Vou começar esse artigo com uma analogia. No corpo humano, temos vários sistemas que juntos fazem que o organismo funcione de maneira adequada.

E dentro de uma organização não é diferente, pois temos vários processos que fazem com que a organização, como um sistema, funcione de uma forma adequada.

Mas o que é um sistema de gestão? Sabe para que ele serve e qual sua importância? E sobre os resultados? Sabe como gerenciá-los? Se respondeu não para alguma dessas perguntas, continue lendo esse post e descubra isso tudo e muito mais. Vamos lá?

 

O que é sistema de gestão?

 

Para te explicar o que é um sistema de gestão para resultados, primeiro vou te explicar o que é um sistema de gestão. E para te explicar isso, vou começar explicando o que é um sistema.

Sistema é um conjunto de elementos com finalidade comum, que se relacionam entre si formando um todo dinâmico.

Um exemplo de sistema com vários processos dentro de uma organização é apresentado no esquema abaixo.


 

 

Nesse modelo, é esquematizado que vários processos unidos formam um sistema. Beleza. Agora já sabemos o que é um sistema. Mas o que é gestão?

Gestão é o alcance de resultados através do time e do processo, fazendo a coisa certa. Simples, né? Então, como já dizia Vicente Falconi, um dos gurus da qualidade, “gestão é alcançar metas com o time fazendo o certo”.

Se eu coloco metas em todas as etapas do processo, eu, como líder, estou fazendo gestão.

E para que se faça gestão nos resultados do processo, é necessário que se tenha metas na entrada, metas nos processos e meta na saída.

Então, tendo entendido o que é sistema e o que é gestão, o que é um sistema de gestão?

Sistema de gestão para resultados (GPR) é uma estrutura utilizada para gerenciar e continuamente melhorar os resultados e processos da empresa. Depois de todo esse embasamento ficou simples, não é mesmo?

Pode até ter ficado simples, mas esse sistema de gestão é muito importante. Veja a seguir!

 

Por que os sistemas de gestão para resultados são importantes?

 

De forma a facilitar a compreensão do quão importante esses sistemas de gestão para resultados são, resolvi criar uma lista com os tópicos que julgo mais relevantes, confira:

 

  • Gerenciam os riscos sociais, ambientais, operacionais e financeiros;
  • Melhoram a eficácia operacional;
  • Promovem a inovação;
  • Melhoram a satisfação dos clientes e stakeholders;
  • Protegem a marca e a imagem da empresa;
  • Promovem a melhoria contínua.

 

Ou seja, o sistema de gestão empresarial traz para a empresa um nível mais alto de desempenho. Uma vez que começa no gerenciamento estratégico, passa pelo nível tático e vai até o nível operacional da organização.

 

Fundamentos do sistema de gestão para resultados


 

Nesse tópico, irei responder a seguinte pergunta; como o GPR, sistema de gestão para resultados, tem melhorado as organizações, sejam elas públicas ou privadas? Ou seja, o que o GPR traz para as organizações que as torna mais competitivas.

Primeiramente, ele gera uma cultura fundamentada em valores compartilhados e vivenciados em todos os níveis hierárquicos, desde o presidente até o operador.

Esse tipo de gestão traz a melhoria contínua, com solução de problemas com método, metas e valorização de pessoas, e não por base no que uma pessoa ou outra acredita ser o certo.

Também proporciona um gerenciamento inteligente de custos e uma política de aperfeiçoamento da liderança, sendo fundamental para a eficácia do sistema de gestão para resultados.

Esse estilo de gestão possui dois focos específicos: o foco no cliente e o foco no resultado. Assim, o resultado financeiro e o resultado de melhoria operacional sempre tem seu foco na satisfação do cliente.

É necessário também ter um departamento de gestão financeira e um departamento de gestão de pessoas (recrutamento, desenvolvimento, avaliação e reconhecimento) bem estruturado para garantir o sucesso desse sistema de gestão. O aprendizado e o uso efetivo de metas e métodos são essenciais.

Outro fundamento desse sistema é a parceria para implementação e disciplina para melhorar e manter resultados. De pouco adianta conquistar os objetivos e não utilizar de estratégia para que se mantenha o patamar alcançado.

Softwares de gestão são bem vindos e são prova de como tudo fica mais fácil de ser gerenciado na era digital em que vivemos, onde podemos utilizar a tecnologia a nosso favor? Um exemplo disso é o enterprise resource planning (ERP), a evolução da planilha de Excel.

Além disso, um envolvimento das pessoas de diversas áreas e em todos os níveis é de suma importância. Tem que existir um sistema de gestão integrado, porque sem o envolvimento de todos, é impossível se falar de gestão para resultados.

 

Onde um sistema de gestão para resultados pode falhar?

 

O sistema de gestão para resultados é muito bom e tem papel fundamental dentro de uma empresa. Porém, existem alguns pontos que devem ser tratados de forma especial. E para te ajudar a não cometer esses equívocos, elaborei uma lista com as falhas mais comuns.

 

  • Não colocar as metas certas ou não definir nossos problemas de forma correta;
  • Não fazer bons Planos de Ação, seja porque desconhecemos os métodos de análises ou porque não temos acesso às informações necessárias (falta de conhecimento técnico);
  • Não executar completamente e a tempo os Planos de Ação;
  • Ocorrência de circunstâncias fora de nosso controle.

 

Não é possível do dia para a noite se elaborar um sistema de gestão. Esse sistema precisa ser conquistado dia a dia de acordo com o processo de produção de cada empresa. Que tal se aprofundar no assunto?

 

Aprenda mais!

 

Agora que você já sabe o que é e como funciona basicamente um sistema de gestão para resultados. Que tal saber tudo sobre esse sistema? Nós da Voitto elaboramos um curso chamado “Gestão para Resultados”. Já pensou no tanto de informação legal que tem lá?

Não perca essa incrível oportunidade e venha agora mesmo se capacitar com a gente! Nesse curso você irá aprender sobre todas as ferramentas de gestão essenciais para solução de problemas.

Além de como funciona uma gestão para melhoria contínua, incluindo técnicas para manter os resultados alcançados. E aí? Está esperando o que? Se matricule agora mesmo!