Managing the Millennials - Chip Espinoza, Mick Ukleja

Estamos chegando ao fim da nossa lista de livros de gestão empresarial, mas isso não significa que esse livro merece menos destaque. Pelo contrário, ele é um verdadeiro manual de conexão de gerações.

A geração Y, ou também conhecida Millennials, cresceu em um mundo já conectado e não fazem ideia de como as coisas eram antes disso. Eles são complexos, hábeis com tecnologia, tem vontade de mudar as coisas e alinhar os propósitos de vida com os do trabalho.

Muitos gestores têm dificuldade de lidar com os novos ingressantes no mercado de trabalho, que têm uma grande dificuldade de entender uma "sugestão", mas que resolvem qualquer desafio complexo.

Se você é um gestor experiente, vai conseguir entender muito sobre essa geração, mas se for um jovem prepare-se para uma jornada de autoconhecimento.

Esse livro ainda não tem versão em português, mas é possível encontrar o resumo no Pocketbook4You "Managing the Millennials" logo abaixo. Clica aí.

Managing the Millennials - Chip Espinoza, Mick Ukleja

9. O Lado Difícil das Situações Difíceis - Ben Horowitz

Para finalizar nossa lista de gestão empresarial, precisamos falar sobre as crises.

Em algum momento as dificuldades vão aparecer, seja lidando com obstáculos, demissões ou mudanças no mercado, por isso é necessário se preparar para as adversidades.

Sendo assim, Ben Horowitz, que passou por essas experiências, compartilha seu conselho pessoal dizendo: "coloque seu pessoal em primeiro lugar, depois seus produtos e só depois seus lucros.

Se você, como gestor, quiser entender a chave para o sucesso do seu negócio é preciso encontrar pessoas com ambição certa e que se preocupem com o trabalho em equipe.

Então se quiser saber todos os detalhes sobre essa obra, clique na imagem abaixo e confira o resumo completo do livro "O Lado Difícil das Situações Difíceis".

O Lado Difícil das Situações Difíceis - Ben Horowitz

10. Manual do CEO - Um verdadeiro MBA para o gestor do século XXI - Josh Kaufman

Deixa eu adivinhar, você quer ser um gestor de sucesso? Então, depois de falar sobre todos esses livros de gestão empresarial, vou deixar um bônus. E, se de todos fosse escolher um só, seria ele.

Lançado em 2010, "Manual do CEO - Um verdadeiro MBA para o gestor do século XXI" é considerado por muitos um verdadeiro MBA, pois o autor condensa, em um único volume, ensinamentos práticos e inúmeros cases.

Josh Kaufman transmite dicas valiosas e ensina o leitor a dominar conceitos importantes de cada área, o que colabora para ampliar a sua visão como gestor ou empreendedor. Então, nem pense muito, tenha uma ótima leitura.

Clique na imagem abaixo e tenha acesso ao resumo completo da obra.

Manual do CEO - Um Verdadeiro MBA Para o Gestor do Século XXI - Josh Kaufman

O que mais fazer para ser um gestor de sucesso?

Você gostaria de acelerar o crescimento do seu negócio? Se você é um empresário, ou mesmo pensa em ser um, e deseja levar a sua ideia a um grande número de pessoas, é hora de aplicar o Growth Hacking na sua organização! Pensando em te capacitar nesse assunto, desenvolvemos o curso Fundamentos do Growth Hacking.

Com esse curso, você irá aumentar sua base de clientes, desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação. Você aprenderá sobre Product/Market Fit, índices CAC e LTV e muito mais!

Ficou interessado? Cliquena imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos do Growth Hacking.

Fundamentos do Growth Hacking

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Banner do Kit "Resumo de livros Liderança e Gestão".

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit Pocket] Liderança E Gestão

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.