Se você é um gestor, ou está procurando expandir seu horizonte nesta área, veio ao lugar certo. Nada melhor do que uma lista de livros de gestão empresarial para colocar em prática a leitura dos melhores autores de referência.

Muitos gestores de sucesso já passaram por verdadeiros desafios, conseguiram encontrar soluções nos momentos de crise e agora todo esse conhecimento está compilado e disponível para inspirar a trajetória dos que estão por vir.

Então, da visão macro para a micro, veja quais são os 9 melhores livros de gestão empresarial, preparados?

 

9 Livros de Gestão Empresarial para ter sucesso nos negócios

 

1. Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar - Daniel Kahneman

 

Para começar responda rapidamente a estas duas perguntas: quanto é 2 + 2? Qual é o dobro da metade de cem? Interessante, certo? Com certeza para responder a primeira pergunta você não pensou quase nada, porém a seguinte necessitou de alguns segundos.

É sobre nossa forma de pensar que o ganhador do prêmio Nobel de economia, Daniel Kahneman explora no livro “Rápido e Devagar: duas formas de Pensar”. Segundo o autor nosso cérebro funciona de duas maneiras: uma rápida, intuitiva, emocional e outra devagar, lógica, ponderada.

Entender a lógica por trás dos pensamos faz qualquer gestor tomar melhores decisões e não ficar preso somente no modo rápido. Se ficou interessado em conhecer nossa primeira indicação de livros de gestão empresarial basta clicar na imagem abaixo:

 

Rápido e Devagar: duas formas de pensar

 

2. Empresas Feitas Para Vencer - Jim Collins

 

Para todos os gestores, nosso segundo colocado entre os livros de gestão empresarial é praticamente uma leitura obrigatória. Já parou para pensar por que algumas empresas crescem de forma sustentável, resistem às crises enquanto outras estão condenadas à falência com condições parecidas aos concorrentes?

No livro “Empresas Feitas Para Vencer”, o autor Jim Collins mostra como manter a empresa nos rumos do crescimento. Para isso ele propõe que seu negócio saia do conformismo sempre em busca de melhores resultados. Clique e leia o resumo completo.

Empresas feitas para vencer

3. O Gestor Eficaz - Peter F. Drucker

 

Seguindo nossa lista de livros de gestão empresarial com Peter Drucker, que dá uma verdadeira aula sobre a importância da eficiência da empresa e os 5 hábitos indispensáveis para os gerentes.

Conhecido como o “pai da gestão moderna”, o autor Peter F. Drucker é responsável por fazer previsões acertadas de tendências marcantes, como a descentralização, a privatização e o desenvolvimento da sociedade da informação.

Por isso, o livro “O Gestor Eficaz” é considerado essencial para qualquer executivo, desde os mais novatos até os que já se consideram claramente eficientes.

 

O Gestor Eficaz

 

4. Fora de Série - Outliers - Malcolm Gladwell

 

A obra inspiradora, “Fora de Série” ou “Outliers”, explora um estudo desenvolvido pelo autor com as pessoas que são especialistas em suas áreas de atuação, consideradas fora de série como Bill Gates, Mozart e Steve Jobs e as características que eles têm em comum.

Malcolm Gladwell desmistifica a ideia de que o talento inato, ou um alto QI, é a garantia do sucesso. Para se atingir o sucesso além de muita dedicação é necessário aproveitar as oportunidades únicas, os cenários propícios e se tornar um outlier. Não deixe de clicar na imagem abaixo para conferir essa obra, que é a nossa quarta indicação de livros de gestão empresarial:

 

Fora de Série - Outliers

 

5. Livro How to Think Like a CEO - Debra A. Benton

 

Se destacando na quinta posição na nossa lista de livros de gestão de empresas aparece Debra Benton, nos trazendo a seguinte pergunta: se você quer se tornar CEO, que tal começar a pensar como um?

Segundo a autora, existem 22 características fundamentais presentes em grandes líderes. Para se tornar um bom gestor, você deve absorver e compreender essas características e utilizá-las em sua vida profissional.

Além disso, é necessário observar tais características em outras pessoas, para assim, entender como aprimorar suas próprias qualidades, superando a si mesmo e aos outros. Se ficou interessado acesse a obra “How to Think Like a CEO” clicando na imagem abaixo.

 

How to Think Like a CEO

 

6. O Novo Gerente-Minuto – Ken Blanchard, Spencer Johnson

 

Agora chegou a hora de falar sobre como funciona a rotina dos gestores de alto impacto. O livro “O Novo Gerente-Minuto”, foca na importância de de ser assertivo e rápido na hora de tomar decisões e gerenciar a rotina.

Essa obra da nossa lista de livros de gestão é um best seller lançado pela primeira vez pelos autores em 1982. O sucesso foi tão grande, que os ensinamentos foram renovados, com o lançamento do NOVO gerente-minuto adaptado ao século 21 e as empresas modernas.

Nela os autores mostram que um minuto é tempo suficiente para traçar metas e resolver seus maiores problemas. Eles separam em “Os três segredos-minutos” que são: objetivos-minuto, elogios-minuto e redirecionamentos-minuto.

Todos podem se tornar novos gerentes-minuto com pequenas adaptações na rotina. Parece loucura, mas a obra é um olhar atento para seus funcionários, por um minuto, é o que pode revelar a solução que você precisava.

 

O novo Gerente-Minuto

 

7. Gestão do Amanhã - Sandro Magaldi, José Salibi Neto

 

Muitos gestores, principalmente os mais experientes, se queixam de alguns livros dizendo que são só teorias. Por isso, para quem gosta de resultados comprovados e botar a mão na massa é preciso conhecer o “Gestão do Amanhã”.

O livro é uma atualização repleta de conceitos modernos e experiências bem-sucedidas, aliadas com muita pesquisa. O objetivo dos autores é preparar os gestores para lidar com os cenários futuros, sendo que para isso eles estudaram o principais gestores empresariais de todo o mundo. Será que você estava nessa lista?

 

Gestão do Amanhã

 

8. Managing the Millennials - Chip Espinoza, Mick Ukleja.

 

Estamos chegando ao fim da nossa lista de livros de gestão empresarial, mas isso não significa que este livro merece menos destaque, pelo contrário, ele é um verdadeiro manual de conexão de gerações.

A geração Y, ou também conhecida Millennials, cresceu em muito já conectada e não fazem ideia de como o mundo era antes disso. Eles são complexos, hábeis com tecnologia, tem vontade de mudar as coisas e alinhar os propósitos de vida com os do trabalho.

Muito gestores têm dificuldade de lidar com os novos ingressantes no mercado de trabalho, que tem uma grande dificuldade de entender uma “sugestão” mas que resolvem qualquer desafio complexo.

Se você é um gestor experiente vai conseguir entender muito sobre essa geração, mas se for um jovem prepare-se para uma jornada de autoconhecimento. Este livro ainda não tem versão em português, mas é possível encontrar o resumo no Pocketbook4You “Managing the Millennials” logo abaixo. Clica aí.

 

Managing the Millennials - Chip Espinoza, Mick Ukleja

 

9. O Lado Difícil das Situações Difíceis - Ben Horowitz

 

Para finalizar nossa lista de gestão empresarial precisamos falar sobre as crises.

Em algum momento as dificuldades vão aparecer, seja lidando com obstáculos, demissões ou mudanças no mercado, por isso é necessário se preparar para as adversidades.

Sendo assim, Ben Horowitz, que passou por essas experiências, compartilha seu conselho pessoal dizendo: “coloque seu pessoal em primeiro lugar, depois seus produtos e só depois seus lucros.

Se você, como gestor, quiser entender a chave para o sucesso do seu negócio é preciso encontrar pessoas com ambição certa e que se preocupem com o trabalho em equipe. Então se quiser saber todos os detalhes sobre essa obra, clique e confira “O Lado Difícil das Situações Difíceis”.

 

O Lado Difícil das Situações Difíceis - Ben Horowitz

 

Bônus: Livro Manual do CEO - Um verdadeiro MBA para o gestor do século XXI — Josh Kaufman

 

Deixa eu adivinhar, você quer ser um gestor de sucesso? Então, depois de falar sobre todos estes livros de gestão empresarial, vou deixar um bônus. E, se de todos fosse escolher um só, seria ele.

Lançado em 2010, “Manual do CEO - Um verdadeiro MBA para o gestor do século XXI” é considerado por muitos um verdadeiro MBA, pois o autor condensa, em um único volume, ensinamentos práticos e inúmeros cases.

Josh Kaufman transmite dicas valiosas e ensina o leitor a dominar conceitos importantes de cada área, o que colabora para ampliar a sua visão como gestor ou empreendedor. Então, nem pense muito, tenha uma ótima leitura.

 

Manual do CEO - Um verdadeiro MBA para o gestor do século XXI — Josh Kaufman

 

O que mais fazer para ser um gestor de sucesso?

 

Se você quer ter sucesso na gestão do seu negócio e acelerar o crescimento da sua empresa, vale a pena, além das leituras indicadas na nossa lista de livros de gestão empresarial, conhecer o Growth Hacking!

O Growth Hacking é um framework que tem como objetivo aumentar o número de clientes, sua retenção e a receita da empresa. Tudo isso com base em estratégias de posicionamento no mercado e análise de dados.

Para conhecer esse framework, faça sua inscrição no nosso curso gratuito de Fundamentos do Growth Hacking! É só clicar no botão abaixo e começar!

Fundamentos do Growth Hacking