Embora o termo CEO seja frequentemente utilizado, hoje em dia, pelas startups e até mesmo empresas multinacionais, ainda existem muitas dúvidas sobre o que significa, qual a real função, entre outros questionamentos.

E são essas dúvidas que iremos solucionar hoje, ao longo de cada tópico listado abaixo.

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Além disso, ainda poderá fazer os exercícios práticos necessários ao exame da certificação Agile Scrum Foundation da Exin.

Agora que você já garantiu essa incrível oportunidade, vamos aprender tudo sobre CEO.

 

O que é o CEO de uma empresa?

 

 

CEO é uma sigla inglesa, cujo significado é Chief Executive Officer; em português é conhecido como Presidente ou Diretor Executivo, apesar de Presidente e CEO terem funções diferentes, como veremos em um tópico mais adiante.

O cargo de CEO é o mais alto ocupado por um executivo de uma empresa, logo, é o cargo com maior autoridade.

 

Funções do CEO

O cargo de CEO é totalmente estratégico, ele olha da porta da empresa para fora, ou seja:

  • Ele olha para o mercado;
  • Faz parcerias-chave;
  • Conversa com os fornecedores;
  • Analisa os concorrentes; e
  • Acompanha para onde o mercado está se expandindo.

Com isso, o CEO é capaz de definir as estratégias da empresa, bem como definir qual deve ser a visão adotada pela companhia como um todo.

 

Qual a diferença entre presidente e CEO?

 

O presidente é também muitas vezes conhecido por COO, que significa Chief Operating Officer, que é o Diretor de Operações.

E a diferença é que o CEO é o responsável pela visão estratégica de marketing, de produção e demais áreas, ou seja, ele, no geral, analisa o mercado e decide o que cada setor deve fazer; já o presidente trabalha exclusivamente dentro da empresa, supervisionando a parte de operação e o desempenho dos colaboradores nas tarefas.

Esta diferença se torna menos perceptível quando observamos empresas menores, pois geralmente o CEO é o próprio presidente e diretor geral.

 

Qual a diferença de CEO e CFO?

 

CFO significa Chief Financial Officer, em português quer dizer Diretor Financeiro. Como o próprio nome já diz, é o responsável pelas finanças da empresa, bem como pelas metas, objetivos e orçamentos.

Já o CEO é responsável basicamente pela visão da empresa como um todo.

Enquanto o CFO é focado em apenas uma das áreas da empresa, o CEO analisa todas as áreas.

 

Qual é o salário de um CEO?

 

Segundo o site VAGAS.COM, um CEO ganha inicialmente R$ 2.149,00, podendo chegar a R$ 10.263,00 para pequenas e médias empresas; e a formação mais comum entre pessoas que ocupam este cargo é de Comunicação Social.

Já em uma publicação da VEJA, o salário estimado para um CEO em grandes empresas é entre R$ 44 mil e R$ 102 mil, além do bônus anual.

 

Dicas para você que quer ser um CEO

 

 

Se você quer ser um CEO, como Steve Jobs, o primeiro passo é ter consciência de que você vai precisar de muita energia e conhecimento. Além disso, outras dicas são:

 

  • Autoconhecimento - tenha consciência dos seus talentos e dos pontos de melhoria. O maior erro que você pode cometer é se enganar, achando que você é bom em tudo, quando ninguém é bom em tudo; você precisa se aperfeiçoar, melhorar aquilo que você identifica como seus pontos de melhoria.
  • Visão holística - é necessário que você, como CEO, consiga ter uma visão da empresa como um todo, para que, desta forma, consiga traçar as melhores estratégias.
  • Network - esteja sempre próximo de pessoas que sabem mais do que você, que realmente te inspiram. Isso é essencial para melhorar a cada dia.
  • Comunicação - tenha uma comunicação assertiva, objetiva e clara com o seu time, pois a maioria dos problemas ocorrem por falha ou falta de comunicação. Vale ressaltar que a comunicação deve ser de duas vias, é necessário tanto saber falar quanto saber ouvir.
  • Confiança - para um CEO ter sucesso, é importante que a sua equipe tenha realmente admiração e confiança na sua capacidade e no seu potencial, pois assim o time irá acreditar que aquela estratégia que você definiu é a melhor, e a execução deles será ainda melhor.

 

Dê o primeiro passo!

 

Uma jornada é iniciada após o primeiro passo, então, não espere a condição idealizada para dar o pontapé inicial, comece a se qualificar hoje, para que, quando a oportunidade bater na sua porta, você esteja preparado.

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