Hoje em dia, em um mercado cada vez mais dinâmico e inserido na era digital, compreender o que é ERP e quais são os seus benefícios é fundamental para qualquer empreendedor.

gerenciamento de projetos é um aspecto básico para que um empreendimento obtenha o sucesso desejado. E é nesse aspecto que o ERP (sigla em inglês para “Enterprise Resource Planning”) aparece como uma ferramenta essencial para a gestão de negócios.

Diante disso, o chamado sistema de ERP se torna cada vez mais necessário no atual paradigma de gestão de projetos. 

No presente artigo, você vai encontrar tópicos que abordam de forma precisa a relevância dessa tecnologia para gerenciar todas as informações de uma empresa em tempo real. São eles:

  • O que é ERP?;

  • Para que serve o ERP?;

  • Como funciona um ERP;

  • Vantagens do ERP;

  • ERP nas empresas;

  • Curso Gestão de Projetos.

 

O que é ERP

 

Conforme mencionado mais acima, a resposta sobre o que é ERP (Enterprise Resource Planning) consiste em uma tecnologia que ajuda o empreendedor ou uma empresa a otimizar os processos internos do seu negócio, e com isso integrar as atividades de cada departamento.

Sendo assim, o Sistema de Planejamento de Recursos Empresariais - como ele pode ser chamado em português - auxilia na integração dos bancos de dados, no controle de estoque, na verificação das contas a pagar, entre outros aspectos essenciais de uma gestão.

Além disso, essa tecnologia permite que o empreendedor entenda melhor como funciona cada setor do seu negócio. Isso facilita a tomada de decisão na hora de determinar quais são as melhores estratégias.

A resposta sobre o que é ERP, de uma forma geral, pode ser considerada como um software de gestão. Desse modo, em um mercado onde as corporações necessitam se modernizar para otimizar os seus serviços, o ERP pode ser a solução para o melhor rendimento da empresa.

No entanto, não são só grandes empresas se beneficiam dessa tecnologia, pois vale destacar que um sistema ERP também pode ser utilizado pelas pequenas empresas.

 

Para que serve o ERP

 

Agora que você já sabe o que é ERP, vamos à sua utilização. O software ERP serve de suporte para uma série de funcionalidades essenciais à gestão de um negócio

Graças a ele, é fato que todas as informações da empresa ficam centralizadas em um único lugar. Isso torna o processo de gestão mais fácil e organizado.

Devido a essa característica de integração, o ERP pode ser utilizado em todas as áreas do empreendimento, desde o setor de recursos humanos, por exemplo, até ao  setor financeiro.

A integração proporcionada por esse software de gestão mantém a comunicação entre os diferentes setores mais coesa, reduzindo ao máximo a possibilidade de erros e falhas. Ou seja, as diferentes áreas da empresa passam a trabalhar em sintonia. 

O procedimento de trabalho também ganha mais velocidade diante da presença do ERP. Um exemplo disso pode ser a identificação de uma matéria-prima que foi enviada para o segmento de produção da empresa.

ERP, nesse caso, logo detecta a atualização desse material que foi encaminhado, dando mais velocidade no funcionamento desse e de outros processos internos da empresa.

Além disso, o segmento do marketing também pode se beneficiar com a utilização desse sistema de gestão, pois ele irá obter informações precisas acerca de número de vendas e receptividade dos clientes

De posse dessa e também de outras informações relevantes, a equipe de marketing está apta a elaborar com mais eficiência as suas estratégias.

Quer compreender melhor todo esse processo de gerenciamento de projetos? Então conheça o nosso Kit de ferramentas para Gestão de Projetos. É só clicar no link e baixar!

 

Kit Gratuito de Ferramentas de Gestão de Projetos!

 

Como funciona um ERP?

 

O sistema de ERP pode ser local ou ser baseado na Cloud Computing, também conhecida como a Computação em Nuvem. Vamos entender melhor o funcionamento de cada uma dessas alternativas? 

 

ERP Local

No caso do ERP Local, ele consiste em um programa que é instalado no computador da organização. Ele consegue centralizar as informações básicas da empresa em um único local de maneira eficiente.

No entanto, a desvantagem que ele apresenta é que os dados armazenados podem ser acessados apenas no computador local onde ele está instalado.

Caso a máquina apresente qualquer tipo de defeito ou falha, o acesso a dados tão importantes para a empresa pode ficar comprometido. 

 

ERP na nuvem

Cloud Computing, como é chamada a Computação em Nuvem é um dos recursos tecnológicos da atualidade que mais tem mudado o modo como empresas atuam. 

Um exemplo de aplicação desse recurso é o Google Drive, que permite o armazenamento de arquivos eliminando a necessidade de dispositivos físicos, tais como pen-drives e outros dispositivos de armazenamento.

No caso do sistema de ERP, a Cloud Computing também demonstra ser eficiente e repleta de vantagens. Isso ocorre porque o ERP na nuvem é acessado completamente via internet

Sendo assim, o acesso pode ser feito não apenas pelo computador, mas também por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Os benefícios que o ERP em nuvem traz são evidentes. Ele evita que o acesso às informações seja realizado apenas por um único computador. 

Ou seja, é possível que o empreendedor acesse rapidamente os dados do seu negócio de qualquer dispositivo e de qualquer lugar. Essa mobilidade tem condições de agilizar o andamento do trabalho, tornando o fluxo de informações mais rápido.

Além disso, a segurança também se torna um dos principais aspectos positivos do ERP baseado na Cloud Computing, pois os arquivos e informações ficam armazenados na nuvem. Diante disso, não há perda de dados caso um computador ou dispositivo físico sofra algum tipo de dano. 

 

Quais as vantagens de um ERP? 

 

 

Os benefícios que o software ERP oferece para o gerenciamento de um empreendimento são vários. Entre eles é pertinente destacar algumas. Veja quais são!

 

Diminuição dos gastos

O sistema de ERP atua concentrando informações de diferentes setores em um único lugar, facilitando o acesso a eles. Desse modo, o empreendedor se torna apto a acompanhar e a compreender o fluxo dos lucros do seu negócio.

Graças a isso, o gestor tem plenas condições de efetuar uma análise precisa acerca das ações mais viáveis para a redução dos custos.

 

Gerenciamento de equipe

Essa tecnologia também torna mais fácil e eficiente o gerenciamento de pessoas. Isso ocorre porque a integração dos setores da empresa facilita ao máximo a comunicação entre os colaboradores. 

Devido a isso, é possível administrar mais fácil as tarefas realizadas pelas diferentes áreas. Além disso, o segmento dos recursos humanos adquire melhores condições para melhorar as estratégias e avaliar o desempenho dos colaboradores.

 

Redução de falhas

A utilização de sistemas diferenciados em um mesmo ambiente empresarial não está imune a erros, pois não há integração entre os setores, podendo gerar falhas na comunicação e atrasos.  

O uso do software ERP reduz possíveis equívocos e falhas em relação aos procedimentos internos de trabalho de uma empresa.

Um exemplo evidente disso pode ser quando os vendedores disponibilizam os dados no sistema sobre os pedidos dos clientes. Esses dados imediatamente podem ser enviados para a equipe de administração.

A equipe, por sua vez, usa esses dados para efetuar a emissão de documentos importantes, tais como boletos, folha de pagamento e notas fiscais.

Além disso, saber trabalhar e entender o que é ERP estabelece mais autonomia laboral, proporcionando mais agilidade na realização das tarefas. 

Um sistema integrado também confere mais segurança, especialmente o ERP em nuvem, pois as informações são protegidas por sistemas rígidos contra hackers.

 

ERP nas empresas 

 

Ao saber o que é ERP, se torna mais fácil entender o quanto ele é relevante para a gestão de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Um sistema de ERP ideal para as empresas é composto por módulos. Alguns módulos fazem parte do padrão, enquanto outros podem ser acrescentados levando em conta o perfil e o propósito do negócio.

Entre os principais módulos que essa tecnologia apresenta convém destacar o de controle de estoque, o de gerenciamento de recursos humanos, de projetos, contas a pagar, de compras e de produção. Enfim, o sistema é capaz de abranger vários aspectos de um negócio.

Além disso, essa ferramenta é eficiente para proporcionar mais segurança das informações. Entre os recursos utilizados para manter os bancos de dados devidamente seguros estão o uso de Firewalls, que monitoram o tráfego de arquivos entre os setores da empresa.

Porém, tão importante quanto entender perfeitamente o que é ERP, é estar a par do perfil da empresa para não errar na hora de optar pelo sistema mais adequado aos seus negócios.

Os impactos que esse recurso oferece para o dia a dia da empresa são evidentes. Por essa razão é fundamental avaliar qual é o tipo de sistema ideal para o segmento da sua empresa. 

Contudo, é importante também orientar a equipe e efetuar treinamentos constantes com o intuito de familiarizar os funcionários sobre o que é ERP e o seu funcionamento. 

Se a equipe da empresa perde muito tempo para realizar tarefas que poderiam ser automatizadas, se há lentidão na identificação de problemas e dificuldades no compartilhamento de arquivos, então é hora da empresa adotar um software ERP.

 

 

Aprenda mais sobre gestão de projetos!

 

Diante de um cenário onde o fluxo de informação é rápido e constante, a possibilidade de ter na empresa uma tecnologia capaz de organizar e centralizar tais informações é fundamental para proporcionar uma gestão eficiente e segura.

Entender o que é ERP e o funcionamento de sistemas integrados esclarece várias questões que podem trazer muitos benefícios para o bom trabalho de uma empresa.

Portanto, para ficar ainda mais por dentro dos métodos capazes de melhorar a gestão de um negócio adquira de forma grátis o Curso Introdução ao Gerenciamento de Projetos

Esse curso apresenta, de forma clara e eficiente, conhecimentos e métodos para uma boa gestão, estando apto a elaborar cronogramas, coletar dados, bem como monitorar e coordenar equipes.

Curso de Introdução ao Gerenciamento de Projetos!

E então, gostou de saber o que é ERP e a sua importância para a melhoria dos negócios? Se você já conhece ou trabalha com algum sistema ERP não deixe de contribuir nos comentários.